As nuances de cuidar dos mirtilos no outono
O mirtilo é uma das poucas frutas que não requerem atenção especial do jardineiro. No entanto, os cuidados mínimos com esta planta ainda são necessários, especialmente no outono. Isso permitirá que a cultura se prepare melhor para o inverno e obtenha uma rica colheita de frutas saborosas e perfumadas para a próxima temporada.
As nuances do corte
Cuidar dos mirtilos no outono é muito importante para o pleno crescimento, desenvolvimento e frutificação ativa do arbusto para o próximo ano. A poda se torna uma das atividades mais importantes. Se você não prestar atenção suficiente a ele, isso pode levar a uma rápida degeneração da cultura em um estado selvagem comum.
Com o início da primavera, surge um grande número de rebentos jovens - tira os nutrientes da planta e enfraquece a cultura. O espessamento leva ao fato de os ramos da fruta se tornarem finos, e isso afeta de forma mais desfavorável as características gustativas da fruta.
Além disso, a copa densa atrai um grande número de fungos, pragas e outros parasitas, de modo que os mirtilos se tornam um terreno fértil para infecções perigosas.
Claro, é necessário cortar ramos doentes, fracos e danificados durante a estação de crescimento. Os brotos congelados são cortados na primavera e o excesso de crescimento é removido no verão. E no outono, atenção especial é dada aos resíduos sanitários, bem como aos resíduos formativos.
Formativo
A poda dos ramos do mirtilo é feita para o correto modelamento do arbusto. Esses trabalhos devem ser realizados após a conclusão da frutificação e a cessação do fluxo de seiva. Na Rússia central, desta vez cai na segunda quinzena de outubro.
Nesta fase, todos os ramos que engrossam a copa devem ser removidos. Ao mesmo tempo, as zonas de corte da serra são cobertas com grama - uma medida que protege as plantas da entrada de microflora patogênica.
É muito importante terminar a poda antes do primeiro frio, caso contrário o arbusto pode sofrer durante as geadas.
É necessário retirar os rebentos jovens desde o primeiro ano de desenvolvimento do mirtilo, uma vez que os rebentos das raízes que crescem nesta época retiram muita força da planta. Para mirtilos plantados na primavera, todo o crescimento das raízes no verão e os ramos jovens devem ser cortados nos meses de outono. Após a poda, deve permanecer uma muda, composta por várias colunas retas de 35-40 cm de altura, todos os ramos laterais também são cortados.
A poda de uma planta adulta é feita de acordo com o seguinte esquema:
-
os brotos horizontais são cortados até o galho mais poderoso crescendo verticalmente;
-
os rebentos que crescem para baixo e profundamente na copa são removidos;
-
cortar as pontas dos galhos, estragados por pragas ou pelo frio;
-
todos os ramos com menos de 30 cm de comprimento também estão sujeitos a remoção.
Rejuvenescedor
Os brotos de plantas maduras geralmente são cortados para rejuvenescê-los. Nesta fase, são cortados todos os ramos velhos não frutíferos, que não dão uma colheita, mas ao mesmo tempo tiram do mato uma grande proporção de macro e microelementos úteis para o seu crescimento. Após a poda rejuvenescedora, novos ramos começam a crescer ativamente com o início da primavera e dão uma grande colheita.
Fertilização
No outono, qualquer safra de frutas silvestres requer alimentação adicional. O objetivo da aplicação de fertilização com nutrientes durante este período é ajudar os mirtilos a lidar bem com o inverno e estabelecer brotos jovens para a estação de crescimento subsequente.
Fertilize mirtilos a partir dos 2 anos. Nos meses de outono, as composições com potássio e fósforo dão um bom efeito, tal cobertura melhora significativamente o sabor das bagas. Ao mesmo tempo, 50 g de superfosfato e sulfato de potássio são normalmente usados para cada arbusto, monofosfato de potássio e sulfato de potássio dão um bom resultado.
Como opção, você pode alimentar a cultura do mato com composições minerais prontas, você pode comprá-los em qualquer loja para jardineiros e jardineiros. Deve-se dar preferência aos preparados para urze - eles são adequados não apenas para mirtilos, mas também para cranberries, viburnum, lingonberries, são usados para fertilizar rododendros, hortênsias e azaléias. Eles contêm um complexo equilibrado de minerais, bem como um acidificante do solo.
Para esta cultura, as seguintes composições são as mais procuradas.
-
Florovit - o preparado é especialmente elaborado para a melhor frutificação do mirtilo e, além dos minerais básicos, contém cobre, magnésio, zinco e ferro.
-
Bona forte - composição para mirtilos e muitas outras frutas silvestres. Esta é uma droga de ação prolongada, basta adicioná-la uma vez ao ano.
-
"Bom poder" - adequado para mirtilos e outros arbustos de bagas.
Além da cobertura, é muito importante acidificar o solo no outono. Substratos neutros e alcalinos não são adequados para mirtilos. Desenvolve-se melhor a um pH de 4-5.
Se os parâmetros de acidez forem excedidos, os mirtilos começarão a doer. Microrganismos, sais e minerais do solo serão inacessíveis a ele, uma vez que em um ambiente alcalino, as plantas deixam de absorver minerais úteis.
Como resultado, todos os processos de crescimento são suspensos e aumenta o risco de desenvolver clorose, requeima, podridão negra, câncer do caule e outras doenças perigosas.
Para acidificar o solo, você precisa adicionar soluções especiais ao solo.
À base de ácido acético - 100 ml de vinagre de vinagre de mesa a 9% são diluídos em um balde de água e consumidos a uma taxa de 10 litros por 3 m2 de baga.
Com base em ácido cítrico - 1 colher de chá. limões dissolvem 4 litros de água quente e derramam o solo pré-umedecido da zona próxima ao tronco a uma taxa de 3 litros de composição diluída por 1 m2 de área de aterrissagem.
Alguns jardineiros usam eletrólito para baterias de ácido ou ácido sulfúrico concentrado. No entanto, em ambos os casos, um teste de pH deve primeiro ser realizado para determinar a dosagem exata dos medicamentos.
Na vida cotidiana, essa não é a forma mais conveniente, pois requer conhecimentos e habilidades especiais. Se a dosagem for ligeiramente excedida, a planta morrerá rapidamente.
Mulching
É muito importante cobrir qualquer planta. Essa medida ajuda a reduzir o crescimento de ervas daninhas, reter a umidade do solo e amenizar as oscilações de temperatura. No outono, a casca de pinheiro triturada ou agulhas de coníferas são usadas como cobertura morta, com menos frequência palha e serragem são usados. A camada protetora é colocada com uma espessura de 7-10 cm, a cada ano ela é aumentada em mais 5 cm.
Alternativamente, você pode usar folhas caídas. Durante o inverno, eles se acasalam e na primavera começam a funcionar como fertilizantes valiosos. Se você usar adubo verde ou cortar grama como cobertura morta, toda a massa da planta deve primeiro ser picada. Mas o material sintético de cobertura para mirtilos é indesejável, se o inverno for quente - as raízes da planta começarão a apodrecer.
Rega
Com o início do outono, a quantidade e o volume da irrigação são reduzidos. Se chover lá fora, eles cancelam completamente. Para regar mirtilos, água ácida com um pH de 4-5 unidades é adequada. A solução mais eficaz é obtida a partir do cálculo de 1 colher de chá. ácido cítrico em um balde de água.
2-3 semanas antes da primeira geada, é importante realizar a irrigação com água, ela irá proteger as raízes do congelamento. É melhor regar o fruto com um divisor - isto irá evitar a erosão do substrato e expor as raízes. A quantidade de água deve saturar completamente a camada de solo em 40-45 cm de umidade.Em média, uma planta de 3-4 anos precisará de 2 baldes de água.
Dependendo das condições meteorológicas regionais, o tempo de tal irrigação varia. Na faixa central e intermediária, ocorre com mais frequência na segunda metade de setembro, no sul da Rússia - na primeira década de outubro. Nas regiões do norte, é melhor realizar a irrigação com cobrança de água logo no início do primeiro mês de outono.
Tratamento contra doenças e pragas
Como qualquer outra safra de frutas e bagas, os mirtilos são frequentemente infestados de fungos e parasitas. Eles podem causar doenças graves da baga.
Câncer de tronco - o inimigo mais comum dos mirtilos, que afeta as plantas, independentemente das zonas climáticas e características varietais da planta. O agente causador toca o broto e destrói completamente a casca.
Caule encolhendo - manifesta-se pelo aparecimento de manchas convexas no caule.
Mancha de folha dupla - neste caso, aparecem nas lâminas das folhas manchas cinzentas escuras com rebordos bordô.
Antracnose - causa muitas manchas marrons, cobrem folhas, caules e até bagas. Esse fungo impossibilita a preservação da cultura.
A atividade dos patógenos também costuma levar à decomposição das raízes do caule e à requeima. A maioria dessas doenças se faz sentir no início da primavera, em temperaturas de 0 a 10 graus, assim que a neve derrete. Neste momento, a planta ainda está inativa, não entra na época de cultivo e por isso praticamente não resiste.
Para não dar chance às pragas, mesmo na queda, após a queda das folhas, é necessário processar o fruto para evitar lesões. Isso requer drogas sistêmicas que penetram nas células - o agente "Skor" é mais eficaz.
Se durante a estação de crescimento a planta encontrar manchas de diferentes tipos, fungicidas de contato devem ser usados antes da hibernação. - eliminam micélios e esporos da superfície. Para a prevenção de infecções fúngicas, bacterianas e virais das folhas, sistema radicular e tronco no outono, utiliza-se sulfato líquido de bordeaux, ferro ou cobre.
Abrigo
Os mirtilos podem ser classificados como culturas resistentes ao frio; eles toleram facilmente geadas de até -20 graus. No entanto, se a região é caracterizada por invernos rigorosos, é melhor isolar os arbustos. Além do mais, a taxa de sobrevivência dos mirtilos é significativamente reduzida se o inverno for sem neve. Por isso, nas regiões centro e norte, os jardineiros experientes são aconselhados a fazer sempre um abrigo de inverno.
O aquecimento é realizado em etapas.
Antes do início da geada, os brotos são cuidadosamente esticados e dobrados ao solo. Para que não subam, são amarrados com barbante ou fixados com grampos especiais.
Assim que chegar o primeiro tempo frio, os mirtilos devem ser imediatamente cobertos com estopa ou fiapo. Não se pode tirar um filme para isso, pois nessas condições a planta apodrece e fica suscetível a infecções fúngicas.
Quando a primeira neve cair, ela deve ser jogada por cima do arbusto ao máximo. Isso criará um isolamento adicional e, além disso, fornecerá à planta a umidade necessária na primavera.
Preparando-se para o inverno em diferentes regiões
Na Rússia, a região de Moscou é considerada o melhor lugar para o cultivo de morangos, embora mesmo lá o inverno seja bastante rigoroso. Portanto, você não deve negligenciar um abrigo quente. Os arbustos devem ser dobrados ao solo, cobertos com uma lona ou cobertos com ramos de pinheiro.
Nos Urais e na Sibéria, usam-se variedades especializadas de mirtilos, adaptadas para áreas frias. É melhor plantar variedades híbridas lá - "Canadian Nectarnaya", bem como "Wonderful" ou "Taiga Beauty". Os arbustos deste mirtilo podem crescer até 80-90 cm, distinguem-se pela elevada resistência à geada.
Todo o trabalho preparatório em setembro-outubro é realizado de maneira típica. Lá, não é necessário abrigo para o inverno, bastará cobrir o mato de neve, até porque a precipitação cai abundantemente nesses locais.
O clima das regiões do Volga não é adequado para o cultivo de mirtilos. Portanto, aqui eles se contentam com frutas importadas, e os próprios arbustos não são plantados.
Erros comuns
Apesar do fato de que os mirtilos são uma planta muito despretensiosa para cuidar, muitos residentes de verão cuidam dela incorretamente. Isso diminui o rendimento geral e degrada as características nutricionais da fruta.
Listamos os erros mais comuns no cuidado dessa cultura no país.
-
Rega excessiva - leva ao alagamento do solo. O resultado dessa irrigação é a falta de oxigênio, as raízes sofrem com isso e, portanto, costumam congelar no inverno.
-
Excedendo a concentração limite de ácido acético ou cítrico. Isso causa a morte do fungo micorriza, que é importante para a assimilação completa de todos os macro e microelementos.
-
Espessamento excessivo da copa ou plantio de arbusto na sombra - provoca uma deterioração do sabor da fruta e diminui a resistência da planta às infecções.
-
Evitando fertilizantes nutritivos - conduz à deterioração das características decorativas do arbusto, esmagamento dos bagos e diminuição do volume de frutificação.
-
Uso de substâncias orgânicas como suplementos nutricionais - isso reduz significativamente o rendimento.
-
Afrouxamento impróprio - o afrouxamento do substrato a uma profundidade muito grande causa danos ao sistema radicular da cultura, que está localizado próximo ao solo. Portanto, o afrouxamento no outono não é permitido mais do que 2-3 cm.
O comentário foi enviado com sucesso.