As nuances do plantio de groselhas na primavera em terreno aberto
Muitas pessoas gostam do sabor ligeiramente azedo e incomum das groselhas. Deliciosas geléias e conservas são feitas a partir dele. As bagas contêm uma grande quantidade de vitaminas C, E, muitos micro e macroelementos.
Não é surpreendente que todo jardineiro queira ter pelo menos alguns arbustos dessa planta incrível em seu site. Como plantar groselhas de forma correta na primavera, que lugar é melhor escolher para o plantio e como cuidar dele, vamos contar no nosso artigo.
Em que mês você pode plantar?
Alguém prefere plantar arbustos e árvores no outono, enquanto outros na primavera. Cada pouso tem suas próprias vantagens e desvantagens. As vantagens da primavera incluem a abundância de umidade no solo que se acumulou após o derretimento da neve. A planta transplantada não seca, mesmo que não haja como chegar na dacha a tempo e regar as mudas. Graças à umidade, a planta cria raízes rapidamente. As desvantagens do plantio na primavera incluem uma seleção insuficiente de mudas para venda, o sortimento de outono é sempre maior. Em regiões com clima caprichoso, é possível escolher o momento errado para o transplante de groselhas. Se plantadas precocemente, as geadas podem retornar e danificar a planta. As mudas plantadas tarde demais são lentas e mal desenvolvidas.
Como encontrar o valor médio do período de plantio e fazer tudo certo depende das condições climáticas de cada região em particular.
- No sul do país - no Território de Stavropol, no Kuban, as groselhas podem ser plantadas do final de março ao início de abril. As datas específicas são ditadas pelo clima e pelo tempo livre dos jardineiros.
- No centro da Rússia, na região de Moscou, na região do Volga, as mudas são transplantadas em meados de abril, quando as geadas não são mais esperadas e o calor ainda está longe.
- Nos Urais, na Sibéria e na Carélia, as groselhas são plantadas em campo aberto no final de abril e todo o maio, quando o clima permite.
Para o pouso, certas condições são exigidas:
- só pode ser executado depois que a neve derreter completamente;
- o solo não deve ter vestígios de congelamento;
- as plantas são plantadas a uma temperatura estável variando de 4 a 8 graus;
- para pousar, você precisa escolher um dia nublado e calmo com tempo calmo.
O principal, no momento do plantio de arbustos, é concluir o trabalho de plantio antes do início do ciclo vegetativo da planta, até que os botões comecem a inchar.
Seleção e preparação de uma muda
Antes mesmo de escolher mudas, você deve decidir sobre suas preferências e saber exatamente que tipo de groselha você precisa - preta, verde ou amarela. O material de plantio em si é melhor adquirido em viveiros ou lojas especializadas. Será uma pena esperar 3-4 anos antes que apareça a primeira colheita e perceber que não comprou o que queria.
Escolha
Deve-se escolher mudas zoneadas, ou seja, adequadas para cultivo em uma região específica, somente neste caso será possível obter o máximo rendimento do mato. Após 6-8 anos, um arbusto de groselha corretamente escolhido renderá de 10 a 15 kg de bagas por temporada. Ao escolher mudas com sistema radicular aberto, você precisa prestar atenção aos seguintes pontos.
- As mudas devem ter 1-2 anos, é melhor dar preferência ao material de plantio de dois anos.
- A planta deve ser examinada em busca de doenças. Em um arbusto saudável, a casca tem estrutura e cor uniformes. Uma muda de dois anos contém dois ou três brotos fortes de 20 a 40 cm de comprimento e 9 a 10 mm de diâmetro. Os brotos anuais têm um diâmetro menor - 7-8 mm.
- O sistema radicular deve ser bem desenvolvido, com pelo menos 25 cm de comprimento e uma cor escura saudável.
- Para verificar se a muda está seca, é preciso arrancar a raiz fina, se não quebrar, está tudo em ordem com a planta.
Mudas com sistema de raiz fechado são selecionadas da seguinte maneira.
- Você pode comprar com segurança uma planta anual e uma planta bienal.
- O comprimento dos brotos da groselha com raízes fechadas é de 40-50 cm.
- O sistema radicular pode ser avaliado removendo-se a planta do vaso, o torrão de terra deve estar completamente germinado pelas raízes. Se o vendedor não permitir que você chegue à planta, você pode movê-la. As raízes bem crescidas ficarão firmes no recipiente.
Preparação de mudas
Antes do plantio, a muda deve ser examinada cuidadosamente, cortar brotos danificados ou com sinais de doença com podador, deixar apenas galhos saudáveis e fortes. Se você cortar as pontas do sistema radicular, as raízes laterais começarão a crescer mais ativamente. Para que a planta se enraíze melhor e acelere seu crescimento, as raízes abertas devem ser mantidas um pouco em um estimulador de formação de raízes, por exemplo, usando os medicamentos "Kornevin" ou "Heteroauxin".
Quanto ao sistema radicular fechado, a planta deve ser regada abundantemente 5 horas antes do plantio, então o arbusto será mais fácil de remover do vaso.
Onde plantar?
Para que a groselha sempre agrade com uma safra alta, e não ocupe apenas espaço na horta, o arbusto deve ser plantado em um local que seja confortável para ela. Vamos dar uma olhada mais de perto no que a planta ama e o que é inaceitável para isso.
- Qualquer tipo de groselha prefere lugares quentes e ensolarados.
- Os arbustos não gostam de sombra, mas têm de ser plantados junto a uma vedação ou edifícios, pois as plantas têm medo de ventos fortes e correntes de ar. Os arbustos devem estar a 1,5 m de distância da cerca, esta distância será o meio dourado, permitindo que as groselhas fiquem ao sol e se escondam do vento.
- As groselhas não reagem mal ao excesso de umidade. Não pode ser plantado em uma planície onde a precipitação flui de todo o jardim. As raízes apodrecem quando a água subterrânea chega muito perto da superfície do solo; quando a água está localizada a uma profundidade de um metro e meio, a planta se sente confortável. Em um jardim com solo úmido, antes de plantar groselhas, eleve o canteiro com cerca de meio metro de altura.
- A groselha cresce bem em solos pretos, franco-arenosos e argilosos com acidez neutra. Solo muito ácido, você precisa adicionar argamassa de cal, giz ou farinha de dolomita. O solo argiloso é misturado com areia, e o solo arenoso leve, ao contrário, com argila.
- A groselha não gosta da vizinhança das groselhas, pois elas têm as mesmas preferências em nutrientes obtidos do solo e competem entre si. Além disso, suas doenças também são comuns e podem ser transmitidas entre si. As groselhas crescem mal na companhia de framboesas e amoras; com seus numerosos brotos, essas plantas não permitem que os arbustos se desenvolvam. As mudas dificilmente toleram a presença de árvores com grande sistema radicular e sombra densa.
Se você seguir todas as regras e recomendações acima, com o tempo poderá esperar uma colheita farta e saborosa.
Como preparar uma cova?
Antes de cavar buracos, você deve preparar uma área seca e ensolarada para eles. Para isso, são retirados da superfície galhos, folhas e outros detritos do ano passado. Em seguida, a terra é cavada até a profundidade da pá, as raízes da erva daninha são removidas, o solo é quebrado e triturado.
No preparo do terreno, são cavadas uma série de depressões sob os arbustos em incrementos de 120 cm, sendo que cada buraco deve ter 50 cm de diâmetro. Quanto mais profundo e largo for, mais solo fértil você pode trazer para dentro dele. Na parte inferior de cada recesso, uma camada superior de nutrientes do solo é derramada com 10-15 cm de espessura (ela foi removida durante a escavação de um buraco). Então, para alimentar a planta, um aterro é colocado a partir dos seguintes fertilizantes:
- composto ou húmus - 7-8 kg;
- superfosfato - 2 colheres de sopa. eu .;
- fosfato de potássio - 40 g;
- 150 g de pó de giz;
- estrume e cinzas com água na forma de uma mistura líquida;
- turfa de alto pântano;
- farinha de osso - 400 g.
Os fertilizantes são misturados com solo fértil e preenchidos 2/3 da cova de plantio com a composição preparada. Em cima de outros 5 centímetros, polvilhe com terra comum para que as raízes não entrem em contato direto com fertilizantes concentrados e não queimem. O recreio preparado com alimentos complementares é deixado em repouso por 2 a 4 semanas. Durante este período de tempo, ocorre o encolhimento natural do solo fertilizado na cova. É necessário esperar até que o solo ceda para que, após o plantio das plantas, não se formem vazios no solo e as raízes possam entrar em contato íntimo com o solo, recebendo dele nutrientes.
Instruções passo a passo
Ao começar a plantar mudas de groselha, as etapas a seguir são realizadas em etapas.
- Nas covas preparadas, nas quais já ocorreu o encolhimento, pode-se adicionar um pouco de turfa com húmus. Isso ajudará a água a não permanecer nas raízes da planta por muito tempo e as protegerá da decomposição.
- Em seguida, é necessário corrigir os sulcos de acordo com o tamanho do sistema radicular das mudas, preencher o buraco com água e esperar até que a umidade seja absorvida pelo solo.
- Antes de plantar por um curto período de tempo, as raízes abertas são mergulhadas em preparações que estimulam a formação de raízes - "Kornevin", "Tsikron". A planta é então colocada no centro da fossa. Se as raízes estão fechadas, elas são instaladas junto com um torrão de terra, simplesmente agitando levemente.
- Em seguida, o arbusto de groselha é cuidadosamente coberto com solo nutritivo. Isso deve ser feito colocando a muda na vertical, e não em ângulo, como é o caso das passas de Corinto. O colar da raiz (o local da raiz superior) é instilado a uma profundidade de 6 a 7 cm. Depois de coberto o buraco com terra, ele deve ser levemente socado para remover os espaços vazios em excesso.
- Não há necessidade de criar uma depressão para coletar água sob o tronco, a umidade irá estagnar e prejudicar a planta. Ao contrário, é possível organizar um outeirinho de aterrissagem, que com o passar do tempo ele irá afundar e se igualar à superfície do solo.
- Após concluir o plantio, coloque um balde de água embaixo de cada arbusto.
Molhe o solo após regar, polvilhe levemente com solo seco e cobertura morta, evitando que o sol seque rapidamente o solo.
Cuidados de acompanhamento
Plantar mudas significa metade da batalha para cultivar arbustos frutíferos saudáveis, você ainda precisa cuidar deles adequadamente. A saída consiste nas seguintes etapas.
- Rega. Uma planta jovem transplantada é regada em média uma vez por semana até que o arbusto crie raízes. O intervalo entre as regas é selecionado tendo em conta as condições meteorológicas.
- Mulching. A cobertura morta ajuda a planta a se manter em ótimas condições de umidade, protege da crosta terrestre e também protege as raízes de groselha do congelamento no inverno. As ervas daninhas não crescem sob uma espessa camada de cobertura morta; com o tempo, apodrecendo e caindo no solo, torna-se um bom fertilizante orgânico. Turfa, feno, palha, composto, húmus e serragem são usados como cobertura morta. Você pode fazer uma composição mista e cobrir o solo ao redor do arbusto com 10-15 cm de altura.
- Poda. Se as mudas adquiridas para o plantio na primavera não foram cortadas pelo vendedor, os brotos devem ser cortados você mesmo, deixando de 4 a 6 gemas em cada uma delas (10-20 cm de comprimento dos brotos). Com raízes fracas, geralmente você pode deixar brotos de pequeno comprimento (7-10 cm), com dois ou três botões. Este procedimento não permitirá que a planta desperdice energia ao liberar folhas, mas redirecionará energia para fortalecer o sistema radicular e a formação de ramos no arbusto.
- Fertilizantes. Com uma cova de plantio bem preenchida e solo fértil com acidez neutra, uma planta jovem precisará apenas de nitrogênio por vários anos, ou nenhuma alimentação, pois já está abastecida com tudo o que precisa. Mas se o solo for arenoso, fertilizantes orgânicos terão que ser aplicados todos os anos.
- Remoção de ervas daninhas. Em solo argiloso pesado, afrouxamento frequente é necessário. Em outros casos, o terreno é solto após chuva e rega. As ervas daninhas devem ser removidas a tempo, sem dar oportunidade de atacar o arbusto.
- Doenças. As groselhas são bastante resistentes a doenças. É melhor plantar vários arbustos, então se um deles estiver danificado, você pode obter uma colheita de plantas saudáveis. A única exceção é o oídio, que cobre toda a cultura de groselha plantada, incluindo groselha, se crescer nas proximidades. Eles combatem o oídio pulverizando com pesticidas.
Se houver espaço suficiente no local, é melhor plantar diferentes variedades desta planta com um período de maturação desigual. Então você pode se deliciar com as frutas por um longo tempo, reabastecendo o corpo com uma composição de vitaminas diferente, por exemplo, groselhas amarelas têm alto teor de vitamina E, vermelho - vitamina C, e todas as variedades, sem exceção, contêm uma grande quantidade de vitaminas de grupo B, PP, A.
O comentário foi enviado com sucesso.