Tudo sobre o plantio de mirtilos na primavera

Contente
  1. Cronometragem
  2. Seleção e preparação de uma muda
  3. Seleção de local e solo
  4. Como preparar uma cova?
  5. Como plantar corretamente?
  6. Cuidados de acompanhamento

Embora o cultivo de mirtilos tenha seus próprios desafios, os frutos mais doces resultantes valem o esforço. Uma das principais condições para o cultivo de uma cultura é a escolha certa do local e do solo.

Cronometragem

Plantar mirtilos ao ar livre na primavera depende da variedade de mudas que você escolheu. Os espécimes com raízes fechadas são adequados para o plantio na primavera e no verão, exceto em dias muito quentes. Porém, é melhor realizar o procedimento em abril, ou seja, quando a neve já derreteu completamente, mas o solo ainda reterá um pouco de umidade e aquecerá até pelo menos +5 graus. Mudas com sistema radicular aberto são plantadas na cabana de verão apenas na primavera, até que os sucos comecem a se mover e os botões inchem.

Também é necessário escolher a época com base nas características climáticas da região. Então, para a faixa do meio, incluindo a região de Moscou, meados de abril é considerado o ideal. Nos Urais, na Sibéria e na região de Leningrado, o trabalho foi transferido para o início de maio. No sul - no Território de Krasnodar - o desembarque pode ser realizado antes de tudo, em março. Mas também no Kuban é preciso guiar-se pelas condições meteorológicas, a primavera também traz surpresas na forma de geadas de retorno. Na Bielo-Rússia, o procedimento pode ser realizado durante a primavera. A principal condição é esperar que a neve derreta e a terra aqueça, mas seja a tempo antes que o fluxo de seiva comece.

Seleção e preparação de uma muda

Para o plantio de mirtilos, via de regra, são utilizadas mudas de sistema radicular fechado, colocadas em recipiente. Instâncias de raiz aberta são usadas no mínimo. Em um viveiro, é melhor para o jardineiro escolher uma muda de 2 a 3 anos, que tenha um bom crescimento anual e vários brotos fortes, cuja idade não exceda alguns anos. A muda, é claro, deve estar absolutamente sã, e em sua superfície não deve haver manchas, pontas ressecadas ou formações incompreensíveis, feridas, rachaduras ou sinais de doença. Como estamos falando de plantas vendidas em contêineres, processos de raiz bem desenvolvidos devem ser visíveis a partir dos orifícios no fundo do contêiner.

Será correto avaliar as condições do terreno em que a planta está localizada - ela não pode ser seca em excesso. Ramos fortes e densos de cor verde brilhante devem ter botões.

Poucas horas antes do plantio, o material de plantio é bem regado. Antes da transferência direta para o terreno aberto, será necessário removê-lo cuidadosamente junto com o caroço de terra do recipiente. Se as raízes ficarem dobradas em direção ao centro da parte inferior, será necessário dar a elas uma posição horizontal para que pareçam uniformemente para os lados. Provavelmente, para isso, o pedaço de barro precisará ser ligeiramente desmontado.

Também é possível colocar a muda em um pequeno recipiente com água por cerca de um quarto de hora antes do plantio e, a seguir, quando o solo estiver úmido, colocá-la em campo aberto.

Deve ser mencionado que uma muda danificada após o transporte é bastante realista para restaurar.

  • O primeiro método envolve mergulhar a maior parte da planta na água por alguns dias. Para atingir o resultado desejado será permitida a adição de 12 gotas de álcool cânfora a cada litro de água.
  • No segundo caso, os brotos enfraquecidos ou danificados são completamente removidos ou encurtados em 1-3 centímetros.
  • Finalmente, os ramos da raiz em decomposição podem ser completamente cortados e a raiz central danificada pode ser tratada com uma solução de sulfato de cobre a 3%.
  • Antes do plantio, a muda deve ser mergulhada em uma solução que estimule a formação de raízes.

Seleção de local e solo

O local onde os mirtilos serão plantados deve estar muito bem iluminado por pelo menos 6-8 horas e não ser exposto a correntes de ar. Em princípio, a cultura é capaz de se desenvolver em condições de sombra parcial, mas nesse caso deve-se esperar uma diminuição do tamanho e deterioração das características gustativas da fruta. Além disso, é muito provável que a falta de iluminação retarde o desenvolvimento do arbusto, o que significa que ele não pode se tornar lenhoso no inverno e sobreviver a dias gelados. Misturas de solo caracterizadas por alta umidade são categoricamente inadequadas para mirtilos.

Isso significa que você não deve plantar mudas em terras baixas, locais onde a precipitação e a água do degelo se acumulam, bem como áreas onde o lençol freático é próximo.

Os principais requisitos para o solo são sua leveza, frouxidão e permeabilidade ao ar. O nível de acidez não deve ultrapassar a faixa de pH 3,5-4,5. A cultura se sentirá melhor em uma mistura de turfa ou argila arenosa e, pior de tudo, em solos pesados ​​e argilosos. Os jardineiros não recomendam o planejamento de canteiros de mirtilo perto de plantas que preferem solo neutro. Os melhores vizinhos para os frutos silvestres serão os mesmos "amantes" de solos ácidos, ou seja, mirtilo, oxicoco, azaléia ou urze. Ressalte-se que o mirtilo é capaz de frutificar exclusivamente em solo ácido, uma vez que tais condições são exigidas pela micorriza ericóide, que auxilia a cultura na extração de nutrientes do solo. A propósito, azeda e hortelã são considerados precursores ideais para mirtilos, que também preferem solo azedo.

Para normalizar o nível de acidez para preencher a cova, será possível preparar uma mistura especial de areia, turfa, serragem, folhas caídas, agulhas, cascas de árvore e 40-60 gramas de enxofre. Uma alternativa seria regar o solo com uma combinação de ácidos málico, cítrico e acético.

Como preparar uma cova?

A preparação da cova de plantio de mirtilo é sempre feita com antecedência.

  • A profundidade e largura padrão do furo é de 50 centímetros, mas na maioria das vezes os jardineiros aumentam esses indicadores para 60-70 centímetros. Como as raízes da cultura estão crescendo ativamente, é melhor criar imediatamente uma depressão maior. Caso esteja previsto o plantio de várias mudas ao mesmo tempo, a distância entre as covas deve ser mantida em 1-1,5 metros. O mesmo espaçamento será necessário para o espaçamento das linhas.
  • Será correto planejar a cova de plantio, dependendo das características do solo. Para argila pesada, orifícios largos, mas não muito profundos, são adequados. Uma grande profundidade nesta situação, ao contrário, contribuirá para a estagnação da umidade e a decomposição do sistema radicular. Um buraco de 60 centímetros de largura e 40 centímetros de profundidade deve ser cavado em argila clara. Áreas pesadas de argila requerem a escavação de cristas - buracos de 10 centímetros de profundidade nos quais um monte se formará. Para terrenos arenosos e turfosos, serão necessárias depressões com diâmetro de 1 metro, estendendo-se até 50 centímetros no solo.
  • É extremamente importante vedar previamente o sistema radicular da planta do solo comum do jardim que não tenha a acidez necessária. Por exemplo, isso pode ser feito usando tijolos, folhas de ardósia ou outro material confiável adequado para formar as laterais. O fundo do poço deverá ser coberto com material de drenagem - grandes cascas de coníferas, seixos ou serragem. A camada resultante deve ter de 10 a 20 centímetros de espessura.
  • Uma mistura de turfa alta é adequada para reabastecer a cova de plantio., agulhas podres e areia amarela, além disso, o primeiro componente deve ser 60% e os outros dois - 20% cada.Os fertilizantes de enxofre devem ser aplicados imediatamente - sulfato de amônio ou enxofre coloidal. Sugere-se também fertilizar o jardim com sulfato de potássio ou "superfosfato".

Como plantar corretamente?

É necessário plantar mirtilos de jardim no país de acordo com algumas regras. Tudo começa com a formação de um monte de mistura de nutrientes no centro de um buraco previamente cavado e parcialmente preenchido. Porém, se as raízes da muda não foram esticadas com antecedência, e a massa de terra permaneceu intacta, bastará colocá-la no buraco. Em seguida, a cova é preenchida com solo de forma que o colo da raiz se aprofunde em cerca de 7 centímetros.

É importante que a terra seja distribuída uniformemente, preenchendo todos os vazios. Para simplificar a tarefa, pode ser necessário sacudir suavemente o tronco da planta.

No círculo próximo ao tronco, o solo é compactado com as palmas das mãos e, em seguida, um sulco circular é puxado ao redor dos mirtilos para irrigação. A cultura é regada abundantemente com o direcionamento de 3 a 4 baldes de água limpa para cada arbusto ou com uma composição que estimule o crescimento das raízes.

Recomenda-se verter a umidade gradualmente: primeiro, use um balde, espere até que o líquido seja absorvido e passe para o próximo.

Além do método básico, é possível plantar mirtilos no jardim de outras maneiras. As recomendações dos jardineiros indicam que o plantio em cumes é mais adequado para solo argiloso. Neste caso, após cavar um buraco de 15-20 cm de profundidade, forma-se um monte de turfa, serragem, areia e terra. Além disso, a muda é simplesmente colocada no topo da elevação, e suas raízes estão localizadas no nível do solo. No final, o espaço próximo ao caule é coberto por uma camada de serragem com 8-12 centímetros de espessura. A solução correta é instalar em torno de suportes de pranchas de madeira que suportam a crista e evitam que ela sofra erosão.

O cultivo em sacos ou recipientes de plástico é adequado quando os mirtilos são cultivados em grandes volumes ou em espaços confinados. Nesse caso, as mudas são imediatamente colocadas em sacos com turfa ou solo com o nível de acidez necessário. Na ausência de turfa, a mistura de plantio é substituída por solo de jardim comum, alimentado com enxofre ou substrato de coníferas. Em princípio, alguns jardineiros preferem plantar apenas em folhas de coníferas - uma camada de terra cavada sob as coníferas a uma profundidade de 7 a 9 centímetros. A cama de pinheiro é melhor usada, embora o abeto, apesar do pH mais baixo, também funcione. Neste caso, propõe-se a utilização da camada superior como material de cobertura morta.

Cuidados de acompanhamento

Após o plantio, você deve cuidar da cultura de acordo com o esquema básico.

  • Imediatamente, o círculo do tronco é coberto com agulhas de coníferas podres ou pedaços de casca de árvore, forrados com uma camada de 6 centímetros de espessura. A turfa azeda, combinada com agulhas e casca de árvore, também pode ser usada para preparar uma mistura de cobertura morta. É comum combinar os componentes em proporções iguais com areia ou feno.
  • Freqüentemente, não é necessário regar a cultura - mesmo que o verão seja quente, 2 a 3 vezes por mês é o suficiente, e 1 a 2 baldes precisarão ser despejados para cada arbusto. Durante chuvas prolongadas, a frequência do procedimento é reduzida. A rega deve ser acompanhada de pulverização da parte aérea, remoção de ervas daninhas e suavização suave que não agrida o sistema radicular e aprofunda não mais que 5 centímetros. Se o solo se assentar, será necessário preenchê-lo até o nível anterior.
  • Se inicialmente fosse necessário tornar o solo mais ácido, a rega deve ser periodicamente acompanhada pela introdução de ácido cítrico ou acético. Para fazer isso, uma vez por semana ou a cada duas semanas para mirtilos, você precisará preparar água ácida de 100 mililitros de vinagre de 90 por cento e 10 litros de água. Ficará ainda mais fácil diluir 1 colher de chá de ácido cítrico em 3 litros de base ou usar um acidificante especial.
  • A cobertura no primeiro ano do habitat do mirtilo em campo aberto não é necessária, uma vez que as substâncias introduzidas na cova são suficientes para o desenvolvimento da muda. A partir do próximo ano, recomenda-se dar preferência a formulações complexas adequadas à cultura. Eles devem ser usados ​​principalmente antes do inchaço dos rins.
  • Mais perto do inverno, será necessário pensar na proteção das mudas. É mais razoável isolar o sistema radicular com o auxílio de fibras agrícolas, uma vez que o polietileno contribui para a formação da condensação e, portanto, para a decomposição do sistema radicular. Uma malha fina feita de metal ou plástico ajudará a proteger o tronco de roedores.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário