O que é ameixa espinhosa e como crescer uma árvore?
Ternosplum é uma árvore frutífera bastante incomum. Como o nome indica, é um híbrido de abrunheiro e ameixa. A planta é bastante resistente, por isso não é difícil cultivá-la em seu local.
descrição geral
Por muito tempo, esta planta foi considerada uma variedade de abrunheiro. Seus frutos diferem das ameixas comuns apenas por um sabor mais doce. Os ramos do arbusto crescem até 3-4 metros de altura. Eles são cobertos por folhas pequenas e alongadas. Na primavera, o arbusto é decorado com flores claras, e então a planta fica muito bonita.
Durante o período de frutificação, frutos grandes e escuros aparecem na árvore. Há um osso dentro de cada fruta. As bagas em si são saborosas, mas bastante ácidas. As características de sabor das bagas dependem de quão cedo foram colhidas. Quanto mais tempo a fruta amadurece, mais doce é o sabor.
O abrunheiro possui muitas características positivas que herdou da ameixa e da espiga.
- Fertilidade. Os frutos azedos aparecem na árvore no final do verão. Eles geralmente são colhidos no outono. Bagas deliciosas podem ficar penduradas na árvore até o início da geada. Isso só vai melhorar seu sabor.
- Resistência à geada. Ternovka é resistente à geada. Portanto, pode ser cultivado com segurança mesmo nas regiões frias do país. A planta é capaz de resistir a mudanças bruscas de temperatura, bem como se recuperar do congelamento do sistema radicular.
- Resistente à seca. O abrunheiro também não tem medo do calor. Ela não precisa de cuidados adicionais no tempo seco. A superfície do tronco não é danificada pelo sol ou rachada.
Em geral, a ameixa espinhosa é uma planta muito forte e resistente que pode crescer mesmo nas condições mais inadequadas. O arbusto cresce muito rapidamente e já nos primeiros anos após o plantio agrada aos proprietários do local com uma excelente colheita.
Variedades populares
Tendo decidido plantar abrunheiro no seu sítio, vale a pena escolher a variedade mais adequada. As mais populares são as seguintes variedades de ameixa espinhosa.
- Burluksky. Esta variedade de ameixas espinhosas é considerada uma das mais produtivas. Seus frutos amadurecem em setembro. As bagas que crescem nos ramos do arbusto são escuras e grandes. A própria planta enraíza-se bem no jardim. É bom tanto ao sol como à sombra.
- "Grande frutado". Como o nome indica, a principal diferença entre esta variedade são os frutos grandes. Um bom jardineiro pode colher cerca de 30 kg de uma safra em um arbusto. As bagas são geralmente colhidas no início do outono.
- "Uzbeque". Esta variedade de ameixas espinhosas dá frutos durante todo o mês de setembro. As bagas são de cor púrpura profunda. Seu sabor é agradável, não muito ácido.
- "Grande frutado cedo." A principal diferença entre esta variedade é que os arbustos começam a dar frutos cedo o suficiente. Deliciosas frutas podem ser colhidas no final de agosto. Ao mesmo tempo, a planta não tem um alto rendimento. Esse abrunheiro é ótimo para o cultivo na região de Moscou.
- "Outono". Esta variedade de abrunheiro é de maturação tardia. Nos arbustos crescem bagas alongadas com pele escura e polpa verde suculenta. Para desfrutar das deliciosas frutas, elas devem ser colhidas na segunda metade do outono.
- "Solyanovsky". Este é um dos melhores híbridos. O espinho do jardim é resistente à geada e à seca. O arbusto dá excelentes frutos. Os frutos silvestres colhidos apresentam um sabor agradável com ligeiras notas de acidez.
- "Superabundante". Um arbusto curto dá frutos bem e não precisa de cuidados especiais. As bagas aparecem muito cedo. Eles começam a escurecer quase imediatamente. Você precisa começar a colher quando eles ficarem quase pretos. Nesta altura, os frutos silvestres já estarão saborosos e macios.
Em um local, você pode plantar não uma, mas várias variedades diferentes de ameixas espinhosas.
Aterrissagem
Para que as mudas jovens criem raízes no local, elas devem ser plantadas de maneira adequada. O processo de plantio da ameixa espinhosa consiste nas seguintes etapas.
- Primeiro você precisa preparar o site. É necessário cavar um ou mais buracos de tamanho adequado. A distância entre eles deve ser de 5 metros.
- Despeje 5 kg de húmus em cada poço e adicione um copo de cinza de madeira seca. Além disso, você pode adicionar uma pequena quantidade de fertilizantes minerais lá. Normalmente, os jardineiros adicionam 40 gramas de sulfato de potássio a cada poço, bem como 100 gramas de superfosfato.
- Além disso, uma pequena quantidade de terra é despejada no poço. Como resultado, deve estar meio cheio. Se tudo for feito corretamente, as raízes da muda não entrarão em contato com os fertilizantes.
- As plantas jovens devem ser imersas em covas preparadas. Suas raízes devem ser cuidadosamente endireitadas e, em seguida, cobertas com terra. O solo ao redor do tronco deve estar bem compactado.
- Em seguida, a planta jovem deve ser regada. Recomenda-se colocar uma camada densa de cobertura morta ao redor do tronco. Isso ajudará a reter a umidade no solo e também a proteger a planta contra ervas daninhas.
Após o plantio, a copa de uma muda jovem deve ser cortada imediatamente. No total, sua altura não deve ultrapassar 80 centímetros.
As nuances do cuidado
Ternoslum é uma planta bastante despretensiosa. Portanto, não necessita de cuidados especiais. No processo de cultivo de um arbusto, vale lembrar os seguintes procedimentos.
Top curativo
Como o solo é abundantemente fertilizado no plantio de uma árvore, o abrunheiro não precisa de alimentação adicional nos primeiros anos de vida. Pela primeira vez, os fertilizantes são aplicados no solo apenas no terceiro ano de vida do mato.
No futuro, as plantas serão alimentadas de forma estável uma vez por ano. Normalmente, esse procedimento é realizado no meio do outono. Estrume podre é usado para alimentar o abrunheiro.
Antes de fertilizar, os jardineiros sempre escavam bem o solo e também removem todas as ervas daninhas do local. Depois de concluído este procedimento, o solo próximo ao tronco é coberto com palha seca, serragem ou folhagem velha.
Rega
Nos primeiros meses após o plantio, as plantas precisam ser regadas. Isso geralmente é feito uma ou duas vezes por semana. A frequência da rega depende do clima. Se o solo permanecer úmido após a chuva, não regue mais.
Ternosplum é tolerante à seca, então você não precisa regá-lo com muita frequência. Uma curta seca não pode fazer muito mal a uma planta jovem.
Poda
Como muitas outras plantas no jardim, a ameixa espinhosa também precisa de poda oportuna. Este procedimento ajuda a prevenir o forte crescimento dos brotos. Portanto, o arbusto dá frutos bem, e seus frutos no outono são fáceis de colher dos galhos.
Recomenda-se podar a planta três vezes ao ano. Pela primeira vez, todos os galhos desnecessários são removidos do mato no final de março. A planta é então podada no final de junho e no outono. Existem várias variações deste procedimento.
- Sanitário. O processo de poda remove todos os ramos secos ou danificados. Isso ajuda a melhorar a saúde da árvore, além de prolongar sua vida útil. Para que a planta frutifique melhor na próxima temporada, alguns de seus ramos precisam ser encurtados ainda mais.
- Desbaste. Vale a pena realizar este procedimento se os ramos da planta interferirem fortemente uns nos outros. Nesse momento, a maioria dos brotos é removida. Nesta fase, os jardineiros deixam apenas 4-5 ramos principais. Essa poda pode aumentar significativamente o rendimento do arbusto.
- Formando. Esse procedimento é realizado nos primeiros anos após o plantio da mata. O corte correto fará com que pareça mais organizado.
Vale lembrar que a ameixa espinhosa se recupera muito rapidamente após a poda. Portanto, os jardineiros não precisam ter medo de remover o excesso de vegetação do mato.
Wintering
Ternovka é uma planta resistente ao inverno, por isso não tem medo do frio. O perigo para a planta não é a geada, mas os roedores, que danificam a casca das árvores. Portanto, é necessário proteger o espinhoso deles.
O tronco do arbusto é geralmente envolto em uma densa camada de agrofibra ou coberto com material de cobertura.
Reprodução
Agora, existem várias maneiras de criar ameixa espinhosa. Os mais populares são dois métodos principais.
- Reprodução por mudas. Na maioria das vezes, os jardineiros usam brotos de raízes jovens para propagar arbustos. Os brotos fortes são retirados com antecedência. Isso pode ser feito no outono e na primavera. As mudas escavadas são examinadas cuidadosamente. Se eles têm um sistema radicular bem desenvolvido, eles são imediatamente transplantados para um novo local. Caso contrário, os brotos são cuidadosamente cortados e colocados em solo nutritivo por vários meses.
- Por método de vacinação. O primeiro passo é selecionar uma planta para a qual você pode enxertar o abrunheiro. Ameixas ou cerejas resistentes ao inverno podem ser usadas como caldo. Eles são enxertados em plantas espinhosas de acordo com o mesmo princípio que outras árvores frutíferas. Este método de propagação de plantas é ótimo para variedades raras.
Também existe um método de propagação de um arbusto por sementes, mas é bastante complexo e trabalhoso, por isso não é muito popular entre os jardineiros.
Doenças e pragas
Ternoslum não tem medo das doenças e pragas mais comuns. No entanto, existem doenças com as quais os jardineiros devem ser cautelosos.
- Podridão da fruta. Os principais sinais desta doença são a podridão dos frutos, bem como a murcha dos rebentos. Percebendo que a planta está infectada, deve-se tratá-la com sulfato de ferro ou cobre.
- Bolsos de ameixa. Esta doença fúngica também é bastante comum. O fruto da árvore infectada cresce e se deforma. Em alguns casos, os ossos não se formam por dentro. Não há cura para esta doença. Jardineiros novatos só podem ser ajudados por prevenção oportuna. Para que a planta não doa, deve-se tratar com uma mistura de bordeaux. Este produto é usado para proteger a árvore duas vezes por ano. Pela primeira vez, a ameixa espinhosa é pulverizada durante o período de floração. Na segunda vez, o procedimento é realizado durante o amadurecimento dos bagos.
- Nanismo. Em uma planta doente, as folhas são deformadas e os frutos são significativamente reduzidos em tamanho. A doença praticamente não tem cura. Portanto, as árvores infectadas devem ser removidas do local. Para evitar que a doença se espalhe no futuro, todas as ferramentas de jardim são completamente desinfetadas após o uso e os galhos e folhas são queimados.
Se você fizer tudo certo, a ameixa espinhosa não vai doer nem na primavera nem no verão.
Colheita e armazenamento
Recomenda-se colher os frutos depois de totalmente maduros. O tempo de colheita depende do clima e do tipo de planta.
A maioria dos jardineiros prefere armazenar as bagas para o inverno. Recomenda-se colocar as frutas em caixas ou recipientes convenientes. Eles não devem ser muito grandes. Como regra, as bagas são colocadas em uma caixa em duas camadas. As frutas colhidas para armazenamento devem estar ligeiramente verdes. Nesse caso, eles serão armazenados por muito mais tempo. Caixas com teimoso podem ser colocadas em uma sala fria ou adega. Lá, eles podem ser armazenados por vários meses.
As bagas a serem processadas devem ser colhidas depois de ficarem macias e suculentas. Eles podem ser secos, enlatados ou congelados. Após o processamento das bagas, sua vida útil aumenta significativamente.
Ternosplum é uma ótima opção de planta para uma pequena área ou grande jardim. Não necessita de cuidados especiais e agrada regularmente os seus proprietários com deliciosos frutos silvestres. Mesmo os jardineiros iniciantes podem cultivar ameixas espinhosas em seu site.
O comentário foi enviado com sucesso.