Tudo sobre o cultivo de mirtilos de jardim

Contente
  1. Regras de pouso
  2. O solo
  3. Técnicas agrícolas
  4. Doenças e pragas
  5. As nuances do atendimento dependendo da região
  6. Preparando-se para o inverno

Sabendo tudo sobre o cultivo de mirtilos de jardim e as regras de cuidado, os agricultores podem obter excelentes resultados. Você só precisa descobrir o que fazer se ela crescer mal no local e em que ano após o plantio essa cultura frutificar. Você também deve prestar atenção aos conselhos sobre tecnologia agrícola.

Regras de pouso

Seleção de assento

Ao escolher um local para cultivar mirtilos de jardim entre o sol ou a sombra, a preferência por áreas ensolaradas é bastante óbvia. Esta planta deve estar aberta, mas ao mesmo tempo bem protegida das áreas de vento. Cercas e biombos feitos de fibra agrotóxica revelaram-se um acréscimo bastante útil. Outra forma de proteção é uma sebe verde de aproximadamente 1 m de altura; é o suficiente para fornecer proteção contra o vento por 10 m de comprimento.

Aterragem óptima perto da casa ou vedação. A cultura amante do calor faz com que se dê preferência aos lados sulistas. O plantio de mirtilos deve ser distante o suficiente das copas das árvores e das copas das árvores. Assim, a sombra que eles criam não terá um efeito negativo nas plantações. Além disso, uma árvore alta absorve muita umidade, o que dificilmente terá um efeito positivo no desenvolvimento de um arbusto.

O solo

Tanto em uma estufa quanto em um jardim aberto, é mais fácil cuidar dos mirtilos de jardim se eles crescerem em solo solto e bem drenado. Importante: a quantidade elevada de água do solo para esta planta quase não é assustadora. No entanto, você ainda deve evitar locais onde a umidade estagna em grandes quantidades. É inaceitável usar solo de jardim comum. Blueberries reagem extremamente negativamente, mesmo para aplicações de longo prazo:

  • estrume;
  • excrementos de pássaros;
  • cinza de madeira.

Além de areia e casca, o substrato para o plantio inclui turfa vermelha de alto teor de pântanos. Vale a pena adicionar serragem natural. Você também pode adicionar musgo. Os especialistas aconselham o uso de curativos minerais com alta concentração de enxofre e nitrogênio.

É muito importante aumentar a acidez da terra.

Mirtilos de jardim precisam de solo com pH não superior a 4,5. Vinagre, ácido cítrico e oxálico são adequados, dentre os meios disponíveis, para aumentar a acidez. Cuidado: Se o pH for alterado demais, a folhagem ficará vermelha. Este é um sinal de que um pouco de álcali precisa ser adicionado. Vale a pena considerar a colocação de cobertura morta, que preservará o sistema radicular superficial sensível.

Para cobertura morta, é recomendado usar:

  • turfa;
  • feno;
  • Palha;
  • latido;
  • sai;
  • areia de rio lavada e calcinada.

Técnicas agrícolas

Mesmo com a escolha mais competente de um local e preparação do terreno, a tecnologia de pouso correta continua relevante. Os arbustos de mirtilo precisam ser dispostos em fileiras. Se as plantas atingirem uma altura impressionante, a distância entre elas deve ser de 150 cm. Ao cultivar espécimes subdimensionados, essa distância pode ser reduzida para 100 cm.

Os espaçamentos entre linhas devem ser mantidos a um nível de pelo menos 200 cm, enquanto a variedade específica não importa. Com o cultivo da plantação, os corredores são planejados levando em consideração a passagem dos equipamentos.

Para que a planta agrade aos jardineiros o ano todo, é preciso prestar atenção a outras nuances. O plantio durante todo o ano só é possível em uma estufa aquecida e em condições controladas. Na rua, você terá que se concentrar no clima e nas condições da muda. Se a planta tem raízes livres, ela deve ser plantada antes do início da estação de crescimento ou após sua conclusão duradoura no outono.Com o sistema radicular fechado, o plantio é possível nos meses de maio e agosto e, em geral, durante a estação de crescimento.

Semear as sementes colhidas de mirtilo é preferível no último terço do verão. As sementes secas terão que ser estratificadas. Eles são mantidos por 90 dias em uma mistura de areia e musgo umedecido. Essa estratificação é realizada com a expectativa de terminar antes do início da primavera hortícola.

Os recipientes adequados podem ser potes, xícaras comuns e até caixas. Turfa úmida é colocada neles. As sementes são colocadas estritamente na superfície, sem o menor aprofundamento. Para cobrir a semente, utiliza-se vidro fino ou polietileno transparente.

As mudas devem ser mantidas aquecidas para acelerar a germinação e estar prontas para o plantio em seu local definitivo. Os transplantes de verão devem ser evitados sempre que possível porque são arriscados - especialmente sem os cuidados gerais adequados.

Como regar?

Nos primeiros 60-90 dias, os intervalos de rega devem ser de 2 ou 3 dias. Nesse momento, a planta em desenvolvimento capta ativamente a umidade do ambiente externo e pode sofrer com sua deficiência. Neste caso, não é necessária grande quantidade de água. Este modo fornece uma boa taxa de sobrevivência do sistema radicular.

O solo deve ser mantido úmido (mas não molhado!).

Uma vez que o enraizamento está completo, menos irrigação é necessária. Neste ponto, 1 vez em 2 semanas já é o suficiente. Em solos relativamente secos com temperaturas do ar moderadamente altas, a irrigação é realizada três vezes por mês. Durante os períodos quentes e secos, os mirtilos do jardim devem ser regados duas vezes por semana, de manhã e à noite, e durante o dia os arbustos são borrifados para criar frescor. Nas fases de floração e postura dos frutos, tanto o alagamento quanto a dessecação são igualmente contra-indicados.

Poda

Em princípio, é impossível prescindir de tal procedimento. Na maioria das vezes, envolve o desbaste de galhos excessivamente densos. É apropriado combinar esta abordagem com a eliminação de rebentos enfraquecidos e doentes. Na primavera, costumam recorrer à poda formativa. Este método permite definir inicialmente a geometria da coroa necessária e, em seguida, mantê-la.

O arbusto de mirtilo, após poda adequada, não é apenas decorativo em si, mas também bem iluminado pelo sol. Isso significa que sua vegetação continua sem problemas. Uma planta normalmente aparada fica ainda menos doente. Nos primeiros anos, é importante formar um esqueleto forte que possa suportar o estresse do feto. Só então faz sentido passar a regular o tamanho e a geometria da coroa.

Os primeiros esforços para modelar o arbusto devem ser feitos o mais cedo possível, enquanto a muda está no recipiente. Todos os brotos quebrados, murchados e afetados devem ser destruídos. Se estiverem infectados, terão que ser queimados. A poda para rejuvenescimento geralmente é feita depois que o arbusto atinge a idade de 10 anos. No entanto, você pode fazer isso mais cedo se a condição dele inspirar preocupação.

Se a ferramenta for retirada na primavera, deve ser feita antes do início da estação ativa de cultivo.... Nos meses de outono, você deve esperar pela queda das folhas, mas controle para que pelo menos mais 30 dias antes da geada. Nas regiões mais quentes da Federação Russa, a poda de mirtilos também é possível nos meses de inverno. As tesouras de poda cortam o crescimento excessivo com uma seção não superior a 15 mm. Para galhos poderosos, você terá que usar um delimitador e, para os maiores, uma serra de jardim.

Um arbusto de mirtilo decente e bem tratado contém de 10 a 15 ramos principais. Em um estado de abandono, pode haver visivelmente mais deles. Neste caso, você terá que remover os brotos horizontais (até o ponto onde o primeiro ramo vertical forte cresce). Além disso, eles se livram dos processos de segunda ordem que crescem para baixo ou para a parte interna da coroa.

Você também terá que remover os brotos com poucos arbustos e os galhos de segunda ordem que estão abaixo do nível do joelho nos troncos de frutificação.

Os rebentos doentes, deformados mecanicamente ou com nódoas negras terão de ser removidos sem esperar pela época certa. Juntamente com a parte problemática, pelo menos mais 2 cm de tecido saudável são removidos para reduzir a disseminação de fungos ou outras infecções. Terminada a poda, todos os cortes são cuidadosamente tratados com fungicida ou inseticida. As ferramentas de trabalho são pré-desinfetadas e tudo o que é cortado deve ser queimado. A desinfecção dos instrumentos deve ser realizada com a passagem para cada novo arbusto, de forma que a transferência de infecção seja excluída.

Top curativo

Alimentar mirtilos de jardim é muito mais importante do que a maioria dos arbustos de frutas silvestres comuns. Isso se deve às necessidades especiais da planta. A composição usual do solo nem sempre os satisfaz. Deve-se ter em mente que a alimentação dos analfabetos traz uma série de problemas adicionais. A planta pode enfraquecer ou começar a doer, e uma queda na produção não pode ser descartada.

Quanto mais alto o mirtilo, mais de cada fertilizante deve ser usado. Qualquer matéria orgânica, bem como compostos que contenham nitratos ou cloro, são categoricamente inaceitáveis. Fertilizantes projetados para outras safras de frutas silvestres também devem ser evitados (uma vez que alcalinizam o solo). Devemos também desistir da intenção de alimentar os mirtilos com fermento.

Têm um bom efeito no estado de outras plantas, mas são prejudiciais para esta espécie.

Se a cultura não crescer bem, a acidez do solo deve ser verificada. Além disso, o problema pode estar relacionado a:

  • pousando na sombra;
  • uso analfabeto de fertilizantes;
  • má polinização;
  • a ausência de micorriza (sem ela, o desenvolvimento normal é completamente impossível).

Qualquer que seja o fertilizante com que você se atreva a dar mirtilos, o esquema correto para a introdução de minerais e composições complexas é muito importante. O popular Florovit é aplicado diretamente no solo, pela primeira vez em abril. Os grânulos dispersos da droga são incorporados ao solo e regados. Ao acidificar o solo com ácido cítrico, as proporções são de 30 ml por 10 litros de água. O sulfato de potássio é normalmente aplicado anualmente 1 vez para que a frutificação seja mais eficiente.

Na primeira alimentação da estação, uma combinação de sulfato de amônio com superfosfato e fertilizante de fósforo-potássio (por exemplo, sulfato de potássio) pode ser usada. Deve-se manter entre eles uma proporção de 1 para 2 para 1. O uso de monofosfato de potássio também é permitido. Requisitos de nutrientes essenciais:

  • nitrogênio - 0,05-0,06 kg;
  • fósforo - 0,03-0,05 kg;
  • potássio - 0,03-0,04 kg.

Reprodução

As estacas podem ser usadas para criar mirtilos de jardim. Nesse caso, os brotos se desenvolverão a partir de botões existentes. A idade dos brotos usados ​​é uma condição muito importante para o sucesso. Quanto maior o nível de lignificação, menor a intensidade dos processos metabólicos e menor o teor de água. Portanto, é aconselhável usar material de plantio jovem.

Estacas lignificadas são usadas se você precisar transportá-las por uma longa distância ou plantar na próxima safra. Mesmo os agrônomos não podem oferecer a melhor opção neste caso.

As condições de estufa devem ser criadas em recipientes e outros recipientes. A altura dos cumes ou canteiros de flores é de pelo menos 15 ou 20 cm. O desenvolvimento ideal de cascalhos ocorre quando se usa uma combinação de turfa alta com areia de rio lavada (em volumes iguais).

Os cortes lignificados são colocados de acordo com o sistema 5x3. Os brotos verdes devem ser plantados em um sistema 5x5. 1 ou 2 botões devem permanecer na superfície do substrato. Até o enraizamento completo, deve-se manter uma temperatura de 20 a 25 graus; é igualmente importante monitorar o conteúdo de umidade constante do substrato.

Doenças e pragas

Quando a flor branca aparece nas folhas, pode-se presumir que a causa é oídio. Para o seu tratamento, é realizado o tratamento com o medicamento "Topázio". Você precisa usá-lo estritamente de acordo com as instruções.

O câncer de caule é reconhecido pelo avermelhamento e subsequente morte dos brotos, bem como por manchas na superfície da folhagem.Para combater a doença, use "Topsin" ou líquido Bordeaux.

O já citado "Topsin" ajuda contra o fomoz. Em vez disso, você pode usar, no entanto, e "Velocidade". O aparecimento de rachaduras no furo de poço está associado a um equilíbrio ácido-base incorreto, flutuações de temperatura e defeitos mecânicos. Às vezes, as folhas ficam amarelas e caem; então há a fomose mencionada anteriormente. Todas as partes doentes da planta com ele, infelizmente, terão que ser destruídas.

As nuances do atendimento dependendo da região

Dificilmente é possível cultivar mirtilos em uma casa de campo ou em um lote de casas, bem como em escala industrial sem levar em conta as peculiaridades do terreno. Na região do Volga - nomeadamente no Tartaristão, na região de Nizhny Novgorod e outras localidades na faixa do meio - tanto no final da primavera como no início do outono (em setembro) o plantio é permitido. A rega é recomendada mesmo em chuvas moderadas. O afrouxamento é realizado a uma profundidade máxima de 10 cm. Antes do início do inverno, um abrigo é construído com ramos de abeto.

Normalmente, os mirtilos começam a produzir frutos 4 ou 5 anos após o plantio. Porém, o ano em que a planta frutifica após o plantio, é claro, também afeta as características climáticas da região.

Embora seja uma baga do norte, pode ser cultivada até na Crimeia. Lá você tem que usar vasos especiais que evitam o crescimento caótico, além de regar diligentemente as plantas. No sul, é necessário usar um substrato de turfa - esse ponto deve ser levado em consideração na região de Rostov.

Na faixa do meio, inclusive na Região da Terra Negra, não se deve esquecer o perigo das geadas no início da primavera e início do outono. Teremos que abandonar o uso de variedades tardias e especialmente tardias. Mas as variedades iniciais e intermediárias têm um bom desempenho. É muito importante cuidar da proteção antes do início do inverno. A cobertura morta é estritamente necessária e uma camada de cobertura morta mais fina que 10 cm não pode ser usada.

No Território de Primorsky e em outras regiões do Extremo Oriente, é mais correto cultivar mirtilos de folhas estreitas. As variedades altas terão de ser plantadas por sua própria conta e risco, sentindo-se como um testador de variedades. Os tipos de arbustos mais resistentes ao frio são adequados para a Sibéria. Eles também são recomendados para os Urais, ao norte da parte europeia da Federação Russa. Em qualquer caso, a temperatura do inverno é crítica - 40 graus; se for ainda mais baixo, os arbustos de mirtilo não sobreviverão.

Preparando-se para o inverno

Mirtilos de jardim são muito suscetíveis a condições adversas e são altamente afetados pela geada. Portanto, ao crescer em campo aberto, será necessário cobrir a cultura plantada. Formalmente, é uma planta resistente ao inverno originária da América do Norte. O problema é que a proteção natural só funciona quando se forma uma densa cobertura de neve.

E no final do outono, quando está ventando, úmido e fresco, o abrigo é ainda mais necessário.

É criado imediatamente após a colheita. A preparação para o inverno também inclui:

  • poda de bem-estar;
  • a colocação de fertilizantes minerais;
  • reprodução de mirtilos.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário