Cultivando manga em casa
A manga é uma das frutas tropicais mais populares. Delicioso, doce e saudável, é muito procurado na alimentação de bebês e adultos. No entanto, é importante destacar que os frutos da manga não são baratos e nem sempre é fácil encontrar um produto de qualidade nos supermercados. Portanto, muitos jardineiros e residentes comuns de apartamentos tentam cultivar mangas por conta própria. É bem possível com algum esforço.
Descrição da árvore
A mangueira caseira parece bastante peculiar. Tem uma altura relativamente baixa, cerca de 1,5-2 metros, e se sente bem em um grande vaso de flores. Possui sistema radicular desenvolvido. A folhagem das árvores jovens é geralmente amarelada ou rosa, às vezes exemplares com uma tonalidade vermelha são encontrados. As árvores maduras têm folhas verdes escuras.
Devo dizer que, a princípio, as chapas não diferem em eficácia. Pelo contrário, eles parecem sem vida. A população local que cultiva manga em seu estado natural chega a chamá-la de "lenço", dando a entender que se parecem com roupas de linho, que esvoaçam ao vento. Então a folhagem endurece, torna-se mais interessante na aparência, decorativa, começa a brilhar lindamente.
As folhas são extremamente venenosas, portanto, não é recomendável cultivar manga em apartamentos com animais ou crianças pequenas.
A mangueira floresce na primavera, logo no início, às vezes a floração cai no final de fevereiro. A floração é abundante, esse processo parece incrível, pois uma inflorescência pode ter até dez centenas de flores. A cor deles é diferente: pode ser amarelo, rosa pálido ou vermelho pálido. Eles se assemelham a inflorescências de panícula, diferem em comprimento - cerca de 0,4 metros. O perfume das flores é semelhante ao do lírio.
Como isso cresce na natureza?
Em seu ambiente natural, a manga é fundamentalmente diferente da humilde árvore doméstica.... Na natureza, trata-se de um verdadeiro gigante de 40 metros de altura e com um diâmetro de copa de 15 metros, cujas raízes penetram profundamente no solo, caindo cerca de dez metros e ali se fixando por muitos anos. A manga natural começa a frutificar muito tarde - aos 10-15 anos, enquanto a manga caseira começa a frutificar muito mais cedo, sujeita à vacinação. A folhagem e a floração são iguais às de casa, o sabor da fruta também não é diferente. Uma árvore tropical vive por muito tempo, cerca de 300 anos, e dá frutos até o fim de sua vida.
Visualizações
Você pode listar os tipos e variedades de manga infinitamente, porque há muitos, e os criadores lançam novos anualmente. Segundo alguns relatos, hoje existem cerca de 300 variedades, enquanto outras fontes falam de até 1000. Os tipos de manga são classificados de forma bastante simples, pois seus nomes correspondem ao território em que crescem. Vamos destacar várias das espécies mais populares e suas variedades.
tailandês
As mangas da Tailândia são ricas em açúcar. Em frutas verdes, uma leve acidez é sentida.
- Kaen Oan. A cultivar produz frutos longos amarelo-laranja com um blush rosa. Eles têm um gosto de pêssego. Pesam cerca de 0,2 kg e crescem densamente, por isso a colheita é muito fácil.
-
Pimsean... Mangas deliciosamente doces, mas muitas vezes esquecidas pelos clientes por causa da casca verde, que é considerada verde. No entanto, não é. A fruta também tem uma bela tonalidade rosa. Eles pesam 300-400 gramas.
-
Gaew Lek... São pequenos frutos verdes brilhantes com até 200 gramas de peso. Doce, saboroso, muito saudável, colhido no verão.A polpa contém fibras e notas cremosas.
-
Nam doc Mai. É esta variedade que mais frequentemente se encontra nas prateleiras dos supermercados, por ser a mais popular na Tailândia. Os frutos são grandes, doces, cremosos, amarelos. Nesse caso, você não deve se deixar seduzir pelo preço baixo, pois é um indicador de que a fruta está madura demais. Isso significa que não é mais tão saboroso.
-
Keo Sa Woei. Estas são mangas verdes escuras muito bonitas com um núcleo laranja. Eles pesam aproximadamente 300 gramas. Muito saboroso, com notas mistas de melão e pêssego, além de agulhas de pinheiro.
Balinesa
Essas mangas são muito menos comuns, mas têm um sabor muito melhor do que o tipo acima.
-
Chakanan... Pequenas mangas amarelas com polpa muito delicada e sem fibras. O sabor é doce, com notas de frutos silvestres. Os frutos são redondos.
-
Mangga Gading. Frutos amarelos de forma alongada, de sabor invulgar, com acidez. Uma solução ideal para fazer sobremesas, sumos.
-
Mangga Kasam... Esta é uma das variedades mais deliciosas de Bali. A casca é fina, amarelo-laranja, a fruta em si é doce. Muito fácil de limpar.
-
Wani... E essa variedade parece muito incomum: tem uma pele pantanosa ou marrom e polpa branca. Se comido frio, vai se parecer com um sorvete com sabor de melão.
indiano
Foi na Índia que nasceu o cultivo da manga. Portanto, todo gourmet deve experimentar essas variedades. As mangas indianas têm notas delicadas de frutas vermelhas e mel, e quem já as comeu afirma ter sentido no paladar os tons de groselha preta.
-
Alphonso... Essa variedade é procurada em todo o mundo. Mangas amarelas de tamanho médio costumam ser encontradas nas lojas, e a polpa cremosa derrete na boca. Notas de açafrão no paladar.
-
Kesar... Os frutos não são muito interessantes de se ver, pois estão cobertos de manchas. Mas eles são doces e azedos e têm um dos aromas mais reconhecíveis.
-
Dasheri... Os frutos grandes e verdes da variedade são especialmente apreciados na Índia, pois uma das árvores que os produzem é a mais antiga. O sabor é mel, com um toque de pimenta rosa.
-
Chasua... Essas mangas são grandes em tamanho e têm uma casca amarela brilhante com um tom rosado. O sabor é muito doce, baga.
Esses não são todos os tipos e variedades populares de manga. Há também frutas da América do Norte e do Sul obtidas de árvores com alta imunidade e robustez de inverno, além de mangas vietnamitas e brasileiras. Frutas deliciosas de variedades únicas podem ser obtidas a partir de:
-
Paquistão;
-
Camarões;
-
Quênia;
-
Filipinas.
Germinando sementes em casa
Apesar de agora você poder comprar uma muda de manga e plantá-la na hora, muitas pessoas preferem ir pelo caminho mais difícil e plantar uma semente. É esse método de cultivo que será descrito no artigo.
Seleção e preparação de sementes
O primeiro passo é escolher a fruta certa. Decida a variedade que você gosta e prossiga com a seleção. Não pense que se uma manga tem uma tonalidade rosa, então ela está definitivamente madura... O segundo equívoco é que os frutos verdes não estão maduros, o que também não é o caso. Não há necessidade de olhar para a cor, apenas para a consistência. A manga madura (e só isso serve) deve ser macia. Pressione para baixo e um amassado aparecerá nele. Você pode e deve comer até frutas maduras demais.
Acontece também que todas as mangas do armazém ainda não estão maduras. Tudo bem, pegue um e traga para casa. E, em seguida, coloque-o ao lado de algumas bananas. Logo a fruta está totalmente madura.
Em seguida, você precisa cortar a manga e retirar o osso de lá. Não adianta plantar, não germinará. Há uma semente dentro dela e você precisa dela. Em alguns casos, a casca do osso já está rachada, em outros não. Se a casca não abrir, force-a com uma faca, como faria com um molusco. Se ainda assim não funcionar, coloque o osso em água morna por uma semana. Depois disso, a casca deve ceder.
A semente extraída deve ser cuidadosamente lavada com água e colocada em solução de manganês ou qualquer fungicida por 10 minutos. Isso fornecerá excelente proteção contra fungos. Então a semente é lavada novamente.Se você vir um broto, ótimo, então você não precisa brotar. Caso contrário, a semente deve ser germinada. Existem duas opções aqui.
-
Pegue um pano leve e respirável (você pode usar gaze), molhe-o e embrulhe a semente. O vazio resultante é dobrado em um saco e, em seguida, em um recipiente de plástico com tampa. Fecha-se e senta-se em local acolhedor e sem luz. Todos os dias o recipiente é aberto, o tecido é umedecido. Em cerca de 7 a 14 dias, o grão brotará. Então ele pode ser plantado.
-
Recolher a serragem em uma tigela, umedecer. Coloque a semente dentro e coloque-a no escuro e quente. Lembre-se de controlar o teor de umidade do substrato. Basicamente, a semente germina após 21 dias.
Solo e maconha
Enquanto o grão está germinando, o solo e a capacidade corretos devem ser providenciados para ele. Manga prefere solo solto com acidez neutra. Um substrato universal, que é vendido em qualquer centro de horticultura, é perfeitamente adequado para ele. Se você quiser preparar o terreno por conta própria, use uma das seguintes opções:
-
turfa (2 partes) e areia (1 parte);
-
solo de coco (1 parte), turfa (1 parte), perlita (1 parte);
-
substrato de grama e húmus (1 parte cada), bem como 0,5 partes de areia.
Em seguida, é preciso checar definitivamente a acidez, já que a manga é exigente para isso. O indicador deve estar entre 6 e 7.
O primeiro vaso para a muda deve ser pequeno, com cerca de 10 centímetros de diâmetro. Pela primeira vez, basta escolher recipientes grandes com fundo grosso e de materiais naturais, já que a manga tem raízes fortes e pode danificar facilmente o fundo fraco do vaso com eles. Se não houver orifícios na parte inferior, faça-os.
Aterrissagem
Plantar mangas é fácil, mesmo para um iniciante. Considere as etapas do desembarque passo a passo.
-
Em primeiro lugar, a drenagem é colocada no fundo do vaso. Sua camada deve ser espessa, ocupando ¼ do volume do recipiente.
-
Em seguida, o pote é preenchido com um substrato, mas não até o topo, mas cerca de 2/3... No meio, faça um furo de 2 centímetros com o dedo.
-
Coloque uma semente no buraco com a raiz para baixo, polvilhe com terra... Cerca de um quarto do grão deve permanecer na superfície, caso contrário, morrerá.
-
O plantio é pulverizado com um borrifador e coberto com um abrigo... Pode ser reproduzido por latas, garrafas, vidros e filmes.
Condições corretas
Para que a manga se sinta confortável e se desenvolva corretamente, é necessário proporcioná-la em condições adequadas. Existem muito poucas regras aqui. A sala deve estar relativamente quente. A temperatura normal será de 20 a 25 graus, a umidade do ar nesta fase não importa, já que a planta está fechada. Quanto à iluminação, deve haver bastante. Se necessário, você deve usar fitolampos. Deve-se dizer que os raios diretos são inaceitáveis para as mangas. A iluminação deve ser suave, difusa e não agressiva.
Mais cuidados com as mudas
Depois de plantar uma semente no solo, levará cerca de 2 semanas até que um broto apareça. E antes do seu aparecimento, e depois dele, a planta deve ser bem cuidada. Vejamos as principais etapas do cuidado de uma muda.
Rega
Antes que os brotos apareçam, o solo no vaso é umedecido uma vez a cada dois dias, enquanto a estufa é arejada ao mesmo tempo. Quando o broto aparece, o abrigo é removido. O solo deve estar sempre ligeiramente úmido, mas a planta não pode ser vertida, pois está repleta de apodrecimento do sistema radicular e fungos. Para regar, vale a pena tomar o líquido à temperatura ambiente. A água da torneira também é adequada, o que é importante nas condições da vida moderna, mas precisa ser defendida por um ou dois dias. A muda é irrigada com cuidado, primeiro com um borrifador, depois com o auxílio de um pequeno regador.
