Como cuidar das groselhas no outono?

Contente
  1. Rega
  2. Poda
  3. Top curativo
  4. Tratamento contra doenças e pragas
  5. Preparando-se para o inverno
  6. As nuances do cuidado levando em consideração a região

A temporada de chalés de verão está terminando e a maioria dos jardineiros está começando a preparar as plantas para o inverno. No local é realizada a limpeza de restos de plantas, poda de árvores e arbustos de baga, cobertura de cobertura. Embora as groselhas sejam consideradas uma cultura despretensiosa, elas também requerem manutenção regular. A forma correta e pontual de execução do trabalho preparatório depende de como a planta pode hibernar, o que afeta diretamente o rendimento da safra seguinte.

Rega

Se a groselha for cuidada de maneira adequada e regular, você terá uma colheita de vitaminas completa. Um jardineiro pode obter pelo menos um balde de frutas doces de apenas um arbusto.

No outono, esta planta perene continua a se desenvolver e crescer, fortalecendo o sistema radicular. Nesse momento, os botões são definidos e formados para a colheita subsequente.

A rega pode ser considerada parte integrante da preparação das plantas para o inverno.

É importante entender que uma irrigação insuficiente pode levar ao fato de que a planta hibernará com raízes secas, o que levará ao congelamento dos ramos durante geadas severas. Com a falta de umidade, os brotos em que os frutos são formados vão sofrer.

A irrigação é realizada à taxa de 30 litros de água por 1 arbusto de groselha. Para regar, é melhor cavar buracos ao redor dos arbustos e derramar água neles, despejando-a sob a raiz ou ao longo dos sulcos. Depois de esperar que a umidade seja totalmente absorvida, é necessário enterrar o aprofundamento.

Poda

A poda de arbustos é um procedimento importante. Manipulações cuidadosas e corretamente realizadas são a chave para obter a colheita desejada. Eles realizam podas sanitárias, rejuvenescimento e modelagem.

Seu objetivo é:

  • na remoção de ramos velhos, incluindo ramos danificados, rebentos secos ou doentes;
  • no corte de ramos não frutíferos;
  • no corte de brotos que se sobrepõem e impedem que os ramos vizinhos se desenvolvam plenamente;
  • na correta formação da coroa.

O corte oportuno levará a um aumento no regime de luz, a um aumento no rendimento e uma redução no risco de doenças fúngicas.

A poda é recomendada no outono. A época ideal para manipulação é meados de outubro, embora este número possa variar dependendo das mudanças de temperatura.

Uma planta perene plantada este ano também requer poda. Para fazer isso, corte os brotos em 2-3 botões. No ano seguinte, são escolhidos os brotos mais fortes, servindo como base do arbusto. Eles podem ser encurtados cortando um corte alguns centímetros acima do rim externo.

Com os devidos cuidados, os arbustos de groselha podem se deliciar com uma colheita por mais de 2 décadas, mas depois de 10 anos, os arbustos começam a reduzir a produção de frutos. É por isso que os jardineiros devem rejuvenescer as plantas perenes durante este período.

A fim de rejuvenescer o arbusto velho, os ramos perturbadores devem ser removidos, eles devem ser adequadamente desbastados. Freqüentemente, os jardineiros, tentando atualizar um arbusto, cortam-no completamente pela raiz. Após essa atualização, o arbusto se recuperará por vários anos. Neste caso, é aconselhável plantar um arbusto ou propagá-lo com hastes.

Os procedimentos de rejuvenescimento podem ser iniciados após 7 anos de vida do mato. Nesse caso, os brotos longos são encurtados em um terço para estimular o desenvolvimento dos ramos laterais.

No outono realiza-se também a poda formativa, na qual, com a ajuda de um podador, são retirados os rebentos doentes, velhos e secos. É preciso livrar-se dos galhos encurvados ao solo, bem como dos que engrossam os arbustos, crescendo para dentro. Os rebentos que crescem para dentro impedem a penetração das massas de ar, o que conduz ao desenvolvimento de infecções fúngicas.

Top curativo

Para enriquecer o solo e obter uma colheita completa, é feita a alimentação de outono. A melhor época para isso é setembro ou outubro. É melhor fertilizar as plantas perenes com fertilizantes de potássio-fósforo, adicionando 20 gramas de potássio e 30 gramas de fósforo sob cada arbusto. Para melhorar a qualidade dos bagos e obter uma boa colheita, recomenda-se adicionar composto misturado com cinza de madeira debaixo dos arbustos.

  • Composto é uma massa orgânica que se decompõe lentamente devido à influência de microrganismos. A matéria orgânica enriquece a camada do solo com as substâncias necessárias. Para o composto, resíduos de ervas daninhas, folhas e topos são adequados. A obtenção de uma estrutura homogênea e solta com um cheiro peculiar indica que os orgânicos estão prontos para uso. Ao fertilizar um arbusto de groselha, é necessário adicionar até 5 kg da mistura.
  • A cinza, que permanece após a queima da madeira, também é um produto natural. O uso de cinzas ajuda a enriquecer o solo com os componentes necessários, evita a propagação de doenças e ajuda a eliminar as pragas de insetos.

Você pode alimentar as plantas perenes escolhendo qualquer outro complexo mineral com uma quantidade mínima de nitrogênio.

Deve-se lembrar que a introdução de nitrogênio no outono pode provocar a ativação do crescimento das plantas. Por sua vez, isso levará ao inchaço dos rins, que simplesmente morrerão durante o período de frio.

É melhor introduzir matéria orgânica e outros complexos minerais na forma de um líquido, tendo-o previamente dissolvido em água. Você também pode fazer isso a seco, despejando-as sob as groselhas e rastejando-as no solo. No tempo seco, as plantas perenes são regadas. Faça isso após a fertilização.

Tratamento contra doenças e pragas

Arbustos de groselha são freqüentemente afetados por oídio, assim como manchas brancas, terry, ferrugem e outras doenças. Eles podem ser atacados por insetos. Para que as plantas não adoeçam e não sejam afetadas por pragas, são tratadas com vários medicamentos durante a estação, como também no outono.

Inseticidas

Na luta contra as pragas de insetos, os jardineiros usam vários inseticidas. O processamento é realizado em diferentes estágios de cultivo, na maioria das vezes por processamento na primavera.

  • "Lepidocida". Ele é trazido diluindo-o em um balde de água. É adequado para remover rolos de folhas, mariposas, lagartas de mosca-serra, para fins preventivos.
  • "Bitoxibacilina". O medicamento deve ser diluído em água, adicionando-se 100 gramas a um balde de líquido. Esta ferramenta é considerada uma das drogas mais ativas contra as perigosas pragas agrícolas.
  • Actellik. Deve ser diluído em 10 litros de água usando 15 ml do medicamento. O produto destina-se a eliminar pulgões, mariposas, moscas-serra e outros besouros.

No outono, você também pode usar outras drogas, se não quiser usar produtos químicos.

Adequado para se livrar de pragas:

  • polvilhar os arbustos com cinza de madeira e mais polvilhar o solo, próximo à planta;
  • "Karbofos" - é usado para destruir pulgões, mariposas, moscas-serra e outras pragas;
  • pulverizando o arbusto e a área ao redor do arbusto com cascas de cebola.

O clorofos e a amônia também são usados ​​para esses fins.

Fungicidas

As doenças costumam ocorrer em arbustos de groselha.

Isto acontece:

  • devido à negligência excessiva do mato;
  • por violação das regras de cuidado com as plantas;
  • com o local errado ao plantar os brotos;
  • em condições climáticas adversas;
  • ao plantar arbustos inicialmente infectados.

Bons resultados são obtidos usando fungicidas de ação complexa.Eles ajudarão a proteger as plantas perenes dos danos do oídio, eliminar a ferrugem das folhas e a antracnose.

Você pode pulverizar com fungicidas antes da floração dos arbustos ou após a colheita.

Na maioria das vezes, o tratamento é realizado com fungicidas Topázio e Fundazol.

  • A droga "Topázio" contém penconazol, um ingrediente ativo que ajuda a combater doenças fúngicas. Dilua o medicamento adicionando uma ampola por cada 10 litros de água. Use-o para borrifar arbustos. Essas medidas de controle minimizarão a probabilidade de manifestações fúngicas.
  • Significa "Fundazol" adequado como uma luta contra a requeima, aliviar a antracnose, ferrugem amarela. O ingrediente ativo na composição é benomil. Após a aplicação do produto, ele penetra no sistema radicular, espalhando-se ainda mais pela planta, mas sem afetar os frutos. Quando usar, adicione 1 grama de "Fundazol" a 1 litro de água. Para fins medicinais, o arbusto é regado e, para fins preventivos, as plantas são pulverizadas.

Os tratamentos preventivos de plantas perenes contra doenças e pragas contribuem para sua melhor frutificação e crescimento. A realização de medidas terapêuticas eliminará os sintomas das doenças que surgiram. O cumprimento das proporções e esquemas de aplicação ajudará a obter o resultado esperado.

Outros meios também são usados ​​para esse fim. Assim que termina a folhagem dos arbustos, os ramos despidos são tratados com soluções especiais que protegem contra o aparecimento de pragas, crostas e protegem contra doenças. Como tal, é aconselhável usar:

  • Mistura bordalesa (3%);
  • sulfato de cobre, na proporção de 30 gramas por balde de água;
  • fitosporina, à taxa de 5 gramas por balde.

Pulverizar com o líquido Bordeaux, o sulfato de ferro ajudará a proteger as plantas de muitas doenças. Cinza de madeira e bicarbonato de sódio também são usados ​​para esses fins. É proibido o uso de agrotóxicos perigosos para a cultura durante todo o período de cultivo. Ao pulverizar, os pesticidas são absorvidos pelas folhas e espalhados por todo o arbusto, chegando às bagas.

Preparando-se para o inverno

Depois de processar as plantas e podá-las, é necessário prepará-las para o inverno. Para evitar que a planta congele, a uma temperatura de -40 graus de geada, recomenda-se que os arbustos fiquem cobertos para o inverno. Isso se aplica a culturas perenes cultivadas em climas adversos com baixas temperaturas sazonais. É especialmente importante isolar um arbusto jovem que ainda não está adaptado a tais condições.

Algoritmo de ações.

  • É necessário pegar os galhos e amarrá-los num feixe com barbante, depois inclinar para o chão.
  • Cubra o arbusto com serragem, você pode usar folhagem seca.
  • Coloque a fibra ou estopa por cima, pressionando as bordas com tijolos ou tábuas.

Você não precisa amarrar os galhos e dobrá-los no chão. Você pode colocar arcos sobre os arbustos e esticar a fibra em cima deles, fixando-os com tijolos. A neve também é adequada como isolamento. Para isso, as plantas são cobertas por uma camada de neve de 10 centímetros ou mais. Para arbustos que crescem em climas amenos, o abrigo pode ser omitido.

As nuances do cuidado levando em consideração a região

Cuidar de groselhas no outono em todas as regiões consiste em fases semelhantes. Ele difere apenas no tempo dos eventos.

  • Nas regiões do norte e na Sibéria o trabalho começa a ser executado mais cedo do que em outras regiões. Invernos rigorosos envolvem o abrigo anual dos arbustos. É dada atenção especial à alimentação das safras de bagas, uma vez que sua robustez no inverno depende em grande parte disso.
  • Nos Urais o trabalho é feito no início do outono. No inverno, os arbustos são isolados com neve ou outros materiais de cobertura são usados ​​para isso.
  • Para a pista do meio eventos semelhantes são realizados com o aquecimento anual de groselhas. Na Sibéria e nos Urais, é preferível plantar variedades baixas que passarão o inverno bem cobertas.
  • Nos arredores de Moscou variedades que se adaptam bem a um pequeno número de dias quentes, degelos frequentes e invernos com neve criam melhor raízes. São variedades com sistema radicular bem desenvolvido, com maior resistência à geada. Eles começam a cuidar dessas safras em outubro.
  • As groselhas se sentem melhor no sul, no Território de Krasnodar., já que a planta é uma cultura termofílica. Nessas regiões, o arbusto não precisa de abrigo para o inverno.

Em comparação com outras safras de bagas, as groselhas são menos exigentes. Ele tolera bem a seca, não tem medo do frio do inverno. O cumprimento das medidas necessárias permitir-lhe-á obter uma boa colheita anual de saborosos frutos vitamínicos, agradáveis ​​e com excelentes características gustativas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário