Por que as ameixas caem antes de amadurecer e o que fazer?
Se a ameixa derramar frutas ainda verdes em uma pequena porcentagem, isso é normal. O processo pode ser considerado natural, pois a árvore é um sistema autorregulável que consegue se livrar da quantidade de frutos para os quais o sistema radicular não tem força suficiente. Mas também acontece que uma árvore perde frutos muito pequenos, e isso é muito perceptível. Você deve descobrir por que isso está acontecendo e como consertar.
Cuidado impróprio
Todos os motivos estão divididos em vários grupos: pragas, doenças, acidez excessiva do solo e condições climáticas. Mas muitas vezes o problema está no cuidado da ameixa. Por exemplo, a árvore de todas as maneiras possíveis mostra que falta umidade e o jardineiro não reage. A propósito, as ameixas sofrem com a falta de umidade com mais frequência do que outras árvores de jardim. Suas raízes crescem horizontalmente, não estão tão enterradas no solo. O sistema radicular de uma árvore não consegue extrair água das profundezas do solo em que ela cresce. E se vier a seca, a árvore corre o risco de ficar sem cultivo.
Para evitar a falta de água, deve haver muita neve sob o ralo no inverno. Se você tiver que retirá-lo do site, isso deve ser feito. Durante o período de despertar, a árvore terá um suprimento de umidade. Se houver pouca neve e não houver mais chuvas de primavera, a primeira rega deve ser feita antes do surgimento dos botões. A segunda será após a floração, e a terceira - durante o crescimento da fruta. Mas o principal ponto de referência, claro, é o estado da própria terra.
A ameixa deve ser regada corretamente.
- A árvore é cavada em um círculo na largura da copa. Se o solo estiver encharcado, você pode construir um rolo de solo ao redor da circunferência para manter a umidade sob a árvore.
- A rega deve ser abundante. O ponto de referência é o encharcamento do solo em toda a área, a profundidade é de pelo menos 60 cm. Se o tempo estiver seco, uma árvore adulta precisa de 20 baldes grandes de água para 1 rega. Se a planta for jovem, metade da água é necessária.
Mas a rega abundante não é para sempre. O solo ao redor da ameixa não deve ser constantemente molhado, caso contrário as raízes podem apodrecer. A composição do solo também terá de ser tida em consideração: as margas precisam de rega abundante, mas raras. Solo arenoso deve ser regado com mais freqüência, mas menos água irá embora. Além disso, os frutos caem devido à falta de nutrientes no solo. O fato é que se forem realmente escassos, a ameixa é obrigada a despejar prematuramente parte da safra, isso pode até ser chamado de instinto de autopreservação. Existem fertilizantes insubstituíveis, por exemplo, potássio.
Considere como evitar que as frutas caiam.
- No outono, adicione fertilizante de potássio ao solo. Uma ameixa frutífera precisará de 10-11 kg de húmus, 70 g de superfosfato e 200 g de cinza de madeira.
- Durante a estação de crescimento, a ameixa deve ser alimentada com um complexo solúvel em água após as chuvas. Se não houver chuva, após rega abundante. Essa alimentação deve ocorrer durante o período de formação dos frutos.
- Pulverizar para a árvore frutífera também é importante. Estes podem ser compostos microbiológicos solúveis em água. Para uma cultura debilitada, a alimentação foliar, se não a reanimação, é um procedimento operacional. Pode ser "Bioclad", "Plantofol", "Agromaster".
Aliás, os fertilizantes também podem prejudicar, e não fazer com que os frutos amadureçam. Se, por exemplo, você exagerar com nitrogênio, isso acontecerá, o rendimento diminuirá, e - acentuadamente.
Pragas e a luta contra elas
Seu impacto negativo não pode ser subestimado. Por exemplo, mosca-serra: a borboleta desta praga põe ovos ainda na fase de floração. E a primeiríssima lagarta comerá por dentro do fruto, e até mesmo com um osso, e então ele sairá e entrará em pupa. E o processo se repetirá.Se o jardineiro não fizer nada, várias gerações de borboletas parasitarão a ameixa durante a estação. Um inimigo conhecido é a traça da ameixa, que funciona como a mosca-serra, mas fere os ovários e a polpa da fruta.
As ameixas verdes caem. E há também a perna engrossada, que só bota ovos em árvores mortas. A lagarta, por outro lado, endireita os ossos verdes. As frutas logo se esfarelam. O controle de pragas deve ser feito sem demora. Existem métodos químicos, mecânicos e biológicos para isso. Químico: a ameixa pode ser tratada com inseticidas especiais após o término da floração. É após a floração, pois os produtos podem infectar não só pragas, mas também abelhas.
Os métodos mecânicos são menos perigosos:
- escavação profunda da terra, é feita antes do início da geada, no final da temporada, é preciso trazer à tona aquelas larvas que estão congeladas no ar;
- coleta de ovários e frutas com queima (você também pode enterrá-los a meio metro de profundidade);
- Espalhe um lençol branco ou algo semelhante sob a ameixa em um dia sombrio e sem sol, sacuda a ameixa com força, os insetos adultos caem no tecido.
Os métodos biológicos também não devem ser ignorados. Por exemplo, você pode colocar chapins e caixas-ninho no território do jardim, e no inverno você pode pendurar comedouros para pássaros. As aves que chegaram ao local na primavera vão ajudar no combate às pragas. As armadilhas de feromônios também são uma excelente solução para salvar a colheita. São casas de papelão muito atraentes para os insetos. Aqueles voam até eles e se prendem à armadilha com as patas. Você também pode borrifar ameixeiras com caldos de absinto, camomila e pimenta vermelha. As pragas também têm medo de tais remédios naturais.
As medidas de controle contra insetos perigosos para as ameixas podem ser complexas. Além disso, alguns deles, por exemplo, os biológicos, vão ajudar não só a drenar. Os pássaros no local também exterminarão outras pragas que atacam arbustos, vegetais, frutas, etc.
Outras razões
Vale a pena analisar uma série de outras razões que afetam o fato de a ameixa derramar o fruto muito cedo.
- Geadas de retorno da primavera. Esta é uma das principais razões para a queda do ovário. Não são apenas os pistilos congelados que sofrem, mas também as folhas (ficam marrons). Se a polinização já ocorreu, o ovário está formado, a ameixa pode resistir à geada. Mas se a geada for real, abaixo de zero, os frutos congelados se esfarelam sem ter tempo de amadurecer. Se a previsão promete uma forte queda de temperatura, a ameixa deve ser regada em todo o perímetro da copa. Também existe uma maneira de criar uma cortina de fumaça, mas você precisa ter muito cuidado com ela.
- Livrar-se de flores estéreis. Uma árvore que perde ovários muito pequenos pode se livrar das flores estéreis dessa maneira. Ou o problema é a falta de polinizador cruzado ou o jardim foi tratado com inseticidas durante a floração, o que destruiu os polinizadores. Existem várias saídas: esqueça o uso de herbicidas em um jardim florido, atraia polinizadores para o jardim, plante várias ameixas no território, não negligencie a polinização artificial.
- Doenças fúngicas. Do brilho leitoso à podridão dos frutos, manchas vermelhas e fungos fuliginosos. Assim que surgirem características prejudiciais à saúde nas folhas, frutos, cascas, a árvore deve ser diagnosticada e o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
- Colheita enorme. Você não precisa fazer nada por esse motivo, já que a própria árvore está tentando resolver o problema. Ele não pode se dar ao luxo de comer tantas frutas, tenta se livrar das que sobram para cobrir a possível colheita. O jardineiro, por mais que lamentasse as ameixas em ruínas, terá de ignorar isso.
No entanto, de acordo com o último ponto, os especialistas aconselham os jardineiros a ajudarem no escoamento, ou seja, para lidar com o racionamento da safra. É necessário aguardar a queda natural dos ovários, para depois retirar o excesso da ameixa manualmente.
É preciso sacudir todos os galhos, literalmente um a um, para que os ovários mortos, ainda pendurados na árvore, caiam. Em seguida, você precisa remover os frutos mortos e prejudiciais à saúde, nos quais a árvore também desperdiça sua energia (em vão). Seja com tesoura ou tesoura de poda, mas é preciso deixar um ou dois dos ovários mais desenvolvidos a cada 10 cm de um galho, retirando o resto. Desta forma, você pode ajudar a árvore a fazer o uso ideal dos alimentos para uma colheita racionalmente previsível.
Para evitar que a fruta caia, basta seguir regras simples. É necessário evitar patamares engrossados. O descrito acima como funciona o sistema de drenagem radicular, você precisa levar isso em consideração. Poda sanitária e formativa - onde, sem elas, a ameixa precisa, como todas as árvores e arbustos do jardim. Remover ervas daninhas do tronco da planta também é uma obrigação. A tempestividade dos curativos, o monitoramento do estado de partes da árvore, a identificação de pragas também estão incluídos no programa de normas. Bem, e, talvez, a ameixa não tenha polinizadores suficientes, o que significa que você precisa adicionar plantas polinizadoras e melíferas no local.
Resolução de problemas com sucesso!
O comentário foi enviado com sucesso.