A rega é realizada a cada 4-5 dias e, se estiver quente, todos os dias. A irrigação deve ser especialmente abundante no momento em que a planta está florescendo. Mas com a formação dos frutos, vale minimizar as regas, voltando ao regime anterior somente após a retirada da manga da árvore.
Separadamente, deve ser dito sobre a umidade do ar. A manga é uma cultura tropical, por isso é muito exigente em umidade.É necessário manter o parâmetro em 70-80%. Para fazer isso, você pode plantar outras plantas próximas, colocar tigelas de água na sala, colocar musgo úmido, colocar um umidificador e muito mais. A cada dois dias, as folhas da manga são borrifadas com água morna.
Fertilizantes
Árvores cultivadas em casa precisam de alimentação, mas isso deve ser limitado. O excesso é ainda mais prejudicial do que a falta. Na primavera, enquanto a árvore ainda não floresceu, deve-se dar preferência a composições minerais para palmeiras ou plantações tropicais. Fertilizantes para plantas cítricas também são adequados. Eles são criados em água e regados a cada duas semanas.
Quando a árvore murchar, ela vai precisar orgânico... Se você não quiser usar esterco ou verbasco em seu apartamento (que no entanto será o melhor para a planta), escolha produtos mais neutros, por exemplo, uma infusão de ervas, urtigas, dente-de-leão. Essa alimentação dura até meados de outubro. Além disso, algumas vezes durante a estação de crescimento, a manga precisará ser alimentada com ácido bórico ou sulfato de cobre na folha. A proporção correta é 1 grama por 1000 ml de água.
Poda
Esse procedimento não é feito por todos, mas ainda tem um certo significado, caso contrário a árvore vai se esticar. Para não conseguir um gigante de verdade, você precisa apertar o ponto de crescimento no tempo. Este é um metro ou um metro e meio, alguns permitem crescer até dois metros. Pinçar o ponto de crescimento iniciará o processo de crescimento de galhos adicionais, graças aos quais a árvore adquirirá uma bela e uniforme copa.
É imprescindível cortar ramos que cresçam incorretamente, no ângulo errado. Também seco e fraco. Esses ramos são cortados até a base. Se houver folhagem doente na árvore, ela também deve ser removida. O procedimento de poda é realizado no período de outono, 21 dias após a retirada dos frutos dos ramos.
O desbaste, aliás, só é feito nos primeiros anos de frutificação. Então, os próprios frutos quebrarão galhos de que a árvore não precisa.
Transferir
Este é um procedimento obrigatório para mangas jovens, elas o fazem todos os anos durante os primeiros 5 anos, pois a árvore rapidamente "cresce" fora do vaso. O transplante deve ser feito na primavera ou início do verão. A capacidade é tirada um pouco mais que a anterior, não se pode plantar "para crescer", senão as raízes apodrecem. Regue a manga e aguarde cerca de 30 minutos. Nesse ínterim, equipam a drenagem e colocam o substrato em um novo pote. Junto com o torrão de terra, a árvore é removida, colocada em um novo recipiente, a terra é despejada nas laterais sem pisar. O topo das raízes deve estar ao nível do solo. Após a rega, o vaso com a árvore é colocado à sombra por 7 dias.
Após 5 anos, a manga precisará ser replantada a cada 3 anos. As regras de procedimento permanecem as mesmas. Um palete é necessário se as raízes rompem repentinamente o fundo do contêiner.
Você não pode mais transplantar árvores grandes, portanto, durante o último transplante, pegue uma cuba ou vaso de alta qualidade. Em seguida, basta atualizar a camada de terra da camada superior.
Como vacinar?
Para que uma árvore jovem dê frutos, ela deve ser enxertada. Sem isso, você não poderá esperar pela floração ou pela colheita. É melhor vacinar amostras de dois anos de idade, e o procedimento é necessário na primavera. A única dificuldade que pode surgir nesse caso é a necessidade de uma mangueira frutífera, pois dela será retirado o material.
Basicamente, as mangas são enxertadas pelo método de brotamento. Ele pressupõe várias próximas etapas.
-
Pegue uma pequena faca ou lâmina, desinfete... Da árvore que frutificar, corte o botão, bem como uma pequena parte da casca próxima a ela. Trate o corte com um campo de jardim.
-
Faça um corte em “T” na sua árvore na parte inferior, insira o material resultante lá. Envolva o local com filme plástico, mas de forma que o rim fique visível.
-
Em seguida, em um saco de polietileno comum, eles fazem vários furos e cobrem a manga jovem com ele. O vaso com a planta é colocado em local aquecido e iluminado. A vacinação leva cerca de um mês e meio para criar raízes.
-
Quando esse tempo acabar, você precisará cortar o galho que cresce acima do enxerto.... Certifique-se de processar o corte. Depois disso, resta apenas esperar a floração. Em média, ocorre em três anos.
Em casos raros, as mangas são enxertadas com uma estaca. O fato é que o procedimento pode parecer complicado para um iniciante devido à inexperiência. Embora para jardineiros experientes, não representa nada difícil. Você precisa cortar o caldo em ângulo (esta é a sua árvore) e depois combiná-lo com o rebento (cortando o que está frutificando). A dificuldade é que tanto o rebento quanto o tronco devem ter a mesma espessura e cortar no mesmo ângulo.
Um corte de uma manga frutífera é cortado do topo de qualquer broto e deve ter cerca de 10 centímetros de comprimento. As instâncias são combinadas, embrulhadas com fita isolante. Além disso, eles estão esperando pela fusão.
Doenças e pragas
Em casa, as mangas quase não são afetadas por doenças, o que não é surpreendente, pois normalmente tais plantas são cuidadas com muito cuidado, devido à complexidade de obtenção e qualidades decorativas. Mas em algumas situações, podem surgir problemas.
- Antracnose... Na maioria das vezes, essa doença fúngica afeta plantas fracas. É caracterizada pelo aparecimento de manchas castanhas com contorno claro na folhagem. Úlceras também aparecem no tronco. Você pode salvar uma árvore da doença borrifando o solo com carvão ativado triturado todos os meses. O tratamento deve ser feito por meio de "Oxyhom" ou "Skor".
- Bacteriose... Um sintoma dessa doença é o escurecimento da borda da lâmina foliar. A própria folha seca, mas continua na árvore. A medida preventiva da doença é o tratamento preliminar das sementes, descrito acima. Se a doença ainda atacou, você precisa remover o tecido doente, capturando cerca de 5 centímetros dos saudáveis.
Os locais dos cortes são tratados com solução de sulfato de cobre na concentração de 2%. Em seguida, a árvore é regada por 30 dias com uma solução fraca de manganês e a "Trichodermina" é incorporada ao solo.
- Oídio... É imediatamente reconhecido pela flor branca na folhagem. É necessário tratar rapidamente, até que a doença passe para a fruta. O tratamento periódico com infusão de cinzas de madeira serve como profilaxia, e a doença é tratada com "Topázio" ou outros fungicidas semelhantes.
As pragas domésticas geralmente são menos frequentes, mas podem entrar facilmente pela janela. Por exemplo, uma árvore pode começar ácaro-aranha... Vale a pena eliminá-lo com a ajuda de acaricidas, com diversos tratamentos e diferentes preparações ("Apollo", "Omite", etc.). Bainha removida manualmente e, em seguida, a árvore é lavada no chuveiro e borrifada com "Fufanon".
Pulgões vai assustar o aroma pungente. Se houvesse precedentes, vale a pena polvilhar a manga de vez em quando com infusões de pimenta vermelha, alho, alfazema, absinto. Qualquer inseticida com um tipo geral de efeito ajudará na criação de pragas.
Quanto aos tripes, os jardineiros consideram o Fitoverm o melhor remédio para eles.
O comentário foi enviado com sucesso.