Plantando mirtilos
Os mirtilos são apreciados não só pelo sabor agradável dos frutos silvestres, mas também pelas suas propriedades curativas. Em condições naturais, a cultura é encontrada em muitas regiões do país. No entanto, graças aos criadores de hoje, qualquer residente de verão pode cultivar uma variedade de jardim em seu terreno pessoal.
A espécie cultivada é despretensiosa. No entanto, algumas recomendações devem ser levadas em consideração para garantir uma boa sobrevivência das mudas e uma colheita decente. Considere as características do plantio correto de mirtilos, as nuances da preparação do local e alguns outros pontos que os jardineiros devem conhecer.
Cronometragem
Na primavera
Esta é a melhor época para plantar mirtilos ao ar livre. A planta terá tempo para criar raízes e ficar mais forte antes do inverno. Portanto, ele pode suportar mais facilmente uma forte queda de temperatura. Quando a neve derreteu completamente, os botões ainda não floresceram, mas a terra já aqueceu até + 5 ° C, você pode pensar em colocar mudas no local. No entanto, deve-se ter em mente que o clima das diferentes regiões apresenta diferenças significativas. Portanto, os especialistas aconselham enfocando as condições de uma área particular. Por exemplo:
- nas regiões Sul, o procedimento deve ser realizado no final de março;
- na faixa do meio e centro da Rússia, o pouso pode ser realizado em meados de abril;
- nos Urais, na Sibéria e em outras regiões frias, você não deve deixar as plantas do lado de fora até o início de maio.
Após o plantio, a terra ao redor do arbusto deve ser coberta com cobertura morta. Se houver perigo de geadas noturnas, é melhor cobrir a planta com um spunbond. Ao mesmo tempo, é importante entender que a cultura plantada no país na primavera não florescerá e não dará frutos em um futuro próximo. A primeira safra deve ser esperada apenas no próximo ano.
Acontece que as plantas jovens são levadas às lojas de jardinagem antes mesmo do início da primavera. Nesse caso, surge a questão de como armazenar as mudas no inverno, para que na época do plantio elas permaneçam fortes e saudáveis. Uma geladeira ou um porão frio não é uma boa ideia. A falta de luz terá um efeito negativo no estado das plantas.
A melhor solução é colocar os arbustos jovens em um local fresco, mas bem iluminado, como uma porta de varanda. No início da primavera, você pode levar as mudas para a loggia isolada.
No outono
Esta época não pode ser considerada a melhor época para plantar uma cultura. No caso de início precoce do frio, um arbusto que não conseguiu criar raízes em um novo local pode não suportar a queda de temperatura. Mesmo que o inverno seja rigoroso, você não deve arriscar. Por outro lado, se os mirtilos tiverem tempo para criar raízes e ganhar força antes das geadas, será possível aguardar a primeira colheita com o início do período de calor. Portanto, alguns jardineiros ainda escolhem esta opção de plantio.
Nesse caso, vale a pena envidar todos os esforços para reduzir o risco de danos e morte da planta. Para isso, é aconselhável colocar a muda no solo em meados do outono, muito antes da primeira geada. Nesse caso, vale a pena retirar todos os brotos fracos. Para galhos fortes, é melhor cortá-los ao meio. Além disso, depois de mergulhar o arbusto no solo, é necessário cobrir cuidadosamente o círculo próximo ao tronco. A muda em si deve ser coberta com estopa ou tecido não tecido.
Se um arbusto com sistema de raiz fechada for vendido em recipiente, pode ser lançado ao solo a qualquer momento, mesmo no verão (com exceção dos dias especialmente quentes, não adequados para esse tipo de trabalho). Ao plantar tal planta, o método de transbordo é usado. Isso minimiza o estresse de movimento e também aumenta a probabilidade de o arbusto se enraizar em um novo local.
Seleção de mudas
A melhor solução é escolher uma planta com 2 a 3 anos de idade, que tem um crescimento pronunciado de um ano. Claro, arbustos mais velhos parecem mais fortes. No entanto, esses espécimes não se enraízam bem em um novo lugar. A muda deve estar absolutamente sã e bem desenvolvida. As raízes e rebentos não devem apresentar sinais de aviso (manchas suspeitas, fissuras, danos de várias naturezas).
Se a planta for vendida em um recipiente e comprada pouco antes do plantio no local, suas raízes devem ficar para fora dos buracos no fundo do recipiente. Isso é um sinal de que a muda cresceu o suficiente e está pronta para expandir a área movendo-a para o campo aberto. A diversidade varietal não deve confundir o produtor. É sempre melhor comprar as variedades de cultura mais adequadas para uma determinada região.
Com uma combinação perfeita, a mata não terá que se adaptar a condições climáticas incomuns. Assim, ele vai crescer e dar melhores frutos.
Um lugar
Mirtilos do jardim adoram luz. Com sua falta, a cultura não se desenvolve bem. Também afeta negativamente o sabor e o tamanho da fruta. Portanto, ao escolher entre áreas de sol e de sombra, é melhor dar preferência à primeira opção. Digamos que a escolha de um lugar localizado em uma pequena colina. O principal é que ele é protegido de forma confiável do vento frio do norte. Você pode plantar um arbusto próximo a uma casa, um mirante ou qualquer outra estrutura (de preferência no lado sul).
Vizinhos
Plantas com certas características devem ser plantadas próximo a esta cultura. Eles devem amar solo ácido e ter raízes profundas (para não interferir no sistema de raízes rasas dos mirtilos). A compatibilidade ideal é obtida com abeto, pinheiro, zimbro. Se considerarmos arbustos de bagas, mirtilos, mirtilos, cranberries, groselhas, viburnum são perfeitos. Não é recomendado colocar mirtilos ao lado de framboesas, groselhas, groselhas.
Vegetais que preferem solo neutro ou alcalino não serão bons vizinhos para uma safra de frutas vermelhas. Estamos falando de repolho, berinjela, beterraba, cenoura, abóbora, melão, feijão e outros. Será desconfortável para o arbusto sob as árvores frutíferas que absorvem nutrientes e criam sombra. Mas o jardineiro pode criar uma bela composição combinando mirtilos e plantas ornamentais em uma área.
Por exemplo, você pode usar hortênsias, rododendros, azaléias, botões de ouro, tremoços, lírios do vale, samambaias, thuja. Além da beleza, essa vizinhança também proporcionará excelente polinização de arbustos e maior produtividade.
O solo
A cultura é muito sensível à composição do solo. Como já mencionado, ela prefere solos leves com forte reação ácida. As opções mais preferidas incluem turfa, arenito, arenito, argila. A folhagem podre pode ser um excelente fertilizante natural. Este aditivo ajuda a manter um nível suficiente de umidade e torna o solo mais fértil. Se necessário, o nível de pH pode ser alterado artificialmente para o lado ácido.
Outro ponto importante é que plantar um arbusto em várzea é indesejável. Além disso, um terreno com lençóis freáticos próximos não é adequado para cultivo. As propriedades de alta drenagem do solo são muito importantes para esta cultura. Se as águas passarem em camadas profundas, o sistema radicular superficial não entrará em contato com elas. Se as camadas superiores do solo estiverem inundadas, isso pode causar doenças nas plantas.
Preparação de poço de plantio
É melhor preparar um buraco para o arbusto com antecedência (algumas semanas antes do plantio). Primeiramente, vale a pena fazer uma depressão no solo com tamanho de 0,9 me profundidade de 0,5 m. Na maioria das vezes, as raízes da cultura estão localizadas 30 cm abaixo da superfície da terra. Portanto, você não pode tornar o buraco menor.É necessário dar à muda espaço suficiente para seu pleno crescimento e desenvolvimento. Então você precisa fazer a drenagem misturando solo fértil com agulhas, musgo, casca, pequenos galhos quebrados. Depois disso, fertilizantes minerais contendo nitrogênio e enxofre devem ser adicionados ao buraco. A matéria orgânica não pode ser usada para enriquecimento do solo. Agulhas caídas e serragem de árvores coníferas são uma exceção. Além disso, devem estar apodrecidos, já que os novos tirarão nitrogênio do solo.
Você pode acidificar o solo com uma mistura especial da loja. Você também pode usar vinagre e suco de limão com moderação. O pH deve ser 3,5-5,0. Você não deve ser muito zeloso (o avermelhamento das folhas da planta indicará acidez excessiva). Se o solo na área for alcalino, o buraco deve ser forrado com material não tecido. Isso evitará a lixiviação do solo, trazido artificialmente ao estado desejado. Caso contrário, o pH mudará gradualmente e o arbusto começará a doer e murchar.
No final, o buraco deve ser coberto com uma mistura especial (uma combinação de argila, turfa alta e areia) e deixado até o plantio. Durante este tempo, a formação de um ambiente ideal e um bom equilíbrio água-ar ocorrerá no solo.
Esquema de pouso e tecnologia
Para obter o rendimento máximo, você precisa plantar a cultura corretamente. Normalmente, não uma, mas várias cópias de mudas de mirtilo são compradas. A distância ideal entre arbustos depende da variedade selecionada. As variedades em miniatura podem ser plantadas com uma distância de 0,8-1 m, enquanto as variedades médias e grandes requerem mais espaço. Entre tais arbustos vale a pena deixar 1,3-1,5 m. Devem ser mantidos pelo menos 2 m entre as linhas. Isso é extremamente importante, pois o espessamento das plantações pode levar à diminuição da qualidade dos frutos e deterioração da imunidade devido a uma falta de luz. Alguns jardineiros estão se perguntando se é possível plantar diferentes variedades de safras juntas. Suas dúvidas são vãs. Colocar várias variedades de mirtilos em uma casa de verão só aumentará a produção por meio da polinização cruzada.
Agora vamos considerar as características do plantio de arbustos jovens em trincheiras cavadas. Em primeiro lugar, você precisa preparar cada muda. Não plante espécimes com raízes emaranhadas e curvas. Esses arbustos não terão força suficiente para o pleno desenvolvimento, portanto não darão frutos. Em alguns casos, as plantas até morrem, por isso é importante evitar esses problemas. Para isso, algum tempo antes do plantio, as mudas devem ser imersas em água por 15 minutos (pode-se fazer isso sem tirar as plantas dos recipientes). Em seguida, você precisa remover cuidadosamente os arbustos dos recipientes, amassar os torrões de terra e desembaraçar as raízes. Depois disso, você pode começar a plantar. Vamos considerar um algoritmo passo a passo.
- No fundo do furo, é necessário colocar drenagem (caso ainda não tenha sido feito), preenchendo-o com solo adequado.
- Uma muda é colocada no centro. As raízes devem ser cuidadosamente endireitadas e o colo da raiz deve ser enterrado 5–8 cm abaixo do nível do solo.
- Depois, vale a pena regar abundantemente a planta (pode-se usar tanto água pura quanto uma solução de estimulador de formação de raízes).
- Depois disso, o buraco deve ser coberto com terra, batendo levemente.
- É melhor podar os topos dos brotos. Isso vai estimular a ramificação lateral.
- No final, a superfície do solo ao redor do arbusto deve ser coberta com serragem de coníferas ou folhas de carvalho (espessura da camada - 8-10 cm). A cobertura vai reter a umidade e manter as ervas daninhas longe.
Erros freqüentes
Vários dos erros mais comuns podem ser identificados, devido aos quais mirtilos de jardim crescem mal nas áreas, adoecem e não produzem frutos:
- comprar mudas fracas;
- a escolha errada do local de plantio (sombra, área com muita umidade);
- colocação das plantas em solos inadequados (baixa acidez, solo argiloso pesado, pouco permeável ao ar e à umidade);
- não cumprimento do esquema de plantio (arranjo muito próximo dos arbustos);
- falta de drenagem nos buracos com plantas;
- ignorar conselhos sobre como aprofundar o colar da raiz;
- uma tentativa de fazer sem cobrir o solo ao redor dos arbustos plantados;
- vizinhança indesejável para mirtilos (plantar uma série de safras que afetam negativamente o arbusto).
Qualquer uma dessas falhas pode impactar negativamente a saúde da colheita. Portanto, é importante prestar atenção a todas as nuances, mesmo que pareçam insignificantes. Claro, não se esqueça dos cuidados adequados com o arbusto plantado.
Somente se todas as recomendações forem seguidas o jardineiro poderá desfrutar da magnífica aparência dos mirtilos e de uma rica colheita de frutas saudáveis.
O comentário foi enviado com sucesso.