Tudo sobre o plantio de ameixas no outono
Saber tudo sobre o plantio de ameixas no outono e como cuidar das mudas é útil para todos os jardineiros em várias regiões da Rússia. É imperativo descobrir quando plantá-los na região de Moscou e na região de Leningrado, em outros lugares. Também vale a pena considerar outras recomendações de profissionais e especialistas em plantio de outono.
Vantagens e desvantagens
Existem benefícios sólidos em tentar plantar ameixas no outono. Esta abordagem permite que você não perca um ano inteiro, se de repente a planta não criar raízes. E a probabilidade de que seja gravemente danificado no outono ou durante o inverno é bastante alta. Outra vantagem é que não haverá pressa na primavera. O plantio normal da primavera só é possível no momento em que:
- os rins ainda não apareceram;
- o solo já aqueceu;
- as geadas noturnas tornaram-se impossíveis.
Mas todas as três condições nem sempre coincidem no tempo. Isso cria sérios problemas adicionais. Além disso, uma série de outras obras terão de ser realizadas no jardim, em geral, a primavera é uma época quente. E no final da estação de crescimento, o plantio pode ser facilmente combinado com outro trabalho agrícola. No início da próxima safra, a planta pode começar a se desenvolver imediatamente, principalmente porque receberá o dobro da quantidade de fertilizante. No entanto, alguns problemas surgem inevitavelmente no outono. Pode ser muito difícil controlar a planta. Como exatamente se enraizou, se está se desenvolvendo bem, só pode ser avaliado após o início do degelo.
Deve-se ter em mente que quando o inverno é muito frio ou muito quente, a situação só piora. Em áreas com clima invernal inconsistente, é possível fazer seguro contra a morte de uma muda apenas com o plantio na primavera.
Cronometragem
A decisão de navegar ou não ao determinar a época de plantio no calendário lunar é decisão dos próprios jardineiros. Mas, além disso, existem muitas instruções que permitem determinar com bastante precisão o tempo de trabalho. Em qualquer caso, é melhor completar as manipulações do outono 30-45 dias antes do início da geada. Em cada região, este é um momento estritamente definido. As previsões meteorológicas de longo prazo ajudam a estabelecê-lo com mais clareza.
Na região de Moscou, as ameixas podem ser plantadas em outubro - mas geralmente o mais tardar no dia 15. Mesmo que o tempo esteja relativamente quente, você não deve se gabar desnecessariamente. A melhor maneira é dar à cultura uma chance adicional de criar raízes. A mesma regra se aplica em outras partes da Rússia central. Mas na Sibéria, região de Leningrado e outras áreas do noroeste, nos Urais, o desembarque deve ser feito estritamente em setembro.
Seleção de mudas
Os viveiros podem oferecer uma grande variedade de material de plantio. Tendo em conta a oferta de lojas e particulares, a escolha fica ainda mais difícil. Além da filiação varietal, outras circunstâncias devem ser levadas em consideração. Portanto, entrar em contato com os mesmos viveiros é muito mais prático do que comprar no mercado ou por anúncio feito à mão. Em qualquer caso, você precisa olhar para parâmetros como:
- estoque anão ou semi-anão;
- galhos secos e raízes podres (ambos não deveriam ser);
- altura - não inferior a 1,4 me seção - a partir de 13 mm (primeiro grau);
- altura - pelo menos 1,1 m, seção - pelo menos 11 mm (segundo grau);
- caules com bifurcação de pelo menos 0,5 m de altura (galhos não menores que 0,2 m);
- falta de sinais óbvios de doença;
- inadmissibilidade de vestígios de líquen;
- inadmissibilidade de quaisquer ramos quebrados e divididos.
Seleção de assento
O solo
A ameixa precisa de terra leve e solta.Para ela, a neutralidade da reação ou a alcalinidade fraca do solo é importante.... Isso corresponde a um pH de 6,5 a 7,5. A saturação das áreas selecionadas com substâncias orgânicas é relevante. Se a ameixa tiver que ser plantada em terras baixas com precipitação estagnada e água derretida, é recomendado formar montes com altura de 0,4-0,5 m para compensar possíveis problemas.
Compatibilidade com outras plantas
Deve-se notar imediatamente que até as próprias ameixas podem entrar em conflito umas com as outras. Isso geralmente é desencadeado por um plantio muito apertado, quando você tem que competir por umidade, luz, nutrientes e apenas por espaço. A compatibilidade mais relevante é quando um jardim complexo é formado em vez de monoplantas. Importante: é necessário manter as plantações de ameixa longe de lilases, barberries, viburnum e outros arbustos de crescimento rápido. Esses podem reivindicar ativamente um lugar útil.
Quaisquer plantas cultivadas, não excluindo a ameixa, devem ser cultivadas separadamente da nogueira. Essa cultura também entra em conflito com as pereiras e as macieiras. Mas ao lado das cerejas, ele simplesmente pertence (embora alguns agricultores tenham uma opinião diferente). Sabugueiros, bordos, arbustos de groselha, framboesas e groselhas pretas também serão bons vizinhos. A proibição inclui:
- Bétula;
- arvores coníferas;
- árvores frutiferas;
- mistura de variedades de ameixa manchu e russa.
Mas existem outras sutilezas que também devem ser levadas em consideração. Além disso, cada jardineiro tem sua própria experiência e as regras padrão gerais nem sempre funcionam. Segundo alguns especialistas, não há lugar para avelãs, abetos e choupos perto das ameixas. Macieiras e peras às vezes podem ser toleradas a uma distância razoável. E até mesmo o cultivo conjunto de plantações de ameixa ao lado de groselha preta também é permitido às vezes. Bons resultados por muitos anos são dados pela proximidade com o tomilho. Esta erva também suprime ervas daninhas. Grandes companheiros podem ser prímulas, narcisos, tulipas e outras plantas com um período de floração precoce. A proximidade com as sombras é inaceitável. Mas as uvas são muito boas: sozinhas e na vizinhança com cerejas, macieiras.
Quanta distância deve haver entre as árvores?
Um intervalo de menos de 3 m entre as saídas individuais é indesejável. O corredor deve ser pelo menos o mesmo. No caso das variedades colunares, esses indicadores diminuem para 0,4 e 1,5 m, respectivamente.
Em alguns casos, a lacuna durante o cultivo de variedades comuns pode ser reduzida para 2,5 m. No entanto, se houver árvores frutíferas altas por perto, a distância de 3 m deve ser mantida perfeitamente.
Preparação
A profundidade da cova de plantio em áreas férteis deve ser de 60 cm. Recomenda-se manter uma largura de corte de 80 cm. O solo no fundo deve ser totalmente escavado e preenchido com água. Em caso de incerteza quanto à fertilidade do terreno e impossibilidade de escolha de outro local, é rasgada uma cova de 100x100 cm, onde se deposita necessariamente solo fértil, misturado com composto totalmente podre ou húmus, até metade da altura.
Se o solo for claramente preparado dessa forma, fertilizar ou adicionar misturas caseiras de nutrientes não será necessário por 3 a 4 anos. Mas, ao final desse período de crescimento favorável, a cultura certamente precisará ser alimentada de forma intensiva. A melhoria do solo argiloso pode ser devido à mistura de areia grossa. Se, no entanto, em vez do procedimento de outono, está previsto o plantio de ameixas na primavera, a cova deve ser preparada no outono de acordo com o princípio já descrito. Isso pode ser feito imediatamente antes do início de geadas severas.
Tecnologia
Para plantar uma ameixeira corretamente em um terreno aberto no campo durante o inverno, primeiro você precisa obter material de plantio. A maneira mais barata é usar um osso. No entanto, a preparação demorará cerca de 2 anos. O procedimento é o seguinte:
- as sementes lavadas são embebidas por 3 a 5 dias;
- interfira com eles diariamente e reponha a água;
- sementes secas;
- coloque-os em um tanque de vidro;
- 6 meses antes do plantio, o material de plantio é misturado com areia úmida e estratificado;
- semeie em um momento conveniente;
- após 2 anos, os brotos resultantes são usados para o enraizamento no local.
Aplicam-se regras diferentes se for decidido plantar (cavar) as mudas. Eles são colhidos no momento em que começa a vermelhidão. As estacas devem ser retiradas dos arbustos-mãe e devem ter aproximadamente 0,3 m de comprimento. É melhor se houver 2 ou 3 folhas reais. As mudas são mantidas na água por cerca de uma semana. Após 7 a 10 dias, eles são transplantados para um solo especial composto de turfa e areia. Em seguida, o solo é regado com água na qual os superfosfatos são dissolvidos.
No final do outono, as mudas são polvilhadas com turfa. Isso aumenta muito as chances de sucesso. Mas a maneira mais fácil é usar uma muda de um viveiro comprovado com sistema de raiz fechado. É melhor plantar em junho. Então a árvore terá tempo de criar raízes e não congelará. Juntamente com a água para irrigação, são utilizadas substâncias que eliminam as pragas de insetos.
Para evitar vazios, é recomendável pisar o solo de maneira adequada. O círculo do tronco deve ser coberto com turfa.
Recomendações
Os especialistas aconselham fortemente a seleção de mudas de variedades zoneadas em uma área específica. É melhor para os jardineiros novatos se debruçarem sobre variedades que são conhecidas há pelo menos 10-15 anos. É improvável que apresentem surpresas desagradáveis. Se não houver espaço suficiente para 2 mudas, pode-se plantar 2 ou até 3 variedades por porta-enxerto. No entanto, isso é bastante difícil - você não pode fazer sem a ajuda de jardineiros mais experientes.
Se o tempo estiver piorando, você não deve arriscar. É mais correto adiar o plantio até a primavera. Nesse momento, as mudas são enterradas horizontalmente e cobertas com neve, ou plantadas em um balde e colocadas no porão antes do início do calor. Sempre que possível, deve-se escolher uma altura para a ameixa. Para evitar a destruição de morros naturais ou montanhosos, seu perímetro é reforçado com tábuas ou ali é plantado um gramado (como dizem os profissionais, são "cobertos").
Fios macios são usados para amarrar o tronco. O aperto e a compressão fortes da madeira são contra-indicados. A cobertura morta de turfa aumenta a retenção de umidade no solo. É melhor plantar ameixas de manhã ou à noite, excluindo a exposição ao sol forte.
Se houver previsão de tempo ensolarado, a muda fica à sombra por 2 a 3 dias.
O comentário foi enviado com sucesso.