Qual é a aparência de uma pastinaca e como cultivar um vegetal?
Hoje em dia, o número de jardineiros não para de crescer, se esforçando para saber não só como é uma pastinaca, mas também como cultivar bem esta hortaliça no campo. Deve-se notar que na natureza, diferentes tipos de pastinaga (comum, campo, prado e semeadura) crescem no norte do Cáucaso, Altai, Urais, Crimeia, Rússia central e outras regiões.
É raro encontrar essa planta em jardins, mas sua popularidade está crescendo ativamente. É amplamente utilizado na pecuária, apicultura e culinária como cultura forrageira, uma boa planta de mel e um vegetal saudável, respectivamente.
Descrição
A pastinaga comum é uma cultura de raiz vegetal bienal. A altura dos arbustos varia de 30 cm a 1,5-2 m. As próprias frutas parecem cenouras, mas ao mesmo tempo são brancas. Aliás, é por isso que o segundo nome da planta é raiz branca.
No primeiro ano de vida, o período de cultivo das pastinacas varia de 120 a 180 dias. Durante este período, uma roseta é formada a partir de folhas verde-escuras com longos pecíolos, bem como uma raiz fusiforme. As próprias placas de folha pinadas separadamente formam 3 a 6 pares de lobos laterais. O sistema radicular fundamental da planta se aprofunda gradualmente até um nível de 1,5 m, o que fornece às pastinacas uma quantidade suficiente de umidade.
Características distintivas das culturas de raízes:
- forma redonda e cônica;
- superfície lisa com botões convexos;
- o peso chega a 0,8 kg;
- a polpa é moderadamente firme, de cor branca ou levemente amarelada, e o sabor é semelhante ao da cenoura, porém mais tenra;
- o topo da fruta distingue-se por um aroma e sabor específicos, ligeiramente picantes, mas ao mesmo tempo bastante agradáveis (como se diz, para um amador).
A segunda estação de crescimento leva de 120 a 130 dias. Durante este tempo, na parte superior, que foi preservada após o inverno, formam-se pedúnculos de até 1 metro de altura e mais, com as seguintes características:
- oco dentro;
- com nervuras;
- com pubescência fraca;
- ramificação no topo;
- inflorescências são guarda-chuvas complexos localizados no topo.
A planta descrita pertence à categoria de polinização cruzada, e em seu habitat natural se cruza dentro da espécie. É importante notar que na fase inicial da floração, a cultura da raiz torna-se não comestível. Vai de julho ao final de agosto.
Pequenas flores amarelas ou amarelo-laranja em guarda-chuvas abrem gradualmente, começando na borda. Por ser um processo demorado, a amadurecimento das sementes é amigável. Estes últimos têm forma achatada e arredondada e cor acastanhada. A semente é capaz de reter suas qualidades essenciais por 1-2 anos.
No entanto, vale a pena considerar que devido ao aumento do teor de óleos essenciais, os aquênios das hortaliças descritas apresentam uma taxa de germinação de 45-50%.
Variedades
As variedades varietais existentes da cultura em questão são divididas em três grandes categorias, levando em consideração a maturação das raízes:
- cedo;
- meia temporada;
- atrasado.
Na lista das variedades mais populares pertencentes ao primeiro grupo, pode incluir "Culinária" e "Delicadeza". A propósito, o primeiro é caracterizado por tubérculos, cujo peso chega a 100-130 ge leva cerca de 85 dias para amadurecer totalmente. O amadurecimento técnico do segundo tipo ocorre aproximadamente 110-115 dias após o plantio em campo aberto. Além disso, os frutos da “Delicadeza” podem pesar de 200 a 350 g.Ambas as variedades são caracterizadas por uma boa palatabilidade e manutenção da qualidade.
As variedades mais comuns de pastinaga de meia temporada hoje são "Best of All" e "Petrik". As raízes cônicas dessas plantas são capazes de atingir o estágio de maturação técnica em 115-130 dias. Além disso, seu peso é de até 200 G. As características distintivas incluem um aroma delicado, polpa branca, além de aumento de produtividade e boa conservação.
As variedades tardias mais populares são a Student e a Guernsey Parsnip. Eles são cultivados com sucesso principalmente em regiões caracterizadas por uma longa temporada de outono. Nesse caso, a estação de cultivo dura 140-150 dias. Os frutos alongados (25-30 cm) têm formato cônico e o peso varia de 200 a 300 g Estas duas variedades caracterizam-se pelo aroma a polpa branca densa e sabor adocicado.
E também vale destacar o alto rendimento e longa vida útil.
Aterrissagem
Antes de plantar pastinaga, você precisa escolher o local certo. Os precursores de cultura recomendados são batata, pepino, bem como repolho, tomate e legumes. As raízes crescem e se desenvolvem bem em solo ligeiramente alcalino ou neutro. No outono, é necessário cavar futuros canteiros até a profundidade de uma pá de baioneta. Ao mesmo tempo, húmus, vermicomposto ou composto maduro são introduzidos na proporção de 4-5 kg para cada "quadrado" da área tratada. E também fertilizantes de fósforo-potássio (25-35 g por 1 sq. M) e nitroammofosk (40-50 g) serão necessários. Com o início da primavera realiza-se a reescavação, ou seja, aplica-se o cultivo até a profundidade de 15-20 cm, paralelamente, neste período, aplica-se a fertilização com nitrogênio, cuja dosagem é de 25-30 g.
Ao semear no inverno, é necessário usar exclusivamente material seco. É realizada da última década de outubro à primeira década de novembro. Se falamos em realizar trabalhos de primavera (abril-maio), para maximizar a velocidade de germinação, jardineiros experientes semeiam sementes pré-tratadas e inchadas. É importante destacar as principais características:
- método de semeadura - comum, uma, duas e três linhas;
- espaçamento entre linhas - de 0,35 a 0,4 m;
- os intervalos entre as linhas nas fitas são de 0,2 a 0,3 m, e entre as próprias fitas - de 0,5 a 0,7 m;
- semeadura - 10-20 mm.
Dada a baixa taxa de germinação, muitas pessoas preferem cultivar vegetais com mudas. Nesses casos, a semeadura é realizada no final de fevereiro. As mudas começarão a aparecer em 20-30 dias. As mudas são transferidas para um local permanente na idade de 50-65 dias.
Cuidado
Para ter uma boa colheita, será necessário cuidar regularmente das pastinacas em todos os estágios de desenvolvimento. E, neste caso, estamos falando sobre métodos agrotécnicos como:
- afrouxando o solo;
- remoção de ervas daninhas de canteiros;
- aplicação de curativos;
- proteção contra doenças e insetos nocivos.
É importante lembrar que é recomendável realizar todas as atividades necessárias das 10 às 11, bem como após as 16 horas. Quando os brotos recém eclodem, deve-se prestar atenção especial à remoção de ervas daninhas dos canteiros. Ervas daninhas removidas prematuramente podem simplesmente deslocar o crescimento jovem imaturo. Além disso, é importante levar em consideração que essa cultura germina por muito tempo e com alguma dificuldade. É por isso que jardineiros experientes, para não perder de vista os canteiros, plantam faróis peculiares. Isso inclui, por exemplo, a alface, que crescerá rapidamente e marcará a área com pastinacas.
Após a rega, é imprescindível soltar o solo. É necessário realizar esses procedimentos com o máximo cuidado quando as plantas ainda não estão maduras. Caso contrário, o risco de danos às mudas aumenta. Também é recomendável lembrar que em condições desfavoráveis, a cultura em questão, via de regra, vai para a flecha.Neste caso, a cultura da raiz não se formará, mas a semente começará a se formar imediatamente.
Rega
É preciso lembrar imediatamente que as pastinacas são plantas resistentes à seca. No entanto, é importante levar em consideração as características do período de crescimento intensivo da massa vegetativa da folhagem e do crescimento do sistema radicular. Neste momento, a umidade do solo inoportuna e insuficiente terá consequências extremamente negativas. O resultado de tais violações das regras de tecnologia agrícola quando o cultivo de raízes é provavelmente uma cultura de baixa qualidade. Os frutos em si serão pequenos com polpa fibrosa. Ao mesmo tempo, é altamente recomendável evitar o excesso de umidade. Durante este período, isso levará à rachadura das raízes em formação.
Paralelamente, registra-se o apodrecimento e a polpa aquosa. Como resultado, a vida útil da safra colhida é significativamente reduzida e também aumenta o risco de infecção fúngica da planta. Com base em tudo o que foi dito acima, recomenda-se regar as pastinacas no primeiro ano de vida com um intervalo de 7 a 10 dias. É importante que a umidade sature o solo a uma profundidade de 10-15 cm, que deve ser úmida, mas não pantanosa. Depois de irrigar os canteiros, eles precisam ser cobertos com cobertura morta. A partir do segundo ano, a rega é realizada conforme a necessidade, levando em consideração o estado da camada superficial do solo. Raízes totalmente formadas e desenvolvidas fornecerão à planta uma quantidade suficiente de umidade.
Top curativo
A fertilização no processo de cultivo de qualquer cultura é de particular importância. E aqui o principal é saber alimentar bem uma determinada planta, para que em vez de estimular o crescimento e o desenvolvimento, não a prejudique. É claro que as pastinacas não são exceção neste caso. Pela primeira vez, a cultura é alimentada paralelamente ao desbaste dos brotos das sementes. E aqui estamos falando da introdução do nitrato de amônio com incorporação rasa na proporção de 20 a 30 g por metro quadrado de plantio. No futuro, os intervalos entre os curativos devem ser de 2 a 3 semanas. Nesse caso, são utilizados fertilizantes de fósforo-potássio, cujo consumo é de 15 a 25 g por “quadrado”.
Vale ressaltar que no âmbito do 2º e 3º curativos, a matéria orgânica é permitida, bem como as pulverizações adicionais:
- boro;
- solução de cinzas;
- microelementos.
Essas combinações de vários tipos de processamento permitem maximizar o volume, melhorar a qualidade e estender a vida útil de safras futuras.
Doenças e pragas
Neste contexto, é importante lembrar que não só as raízes jovens, mas também as folhas frescas de pastinaga (verduras) são amplamente utilizadas na culinária. A partir daí, na fase de vegetação ativa, é vedado qualquer tratamento de plantas visando a proteção contra ataques de insetos nocivos e doenças. Para atingir esses objetivos, é permitido implementar os métodos agrotécnicos adequados em relação ao solo e às sementes.
A cultura descrita está sujeita às mesmas doenças que outros membros da família guarda-chuva. A lista das doenças mais comuns inclui a podridão radicular bacteriana úmida, negra, bem como branca e cinza, cercosporíase e septoria. As ações a seguir ajudarão a prevenir doenças fúngicas.
- Cumprimento estrito dos requisitos de rotação de culturas. Você só pode cultivar pastinaga no mesmo lote novamente após 3-4 anos.
- Preparação competente e oportuna dos locais para o plantio. Um ponto obrigatório aqui será uma limpeza completa dos futuros canteiros de quaisquer resíduos de plantas.
- Conformidade com as regras agrotécnicas previstas para uma determinada cultura.
- Preparação preliminar (processamento) de sementes. Trata-se principalmente de mergulhar as sementes em água morna (50 graus) por meia hora antes da semeadura. Depois disso, eles são resfriados drasticamente e bem secos.
Mas se, apesar das medidas preventivas tomadas, ainda aparecem sinais de podridão, então é necessário desfazer-se imediatamente dos espécimes afetados e tratar os locais desocupados com cinzas e cal.
Várias pragas também são as mais perigosas para as pastinaga.
- Mariposa cominho, cujas lagartas penetram em quase todas as partes das plantas e se alimentam de seus tecidos. Uma das formas eficazes de combater os parasitas é pulverizar com uma decocção de topos de tomate com adição de sabão em pó.
- O inseto listrado (inseto italiano) destrói botões e ovários. Com a reprodução ativa de insetos, eles são coletados manualmente. O plantio de cohosh preto será uma das medidas preventivas.
- O bug do campo é um besouro verde-acinzentado de até 4 mm de comprimento. As fêmeas desta praga põem ovos nos tecidos dos arbustos de pastinaga. As larvas em incubação sugam ativamente os sucos das folhas e partes superiores dos brotos. Paralelamente, a saliva tóxica do parasita torna as sementes estéreis. É importante notar que em um clima quente, até 4 gerações desta praga perigosa podem se formar por temporada. Preparações como "Karbofos" e "Actellik" ajudam a destruir os insetos com eficácia. No entanto, deve-se lembrar que o uso de agentes de controle químico é indesejável.
- O pulgão mais perigoso, causando o dano mais tangível à cultura e sendo o mais prolífico. É importante lembrar que essa praga não só suga o suco da planta, mas também é uma das principais transportadoras de vírus. Recomenda-se o combate aos pulgões com remédios populares e, se possível, sem o uso de produtos químicos.
As medidas preventivas serão a remoção oportuna e de alta qualidade de ervas daninhas no local e após a colheita de todos os resíduos de plantas.
Limpeza e armazenamento
No primeiro ano, a colheita é feita no outono, ou seja, do final de setembro ao início de outubro. É importante que esse trabalho seja feito antes da primeira geada. Outro pré-requisito é o tempo seco durante a colheita das raízes. Ao mesmo tempo, este último deve ser cuidadosamente limpo de sujeira, retirado dos topos e enviado sob um dossel para secar. Depois disso, eles são dobrados em caixas e polvilhados com areia levemente umedecida.
Para armazenamento de longo prazo, as cherívias devem ser colocadas em uma sala (de preferência no porão), onde o termômetro estará de 0 a +2 graus. Um ponto igualmente importante é a umidade do ar, que deve ser de 80 a 85%. Em regiões com clima quente, algumas das raízes são deixadas para o inverno no solo, usando vegetais frescos conforme necessário. No entanto, vale a pena considerar que na primavera toda a safra terá que ser desenterrada, caso contrário, as raízes começarão a germinar.
Para a obtenção da semente, vários frutos também são deixados no canteiro. Eles precisarão ser cobertos com palha ou criar um abrigo de neve para evitar o congelamento. Após a maturação completa, os guarda-chuvas são cortados e seu conteúdo jogado em algum tipo de cama. Em seguida, as sementes são secas e enviadas para linho hermeticamente fechado ou sacos de papel (sacos) para armazenamento.
O comentário foi enviado com sucesso.