O que são bagas de goji e como cultivar a planta?
As bagas de Goji são muito populares na China. Lá eles são cultivados ativamente em muitas áreas e usados na culinária, bem como na medicina popular. Recentemente, eles se tornaram do interesse de pessoas em todo o mundo. Portanto, arbustos incomuns começaram a ser cultivados fora de sua terra natal.
Descrição
Esta planta também é conhecida como bérberis tibetana, murcha comum e bruxa bárbara. Pertence à família das beladonas. A bérberis tibetana está linda. O arbusto atinge uma altura de 3-4 metros. Os galhos deste arbusto estão se espalhando. São cobertos por folhas ovais presas aos rebentos com pecíolos curtos.
A árvore floresce durante todo o verão. No início do outono, a planta é coberta por grandes bagas avermelhadas. Em sua aparência, eles se assemelham a pequenas ameixas. Na China, as frutas do goji são chamadas de bagas da imortalidade.
Usualmente, bagas são comidas na forma seca. As bagas vermelhas têm um sabor agridoce e assemelham-se a uvas passas na sua aparência.
Aterrissagem
A época de plantio do arbusto depende das características do clima local. Então, no centro da Rússia ou Bielo-Rússia, eles podem ser plantados em meados da primavera. Nos Urais e em outras regiões frias do país, os arbustos chineses são plantados no final da temporada. O principal é que o solo tenha tempo para aquecer bem antes do plantio.
Mudas para plantio devem ser compradas em viveiros comprovados. Os espécimes bienais são os mais adequados. A planta selecionada deve ser examinada cuidadosamente.
Deve estar livre de podridão e mofo. O rizoma da planta deve ser saudável. Se houver processos secos nele, eles precisarão ser interrompidos.
O local de plantio das plantas deve ser escolhido com cuidado. Áreas com solo fértil e levemente ácido são adequadas para o plantio. O local escolhido deve ser bem iluminado e protegido dos ventos. O arbusto cresce muito mal à sombra. A planta deve ser plantada longe de outras árvores e arbustos.
Antes do plantio, o solo do local está bem solto. As covas das mudas estão localizadas a dois metros de distância. O arbusto cresce rapidamente. Portanto, se você plantar as plantas mais perto, elas vão interferir umas nas outras.
O solo retirado da cova é misturado com húmus, cinzas limpas e turfa. Parte do solo é colocado de volta no buraco. Depois disso, uma muda é instalada ali. De cima, as raízes são borrifadas com os restos do solo. O círculo do tronco é bem regado com água sedimentada e coberto com turfa. Uma camada de cobertura morta protege as plantas das ervas daninhas e permite que o solo retenha a umidade por mais tempo.
Cuidado
Cultivar bérberis tibetanos está ao alcance até de jardineiros novatos. Afinal, essa planta é completamente despretensiosa no cuidado.
Rega
A planta que cresce em campo aberto é regada levando-se em consideração as condições climáticas. Se faz calor lá fora na primavera ou no verão, o arbusto deve ser regado duas vezes por semana. Em dias de chuva, a rega das plantas deve ser abandonada. As raízes do arbusto não devem ser alagadas. Isso pode levar à sua decadência.
Top curativo
A bérberis tibetana que cresce em casa não precisa de alimentação regular. Para cultivar uma árvore forte e saudável, basta fertilizar o solo uma vez. Isso é feito na primeira metade do verão, após o plantio de uma muda jovem em campo aberto. Não há necessidade urgente de alimentação adicional.
Vale lembrar que fertilizantes só podem ser colocados em solo úmido. Caso contrário, existe o risco de queimar as raízes da planta.A cobertura é melhor feita à noite.
Poda e liga
Um jovem arbusto precisa de poda regular. Nos primeiros três anos, o jardineiro precisa delinear a base da coroa, escolhendo de 4 a 5 ramos do esqueleto. Futuramente, anualmente, será necessária a poda formativa de todos os brotos. A planta sobrevive facilmente a este procedimento. O corte de cabelo oportuno permite que ele mantenha o efeito decorativo e frutifique bem.
No verão e no início do outono, a planta pode precisar de poda sanitária. É realizado se a planta estiver doente ou fraca. Este procedimento ajuda a restaurar rapidamente a força da árvore.
É necessário aparar a planta com ferramentas afiadas e bem desinfetadas. Caso contrário, existe o risco de infectar o arbusto com doenças fúngicas. A planta não precisa de processamento adicional após o corte.
A liga também desempenha um papel importante no cultivo do arbusto. Os ramos da planta não devem ficar na superfície do solo. Portanto, eles estão amarrados a um suporte. Será possível remover os fechos depois que o arbusto atingir 180-200 centímetros.
Wintering
Uma planta termofílica deve ser preparada adequadamente para o clima frio. Se os invernos na região não forem muito frios, os arbustos podem ser simplesmente cobertos. Para isso, geralmente são usados ramos de abeto. Depois que a primeira neve cai, ela também é jogada sobre as raízes da planta. Este abrigo permite proteger as plantas do frio de forma fiável.
Em regiões com invernos rigorosos e gelados, os arbustos não devem ser deixados de fora. No outono, eles são desenterrados e transplantados para vasos. Desta forma, as plantas são armazenadas em estufas ou porões. Os arbustos são plantados apenas com o início do calor.
O transplante regular pode afetar negativamente a saúde da planta. Portanto, após o plantio em terreno aberto, o arbusto é bem regado com água morna e sedimentada e com cobertura morta.
Reprodução
Existem várias formas principais de reprodução dos arbustos que crescem no país.
-
Estacas. Apenas árvores maduras e bem produtivas podem ser propagadas por estacas. Os rebentos são cortados de um arbusto na segunda metade do verão. Seu tamanho deve estar dentro de 10 centímetros. As mudas colhidas são enviadas para um recipiente com estimulador de crescimento. Assim que as raízes aparecem neles, eles podem ser movidos para um recipiente com solo nutriente. As mudas plantadas são cobertas com potes de papel alumínio ou vidro. Após 2-3 semanas, eles podem ser movidos para vasos, onde os arbustos jovens hibernarão. Eles devem ser regados regularmente durante a estação fria. As estacas cultivadas são plantadas ao mesmo tempo que as mudas comuns.
-
Uso de sementes. O plantio das sementes deve ser feito em meados de fevereiro. Nesse momento, eles são cuidadosamente separados da polpa da fruta. O material de plantio é embebido em um estimulador de crescimento e deixado lá por 2-3 horas. Em seguida, as sementes são colocadas em um recipiente com substrato nutritivo. Em seguida, os recipientes são cobertos com um filme transparente. Após 12-14 dias, os primeiros brotos fracos aparecem no recipiente. Quando várias folhas crescidas aparecem em cada um deles, as plantas podem ser transplantadas para recipientes separados. As mudas podem ser plantadas em local permanente após o início do cio. Isso geralmente é feito na segunda metade da primavera.
Os arbustos cultivados a partir de sementes ou estacas só começam a florescer após alguns anos. Eles geralmente dão frutos plenamente aos 4-6 anos de idade.
Doenças e pragas
Como outras plantas no jardim, o arbusto de goji berry também pode estar dolorido. Na maioria das vezes, é afetado pelas seguintes doenças.
-
Oídio. A folhagem e os brotos das plantas doentes são cobertos por uma densa floração esbranquiçada. O arbusto enfraquece e para de dar frutos. Neste momento, cuidar dele não basta. A planta deve ser podada, retirando todos os ramos infectados. Depois disso, o arbusto deve ser pulverizado com cinza de madeira peneirada. Este procedimento ajuda a interromper a progressão da doença. Se isso não for suficiente, as plantas devem ser tratadas com um fungicida comprovado.
-
Morte tardia. Esta doença não é menos perigosa do que a anterior.Geralmente aparece na segunda metade do verão. Ele se desenvolve mais rapidamente em condições de alta umidade. A folhagem da planta doente é coberta de manchas cinzentas. Com o tempo, eles se espalham para os caules do arbusto. Percebendo os primeiros sinais da doença, as partes afetadas do arbusto são removidas. As plantas são tratadas com uma solução de sulfato de cobre.
As pragas também representam um perigo para o wolfberry comum. Via de regra, a planta é atacada por lagartas de conchas, pulgões e besouros do Colorado. Para se livrar das pragas, basta borrifar os arbustos com uma infusão de absinto ou erva-moura. Se não houver muitos insetos no local, esse procedimento ajudará a afastá-los.
Se houver muitas pragas em seu local, vale a pena usar produtos químicos comprovados para controlá-las. Eles são usados de acordo com as instruções e somente se os frutos de goji não forem comidos.
Conhecendo todas as características de cuidar de um arbusto chinês, qualquer pessoa pode plantá-lo em seu local.
O comentário foi enviado com sucesso.