Métodos de criação de mirtilo

Contente
  1. Como se reproduz na natureza?
  2. Estacas
  3. Dividindo o mato
  4. Como propagar por camadas?
  5. Como crescer a partir de sementes?

É improvável que os mirtilos possam ser chamados de um dos habitantes mais comuns de terrenos particulares, dachas e hortas. No entanto, quem conhece bem as propriedades benéficas desta baga, tenta plantar um arbusto e cuidar da sua renovação oportuna. Existem várias maneiras de criar mirtilos de jardim, cada uma com suas próprias características e, portanto, tanto apoiadores quanto oponentes. Por exemplo, os criadores preferem usar a variante generativa para reproduzir amostras com novas qualidades varietais. Já os jardineiros optam pelo método vegetativo.

Como se reproduz na natureza?

Analisando as peculiaridades da reprodução dos mirtilos em seu habitat natural, é necessário levar em consideração que se trata do representante mais resistente da numerosa família das urzes. Esta pequena planta verde-verão costuma viver até seu 100º aniversário. A propósito, nas regiões do norte os arbustos são muito mais curtos.

Outro ponto importante é que o fruto descrito pertence à categoria de plantas de difícil propagação vegetativa. Isso se deve principalmente à natureza exigente do arbusto. O fato é que para a distribuição ativa e o desenvolvimento dos mirtilos, são necessárias as condições mais constantes. E estamos falando principalmente sobre as condições de umidade e temperatura. Um fator igualmente importante é a duração do processo de enraizamento.

Em seu ambiente natural, os mirtilos se reproduzem normalmente, principalmente em locais caracterizados por alta umidade, invernos longos e verões curtos, mas quentes. Você pode encontrar arbustos com lindas frutas:

  • nos pântanos;

  • ao longo das margens de vários reservatórios;

  • nas terras altas;

  • nas terras baixas da tundra;

  • nas bordas de pinheiros e abetos, bem como florestas decíduas;

  • em regiões permafrost.

Como todas as outras plantas, este arbusto é capaz de se reproduzir vegetativamente e por sementes. Obviamente, para mirtilos silvestres na natureza, a segunda opção costuma ser relevante. Ao mesmo tempo, os arbustos podem crescer por camadas e se multiplicar por brotos de raízes.

Estacas

No momento, o método mais popular entre os jardineiros é o cultivo de mirtilos por meio de estacas. Existem duas maneiras de obter os resultados desejados. Quando se trata de material de plantio lignificado, ele é colhido no início da primavera. Se o jardineiro decidiu cortar o arbusto em regiões quentes, o período de colheita cai no final do período de inverno. Como regra, os mirtilos são podados no início da próxima estação quente. Este será o momento certo para formar espaços em branco para futuras mudas. O principal é que a planta-mãe está em repouso absoluto.

E você também pode criar uma baga que é única em suas propriedades e brotos, ou seja, as chamadas mudas verdes. Naturalmente, este método difere significativamente do anterior e possui uma série de características importantes. Mas, independentemente do método de estaca, deve-se lembrar que tal processo de propagação exigirá certo conhecimento, esforço e tempo.

Estacas lignificadas

A principal tarefa neste caso é preservar os brotos colhidos até que sejam plantados no solo. As estacas são geralmente amarradas em cachos e colocadas em uma geladeira doméstica comum. Uma alternativa pode ser uma adega especial para material de plantio. Nessa situação, as estacas são dispostas em camadas, entre as quais é colocada uma mistura de serragem e neve.

Os cortes são feitos em clima frio, levando-se em consideração que não deve haver problemas com o armazenamento do material. A temperatura ideal para futuras mudas é de +5 graus, mas é importante monitorar constantemente sua condição. O principal é que os brotos colhidos não sequem, mas também não fiquem mofados. Ao propagar a cultura do jardim em questão da maneira descrita, vários pontos-chave devem ser levados em consideração.

  1. Como os mirtilos são representativos das plantações de urze, eles requerem um solo ácido. Para os brotos com essa finalidade, você precisará preparar uma mistura de três partes de turfa e parte de areia de rio.

  2. O enraizamento pode ser feito em um recipiente separado (caixa, recipiente), que deverá ser preparado com antecedência e colocado na estufa. É necessário fazer furos no solo e substituir o solo extraído pela mistura previamente preparada.

  3. O plantio de brancos de futuras mudas é realizado cerca de um mês após o corte e armazenamento em condições adequadas. Ao podar as estacas, é importante ter em mente que em situações com mirtilos altos e pequenos, o comprimento dos brotos deve ser de 15 e 10 cm, respectivamente. Corte os cortes na parte inferior, sob o rim, obliquamente, e na parte superior - em linha reta, 2 centímetros acima do rim.

  4. É importante prestar atenção ao tempo que as plantas ficam na estufa. Se se trata de uma estada curta, será suficiente deixar intervalos de 5 cm entre os rebentos. Para estacas de crescimento mais longo em condições de estufa, o intervalo de plantio deve ser duplicado.

  5. As futuras mudas são colocadas no solo preparado da maneira acima, após o que são abundantemente regadas e cobertas com papel alumínio. É altamente recomendável fornecer isolamento adicional no topo desta estufa. É importante que o termômetro dentro da estrutura não caia abaixo de 26 graus. A rega do material plantado deve ser feita por aspersão. É a alta umidade e o calor que permitirão que você cresça mudas fortes e saudáveis. O principal é prevenir o aparecimento de focos de mofo e bolor.

As estacas lenhosas levarão cerca de dois meses para enraizar, após o que será seguro remover a cobertura. Depois disso, pela primeira vez, é necessário regar abundantemente as mudas já enraizadas.

Também é importante prestar atenção ao seu manuseio e aeração. A propósito, no local do primeiro plantio, a planta descrita é capaz de se desenvolver ativa e plenamente por vários anos. Com os devidos cuidados e prevenção de doenças típicas de mirtilos, os primeiros frutos podem ser esperados em 2-3 anos.

Material verde

Uma das principais características desse método é que as estacas são colhidas no verão e pela manhã. É importante que o futuro material de plantio não seque. É necessário arrancar os brotos corretamente, pois o chamado calcanhar deve permanecer intacto. É por isso que os cortes são arrancados, não cortados. Após separar o broto de 10 cm de comprimento do arbusto, é necessário retirar as folhas inferiores.

Para mudas verdes, é necessária uma mistura de liteira de coníferas podres e turfa. Para o desembarque, você pode adaptar cassetes ou recipientes individuais de pequeno volume. Eles são preenchidos com a mistura de solo preparada, e o broto é localizado no centro. Ao observar o espaçamento entre os brotos, é importante levar em consideração que as futuras mudas não devem se tocar com as folhas.

Tal como acontece com as estacas lignificadas, o material de plantio verde requer calor e umidade para enraizar. As folhas dos rebentos devem estar sempre ligeiramente húmidas. Para isso, são pulverizados periodicamente.

Se estamos falando de enraizamento de grandes plantações na área, então a solução racional seria usar instalações para nebulização.É estritamente proibido regar as mudas de mirtilo com água que contenha cloro.

Não é necessário abrigo adicional para a estufa, ao contrário do método anterior. Se o equilíbrio de temperatura e umidade for observado, as mudas verdes criarão raízes em 1-1,5 meses. No outono, os jovens são cobertos ou transferidos para uma sala ventilada. Com o início da primavera, os brotos são transplantados para recipientes maiores ou já no solo, enquanto o canteiro é apertado com um filme.

Ao escolher os brotos, deve-se dar preferência a espécimes desenvolvidos e fortes, nos quais crescem folhas saudáveis. Este método distingue-se pela sua simplicidade, uma vez que existem muitos rebentos necessários nos arbustos, são facilmente arrancados e não necessitam de ser armazenados por muito tempo em determinadas condições. Ao mesmo tempo, as estacas lenhosas criam raízes melhor, mas requerem mais cuidados.

Dividindo o mato

Este método de propagação é relevante para grandes arbustos de mirtilo com um sistema radicular forte e ramificado. Depois que a planta atinge o estágio apropriado de desenvolvimento, ela pode ser dividida nitidamente em várias partes, mesmo com uma pá. Esta opção será mais adequada para plantas de jardim de baixo crescimento. É importante cavar completamente o arbusto-mãe antes de dividir sem danificar as raízes.

Deve-se lembrar que essas manipulações são proibidas durante a época de floração, pois neste caso a planta não terá força suficiente para se recuperar totalmente. Após a remoção da bucha, é necessário examinar cuidadosamente o sistema radicular e, se necessário, remover seus elementos secos.

Depois de remover a planta, há várias etapas a seguir.

  1. Prepare covas para o plantio.

  2. Divida o arbusto em partes de forma que uma raiz de pelo menos 5 cm permaneça em cada uma das partes.

  3. Trate a parte inferior com compostos desinfetantes e estimulantes de enraizamento.

  4. Coloque partes do arbusto nos buracos e espalhe as raízes.

  5. Preencha os buracos com terra.

Após o plantio, os mirtilos precisarão ser regados em abundância. A zona da raiz é coberta com cobertura morta para evitar a rápida evaporação da umidade.

Como propagar por camadas?

Inicialmente, deve-se notar que este método de criação de mirtilos tem duas desvantagens importantes. Em primeiro lugar, requer uma quantidade significativa de tempo. Além disso, obtém-se uma pequena quantidade de material de plantio. Ao mesmo tempo, os animais jovens são caracterizados por um bom desenvolvimento, saúde e resistência. É importante levar em consideração que as plantas médias e altas são propagadas por camadas.

As vantagens óbvias do método são reduzidas à ausência da necessidade de armazenamento de longo prazo do material e à criação de condições de estufa. É importante observar que as mudas não são separadas da planta-mãe. Nas áreas polvilhadas, surgem os próprios rebentos verticais. São precisamente eles que precisam de cuidados adequados. E, neste caso, estamos falando sobre adicionar solo e regar. Deve ser lembrado que os mirtilos requerem solo ácido com a presença obrigatória de turfa.

Levando em consideração todas as características, a propagação de um arbusto usando este método é muito simples. Mas é importante lembrar que esse processo é bastante demorado e o resultado pode não atender às expectativas dos jardineiros novatos. Freqüentemente, uma massa abundante de folhagem cresce a partir das camadas, mas isso pode não ser um indicador de um sistema radicular bem desenvolvido. A partir disso, é impossível separar os jovens da planta-mãe, dependendo apenas da quantidade e qualidade das folhas.

Um sistema radicular de arbustos totalmente desenvolvido é formado somente após 2-3 anos. Até o momento, plantar mirtilos jovens separadamente não funcionará. Se tudo for feito corretamente e em tempo hábil, então será possível separar os jovens sem prejudicar suas próprias raízes. Na etapa seguinte, a planta é transferida para uma cova previamente preparada, que é coberta com um substrato ácido. Se o local de residência permanente do mato ainda não foi escolhido, então por algum tempo ele pode ser deixado no recipiente.

Como crescer a partir de sementes?

Conforme observado, os métodos de propagação vegetativa de mirtilos são os mais simples e eficazes. No entanto, essas opções não são adequadas para todos. Estamos falando de especialistas que se concentram no desenvolvimento de novas variedades. Em tais situações, eles têm que usar sementes. Este último pode ser adquirido ou montado com suas próprias mãos.

Via de regra, os jardineiros experientes preferem a segunda opção, pois ao comprar material de plantio podem ocorrer os seguintes problemas:

  • as sementes podem pertencer a um híbrido;

  • qualidades varietais permanecem desconhecidas;

  • com armazenamento impróprio, a germinação é significativamente reduzida.

As sementes devem ser colhidas com antecedência e estratificadas. A propósito, esse procedimento costuma durar 3 meses, a partir dos quais a preparação do material de plantio começa em meados de dezembro. Nesse caso, brotos verdes podem aparecer em março. Para a semeadura, solo de turfa será necessário, o que definitivamente precisará ser verificado quanto à acidez.

Outra condição importante é a construção de uma estufa compacta para garantir a umidade adequada. Durante o estágio de desenvolvimento, que leva cerca de um ano, os mirtilos em crescimento precisarão ser replantados periodicamente. Ao mesmo tempo, a qualidade do solo é monitorada constantemente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário