Características e tecnologia de plantio de ameixas na primavera

Contente
  1. Quando você pode plantar?
  2. Como escolher uma muda?
  3. Seleção de assento
  4. Preparação
  5. Como plantar corretamente?
  6. Cuidados de acompanhamento
  7. Possíveis erros

Plantar uma muda de ameixa parece à primeira vista uma tarefa muito simples. No entanto, antes de abordar este assunto interessante, você deve prestar atenção a muitas nuances. Para os iniciantes, o mais difícil é escolher uma árvore sã que crie raízes em uma determinada região sem problemas.

Quando você pode plantar?

É melhor plantar ameixas na primavera ou no outono. Cada um dos períodos tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os seguintes recursos são característicos do procedimento de mola.

  • A adaptação e o fortalecimento das plantas ocorrem ao longo da temporada. No entanto, é importante plantar em um determinado momento - antes que o fluxo de seiva comece. Caso contrário, será difícil para a árvore criar raízes.
  • Durante os meses de verão, o sistema radicular fica muito forte. A árvore terá tempo para estocar todos os oligoelementos necessários que a ajudarão a sobreviver ao frio do inverno com mais facilidade.
  • É aconselhável realizar o trabalho mesmo em tempo fresco, quando a temperatura não ultrapassa os 5 graus. O plantio oportuno permitirá que as raízes da ameixa despertem gradativamente, junto com o aquecimento do solo.
  • Em dias quentes e ensolarados, é aconselhável sombrear a mudapara que o cano não seja danificado por queimaduras solares.
  • É importante cuidar adequadamente da árvore ao plantar na primavera. A rega deve ser feita algumas vezes por semana se não chover. Também vale a pena proteger a planta com uma cerca para animais de estimação.

Na hora de escolher a melhor época para o plantio da ameixa, também devem ser levadas em consideração as características climáticas, pois as condições climáticas podem impedir que a ameixa se enraíze.

  • Para as regiões do sul, a época ideal para o plantio é março - abril. No início da primavera, é melhor plantar mudas nas primeiras semanas. É importante ter tempo para plantar a árvore antes que os botões acordem.
  • Na faixa do meio, as ameixas não devem ser plantadas antes da segunda quinzena de abril. No entanto, na região de Moscou, o desembarque pode ser realizado algumas semanas antes.
  • Nos Urais, assim como na Sibéria, as árvores começam a ser plantadas na segunda metade da primavera. No entanto, deve-se levar em consideração o clima local, que pode ser muito diferente. A partir do final de abril, o plantio de ameixas pode ser realizado na região de Leningrado, onde existe uma primavera tardia e fria.

Como escolher uma muda?

Na escolha de uma muda, é importante levar em consideração as características da variedade, seu estado, época e volume de frutificação. Árvores doentes ou severamente danificadas não valem a pena comprar. Mesmo criando condições ideais para eles e observando todas as regras, não será possível cultivá-los. É importante prestar atenção a certos parâmetros ao escolher uma variedade.

  • A data em que a safra é colhida. A ameixa costuma frutificar de meados do verão a meados do outono, por isso é importante escolher uma variedade de acordo com as características da região. Por exemplo, em áreas com verões quentes e início do outono, é melhor dar preferência a espécies no início ou no meio da estação. As cultivares que têm um longo período de maturação são adequadas exclusivamente para as áreas do sul.
  • As frutas podem variar em cor, tamanho e sabor. Por exemplo, algumas ameixas são adequadas para consumo fresco, enquanto outras são adequadas para conservação.
  • Um parâmetro importante é a regionalização da variedade na região. As árvores devem crescer normalmente e dar frutos em um clima específico.
  • As ameixas são termofílicas e vale a pena verificar os limites de temperatura em que podem sobreviver. É melhor escolher variedades que irão definitivamente sobreviver até mesmo aos invernos mais frios da região.
  • A polinização adequada é importante para as árvores. Deve-se prever com antecedência a presença de mais uma ameixa. É ideal plantar duas ou três mudas de variedades diferentes ao mesmo tempo. No caso de não haver espaço suficiente, várias variedades podem ser enxertadas em um estoque com a ajuda de um jardineiro experiente.

Quando a variedade de ameixa é selecionada, você deve prestar atenção diretamente à muda. Para crescimento e funcionamento normais, ele deve ser forte. Isso pode ser determinado seguindo algumas recomendações.

  • Um sistema de raízes abertas é mais econômico, mas as ameixas em recipientes com solo enraízam-se melhor. As raízes fechadas são melhor transportadas (menos danos), embora mais pesadas (mais peso).
  • O sistema radicular deve ser elástico, forte, com numerosos ramos. Danos, áreas secas, manchas escuras de putrefação nas raízes devem alertar. Ao comprar ameixas em um recipiente, é importante prestar atenção ao seu fundo. Vários brotos não devem ser visíveis de lá, e o solo de cima não deve estar muito úmido.
  • O tronco deve ser escolhido plano, sem deformações e ramificações no fundo. Do ponto de transição do tronco à raiz para a enxertia, a distância deve ser de no mínimo 7 centímetros. A espessura mínima do tronco é de um centímetro e a altura de pelo menos um metro.
  • Os rins não devem estar inchados. Caso contrário, a árvore terá que gastar toda a sua energia na formação da copa.
  • É melhor comprar mudas de ameixa em lojas especializadas ou em estações onde as variedades são testadas. Os mercados costumam oferecer a mesma variedade, fazendo-a passar por diferente.

Seleção de assento

Encontrar o lugar certo para a árvore é importante para um bom crescimento e frutificação. Você precisará prepará-lo com antecedência e certificar-se de limpá-lo de detritos, arbustos e ervas daninhas. Ao plantar ameixas, considere o que elas gostam.

  • A luz é muito importante para as mudas. Se a árvore estiver na sombra, o tronco começará a se dobrar e os galhos se deformarão. Se o sombreamento for necessário, não deve ser feito mais do que algumas horas por dia.
  • A árvore deve estar localizada a uma distância de três metros ou mais da cerca ou edifícios. Isso proporcionará à muda um crescimento normal, a copa será estourada e o processo de cuidar da ameixa se tornará mais conveniente.
  • Deve haver um lugar para uma árvore sem correntes de ar. Além disso, a ameixa não gosta dos efeitos dos ventos frios.
  • É ideal se a água subterrânea estiver a uma profundidade de um metro e meio ou mais. Caso contrário, as raízes da ameixa apodrecem.
  • É aconselhável escolher um pequeno morro para o plantio para que a árvore não seja inundada pelo degelo.
  • Árvores de porte médio devem ser plantadas a dois metros de distância e árvores altas a três metros. Deve haver pelo menos quatro a cinco metros entre as fileiras do jardim.
  • Não deve haver plantas com sistema radicular semelhante perto da ameixa que irão competir por comida.
  • Para que a polinização seja bem-sucedida, a ameixa adjacente deve estar dentro de um raio de trinta metros.

Preparação

Antes de iniciar o plantio direto de uma árvore, é necessário primeiro fazer um trabalho preparatório. O ideal é que sejam realizadas no outono e a ameixa seja plantada na primavera. Jardineiros experientes estão preparando a cova para mais um ano.

Poço de pouso

Para uma árvore jovem, um solo leve deve ser preparado para permitir que o ar passe bem. Não tenha medo de plantar ameixas em áreas com solo pobre ou argiloso. Basta realizar vários trabalhos para criar as condições ideais para a muda.

  • Em um local pré-selecionado, é necessário fazer um recesso, cujo diâmetro é de até um metro, e a profundidade - de 70 centímetros. Nesse caso, o formato do poço não é importante, mas o solo precisará ser removido.
  • Depois disso, deve-se determinar a acidez do solo. Se estiver alto, você precisará aplicar um fertilizante chamado farinha de dolomita.
  • No caso de haver perigo na forma de água subterrânea nos meses de primavera, é necessário organizar a drenagem no fundo.Para isso, o fosso é feito 20 centímetros mais fundo, e tijolos quebrados ou pequenas pedras são despejados nele.
  • Em seguida, você precisa fazer um solo nutritivo com composto (estrume podre), turfa e solo preto. Sulfato de potássio (75 g), ureia (75 g), superfosfato (25 g) são adicionados à mistura. Você também pode alimentar adicionando nitrophoska (dois copos) e cinza de madeira (dois litros) ao solo.
  • Esta composição é despejada em uma cova - de modo que ocupa três quartos do volume. Depois disso, é nivelado e compactado. Complete com terra de jardim, deixando uma pequena protuberância.

Vale ressaltar que mesmo em solo fértil para plantar uma árvore, é importante fazer um buraco. Portanto, será mais fácil para uma muda jovem criar raízes e crescer.

Colina

Em caso de lençol freático raso ou perigo de inundação, deve-se preparar um morro para o plantio de ameixas. Esta opção é adequada para jardins que se localizem em declive no lado norte ou este, bem como locais com solo pesado e denso.

  • Primeiro, um círculo é marcado, o diâmetro do qual deve ser de cerca de dois metros. A grama deve ser removida deste local para evitar a germinação de ervas daninhas.
  • Em seguida, você deve remover cerca de 30 centímetros de solo.
  • O solo nutriente inclui turfa, húmus e solo preto, que são coletados em volumes iguais. Para valor nutricional adicional, adicione cinzas (três litros) e nitrofosfato (200 g).
  • Esta mistura é derramada sobre a área preparada com uma camada de 80 centímetros ou mais. O resultado é uma colina que se acomoda com o tempo. Portanto, é necessário adicionar solo periodicamente. Ao final do encolhimento, a altura do morro deve ser de 50 centímetros.

Caso haja medo de que o morro desmorone, faça uma fortificação. Para isso, em todo o perímetro, é vedado com tábuas ou coberto com relva.

Como plantar corretamente?

O correto plantio de ameixas em terreno aberto garante rápida sobrevivência e crescimento ativo com desenvolvimento. Os iniciantes podem seguir as instruções passo a passo.

  • Cave um buraco um pouco maior que o sistema radicular da muda. É aconselhável mergulhar a raiz em uma solução de húmus e argila.
  • A muda é colocada em uma reentrância, endireitando as raízes para que não haja dobras.
  • Em seguida, você precisa polvilhar o sistema radicular com solo de até 15 centímetros de espessura.
  • Em seguida, despeje pelo menos 30 litros de água no buraco. Quando o solo diminui, ele deve ser derramado adicionalmente.
  • Em seguida, é necessário instalar um suporte que sustentará a muda na posição vertical.
  • Agora você pode preencher o buraco com terra até o topo. Um sulco perimetral tornará a rega mais fácil.
  • O penúltimo passo é amarrar o tronco com um barbante macio. Ao fazer isso, é importante evitar o aperto excessivo para não danificar a casca.
  • A cobertura morta com turfa completa o plantio para que a umidade seja retida por mais tempo.

Cuidados de acompanhamento

Para uma adaptação rápida da muda, você deve seguir uma série de recomendações de cuidados.

  • A rega deve ser feita uma vez a cada duas semanas, se não chover. Dois ou três baldes de água devem ir para a árvore. É desejável que a temperatura do líquido seja igual à do ar. A melhor época para regar é à tarde, quando o sol está inativo.
  • A cobertura morta é obrigatória após cada rega para que não se forme uma crosta dura no solo. Para isso, turfa, aparas de grama, serragem ou palha são adequados. Isso deve deixar um espaço limpo perto do colo da raiz para evitar o apodrecimento.
  • Sem cobertura morta, será necessário realizar o afrouxamento regular do círculo do tronco. Além disso, a profundidade não deve ser superior a três centímetros.
  • A cobertura pode não ser realizada nos primeiros anos se o solo foi bem preparado antes do plantio.
  • No período de outono (um mês antes da chegada do frio), a árvore deverá ser cortada, retirando os brotos excedentes de acordo com o esquema. Se não houver necessidade de formar uma coroa, os ramos devem ser encurtados em um terço.
  • Se o inverno for muito frio, a planta deve ser protegida na forma de uma estrutura de árvore cheia de folhas secas ou galhos de coníferas.
  • As estacas usadas para amarrar as ameixas devem ser removidas depois de alguns meses.
  • Nos dias quentes de verão, a árvore precisa de sombra adicional com uma tela agrícola.

Possíveis erros

Durante o plantio, podem ocorrer erros que afetam negativamente o crescimento das ameixas e sua frutificação. Para evitar isso, você deve se familiarizar com aqueles que são mais comuns:

  • pouso em local sombreado ou com ocorrência próxima de lençol freático;
  • aprofundamento excessivo da transição do tronco à raiz;
  • danos ao sistema radicular durante o plantio;
  • transplante após a abertura dos rins.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário