Tudo sobre o plantio de ameixas

Contente
  1. Qual é a melhor época para plantar?
  2. Seleção de mudas
  3. Seleção de assento
  4. Preparação
  5. Esquema de pouso
  6. Como plantar corretamente?
  7. As nuances de plantar uma árvore com sistema de raiz fechado
  8. Cuidados de acompanhamento

Saber tudo sobre plantio de ameixa e cuidados posteriores é a única garantia de sucesso. Teremos que descobrir com antecedência como plantar as mudas corretamente, a que distância para plantá-las da maneira mais correta. É muito importante saber quando é melhor plantar uma ameixa em terreno aberto na região de Moscou, e também se é possível plantá-la ao lado de uma macieira.

Qual é a melhor época para plantar?

O plantio de ameixas, como outras plantas frutíferas e arbustos, deve ser programado para um momento estritamente definido. Tendo cometido um erro e escolhido a hora errada, você pode enfrentar consequências muito desagradáveis. Nos meses de primavera, você deve se concentrar em março ou abril. É muito importante captar o momento em que os botões ainda não começaram a florescer, mas o ar está continuamente aquecido até 5 graus ou mais. É mais racional plantar ameixas na região de Moscou e no Middle Lane no final de abril.

Para os agricultores das regiões do sul - Krasnodar, Territórios de Stavropol e outras regiões do Cáucaso - a necessidade de plantar ameixas chega já na última década de março. Mas, para os residentes de verão nos Urais e na Sibéria, é melhor mudar as datas correspondentes para os primeiros dez dias de maio. Mas às vezes eles estão empenhados em plantar no outono. O desembarque mais típico é em setembro ou outubro.

É necessário garantir que a temperatura atinja cerca de 10 graus durante o dia. Deve estar cerca de 5 graus à noite. É aconselhável escolher o momento em que faltam cerca de 30 dias para o início duradouro das geadas. Os jardins e terrenos da Sibéria e dos Urais na região de Leningrado são uma questão diferente, plantar ameixeiras neles é possível no máximo até o final de setembro, ou melhor, na primeira metade. Nas regiões do sul, o período de plantio do outono cobre setembro e outubro, mas em um ano normal é melhor para os agricultores perto de Moscou terminarem o trabalho antes de 15 de outubro.

Seleção de mudas

Mas mesmo o mais escrupulosamente cumprido os termos não vai adiantar se você escolher uma muda de ameixa de forma analfabeta, confie nas palavras do vendedor. Um erro comum é comprar uma árvore em um contêiner. Sim, um sistema radicular potencialmente fechado com um torrão de terra cria raízes com mais eficácia. No entanto, não devemos esquecer em que tipo de mundo vivemos e que, para muitos viveiros, a economia está em primeiro lugar, não os interesses dos compradores. É melhor escolher aquelas mudas nas quais você possa ver por si mesmo como a raiz se parece - é por meio dela que você pode julgar as perspectivas da planta.

Raízes grossas e grandes com um grande número de ramos são a melhor opção. Porém, garfos próximos ao solo, ao contrário, são contra-indicados. Bifurcações do caule e outros defeitos, que não podem ser vistos em uma muda fechada, podem ser críticos.

É importante verificar se a vacina não está muito torta ou torta. Deve haver cerca de 10 cm do local da inoculação até o solo.

Seleção de assento

Freqüentemente, os jardineiros estão interessados ​​em saber se é possível plantar uma ameixa ao lado de uma macieira ou não. Essas safras apresentam compatibilidade realmente alta. Mas é fornecido apenas com a abordagem certa. É muito importante que ambas as árvores sejam jovens e estejam a uma distância de pelo menos 6 a 8 M. A violação desta regra leva ao fato de que uma planta mais desenvolvida suprimirá uma safra muito baixa com sua sombra.

Mas o sabugueiro preto ainda demonstra maior compatibilidade. Não só se junta bem com plantações de ameixa, mas também as protege eficazmente da invasão de pulgões.Quanto à pêra, ela própria prejudica a ameixa e recebe danos em troca. Criar essas árvores nas proximidades, e até mesmo na mesma casa de verão, dificilmente pode ser considerado uma boa ideia. Nem em todos os lugares é possível manter a distância entre esses "inimigos" de pelo menos 7 a 10 metros - e se isso não puder ser garantido, não faz sentido correr riscos.

As groselhas também são hostis às ameixas. Importante: essa hostilidade também se aplica a safras de frutas relacionadas, porque as plantações de groselha são quase sempre solitárias.

Vizinhanças com qualquer plantação de coníferas é estritamente inaceitável, não importa o quão bonita pareça. Agulhas caídas acidificarão muito o solo, enquanto a ameixa cresce bem apenas em áreas neutras. Vizinhança com nozes e bétulas também é proibida.

A ameixa é muito prejudicial para as cerejas. Mas cerejas, pêssegos, damascos, ameixas cereja serão os melhores vizinhos. Mas é importante entender que apenas com plantações normais, não muito densas, quando não há competição por água e nutrientes, os problemas são completamente excluídos. Se esta regra não for respeitada, os jardineiros devem culpar apenas a si próprios. Das colheitas de superfície, o bluegrass do prado e o trevo branco combinam bem com as ameixas; mas o tabaco, as batatas, contribuem para a infecção das árvores frutíferas.

Descobrir se diferentes variedades de safras de frutas silvestres são compatíveis é melhor com base na descrição oficial. Certifique-se de levar em consideração a necessidade de polinização. Mas ao escolher um local no país para o plantio de ameixa, você deve ficar atento a outros pontos. É muito importante que não haja estagnação das águas subterrâneas. Todos os locais onde se aproximam da superfície a menos de 1,5 m (e de preferência 2 m ou mais) devem ser evitados.

Um requisito bastante significativo é a abundância de luz solar. Qualquer sombreamento afetará adversamente a condição da árvore. A distância de qualquer edifício deve ser de pelo menos 3 m. O solo em um local habilmente escolhido deve ser solto e fértil. É aconselhável evitar o plantio de ameixas onde pode soprar um vento cortante.

Preparação

Processamento de mudas

Alguns jardineiros compram material de plantio no outono e o usam na primavera. Neste caso, o bom inverno é garantido apenas enterrando. A profundidade da trincheira para o inverno deve ser de cerca de 60 cm. Após a retirada da planta na primavera, ela deve ser examinada cuidadosamente e as raízes deformadas devem ser cortadas. Todos os pontos de corte devem ser polvilhados com carvão ativado.

Poço

A escavação da cova de plantio é feita cerca de 20 dias antes do procedimento. Se for preparado tarde demais, o regime de solo não terá tempo para se reconstruir adequadamente no momento certo, e o resultado irá decepcionar os agricultores. A profundidade, assim como o valor ao longo de todos os eixos, é de 60 cm. É muito importante colocar solo fértil misturado com complexos minerais melhoradores no buraco de uma vez. Ao mesmo tempo, é colocada uma estaca, que se transforma em suporte.

Para aplicar os fertilizantes que a ameixa adora, é necessário misturar a combinação com a terra inicialmente preenchida:

  • 20 kg de húmus ou composto;
  • 20 kg de turfa;
  • 0,3 kg de superfosfato;
  • 0,08 kg de sulfato de potássio (em solos acidificados, a quantidade de todos esses componentes é duplicada).

Esquema de pouso

Depende das características da própria planta. Então, para variedades sujeitas apenas a crescimento fraco, é necessário manter uma distância entre os furos de 2,5-3 m. Ao mesmo tempo, o espaçamento entre linhas é de 3-4 m. Se a cultura tende a se desenvolver ativamente, as distâncias são aumentadas para 3-4 e 4-5 m, respectivamente.

De acordo com a lei, no jardim deve ser mantida uma distância de 4 m entre a cerca e qualquer árvore frutífera (incluindo a ameixa); é necessariamente suportado tanto para a muda quanto para o espécime adulto, a partir dos pontos extremos.

Como plantar corretamente?

No outono

O ponto mais importante é que híbridos predominantemente zoneados com resistência garantida ao frio são adequados para essa finalidade. É melhor fazer um monte em um buraco imediatamente. Mas se não foi preparado com antecedência, é criado imediatamente antes do desembarque.Depois de colocar a muda no tubérculo, endireite suavemente as raízes. As próximas etapas são as seguintes:

  • despeje a mistura de solo preparada para que a árvore se mantenha bem;
  • sacuda a muda suavemente para que mesmo pequenos vazios não permaneçam;
  • verifique se o colo da raiz não vai sob a superfície do solo;
  • esmague um pouco o solo e regue-o bem;
  • realizar uma liga de muda;
  • forme um parapeito enquadrando o círculo próximo ao tronco para que a água não se espalhe muito ativamente;
  • polvilhe a área próxima ao tronco com serragem ou mato (outros tipos de cobertura morta se manifestam muito piores).

Na primavera

Embora essa opção deixe muito mais tempo para a cultura criar raízes, as regras-chave ainda precisam ser seguidas na perfeição. Neste caso, covas de plantio foram preparadas desde o outono. As ameixas colhidas no início da estação fria são cuidadosamente desenterradas e suas raízes colocadas em uma "caixa de bate-papo" semilíquida. Para preparar tal "chatterbox" é necessário partir de uma combinação de argila com verbasco.

Além disso, uma estaca é cravada no fundo do poço. Dificilmente será possível passar sem ele, como no outono. Quando a estaca é cravada, é hora de verificar a segurança das raízes e remover suas áreas deformadas. As raízes da muda colocada na superfície do tubérculo também devem ser esticadas. Um buraco cheio até a metade é regado com 30 litros de água; turfa ou serragem é usada para cobertura morta, verifique cuidadosamente para que o colo da raiz não fique enterrado.

As nuances de plantar uma árvore com sistema de raiz fechado

Nesse caso, a abordagem é naturalmente diferente. Na maioria das vezes, as mudas com raízes fechadas são plantadas no verão. É muito importante que o sistema raiz permaneça inalterado, qualquer dano é inaceitável. As árvores jovens são sombreadas nas horas mais ensolaradas, evitando assim com cuidado o ressecamento e queimaduras. É necessário cultivar mudas em:

  • containers;
  • bolsas;
  • redes;
  • recipientes especializados.

A melhor época para o desembarque é em junho. Isso evitará o congelamento e garantirá a adaptação das árvores em um novo local. Ocasionalmente, nas regiões do sul, as ameixas são plantadas no início do outono. Neste caso, um abrigo protetor é formado. Para ele, use:

  • agulhas;
  • cartão;
  • patas de pinheiro.

O tamanho da cova de plantio deve corresponder ao tamanho do torrão de terra. Antes do desembarque, o recesso é derramado abundantemente com água. Mas não é simples, mas com a adição de drogas que suprimem os parasitas. É útil para dissolver em água e inseticidas. Para facilitar a retirada da muda do recipiente, o solo nele contido também terá que ser regado adequadamente. É necessário garantir que o torrão de terra não se desintegre. Seu topo deve estar nivelado com a borda do fosso. Cada ameixa é regada com 20 litros de água.

Para que não haja vazios no solo, eles são borrifados com terra do jardim e totalmente pisoteados. 3 estacas são cravadas nas bordas do poço e, em seguida, recuando da faixa próxima ao tronco de 0,6-0,7 m, eles cavam uma vala usada para irrigação.

Cuidados de acompanhamento

Cuidar da drenagem em campo aberto não é muito diferente quando se usa mudas com sistema radicular aberto ou fechado. As características de uma determinada variedade são muito mais importantes. Mas também existem características comuns que nem dependem da variedade. No outono, é categoricamente impossível usar fertilizantes de nitrogênio, que ativam o crescimento da massa verde. Atenção especial deve ser dada à área próxima ao tronco.

Baseia-se na remoção de ervas daninhas e no afrouxamento regular. Todos os brotos das raízes são colhidos pelo menos 4-5 vezes durante a estação de crescimento. Se a árvore estiver crescendo há mais de 2 anos, as ervas daninhas podem ser controladas com herbicidas. Mas não devem cair nas folhas e no tronco da própria ameixa. Após o plantio, a árvore é regada semanalmente até o fim do verão.

É preferível usar um aspersor em vez de um regador ou mangueira. A frequência da rega varia de acordo com o clima. Importante: ao aplicar cobertura morta no círculo do tronco, você pode prescindir de herbicidas. Para este procedimento, use:

  • ramos de árvores coníferas;
  • serragem;
  • Palha;
  • turfa.

A irrigação de recarga de água no outono é realizada semanalmente. Pare somente após o fim da queda das folhas. Os fertilizantes inicialmente prometidos costumam durar 2 anos. Quando seu suprimento se esgota, a ameixa precisará de minerais e orgânicos. No terceiro ano, a árvore recebe uréia e uréia (essa mistura é dissolvida em água).

Na primeira década do verão, o nitrofosfato deve ser adicionado. A concentração da solução é de 0,3%. Use de forma foliar. Entre os dias 10 e 20 de agosto, são utilizados 0,06 kg de superfosfato e a mesma quantidade de sulfato de potássio. Eles são dissolvidos em 10 litros de água. Em agosto, também é necessário aplicar uma mistura de alimentação de raiz, que inclui:

  • 0,015 kg de sulfato de potássio;
  • 0,015 kg de superfosfato;
  • 0,07 kg de cinza;
  • 10 litros de água limpa e fria.

Moldar ameixeiras significa podá-las. Este procedimento é realizado apenas em plantas saudáveis. As mudas do primeiro ano são cortadas a 1 m; com uma forma de coroa expandida, o caule deve ter uma altura de 0,7 m, e com um piramidal - 0,5 m. Ameixas do segundo ano de desenvolvimento são encurtadas em 1 botão de crescimento, e novos brotos são cortados em 0,1 m - então que o caule fica mais grosso. As árvores no terceiro ano têm formas diferentes. Os caules devem ser completamente limpos de rebentos laterais. O crescimento do ano passado foi reduzido em 50%. No futuro, é indesejável cortar ramos do esqueleto. O início da primavera é ideal para a formação de copas em qualquer ano, quando os sucos ainda não começaram a se mover.

Na primavera, as ameixeiras são tratadas com inseticidas. Isso deve ser feito novamente quando os botões se abrirem. No entanto, no início da floração, o processamento é imediatamente interrompido. No verão, meios seguros testados e comprovados são usados ​​para combater infecções fúngicas, carrapatos e mariposas.

No outono, toda a folhagem deve ser coletada e queimada; é absolutamente impossível usá-lo para compostagem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário