Regras de tratamento de ameixas no outono
O preparo qualitativo e cuidadoso das árvores para o inverno é uma garantia não só de uma boa colheita no próximo ano, mas também uma garantia de que a planta sobreviverá com segurança aos tempos frios. Uma das plantas que amam o calor e a umidade é a ameixa. Ela não tolera seca e frio. No entanto, é cultivado nas regiões do norte, e até com bastante sucesso. Como realizar uma parte importante do cuidado de uma árvore - preparar-se para o inverno, além de levar em conta todas as nuances, leia este artigo.
Poda
A poda é uma parte importante do cuidado da ameixa no outono. Ele não apenas dá o formato correto da copa, mas também torna a vida da planta mais fácil - não desperdiça energia sustentando galhos desnecessários.
Cronometragem
No outono, a árvore geralmente é podada duas vezes. A primeira poda é feita quando toda a safra já foi colhida. A segunda vez, pouco antes do início da geada.
Os tempos de poda dependem principalmente da região de cultivo.
Na Rússia central, a primeira poda ocorre no final da colheita e a segunda um pouco mais tarde. Mas é melhor fazer isso quando as folhas tiverem caído completamente. As regiões frias são uma exceção. Nas regiões do norte (Sibéria, Urais), você precisa de tempo para cortar árvores pelo menos mais uma vez antes do início do outono - no final do verão.
Os caminhos
Também é preciso lembrar que a planta tem suas próprias nuances de poda. É mais fácil podar uma árvore madura. O condutor e outros ramos de crescimento rápido são cortados dele. Claro, ramos velhos, secos e doentes são removidos. Se a muda tem 2 ou 3 anos, então todos os ramos são cortados de forma que não fiquem 30-40 cm acima do condutor, o comprimento dos ramos laterais não deve ser superior a 15 cm. Se a muda for muito jovem (1 ano), todos os brotos serão cortados em um terço do comprimento.
Todas as seções são tratadas com sulfato de cobre (desinfeta as seções). A poda inadequada pode enfraquecer gravemente a árvore. Não é necessário cortar o botão apical do condutor central. Se você fizer isso, a árvore diminuirá seu crescimento.
Nuances de rega
A ameixa não tolera a seca ou a falta prolongada de rega. Ele pode derramar frutas, flores, folhas e até mesmo secar. Portanto, no final de agosto ou início de setembro, você precisa começar a regar a árvore com bastante água. Isso deve ser feito para que novos brotos sobrevivam no inverno. Além disso (depois de setembro), a árvore é regada uma vez por mês, mas não em uma quantidade tão grande.
A ameixa não pode ser regada diretamente perto da raiz. Para uma árvore grande, é necessário fazer um sulco a uma distância de 1,5 metros do tronco. Uma pequena árvore pode ser regada ao redor do perímetro de um círculo localizado a uma distância de 20 cm do tronco.
Em geral, a frequência de rega depende ainda mais das características da região de cultivo. Se o outono for quente e sem precipitação, você precisará regar com mais frequência. Se o período de outono for extremamente chuvoso, você poderá regar com menos frequência. Se chover muito, devem ser feitos sulcos ao redor da árvore para que o excesso de umidade vá embora.
O que e como se alimentar?
A fertilização é necessária no outono, após a colheita. A formação deste último consome muita energia da planta. É melhor alimentar em outubro ou depois, cerca de um mês antes do início da geada.
- Durante este período, é bom fertilizar com composto ou húmus.
- Para uma boa colheita no próximo ano, a ameixa deve ser fertilizada com farinha de dolomita.
- O potássio e o fosfato também são fertilizantes minerais essenciais.
- Também será bom para a planta após a colheita em setembro, fertilizando com esterco. Uma pequena quantidade de ureia também pode ser adicionada - apenas 20 g por metro quadrado.
- Não é necessário adicionar muito nitrogênio ao curativo de cobertura. É necessário para a formação de um grande número de folhas. A alimentação de outono com nitrogênio garantirá que as folhas da ameixa permanecerão até a geada. Isso não é muito bom para o inverno, a árvore gasta sua energia sustentando a folhagem. O teor de nitrogênio permitido no revestimento de cobertura é de 4%.
Tratamento contra pragas e doenças
O processamento e tratamento de outono são os mais aceitáveis. Nesse período, a seiva ainda está fluindo, mas os frutos já foram colhidos e com certeza não serão envenenados.
- Antes de iniciar o processamento de outono, você precisa examinar cuidadosamente a árvore para a presença de pragas ou seus ovos. Eles podem ser encontrados não apenas nas folhas, mas também nas fendas da casca e também em profundidades rasas do solo. Se você encontrar pragas ou sua alvenaria, antes de processar a árvore, é necessário remover mecanicamente todas as criaturas vivas.
- Para fazer isso, um pano é colocado no solo ao redor da árvore e a própria árvore é sacudida. A maioria das criaturas vivas cai na tela. Você também precisa limpar o solo ao redor da árvore da folhagem, você precisa remover musgo, líquen ou outras formações suspeitas da casca. Isso deve ser feito com cuidado e de preferência com um pedaço de plástico ou um raspador especial. Todos os resíduos devem ser posteriormente queimados no canto do local. Você precisa caminhar ao longo dos galhos com uma escova de ferro. É importante não danificar o tecido da árvore.
- Em seguida, você precisa pulverizar com fungicidas. A ferrugem é tratada com várias preparações medicinais (por exemplo, sulfato de cobre). A árvore pode ser removida da crosta com a ajuda de soluções de permanganato de potássio ou mostarda. Infusões de alho e tabaco ajudam bem contra pulgões. Para a primeira solução, tome 0,1 kg de alho por 10 litros de água. Para o segundo caldo, pegue rapé ou bitucas de cigarro e mergulhe em água. Ambas as áreas afetadas são tratadas com ambas as soluções. O fungo é tratado com vitríolo de ferro.
- Você precisa pulverizar árvores na segunda quinzena de outubro - início de novembro. Isso requer uma solução de ureia a 5% (500 g por 10 l). A pulverização realiza-se a uma distância de 70 cm e processa-se o tronco e ramos. O procedimento só pode ser realizado em tempo nublado.
Se ainda houver frutas na árvore durante o processamento, elas não devem ser comidas.
Proteção contra roedores
A casca da ameixa gosta muito de lebres e ratos do campo. Na luta contra os roedores, a primazia pertence aos métodos mecânicos usuais - abrigos.
Isso inclui malha de metal, fibra de vidro, serapilheira, spunbond e até mesmo collants de náilon.
Os animais podem ser afugentados por grandes sacos pretos amarrados ao porta-malas. Algumas baionetas ou outras estruturas semelhantes podem ser colocadas em volta do tronco, o que bloqueará o acesso à casca.
Mulching
Como já foi mencionado, a ameixa gosta muito de regas abundantes e não tolera bem a seca. A umidade pode evaporar rapidamente e em grandes volumes. Para evitar que isso aconteça, é imperativo realizar a cobertura morta. Antes da cobertura morta, a árvore deve ser regada sem falta. A rega, como a cobertura morta, é realizada após as folhas terem caído completamente e antes do início da geada. A "última" rega de outono deve consumir cerca de 35 litros de água. A serapilheira é comumente usada como cobertura morta para ameixas. Algum tempo após a rega, o solo é cavado ao redor da árvore e, em seguida, a estopa é colocada ao redor da árvore. Depois disso, um filme plástico ou sacos são colocados em cima da serapilheira. Além disso, ambas as camadas são "cobertas" por uma camada de solo. É essa cobertura morta que é mais aceitável para ameixas.
Cal
As ameixeiras precisam ser branqueadas para que a casca, por mais estranho que pareça, não seja queimada pelos raios de sol refletidos na superfície da neve. Além disso, a caiação previne a formação de rachaduras e combate as rachaduras de gelo. Eles podem aparecer com fortes mudanças de temperatura. A caiação deve ser realizada na casca, limpa de partículas secas, e também escolher um dia sem precipitação para isso. A temperatura máxima do ar deve ser +3.
Um pincel é usado para caiar. A mistura deve cobrir toda a base do tronco até o início dos ramos laterais.
A mistura é baseada em três componentes - a parte branca (geralmente cal, pode ser substituído por giz), elemento de fixação (na maioria dos casos, cola PVA, hozmylo ou argila é usada), bem como anti-séptico (na maioria das vezes é sulfato de cobre, às vezes é substituído por esterco ou fezes de frango). Via de regra, para 10 litros de água, toma-se 2 kg de cal, 1 kg de argila, 2 kg de estrume. Outras misturas de branqueamento são permitidas. A mistura não deve ser muito fina ou muito espessa. Se a cola for usada na composição, seu conteúdo deve ser cerca de 10% da massa total. Qualquer mistura deve permitir que a casca respire. Porém, agora não há necessidade de preparar misturas para cal, podendo ser adquiridas em lojas especializadas. A embalagem geralmente contém instruções e recomendações de concentração.
Aquecimento
Para preparar a ameixa de maneira realmente adequada para o inverno, é necessário isolá-la. Esta parte da preparação para o inverno começa com o enfeite superior. Para fazer isso, você precisa fertilizar o solo. As ameixas jovens não precisam ser fertilizadas (por exemplo, mudas anuais). O tronco da árvore deve ser coberto com galhos ou feno. Mais tarde, essa "camada" é amarrada com fios.
Depois disso, a árvore precisa ser embrulhada com várias camadas de papel. Eles também podem ser presos com fios.
A cobertura morta também faz parte do processo de aquecimento - o solo ao redor da árvore é coberto com polietileno e estopa. Para isolamento adicional, você pode borrifar húmus ao redor do círculo do tronco. A cal descrita acima também protege do frio.
Dicas de cuidados para diferentes regiões
As ameixas são mais fáceis de cuidar em regiões frias. Na Sibéria, tentam regar no outono o mais raramente possível, para que as raízes das árvores não congelem. Árvores, até mudas, absolutamente tudo nesta região é isolado e tudo fartamente fertilizado. O foco principal dos jardineiros é o isolamento das árvores.
Nos Urais, eles tentam fazer a poda com a maior freqüência possível para que a árvore tenha mais chance de sobreviver. Na Rússia central (por exemplo, em uma dacha na região de Moscou), a preparação das ameixas para o inverno ocorre por completo - primeiro, as árvores são regadas abundantemente, fertilizantes são aplicados no solo, o solo é bem escavado, então poda e aquecimento são realizados. O foco principal nesta região é estimular a alimentação, regar e cavar o solo. O cuidado com as ameixas na região do Volga é quase o mesmo.
O comentário foi enviado com sucesso.