Tudo sobre nabos

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Colheita e armazenamento de safras

Era uma vez, nenhum banquete poderia ser imaginado sem esta raiz vegetal. Atualmente, pouca gente conhece o nabo, e em vão, já que essa planta esquecida imerecida é uma concentração de elementos úteis.

Se cultivar no seu próprio jardim de acordo com as tecnologias utilizadas na produção de produtos biológicos, poderá obter um produto amigo do ambiente útil para crianças e adultos. Nem todos irão gostar de acordo com seu paladar, mas o uso regular do produto terá um efeito benéfico sobre a saúde, a aparência e o bem-estar.

Descrição

O nabo (ou nabo forrageiro) é uma planta vegetal cultivada em climas temperados, na maioria dos casos para a alimentação do gado. Seu rendimento médio varia de 6 a 8 toneladas de matéria seca por hectare. Em boas condições, pode render até 100 toneladas de raízes por hectare e até 150 toneladas de folhas. Algumas raízes podem pesar mais de um quilo. Em alguns casos, a cultura do nabo é alimentada com a raiz: em primeiro lugar, às vacas (comem as folhas e a parte aérea das raízes), depois aos porcos (arrancam as restantes raízes).

Grandes fazendas na Inglaterra, Dinamarca, Alemanha, Austrália, Canadá e Estados Unidos da América foram alocadas para nabos.

A raiz colhida parece uma bola, pode ter a forma de um cilindro ou ter uma forma arredondada-alongada. A cor pode ser branca, roxa, amarela. Sente-se bem em solos franco-arenosos e arenosos sod-podzólicos. Além de depósitos especiais de hortaliças, a safra pode ser armazenada dobrada em forma de pilha longa (pilha) ou em cova cavada no campo, protegida do gelo e da chuva com lona, ​​tampo ou palha.

O nabo forrageiro contém açúcar (prevalece a glicose), proteínas, lipídios, uma massa de sais minerais (magnésio, zinco, cálcio, potássio, manganês, fósforo, ferro), muitas vitaminas (especialmente C, B1, B2, PP), em pequena quantidade de celulose e beta-caroteno. A vitamina C está presente nas folhas jovens. Existem variedades que não só são adequadas para o consumo humano, mas também deliciosas. O cultivo de nabos é tão fácil quanto o cultivo de rabanetes, nabos e rabanetes. Para consumo no verão, são semeadas no início da primavera, para marcação de inverno - este é o início de julho. É usado cru ralado em saladas e cozido para purês de vegetais ou ensopados.

Na Grã-Bretanha do século 18, um político Whig de alto escalão Charles Townshend (mais frequentemente conhecido como Turnip Townshend por causa de seu forte interesse na agricultura) promoveu o uso de nabos em uma rotação de culturas de quatro anos especialmente projetada, devido ao seu alto rendimento e valor energético, rápido crescimento e desenvolvimento, despretensão e possibilidade de utilização da cultura para gado em pé. Nos métodos populares de melhoria da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento, baseados na experiência de muitas gerações, o nabo forrageiro é praticado como laxante, suprimindo o desenvolvimento de processos inflamatórios, diuréticos e expectorantes. O suco de nabo forrageiro com mel é utilizado no tratamento de doenças gastrointestinais e como estimulante do funcionamento do coração.

O uso de tubérculos tem um efeito curativo na gastrite hipoácida, síndrome do intestino irritável, distúrbios funcionais do trato biliar e distúrbios de esvaziamento intestinal.

Tipos e variedades

No momento, existem muitas variedades e variedades desta planta que podem ser consumidas. Diferenças: na forma, cor da polpa, sabor e composição. Certas variedades contêm mais oligoelementos, mas é difícil obter uma boa colheita. Certas variedades caracterizam-se pelo facto de darem uma excelente colheita, a qual também se conserva de forma excelente. Os nabos forrageiros são divididos em 2 tipos: esta é uma variedade de polpa amarela, que geralmente é chamada de "carne amarela", ou uma variedade de nabo de polpa branca - "carne branca".

Vamos falar sobre variedades populares de nabos forrageiros que podem ser cultivados em nosso país.

  • Ostersundomsky. Uma cultivar com caule subdesenvolvido e folhas verdes semi-elevadas em pecíolos roxos. A parte superior da raiz alongada é roxa e a parte inferior é branca. O nabo está enterrado na metade do comprimento do solo e está fortemente coberto de raízes, por isso é arrancado com esforço. O sabor da polpa branca é médio, possui um amargor.
  • De cabeça violeta amarela. As copas dos arbustos são subdesenvolvidas. A cor das folhas levantadas é verde intenso e os cortes são roxos. Uma cultura de raiz com núcleo amarelo, apresenta forma arredondada-achatada, púrpura escura na parte superior e amarela na parte inferior. É retirado do solo com bastante liberdade. O sabor é totalmente adequado para o consumo, a variedade não difere em suculência.
  • Ruivo, tem formato arredondado de tamanho médio, o vegetal tem esse nome pela sua cor. Tem uma forma ligeiramente achatada, tem uma cor púrpura escura em volta dos topos, caso contrário é de cor clara. É muito fácil de extrair do solo, não tem sabor amargo, mas a polpa é um pouco seca para saladas, a variedade é indicada principalmente para cozinhar pratos de vegetais.
  • Nabo Long Bortfeld - o desenvolvimento das copas é fraco, as folhas têm uma cor verde suculenta. O tamanho é grande. Com os devidos cuidados, as raízes são maciças e fortes. No interior o vegetal é amarelo, suculento, de bom gosto. Refere-se às variedades de mesa. Devido às raízes altamente desenvolvidas, a colheita é mais difícil.
  • Tankard Yellow - nabo forrageiro com copas maduras, luxuosas e em pé. A forma alongada do vegetal na fase de maturidade rasteja para fora do solo e não resiste a ser arrancada. A polpa tem coloração amarela, bastante suculenta, adequada para uso na mesa.
  • Grayson - a variedade apresenta folhas grandes e eretas, de cor amarela e verde. Os topos são suculentos. As raízes são arredondadas, ligeiramente achatadas, com casca escamosa. Devido às raízes subdesenvolvidas, é fácil arrancar as raízes. A polpa apresenta coloração amarelada, não suculenta. É usado como feed.
  • Bola branca de nabo - o nome corresponde à sua forma, o vegetal tem uma forma esférica que raramente se encontra. A polpa do vegetal é branca, suculenta. Do lado de fora, a raiz da colheita é de cor roxa. Assenta bem no chão, mas arranca sem problemas. Criada por criadores há relativamente pouco tempo, a variedade ganhou considerável popularidade por seu grande tamanho e excelentes características de sabor.
  • Nabos de seis semanas - os topos são sólidos, o caule é grosso. As raízes são achatadas, brancas, quando finalmente amadurecem, elas próprias "saltam" do solo. A cor da fruta é clara, a polpa é branca, suculenta e é prática para as necessidades de mesa. A variedade vai bem com vegetais em saladas.

Aterrissagem

Mesmo um plantador de vegetais novato é capaz de plantar e cultivar nabos forrageiros em seu jardim, já que este vegetal é completamente pouco exigente. Você pode plantar sementes diretamente no jardim ou cultivar uma planta através de mudas:

  • a semeadura direta é realizada nos últimos dias de abril ou maio;
  • datas de semeadura ideais para culturas de hortaliças para mudas são os primeiros 10 dias de abril.

Método de muda

O nabo forrageiro tem sementes muito pequenas, por conveniência, no momento do plantio, misturam-se à areia seca do rio. A semeadura é realizada em recipiente com solo solto, previamente irrigado com água morna. Quando as sementes estão nos recipientes, são borrifadas com uma fina camada de areia e novamente irrigadas com um borrifador. Em seguida, eles cobrem com vidro ou filme de polietileno e colocam no fogo. Depois que os brotos aparecem, os mais fortes ficam e o resto é beliscado.

Não é segredo que todas as culturas pertencentes à família do repolho são difíceis de transplantar, a este respeito, é aconselhável semear em taças individuais de turfa prensada, para não fazer uma colheita, mas sim plantar as plantas directamente no solo. com copos.

Semeando nabos forrageiros no jardim

Não se apresse para plantar o vegetal ao ar livre. Se a geada atingir, suas plantações morrerão completamente, então a época ideal para plantar jovens é nos últimos 10 dias de maio ou início de junho. Todas as raízes adoram solo úmido, os nabos forrageiros não são exceção, escolhemos um local para isso em uma planície com sombra clara. É bom se vegetais como beterraba, alface ou cereais cresceram neste local antes dele. Você não deve plantar nabos na área onde a couve ou qualquer outra plantação de couve crescia antes dela. Os esporos de doenças características desses vegetais se acumulam no solo e as pragas de insetos se concentram. Esta plantação de vegetais adora argila e cresce bem em solos podzólicos de grama. É preciso que o terreno para plantio seja preparado no outono. Ao cavar, é necessário adicionar por 1 m2:

  • húmus;
  • 200 g de cinza de madeira;
  • 100 g de azophoska.

Você não deve adicionar esterco de vaca fresco ou fezes de galinha, pois isso afetará negativamente os vegetais - o sabor e a cor mudarão e a pele irá rachar.

Guia passo a passo para o plantio de nabos forrageiros:

  • no canteiro, no momento do plantio, é necessário fazer covas com distância de 25 cm;
  • manter uma distância de 50 cm entre as linhas;
  • remova cuidadosamente as mudas dos copos e plante-as nos buracos junto com um pedaço de terra;
  • se o nabo forrageiro foi plantado em taças de turfa, não há necessidade de retirar as plantas, elas são plantadas diretamente com vasilhas;
  • após o plantio das mudas, o canteiro do jardim deve ser regado com água morna e polvilhado com cobertura de turfa.

Cuidado

Requer irrigação constante dos canteiros, remoção de ervas daninhas, aplicação de fertilizantes nutritivos, afrouxamento após irrigação ou chuva.

Rega

A rega dos nabos forrageiros é necessária em abundância, porém, a água não deve lavar a terra da parte superior da hortaliça, pois isso a torna verde e perde seu valor nutritivo. O consumo de água na fase inicial de crescimento é de 5-6 litros por m2 de jardim, e a partir da fase de formação das raízes, a taxa deve ser reduzida para 3-4 litros por m2. A frequência da irrigação é de 1 a 2 vezes a cada 7 dias, mas o clima é capaz de fazer ajustes na programação.

Top curativo

A fertilização de nabos forrageiros é tão importante quanto a irrigação adequada. Para todo o verão, 2 curativos adicionais são suficientes.

  • No início de junho, após o plantio das plantas no canteiro, procede-se à alimentação com matéria orgânica: excrementos de galinha na proporção de 1: 20 ou húmus na proporção de 1: 10.
  • Em julho, quando os frutos começam a se formar, a mesma composição é complementada com 30 g de superfosfato. Dá açúcar às raízes.

A cobertura deve ser aplicada exclusivamente em solo úmido, o que permite que os nutrientes escoem rapidamente para as raízes da planta. Se o solo em que o nabo forrageiro é plantado tem alto índice de fertilidade, os fertilizantes podem ser omitidos.

Reprodução

O nabo é uma planta bienal. No primeiro ano, forma raízes e as sementes nascem no segundo ano. Para a reprodução, é selecionada uma cultura de raízes cultivadas no primeiro ano de existência, preservada da mesma forma que as hortaliças para consumo, apenas separadamente. No ano seguinte, ele é plantado no jardim assim que a terra estiver pronta, quando ela esquenta, os caroços param de grudar. Para o cultivo, escolha um local com solo fértil e solto.

Após 3 meses, começa a floração, aparecem flores amarelas de 4 pétalas, características da família das crucíferas. Após a floração, a planta forma uma vagem alongada. A coleta de testículos (frutos) é realizada conforme o amadurecimento, que na planta é desprovido de uniformidade. As sementes de nabo são pequenas, redondo-ovais, pretas ou castanho-avermelhadas. Os frutos são cortados antes de cair e secos, dispostos em camada fina em local bem ventilado.

As sementes coletadas são armazenadas em sacos de tecido ou em um recipiente com tampa hermética.

Doenças e pragas

Todas as culturas da família do repolho são suscetíveis a várias doenças. Em particular, é necessário destacar a bacteriose vascular, mosaico do repolho, perna preta, quilha. Os insetos pragas também têm uma fraqueza por esta família. Entre os insetos mais perigosos estão as moscas do repolho e do broto, pulgas onduladas e crucíferas, traças do repolho, pulgões, percevejos, percevejos e besouros das flores.

Como lidar com essas doenças e parasitas:

  • é necessário para processar plantações com produtos químicos - Benomil, Quadris, Fitosporin;
  • contra pragas, existem produtos químicos especializados projetados para destruir insetos nocivos, como Iskra, Thiamethoxam, Actellik.

Se você seguir as regras de rotação de culturas, poderá se proteger contra muitos problemas associados a danos às plantas por doenças e parasitas.

Colheita e armazenamento de safras

O período de maturação dos nabos forrageiros a partir do momento da semeadura é de aproximadamente 24 semanas. Quando a cultura da raiz atinge o estado de maturação técnica, as folhas inferiores dos arbustos ficam amarelas, murcham e ressecam. Se a semeadura foi realizada na primavera, a colheita é realizada a partir dos últimos dias de junho durante o amadurecimento. Esses vegetais de raiz não duram muito tempo. As raízes que podem ser armazenadas no inverno, levando em consideração a variedade, são colhidas em setembro ou outubro. Não se esqueça que não devem congelar, porque à temperatura de -6 ° C ficam flácidos e pioram muito.

No processo de colheita, os arbustos devem ser arrancados ou pré-escavados. É necessário retirar os restos de terra das hortaliças e cortar as pontas, ao mesmo tempo, o comprimento dos pedaços restantes deve ser de aproximadamente 20 milímetros. As raízes devem ser colocadas sob um dossel para secar. Guarde apenas vegetais saudáveis, inteiros e secos; eles não devem ser danificados ou afetados por insetos ou doenças prejudiciais.

Para armazenar nabos ração, é necessário escolher um local de armazenamento bastante fresco (de 0 a 2 graus), além disso, o nível de umidade deve ser de 85% a 90%. Os vegetais devem ser colocados sobre um piso de tábuas. Se desejar, você pode cavar uma vala com cerca de um metro de profundidade na área de sul a norte, colocar os vegetais coletados nela e, em seguida, polvilhar com turfa ou solo seco e cobri-los com material impermeável por cima.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário