Cultivo de mirtilos de jardim na região de Moscou

Contente
  1. Variedades adequadas
  2. Quando e onde plantar?
  3. Tecnologia de pouso
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas

O arbusto de folha caduca com densas bagas azuis é cada vez mais encontrado em jardins na Rússia central. De uma baga selvagem, os mirtilos tornam-se uma iguaria que muitos jardineiros amadores cultivam em suas plantações. Nos últimos anos, surgiram muitas variedades de seleção cultural, que parecem ótimas no clima temperado e frio da região de Moscou.

As plantas enraízam-se bem nos jardins e proporcionam colheitas abundantes de bagas doces, mas de baixas calorias, com um sabor agradável e delicado.

Variedades adequadas

Mirtilos selvagens crescem em todo o vasto território da Eurásia, no continente da América do Norte, Islândia e Japão. O arbusto prefere lugares distantes o suficiente da civilização industrial e das megacidades. As variedades de cultura diferem em termos de entrada na frutificação, tamanho do arbusto, produção e sabor do fruto. De grande importância para os jardineiros são a despretensão, a resistência às geadas e às doenças, que também se diferenciam nas diferentes variedades de mirtilos.

Entre as variedades mais populares de mirtilos de jardim na região de Moscou, você pode prestar atenção a "Elliot", "Blurei", "Bonus", "Elizabeth", "Aurora", "Toro", "Spartan", "Flamingo" e "Duque". Ao comprar e escolher variedades de jardim, os jardineiros amadores devem entrar em contato com grandes viveiros especializados no cultivo de plantas raras que já se provaram no mercado de mudas.

A distribuição generalizada de mirtilos nos jardins da região de Moscou está em um estágio inicial, então as melhores mudas de variedades são raras.

A procura de frutos silvestres saudáveis ​​e saborosos é cada vez maior, e cada vez mais os proprietários de roças querem ver nas suas dachas este produto saboroso e muito saudável, também adequado para a alimentação dietética. Todos podem escolher a variedade mais adequada em termos de maturação e outras características.

  • "Elizabeth" - híbrido autopolinizador, que, na presença de outras variedades para polinização adicional, apresenta maior produtividade. Difere na resistência a muitas doenças, incluindo a requeima e podridão das raízes. Tolera geadas de inverno de até -30 graus, mas se desenvolve mal em solos arenosos, preferindo turfeiras. Os bagos são grandes, de cor azul claro, com um aroma agradável, mas muito tenros para uma conservação a longo prazo.
  • "Blukrop" - os arbustos desta variedade padrão para a faixa do meio crescem até 1,5-2 metros. A variedade de meia temporada é famosa por sua excelente adaptação a qualquer condição e é resistente a geadas severas de até -30-35 graus. A tolerância à seca, por outro lado, está ficando para trás em solos úmidos. Às vezes, os brotos jovens ficam doentes e precisam ser podados. O rendimento é muito elevado, não só pelo número de bagos, mas também pelo seu tamanho - até 2 cm de diâmetro. O sabor dos frutos azuis claros é lembrado pelo excelente aroma e leve adstringência.
  • "Duque" - variedade meados de cedo e vigorosa, cujos arbustos atingem 1,5-1,8 metros e formam numerosos rebentos laterais. A floração do arbusto começa tardiamente, o que garante a segurança dos ovários formados após a ameaça das geadas primaveris. A variedade não tolera lugares úmidos e frios em terras baixas, mas é resistente a temperaturas de inverno de até -34 graus. As bagas são adequadas para armazenamento e transporte, têm um sabor agridoce agradável.
  • "Aurora" - variedade de maturação tardia, traz regularmente rendimentos abundantes, principalmente com polinização cruzada no local. O híbrido é resistente à geada até -30 graus e tem uma longa estação de crescimento. Os arbustos crescem de pé, de altura média (até 1,4 metros) e se espalham. Os bagos desta variedade amadurecem no outono e distinguem-se por uma bela cor azul claro, um aroma brilhante e um doce sabor a sobremesa.

Eles toleram bem o transporte, são usados ​​frescos, congelados e processados.

  • "Raio azul" - variedade híbrida de meia estação, tolera geadas bem abaixo de -25 graus. Produz frutas por um longo período de tempo e prefere locais secos e ensolarados. Os frutos amadurecem em cachos curtos e comprimidos, com até 2 cm de diâmetro. O sabor é doce, aromático e memorável. O arbusto também pode ser plantado como planta ornamental, que muda a cor da folhagem para vermelho no início do outono.

Quando e onde plantar?

Os mirtilos são muito exigentes nas condições de cultivo e podem simplesmente morrer se o local e época de plantio, bem como as técnicas agrícolas, não forem adequados para eles. Para criar condições cómodas para o crescimento dos arbustos de mirtilo, trazendo rendimentos grandes e estáveis, deve primeiro se familiarizar com as regras de plantio e cuidados com ele, para que desde os primeiros dias de vida da planta no jardim não cometa erros irreparáveis .

Você precisa começar escolhendo mudas de alta qualidade adquiridas de produtores confiáveis, em grandes empreendimentos para o cultivo de material de plantio. Quando adquiridas, cada planta deve parecer saudável e ter um sistema radicular bem desenvolvido.

Ao mesmo tempo, você deve preparar um local para o plantio de mudas. Em condições naturais, os mirtilos preferem locais abertos e ensolarados localizados em elevações. A falta da quantidade necessária de iluminação tem um efeito prejudicial sobre a saúde e a produtividade das plantas. Ao mesmo tempo, um local suficientemente aberto, longe de árvores altas e sombras, não deve ser soprado pelo vento.

Portanto, no lado norte, o plantio de bagas deve ser idealmente fechado por uma parede de construção ou uma cerca sólida.

Outra razão para cultivar mirtilos de jardim longe das árvores frutíferas é a competição pela ingestão de água. O sistema radicular dos arbustos se desenvolve de tal forma que a maior parte das raízes fica na superfície do solo. Por isso, a planta não tem medo do excesso de água subterrânea, mas pode faltar a umidade das camadas superiores do solo.

Uma atenção especial deve ser dada ao momento do plantio de variedades de mirtilos de jardim. Com o plantio de outono das mudas da primeira safra, dá para esperar pelo próximo ano. Plantadas na primavera, as mudas não se enraízam bem e começam a dar frutos a partir do segundo ano de vida em local permanente. Mudas com sistema radicular aberto, plantadas no outono, têm tempo para criar raízes antes do início do frio do inverno e da estação de crescimento subsequente. A época de plantio das plantas em terreno aberto não importa muito se elas estiverem com sistema de raízes fechado.

Tecnologia de pouso

As plantas de mirtilos de jardim resistentes à seca devem ser plantadas em terreno aberto com boas qualidades de drenagem, uma vez que a água estagnada e o alagamento das camadas superiores da terra podem causar doenças e morte dos arbustos. Por esse motivo, o solo mais adequado para mirtilos em uma casa de verão são as turfeiras, que costumam ser encontradas na região de Moscou. Se o solo for constituído de camadas de argila, o local de plantio dos mirtilos deve ser especialmente preparado. Para isso, existem regras que são seguidas em uma sequência específica.

  • Cave buracos no solo de forma redonda ou quadrada, com 0,8-0,9 metros de tamanho, a uma profundidade de pelo menos 0,5 metros.
  • Para obter a camada de drenagem necessária, é necessário misturar solo fértil com serragem e casca de árvores coníferas, adicionando galhos picados e musgo.
  • Os fertilizantes minerais precisam ser aplicados na cova, com ênfase especial no conteúdo de enxofre e nitrogênio.
  • Para criar a acidez necessária do solo, cujo valor ideal para mirtilos é 4,5 pH, você pode adicionar vinagre de mesa ou solução de ácido cítrico ao solo para preenchimento. Para isso, também são utilizadas misturas especiais prontas. Devido ao aumento da acidez, as folhas das mudas podem ficar vermelhas antes mesmo do início do outono.

Depois de preparar os caroços, resta plantar as plantas corretamente, arrumando-as em fileiras. A distância entre arbustos para variedades altas é de 1,5 metros, e para os baixos - 1 metro. É necessário deixar corredores de até 2 metros de largura entre as linhas, independentemente do tipo de variedade de mirtilo. Uma planta é instalada no buraco, endireitando o sistema radicular, coberto com solo preparado e troncos de palha, regando abundantemente as mudas.

Cuidado

O mirtilo de jardim é considerado uma planta despretensiosa. Se as condições básicas de plantio forem atendidas e regras agrotécnicas simples forem seguidas, a planta vai deliciar os donos do local com frutos saborosos e saudáveis ​​por muitos anos.

Umedecimento do solo

Entre as características do cultivo de variedades híbridas de mirtilos, a rega é de grande importância. Após o plantio, é necessário aplicar água nas mudas a cada 2-3 dias, e nas plantas adultas, em média, 2 vezes por semana. No meio do calor do verão, você precisa regar as plantas com frequência e, em horários normais, umedecer regularmente o solo na zona das raízes. Durante os períodos particularmente secos do verão, é útil borrifar os mirtilos com água limpa antes do pôr do sol.

Cobertura, remoção de ervas daninhas e soltura

Imediatamente após o plantio das mudas na primavera, aplique cobertura morta ao redor do tronco. Para fazer isso, pegue serragem conífera, casca amassada ou agulhas caídas. Este material mulch deve estar podre. Essa proteção é necessária para raízes próximas à superfície do solo, pois ajuda a reter a umidade no solo.

Se, no entanto, as ervas daninhas brotam através da camada de cobertura morta, elas devem ser arrancadas regularmente, executando periodicamente um afrouxamento cuidadoso e superficial para não danificar o sistema radicular do mirtilo.

Cobertura e acidificação do solo

A singularidade da tecnologia agrícola no cuidado do mirtilo reside na necessidade de acidificação regular do solo ao redor dos arbustos, nos casos em que o terreno no local possui valores de pH neutros.

Jardineiros experientes sabem que, ao lutar contra a alcalinização do solo, não é necessário comprar produtos químicos, mas você pode usar os segredos populares de preparar uma solução ácida a partir de matérias-primas naturais.

Para isso, pegue ácido, ruibarbo e azeda, moa um grande cacho dessas plantas e prepare uma espécie de compota, que é infundida em 10 litros de água por 3 horas. Esta infusão pode ser derramada sobre mirtilos sem diluí-la em água. Você também pode usar ácido cítrico ou infundir um balde de água com um limão amassado.

A primeira aplicação de fertilizantes geralmente é feita 2 semanas após o plantio das mudas ou estacas. Para fazer isso, coloque uma colher de chá de sulfato de amônio, superfosfato e sulfato de potássio em um balde de água. 1 litro de solução é derramado sob cada arbusto, e depois de mais 2 semanas, você pode regar os arbustos com matéria orgânica diluída. No outono, os mirtilos são fertilizados com uma composição de fósforo e potássio.

Os mirtilos são alimentados 3 vezes ao longo da estação de crescimento. Nas lojas de jardineiros, são vendidos tipos especiais de fertilizantes minerais, onde tudo é balanceado para os mirtilos, inclusive com efeito acidificante. Os minerais para esta cultura podem ser encontrados em embalagens com os nomes Biopon, Planton, Florovit, Target e outros. Se na região de residência não for possível encontrar fertilizantes específicos para mirtilos, então o fertilizante composto para a planta de azaléia é semelhante em composição.

Poda

Pela primeira vez, os arbustos de mirtilo são cortados imediatamente após o plantio, encurtando os brotos laterais. As plantas adultas são podadas 2 vezes por ano. O principal procedimento de formação da coroa é realizado no meio da primavera, quando os brotos congelados, doentes e gastos do ano anterior são removidos. No outono, após o término da frutificação, é feita uma limpeza preliminar da planta dos galhos doentes, quebrados e não desenvolvidos.

Recomenda-se beliscar os rebentos anuais que começaram a crescer fortemente, o que contribui para o seu amadurecimento mais rápido. Na idade de 5 a 6 anos, os mirtilos de jardim são podados de maneira geral para formar a copa, que mais tarde se tornará a forma principal do arbusto.

Preparando-se para o inverno

A maioria das variedades de mirtilo resiste aos invernos rigorosos da região de Moscou, com temperaturas caindo para -30 graus. No entanto, é necessário cuidar das variedades de jardim, prepará-las para o inverno, protegê-las em caso de vento e sem neve.

Para proteger os arbustos, eles colocam arcos de metal ao longo das fileiras de plantio, jogando falsos tecidos ou estopa comum sobre eles. Essas barreiras realizam a tarefa de abrigo e isolamento adicionais.

Não devemos esquecer que a falta ou o excesso de acidez reduz drasticamente a resistência do mirtilo ao gelo, uma vez que as raízes estão deprimidas.

Doenças e pragas

Todas as variedades híbridas de mirtilos de jardim podem adoecer com tipos de doenças bacterianas, virais ou fúngicas características da cultura. O mofo cinzento infecta as plantas se elas forem enfraquecidas pelo excesso de umidade. Nesses casos, o tratamento será o dispositivo do sistema de drenagem e tratamento do caule com o medicamento “Eurapen”.

As mudas jovens às vezes ficam cobertas de manchas vermelhas inchadas, o que indica infecção por fisalosporose. A única maneira de combater a doença é aparar as áreas infectadas do caule. Os sinais de moniliose são expressos na folhagem caída da planta, e esta doença é tratada com a ajuda do medicamento universal "Topázio".

Doenças emergentes de mirtilos de jardim são tratadas pulverizando os arbustos com preparações inseticidas e fungicidas que lutam ativamente contra pulgões, besouros de flores e ácaros renais. O tratamento preventivo com líquido Bordeaux também funciona bem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário