O que e como alimentar cebolas em junho?
A cebola é uma das hortaliças mais comumente cultivadas. Este vegetal tem um sabor pronunciado, praticamente nenhum prato de carne, peixe ou vegetal pode passar sem ele. Suas penas verdes frescas são um excelente complemento para saladas de primavera. Mas para ter uma boa colheita, você precisa fazer mais do que apenas plantar cebolas no solo.
A remoção de ervas daninhas, irrigação e cobertura oportuna são importantes para esta cultura. É um tempero de verão que vai ajudar a conseguir o resultado pretendido e uma colheita plena. Este artigo discutirá o período de tempo para alimentação, o que significa usar, e quais erros podem ser cometidos neste caso.
Quando é necessário o curativo superior?
Para obter uma boa colheita, é necessário cuidado de qualidade, isso se aplica a todas as culturas. Ao plantar, preste atenção especial ao canteiro. Esta raiz vegetal requer solo solto. Os bolbos podem crescer por si próprios, embora nos verões quentes e secos se tornem pequenos e tenham uma pele dura. Em um verão chuvoso, ao contrário, o vegetal começa a apodrecer, adoece e pode morrer já na fase de aparecimento de penas. Para proteger a cultura desses problemas, são necessários cuidados e alimentação adequada. Ao longo de todo o período, esta cultura de jardim deve ser cuidada, evitando-se o crescimento excessivo dos canteiros. Se necessário, as camas devem ser regadas e alimentadas.
Embora as cebolas sejam consideradas uma cultura pouco exigente, elas precisam ser alimentadas em tempo hábil. O primeiro mês de verão é mais adequado para a introdução de nutrientes. É em junho que é preciso aplicar fertilizantes para que os bulbos ganhem força e massa com o tempo. Nesse momento, esse vegetal já deixa de formar a parte verde acima do solo, procedendo ao acúmulo de forças para o crescimento do bulbo. Com uma quantidade insuficiente de nutrientes no solo, é improvável que seja possível obter uma boa colheita completa de um vegetal útil. A alimentação oportuna também ajudará a garantir que as penas da cultura permaneçam suculentas e elásticas, não amarelem e não comecem a secar.
Ao plantar uma hortaliça nos canteiros, é preciso levar em consideração a qualidade do terreno no local, a umidade, bem como as quedas de temperatura na região. O principal requisito antes de introduzir os componentes no solo é a irrigação de alta qualidade do local. Depois de um tempo, o solo está solto. Depois disso, nenhum trabalho é realizado no local por 3-4 semanas, as cebolas não são regadas ou fertilizadas. A cebola per capita é uma safra de 2 anos que só pode ser totalmente colhida na próxima safra. Alguns jardineiros preferem comprar lâmpadas pequenas, ou seja, jogos. A cebola da "chalota" ou da "família", chamada "kuschevka" dá uma safra, consistindo de muitas cebolas pequenas, no próximo ano são usadas na forma de conjuntos para obter grandes cabeças maduras. Na primavera, o vegetal é plantado com sementes ou com o plantio de cebolas, que são preparadas no outono.
Este vegetal pode ser chamado de uma cultura bastante "glutona" que cresce em áreas férteis. A planta precisa de muitos nutrientes. A cultura precisa especialmente de nitrogênio, mas também de potássio e fósforo suficientes. Pode ser muito difícil conseguir uma plantação com bulbos grandes sem a introdução correta e completa de nutrientes. A cobertura é obrigatória, sendo realizada várias vezes ao longo da temporada.
De acordo com jardineiros experientes, três curativos principais para raízes devem ser realizados em junho. Por conveniência, é melhor dividir o mês em 3 décadas, realizando o procedimento no início, meio e final do mês.
- A época ideal para a primeira fertilização é a primeira década.... Se desejar, para isso levam formulações de loja com os componentes necessários. Você também pode usar 12 g de nitrato de cálcio, que é dissolvido em 10 litros de água. Este valor é suficiente para um terreno de 1,5 m2. m. A obtenção de fertilizantes de nitrogênio permitirá que o vegetal se desenvolva totalmente, o que terá um efeito positivo na taxa de crescimento dos caules verdes. As cebolas plantadas na primavera darão em breve uma boa colheita de verduras, que podem ser utilizadas para fazer saladas e pratos de vegetais.
- A segunda década é considerada o momento ideal para a próxima mamada.... Nesse momento, a cebola não precisa mais de muito nitrogênio, portanto, fertilizantes complexos são aplicados no local com doses reduzidas desse componente. A cultura durante este período requer fertilização contendo potássio, fósforo e cálcio. A data aproximada para isso é de 10 a 15 de junho, mas essas datas podem variar, dependendo da variedade da cultura em si e da época de plantio.
- Assim que o bulbo ficar do tamanho de uma ameixa, deve-se aplicar potássio. Isso acontece na terceira década de junho. Neste momento, é importante avaliar com precisão o estado da vegetação e do nabo. Caso as hastes ainda não estejam brilhantes e potentes o suficiente, o curativo foliar é realizado com uma solução de 1 colher de sopa. eu. amônia diluída em 5 litros de água. Esta solução é usada para pulverizar a cultura em tempo nublado ou à noite.
No verão, à medida que a temperatura sobe, as pontas dos talos da cebola muitas vezes começam a amarelar, o que leva a uma diminuição da produtividade no futuro. Quando este mês aparecer amarelecimento nas pontas dos caules, é necessário fazer uma alimentação nutritiva, isso vai melhorar a nutrição, afetar o crescimento da cultura e ganhar peso. Neste caso, é aconselhável adicionar nitrophoska, superfosfato, sulfato de potássio, Agricola.
Existe um calendário lunar, de acordo com o qual você pode saber exatamente a que horas é feita a alimentação. Assim, em junho deste ano, os dias favoráveis para a introdução de nutrientes são: 2, 11-12, 16-17, 21-23, 29 de junho. Quem aderir a essas recomendações deve lembrar que esse período pode variar dependendo da região onde o sevok foi plantado.
Ao mesmo tempo, de acordo com as previsões do calendário lunar, não vale a pena alimentar as parcelas com a verdura plantada nos dias 3 e 5 de junho, bem como nos dias 15 e 25. Os eventos realizados hoje em dia não darão o resultado desejado.
Remédios populares
Para obter uma grande colheita, as cebolas em junho podem ser alimentadas não só com matéria orgânica ou fertilizantes minerais, mas também com remédios populares. O uso de tais métodos testados pelo tempo tem sido capaz de provar repetidamente sua eficácia. Existem muitas ferramentas que afetam significativamente o rendimento das colheitas.
Isso inclui algumas opções.
- Cinza... A aplicação da solução de cinzas ajudará a melhorar a produtividade, além de proteger os bulbos de pragas. Para fazer essa solução, pegue as cinzas de madeira na quantidade de 200 gramas e misture com 2 litros de água. O líquido resultante é usado para regar as camas. A cobertura com cinzas durante o cultivo de mudas contribui para o rápido crescimento do bulbo e proteção contra as moscas da cebola.
- Sal... Você também pode regar as camas com soro fisiológico, o que ajuda a aumentar o tamanho da própria cebola. Para preparar uma solução salina, pegue um copo de sal e dissolva em um balde de água. A rega é realizada 2-3 vezes, com um intervalo a cada 5 dias.
Ao regar as raízes, o principal é não exagerar, senão, em vez de plantar os bulbos, pode começar o apodrecimento. A aplicação correta de fertilizantes levará a um aumento no rendimento e suculência dos caules.
Além disso, o uso de amônia, verbasco, fermento de padeiro dá bons resultados na alimentação das plantações de cebola.
Amônia
Uma solução de amônia é um dos métodos simples e acessíveis que podem controlar pragas como a mosca da cebola, bem como melhorar o crescimento das plantas. É muito conveniente usar amônia. Basta diluir 30 ml de álcool em um balde de água e usar o regador.
É importante saber que a solução resultante não deve cair sobre as folhas, caso contrário poderá causar queimaduras. A amônia é usada na primeira alimentação, na segunda é melhor usar fermento de padeiro.
Verbasco
A alimentação com matéria orgânica realiza-se num período em que as penas já conseguem crescer 10-15 cm, pelo que os conhecedores da naturalidade preferem usar o verbasco para isso. Para fazer fertilizante, você precisa de:
- preparar o recipiente;
- adicione uma parte de esterco de vaca a ele;
- despeje a massa com água, na proporção de 1 a 5;
- mexa a mistura, tampe bem e reserve para infusão por 2 semanas, mexa a composição diariamente.
O aparecimento de bolhas indicará o início do processo de fermentação. Depois de uma semana, a infusão começará a mudar de cor, ficará mais clara e partes grandes afundarão. Na alimentação, a infusão é diluída na proporção de 1k10.
Fermento de padeiro
O uso de fermento de padeiro no local contribuirá para o enriquecimento da terra com oxigênio, bem como para o crescimento mais rápido da cabeça bulbosa. Para fazer uma mistura de nutrientes, pegue 200 g de fermento de padeiro e misture com 3 litros de água. Em seguida, adicione açúcar (2 colheres de sopa. L) à mistura. A massa é deixada por algumas horas até que comece a fermentar ativamente. O aparecimento de espuma sinalizará que a preparação está pronta. Após o seu aparecimento, a solução é misturada com água e distribuída pelo jardim. A proporção de mistura é de 1: 2.
Para a segunda alimentação, você também pode usar uma solução de fermento ou em combinação com cinzas. A receita mais simples é considerada, que inclui:
- fermento seco - 10 g;
- açúcar - 20 g;
- água - 10 litros.
Para fazer você mesmo, eles pegam fermento, açúcar e dissolvem esses ingredientes em um balde d'água. Após 3 horas, o produto está pronto para uso, basta diluí-lo na proporção de 1 a 5 e aplicar como fertilizante. O fermento cru também é usado para isso. Para criar uma composição nutricional, é necessário pegar 300-500 g de fermento, dissolvê-los em um balde de água e adicionar alguns pedaços de pão (velho) ali. Após 2 dias, a preparação também é diluída de acordo com as proporções acima e, se desejado, adiciona-se cinza de madeira. Sua quantidade pode ser qualquer, não será supérflua neste caso.
Usar apenas cinzas de madeira é aconselhável para a terceira alimentação... Pode ser simplesmente adicionado ao solo, previamente desfeito, ou na forma de infusão aquosa. Para preparar tal solução, é necessário dissolver um copo de cinzas em 10 litros de água e deixar por alguns dias, depois usar durante a rega. A infusão de cinzas também é adequada para alimentação foliar, mas, neste caso, o sabão em pó é adicionado à solução e filtrado.
É importante não superalimentar a cebola com nitrogênio, especialmente ao fertilizar na segunda metade do período de cultivo.
Fertilizantes orgânicos
A adição de matéria orgânica também promove melhor crescimento e ganho de peso da cebola. Usar muitos produtos orgânicos pode causar apodrecimento ou feridas na cebola. Este fator deve ser levado em consideração na escolha dos componentes.
Para conseguir uma boa colheita, é aconselhável introduzir alguns componentes em junho.
- Estrume... Ele contém uma grande quantidade de minerais importantes para as plantas. Para fazer um concentrado para irrigação, é preciso pegar 500 gramas de esterco e misturar, diluindo em 2 litros de água. A massa é reservada por um dia, deve ser bem infundida. Em seguida, o concentrado é diluído em um balde de 5 litros com água e utilizado para regar as parcelas de cebola.Não se deve esquecer que estrume limpo não pode ser usado como cobertura, pois pode causar queimaduras, amarelecimento do bulbo e sua morte.
- Estrume verde. Entre os jardineiros experientes, é popular uma composição projetada para o crescimento de plantas, consistindo em um kg de folhas finamente picadas e talos de dente-de-leão com urtigas, preenchidos com 3 litros de água. É necessário que a mistura seja infundida por 20-25 horas, então a massa deve ser filtrada. O produto resultante, adicionado a um pequeno balde de água, é derramado sobre as camas.
A matéria orgânica é introduzida no máximo uma vez por mês e, com uso mais frequente, os bulbos podem começar a apodrecer.
As cebolas de inverno são alimentadas de acordo com um certo princípio.
- Antes do plantio, eles são introduzidos no solo fertilizantes de nitrogênio... Na primavera, um curativo superior de 3 dobras é realizado.
- Obrigatório para todo o período fertilizar antes do plantio (outono) e na primavera, distribuindo a dose de fertilizante nitrogenado na proporção de 60 kg / ha.
- A primeira porção é trazida na primavera, depois que as hastes aparecem na superfície, o procedimento é repetido após 2 semanas.
- A introdução de matéria orgânica afeta positivamente as cebolas de inverno na forma de excrementos de frango e verbasco.
Ao cultivar cebolas na primavera, fertilizantes orgânicos são usados per capita, bem como alimentação universal. Recomenda-se adicionar matéria orgânica na primeira mamada. Se necessário com urgência, você pode levar esterco de galinha ou esterco de vaca para uma segunda alimentação. Na terceira vez, isso não deve ser feito, caso contrário, o resultado será uma colheita que não será armazenada por muito tempo.
Vale a pena mencionar separadamente sobre variedades híbridas. Então, muitos jardineiros são populares grau "Exibishen". Use-o em uma pena e um nabo. A variedade é muito produtiva, embora tenha um grande peso de bulbo. Com a devida observância das regras de tecnologia agrícola, você pode obter uma colheita decente no local. Como tempero superior da variedade, utiliza-se salitre, excrementos de frango e uma mistura de 10 gramas de uréia, 20 gramas de superfosfato e 5 gramas de cloreto de potássio. Esses componentes são diluídos em um balde de água aquecida.
Fertilizantes minerais
A primeira alimentação de cebola na primavera é feita com fertilizantes de nitrogênio.
- As opções mais bem-sucedidas e ecologicamente corretas são consideradas ureia... Você precisa tirar cerca de 25 g de uréia, dissolvê-la em um balde de água e regar o jardim. É importante que o solo seja bem umedecido com antecedência, ou seja, é necessário regar a área com cebola em abundância com antecedência.
- Usando nitrato de amônio, menos preparação é necessária, cerca de 15 gramas.
Em solos ruins, é aconselhável adicionar superfosfato (até 30 g) e cloreto de potássio (até 12 g), diluídos em um balde de água. Também neste caso, você pode tomar qualquer outro fertilizante complexo na forma de nitrophoska ou azofoska. Para a segunda alimentação, o nitroammofoska é mais utilizado, o qual é diluído em água na proporção de 30 gramas por 10 litros de água. Na terceira alimentação, são utilizados superfosfato e sulfato de potássio, sendo ingeridos em 30 gramas cada. Para qualquer alimentação, o consumo do produto acabado deve ser de aproximadamente 3 litros por 1 sq. metro. Não é recomendado excedê-lo, especialmente para fertilização com nitrogênio.
Ao preparar soluções, deve-se lembrar que a ureia com nitrato, assim como os sais de potássio, se dissolvem muito bem na água. Ao mesmo tempo, o superfosfato é muito pouco solúvel em água. Para melhorar a sua solubilidade, é necessário aquecê-lo com um pouco de água, adicionar o componente e, mexendo bem, levá-lo ao estado desejado.
Além disso, como fertilizante para qualquer cultura, seja cebola de mudas, alho-poró (de mudas) ou uma versão semelhante da variedade Exibishen, fertilizante embalado em 1 kg de "Cebola-Alho" é adequado. Normalmente, um desses pacotes é suficiente para o plantio no outono e na primavera, bem como para a alimentação.
Erros freqüentes
Freqüentemente, jardineiros inexperientes começam a cometer certos erros, que afetarão ainda mais a diminuição da produção, diminuição do sabor e diminuição da manutenção da qualidade. Os erros mais comuns incluem:
- Negligenciar a rega das plantas antes da fertilização. Os bulbos serão capazes de receber nutrição adequada somente após uma abundante rega preliminar.
- Nutrientes de espécies diferentes não devem ser usados ao mesmo tempo, caso contrário, pode causar amarelecimento da pena.... Devem passar pelo menos 2 semanas entre a próxima alimentação.
- Armazenamento da solução acabada... A solução finalizada não é armazenada por mais de um dia. Recomenda-se esgotar completamente o líquido preparado.
- A matéria orgânica não pode ser aplicada fresca, deve ser diluído em água e deixado por um tempo antes de iniciar o processo de fermentação. Se isso não for feito, as plantas jovens sofrerão uma queimadura severa, enquanto os bulbos começarão a desacelerar seu crescimento.
- Dosagem excessiva... É inaceitável exceder a dosagem, especialmente para fertilizantes orgânicos. Isso só fará com que a pena ganhe força, ao mesmo tempo que o bulbo vai parar de crescer.
- Rega desleixada... Não permitir o contato de matéria orgânica e outros fertilizantes na parte verde das plantas. Em caso de contato, é necessário enxaguar rapidamente as verduras com água.
- Proporção de mistura incorreta. Com a introdução simultânea de matéria orgânica e fertilizantes minerais, certas proporções devem ser respeitadas. A matéria orgânica deve ser um terço a mais de minerais.
Seguindo as recomendações e não cometendo esses erros, você pode obter uma excelente colheita de cebolas no jardim ou na casa de veraneio. A alimentação correta em junho ajudará a alcançar o resultado desejado.
O comentário foi enviado com sucesso.