Características do transplante de mirtilo
As bagas são plantadas frequentemente em canteiros de jardim. Em nosso país, morangos, framboesas, groselhas são considerados tradicionais. Os mirtilos estão apenas começando a conquistar o amor dos jardineiros, o interesse por esta baga está crescendo continuamente. Devido ao sabor original, benefícios para o corpo, um grande número de variedades de mirtilo está se tornando cada vez mais procurado. O rendimento e o desenvolvimento da planta dependem em grande parte das medidas agrotécnicas. Um dos procedimentos mais importantes que requerem um estudo aprofundado é o transplante.
A necessidade de um procedimento
O transplante de mirtilos de jardim pode ser feito por vários motivos.
- Estacas... Freqüentemente, os jardineiros decidem criar uma variedade de que gostam. Existem várias maneiras de se conseguir isso: estacas, camadas, brotos. Independentemente do método, as mudas são primeiro retiradas de um arbusto saudável, transplantadas para um solo aberto ou uma estufa. E depois de alguns anos, eles são plantados em um local onde crescerão constantemente.
- Divisão do mato. Esta é outra forma de reprodução, mas, ao contrário da opção anterior, muitas vezes é forçada. Um arbusto adulto que cresceu completamente deve ser desenterrado e dividido. As raízes e caules são separados uns dos outros. E eles, por sua vez, já estão desembarcando em locais previamente combinados.
- Redesenvolvimento... Um transplante de mirtilo pode ser desencadeado por mudanças na casa de campo de verão. No local onde cresce, pode-se projetar um prédio ou fica próximo e cria uma sombra. A sombra também pode ser criada por árvores que estão crescendo há muitos anos e seu crescimento não foi levado em consideração inicialmente no plantio da baga.
- Mudanças de idade... Arbustos velhos precisam ser transplantados para um novo lugar. O mirtilo é uma planta perene, o arbusto frutifica ativamente por 10 a 12 anos. Não é surpreendente que durante este tempo o solo perca elementos úteis e se torne "vazio". Mesmo os fertilizantes aplicados na hora certa não podem corrigir fundamentalmente esta situação. O esgotamento do solo afeta a saúde e o desenvolvimento do arbusto. É verdade que ajuda a "animar" as estacas de toco realizadas uma vez a cada três anos. Mas mesmo esse método não pode corrigir completamente a situação.
Assim, um transplante de mirtilo não é apenas um evento totalmente possível, mas também obrigatório em alguns casos.
Cronometragem
Antes de prosseguir com o procedimento, você precisa decidir quando é melhor transplantar os mirtilos para outro local. É importante saber o momento adequado, pois o procedimento realizado em condições climáticas desfavoráveis afetará negativamente o estado da planta. Na pior das hipóteses, você pode até perdê-lo. O critério mais importante é a região de cultivo, cujo clima afeta a realização do procedimento na primavera ou no outono.
Em regiões frias com climas adversos, as geadas podem chegar cedo. Portanto, uma baga plantada em um novo lugar simplesmente não terá tempo de criar raízes, de se adaptar a isso. Além disso, existe um grande risco de congelar durante a estação fria.
Mas os sulistas devem levar em conta o fato de que a estação de crescimento da baga começa um pouco mais cedo do que no centro e no norte. Assim, o procedimento da mola pode não ser totalmente bem-sucedido se você não tiver tempo para começar a tempo.
Características do procedimento de mola:
- esta opção é ideal para regiões do norte, quando o risco de geadas no solo no início do outono é alto;
- a baga é transplantada em repouso, você não pode esperar pelo fluxo de seiva;
- os melhores meses para este evento são abril ou o início de maio;
- é importante que o solo ainda esteja bem umedecido após o derretimento da neve, mas já esteja suficientemente aquecido;
- a temperatura ótima do solo para o procedimento está acima de + 5 ° C.
Características do transplante de outono:
- é importante começar o evento com antecedência, sem esperar as primeiras geadas;
- o mês ideal para isso é setembro;
- alguns meses bastam para o mirtilo criar raízes, passar por todas as fases de adaptação;
- o sistema radicular tem tempo para crescer, na primavera o arbusto está crescendo ativamente;
- imediatamente após o transplante de outono, é necessário fornecer umidade de alta qualidade;
- quando a umidade é absorvida, o solo é coberto com cobertura morta;
- você também precisa preparar a planta para o inverno, apesar do fato de que a baga tolera bem o frio até -30 ° C;
- se houver pouca neve, o abrigo não fará mal em climas mais amenos, por exemplo, na região de Moscou e no sul;
- como abrigo, são usados ramos de abeto, tecido de polietileno e outros meios improvisados.
Preparação
Para que o transplante seja bem-sucedido, é necessário selecionar e preparar um novo local com antecedência. Deve ser claro, com bom acesso à luz solar.... Correntes de vento e rajadas de vento devem ser evitadas. A composição do solo é um ponto muito importante, deve ser enriquecido adicionalmente. Para isso, utiliza-se areia, agulhas de agulhas, serragem.
Vale a pena prestar atenção ao nível de acidez do solo. Você pode acidificá-lo com uma solução de vinagre. É criado diluindo 35 g de vinagre em um balde de água. Este balde é suficiente para melhorar as condições do solo em cerca de um metro quadrado ou mais.
É óptimo verificar primeiro a acidez do solo: se o nível for pelo menos 3,5 pH, então é absolutamente normal, não deve acidificar o solo.
Recuse-se a transplantar em terras baixas, em áreas pantanosas. Seleção ótima de áreas altas... As terras baixas com acumulação de água são muito pobres para mirtilos. Como a imunidade do mirtilo é muito baixa em relação ao fungo, esse fato também deve ser levado em consideração. Os esporos de infecções fúngicas se multiplicam mais ativamente no calor e na umidade, portanto, áreas fechadas baixas não devem ser escolhidas para transplante em nenhum caso.
Solo denso requer a criação de drenagens, que são utilizadas como pedaços de tijolo, argila expandida, brita. A drenagem é distribuída no fundo do furo, sua espessura não deve ser inferior a 10 cm, então é aplicada a mistura de solo. O padrão de aterrissagem é pensado antes do início do procedimento.
É necessário separar os frutos das outras plantas em pelo menos meio metro. Se o procedimento for realizado no outono, você deve se lembrar de colher os frutos com antecedência.
Como transplantar corretamente?
Um arbusto adulto é transplantado para um novo local após a formação da cova de plantio. O procedimento em si deve ser realizado sem demora, caso contrário, as raízes começarão rapidamente a perder força sob o sol... Por isso, é recomendável trabalhar à noite, quando o sol já está se pondo ou se pondo. O poço de pouso é formado até meio metro de profundidade, a largura é aproximadamente a mesma ou um pouco mais. A largura depende do tamanho das raízes e do próprio arbusto.
Vale a pena cuidar dos fertilizantes minerais que são aplicados no solo. As composições de potássio-fósforo e sulfato de amônio são as mais adequadas. Mas os orgânicos terão que ser abandonados, já que esse tipo de alimentação não só não ajudará, mas também destruirá a planta. Os compostos orgânicos aumentam os níveis de álcali, enquanto os mirtilos preferem alta acidez.
As regras de procedimento são as seguintes:
- apenas plantas adultas são transplantadas, enquanto um arbusto maduro é minado por diferentes lados e arrancado com uma pá;
- todas as ações devem ser o mais cuidadosas possível, pois existe um alto risco de danos às raízes;
- deve-se notar que as raízes estão localizadas a uma distância de cerca de 35-45 cm dos lados;
- em nenhum caso puxe o caule, pois é muito fácil separá-lo do sistema radicular;
- o arbusto é retirado com cuidado, junto com um pedaço de terra é transferido para um buraco já preparado;
- definir em uma cova, endireitar as raízes, cobrir com mistura de solo enriquecida com minerais;
- após a compactação, é realizada a umidificação: pelo menos 8 litros;
- depois que a umidade é absorvida, a área próxima ao tronco é coberta com cobertura morta.
Se você tiver variedades de frutas menores que o normal, elas podem ser transplantadas para vasos de flores. O principal é que o volume do recipiente seja suficiente. Esta opção é muito conveniente em termos de mobilidade, os transplantes podem ser evitados. Você só precisa mover a planta para o lugar certo.
Cuidados de acompanhamento
No caso em que a planta é transplantada no outono, não é regada após bastante umidade durante o procedimento. A cobertura também não é realizada. Os nutrientes e a água também provocam o crescimento e o desenvolvimento do arbusto, o que é completamente desnecessário antes do período de inverno. É melhor preparar bem o arbusto para a geada: batata, palha com serragem ou turfa. Acima do novo encaixe, uma estrutura é formada na forma de uma moldura com um tecido não tecido preso.
Após o procedimento de primavera, o arbusto precisa de cuidados de alta qualidade. Precisa ser umedecido e alimentado regularmente. A primeira rega deve ser feita em algumas semanas. Esse tempo geralmente é suficiente para a planta se adaptar. Após esse tempo, é necessário umedecer o arbusto uma ou duas vezes por semana, com foco na condição do solo. A secagem e o alagamento não devem ser permitidos.
O procedimento de cobertura morta ajuda a controlar bem o nível de umidade. A rega com ácido cítrico tem um excelente efeito no desenvolvimento e adaptação. É regado com ele se a acidez diminuir. Após o transplante, é preciso fertilizar com uréia: a solução é preparada em um balde de 10 litros, introduzindo 10 g de uréia. Durante o período de floração e frutificação, é necessário fertilizar o solo com compostos de potássio-fósforo. Você pode comprar misturas de mirtilo complexas especiais. Eles já têm tudo o que é necessário para uma determinada cultura.
O transplante de mirtilos permite fortalecer a planta, obter uma boa colheita e protegê-la de várias doenças e ataques de pragas.
O comentário foi enviado com sucesso.