Tudo sobre o plantio de groselhas
Plantar groselhas e cuidar mais delas praticamente não difere de cuidar de outras culturas de jardim, mas elas têm características próprias. Se você seguir as regras agrotécnicas para a criação de groselhas, é capaz de dar frutos por 20-30 anos. Vamos descobrir como cultivar um arbusto saudável e de alto rendimento.
Cronometragem
Plantar arbustos em estações diferentes tem seus prós e contras. Para que a groselha comece, você precisa saber a hora de plantá-la.
Outono
A maioria dos jardineiros experientes acredita que o outono é a melhor época para plantar. Dos aspectos positivos do plantio de outono, podem ser indicados os seguintes:
- há uma seleção impressionante de mudas de boa qualidade e diversos tipos no mercado;
- devido à conclusão do trabalho de jardinagem, há mais tempo livre para o preparo e plantio de arbustos de groselha;
- a planta antes da chegada do tempo frio não exigirá cuidados demorados.
Plantar groselhas no outono também tem características negativas. O principal é o perigo de morte da muda por causa da geada. Na maioria dos casos, isso acontece se o horário de desembarque não for cumprido.
Para diferentes regiões, haverá um momento de plantio de mudas. Você pode ver as informações de tempo abaixo:
- nas regiões localizadas na parte central da Europa - final de outubro (de 26 a 30);
- Região do Volga - segunda quinzena de outubro (de 14 a 30);
- Região de Leningrado, Ural, Sibéria - do final de setembro ao início de outubro;
- regiões do sul da Federação Russa - a primeira quinzena de outubro (de 1 a 14).
Primavera
O plantio de groselhas na primavera também é usado com bastante frequência. A principal vantagem é a abundância de umidade no solo neste momento, o que faz com que a planta se enraíze melhor.
No entanto, também existem desvantagens:
- há poucas mudas de boa qualidade no sortimento (principalmente na primavera, as sobras são vendidas do outono);
- na primavera, o jardineiro não tem tempo livre suficiente e um ligeiro atraso no plantio pode provocar a morte da planta.
Além das mudas, na primavera, é possível plantar mudas preparadas no outono com cerca de 20 centímetros de tamanho. Eles são escavados no solo no início da primavera, a uma distância de 15 centímetros um do outro e em ângulo. O solo ao redor deles deve ser compactado e colocado sobre ele turfa.
Os tempos de plantio variam de acordo com a área:
- Região de Moscou - meados de abril;
- Região do Volga - meados de abril;
- Região de Leningrado, região de Ural, Sibéria - final de abril;
- Cáucaso, Kuban, Território de Stavropol - início de abril.
É necessário respeitar não apenas o tempo, mas também as condições de pouso:
- Hoje o dia está desagradável;
- clima calmo;
- temperatura ambiente de + 4 ° C (não faria mal se uma previsão do tempo semelhante fosse para os próximos dias).
No verão, apenas mudas são permitidas. As mudas nesta época, via de regra, não criam raízes devido ao clima quente e morrem. As estacas retiradas do arbusto ficam cravadas no solo, que fica sempre umedecido. O sistema radicular deve se desenvolver antes do inverno.
Um lugar
Os arbustos de groselha permanecerão em uma área por muito tempo. Portanto, a escolha de um local de pouso é necessária em detalhes e as dicas a seguir podem ajudá-lo com isso.
- O local deve ser escolhido quente, ensolarado (porém, a planta também tolera locais ligeiramente sombreados).
- O local deve ser protegido de correntes de ar e ventos frios.
- As águas subterrâneas devem ser profundas, não pode haver estagnação de líquidos e alagamento.
- Terras baixas devem ser evitadas, é aconselhável selecionar áreas planas ou ligeiramente elevadas.
- Não se esqueça de antecessores e vizinhos desfavoráveis. Depois e perto deles, é indesejável criar uma cultura, o motivo é a compatibilidade pobre. Eles tiram os nutrientes de que as groselhas precisam e também têm as mesmas doenças e parasitas.
Ao escolher uma área para um arbusto, é muito importante que tipo de vegetação cresce nas proximidades e depois que groselhas são plantadas. Pode ser plantado próximo às seguintes safras:
- outras variedades de groselhas;
- Groselha;
- ervas verdes picantes;
- tomates.
Não plante groselhas nas proximidades das seguintes plantas:
- árvores (macieiras, cerejeiras, pereiras) e arbustos altos que fazem sombra na groselha;
- groselha preta: tem doenças idênticas, pragas;
- framboesas: esgota fortemente a terra, atrai mariposas, pulgões, gorgulhos;
- erva-doce, hissopo: substâncias secretadas por suas raízes afetam negativamente a formação de groselhas.
Bons predecessores:
- leguminosas;
- batatas;
- raízes;
- morangos;
- plantas de adubo verde.
Seleção de mudas
Uma muda forte e de boa qualidade não é, obviamente, o único requisito para um jardineiro, mas um ponto extremamente importante. Antes de comprar, você deve fazer uma escolha sobre a variedade de cultura. É altamente recomendável pegar variedades zoneadas que sejam adequadas para o cultivo em sua área.
Se você deseja adquirir uma amostra sólida e de alta qualidade, é mais seguro comprar uma muda em centros de jardinagem especiais e lojas de varejo com boa reputação. As informações a seguir o ajudarão a escolher uma muda de groselha de raiz aberta (ACS) forte e de boa qualidade.
- A idade da muda do arbusto é de 1-2 anos.
- Uma boa muda deve ter 3-4 brotos e seu comprimento não será menor que 25-30 centímetros.
- A espessura do rebento de uma muda de um ano é de 6 a 8 mm, e a espessura do rebento de uma muda de 2 anos é de 8 a 10 mm.
- As raízes devem ser bem desenvolvidas, sem quebrar a integridade, espécimes ressecados ou podres. O comprimento do sistema radicular é de pelo menos 20-25 centímetros. As raízes corretas são de cor escura.
- Os brotos devem estar livres de danos (arranhões, rachaduras e assim por diante), a integridade da casca não pode ser comprometida.
Dica: para avaliar corretamente a qualidade das raízes, deve-se puxar com cuidado a raiz pequena, e se ela abrir facilmente, isso indica que as raízes estão secas. Você deve se recusar a comprar esta amostra.
Ao selecionar uma muda cultivada em recipiente (com sistema de raiz fechada), é necessário focar nos seguintes pontos:
- as mudas são fixadas com firmeza e segurança no recipiente;
- se possível, examine o pedaço de terra: raízes brancas devem ser claramente visíveis nele;
- o comprimento ideal do tiro não é menor que 40-50 centímetros.
Tecnologia e esquema de pouso
Quando o buraco de plantio e o material estiverem preparados, você pode começar o processo de plantio. Plantar groselhas em solo aberto tanto no outono quanto na primavera deve ser feito de acordo com o seguinte esquema.
- Regue a fossa, a quantidade de água é de cinco litros.
- Quando o líquido for absorvido, coloque a muda no buraco.
- A muda deve estar ligeiramente inclinada. O aprofundamento da junção da raiz com o caule deve estar localizado 5 centímetros abaixo do nível do solo.
- Endireite com cuidado as raízes da muda; dobras não devem ser permitidas.
- Agora você precisa preencher o buraco com a camada superior de solo fértil. Ao mesmo tempo, é necessário sacudir levemente a muda: isso irá eliminar os vazios entre as raízes.
- Faça um furo de irrigação, que deve ser um pouco mais baixo em nível que a junção da raiz com o caule.
- Limpe o solo com cuidado e irrigue a mesma quantidade de antes do plantio. Em seguida, cubra o círculo do tronco.
No momento do plantio, os arbustos são colocados a uma distância de 1,5 m um do outro.Ao crescer em várias linhas, a largura entre as linhas será de 1,5-2 m. Se o tamanho do terreno permitir, é aconselhável plantar groselhas de acordo com o esquema de 2x2 m, caso em que a área de alimentação sob os arbustos é usado 100%.
As groselhas são plantadas com mudas de 2 anos ou estacas de 2 anos bem formadas.
Cuidados de acompanhamento
Depois que o plantio estiver concluído, você precisará se preocupar com os cuidados com a planta. Todas as atividades devem ser realizadas em tempo hábil, observando a qualidade e o aspecto do arbusto. O tamanho da colheita depende de como você cuida dos arbustos. Irrigação e alimentação são os procedimentos mais importantes.
Regar e alimentar
A qualidade do terreno atesta a necessidade de rega. Se você pegar um pedaço de terra na mão e ele se desfizer, a quantidade de umidade não será suficiente. Na primeira vez, é necessário regar em tempo seco, na fase de formação do ovário. A segunda irrigação abundante deve ser feita durante o amadurecimento global das bagas. A irrigação abundante consiste na aplicação de 20-25 litros de líquido por planta. Entre estas fases realiza-se a rega habitual do solo planeada com um intervalo de 2 semanas. 10 litros de água quente são despejados sob cada arbusto.
Na primavera e no verão, os fertilizantes devem ser compostos de componentes orgânicos. É preferível usar uma solução de esterco de vaca (1 kg por 10 l de água) ou excrementos de pássaros (1 kg por 20 l de água). 5 litros de solução são despejados sob a raiz de cada arbusto. No outono, as groselhas são alimentadas com uma composição de componentes minerais e orgânicos. Para fazer isso, combine 80 g de potássio, 10 g de uréia e 30 g de superfosfato. Todos esses ingredientes são dissolvidos em 10 litros de água e 2 litros de composição são adicionados sob um arbusto.
Afrouxamento, destruição de ervas daninhas
É aconselhável soltar o solo após a irrigação. Depois de regar o terreno, é necessário esperar 3 dias e afrouxar a camada superior do solo até uma profundidade rasa. Fertilize após alguns dias. É necessário soltar a terra, porque sob a influência da umidade e do sol, uma crosta se forma em sua superfície. Não permite que nutrientes e massas de ar penetrem nas raízes.
Um grande número de plantas daninhas aparecem em todas as parcelas domésticas e devem ser removidas. Isso não só melhora a aparência estética, mas também evita o aparecimento de parasitas. Alguns jardineiros usam produtos químicos para prevenir sua ocorrência. Apenas esses tratamentos afetam negativamente a qualidade do arbusto e os resultados da colheita, portanto, as ervas daninhas devem ser removidas manualmente.
Esforce-se para arrancar as ervas daninhas junto com as raízes para estender o intervalo entre as operações. As plantas daninhas retiram nutrientes do solo, o que interfere na formação normal do arbusto (o crescimento é inibido e os frutos ficam menores). Além disso, contribuem para o fato de o mato parar de crescer.
Poda
A poda primaveril é muito importante no cuidado das groselhas. Existem várias etapas.
- Formação antes do desembarque. Consiste em encurtar os brotos. Quando os ramos são fortes, então 5 botões são mantidos neles. Para os fracos, 1-2 peças são suficientes.
- Poda pelo segundo ano. Consiste na remoção de processos basais fracos. Não deixe mais do que 3 peças. Devido a este procedimento, a ramificação torna-se mais abundante e os volumes de produção aumentam.
- No terceiro ano de existência, cada arbusto deve ter vários brotos de diferentes idades. A este respeito, corte todos os rebentos jovens que crescem em ramos principais desenvolvidos.
Além disso, de vez em quando, todos os ramos que engrossam a coroa são removidos. Galhos congelados também são removidos, cortando-os até o último botão. A poda sanitária é realizada no outono. No outono, ramos secos e danificados são cortados.
Após a poda, é necessário amarrar os ramos a um suporte vertical para evitar que se partam.
O comentário foi enviado com sucesso.