As nuances da poda de groselhas no outono

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Quais ferramentas preparar?
  3. Visualizações
  4. Como podar arbustos corretamente?
  5. Cuidados de acompanhamento

A poda de groselhas no outono é uma obrigação. É realizada para posteriormente obter uma boa colheita. Os jardineiros que ignoram esta etapa arriscam rendimentos mais baixos com frutas pequenas e azedas.

A necessidade de um procedimento

Muitas variedades de safras de frutas silvestres, incluindo groselhas, são propensas à formação excessiva de rebentos, que, crescendo ao longo de vários anos, pode criar um problema. Isso geralmente leva a uma diminuição na produção de arbustos, uma deterioração na palatabilidade dos frutos e uma perda das características varietais. A groselha é considerada uma planta que adora luz, por isso é importante fornecer-lhe muita luz. Os brotos cultivados nas proximidades são capazes de sombrear os arbustos, interferindo na circulação uniforme das massas de ar no interior do plantio. Isso se torna a causa do aparecimento de doenças fúngicas e virais. Além disso, arbustos enfraquecidos podem atuar como presas fáceis para insetos e outras pragas. Neste caso, de um arbusto, o jardineiro poderá obter pouquíssimos frutos de casca dura e acidez excessiva.

A poda de arbustos de bagas no outono é uma das atividades mais importantes para o jardineiro durante este período. Este é o momento mais produtivo para jardinagem. É no outono que deve ser feita a poda dos arbustos de baga e das árvores frutíferas. Ao mesmo tempo, os jardineiros removem folhas caídas, galhos quebrados, preparam um abrigo para o inverno. Além de preparar a groselha para o inverno na forma de tempero, é necessário aparar os arbustos. Este trabalho é obrigatório, e deve ser iniciado ainda quando o arbusto é muito jovem, isso permitirá fazer a copa do arbusto corretamente, protegendo-o de problemas nos anos futuros.

O objetivo desta circuncisão é:

  • remoção de ramos secos e rebentos danificados ou doentes;
  • poda de ramos velhos que não dão frutos;
  • cortar brotos que interferem uns nos outros, pois isso leva a um melhor acesso a ar fresco para o plantio;
  • formação correta do arbusto, sua copa.

Com os cuidados adequados e poda regular, os produtores podem esperar aumentar a produtividade e estender a idade produtiva da colheita. Para evitar erros na poda da groselha, é melhor ouvir os conselhos e recomendações de especialistas.

  • No caso de o arbusto crescer demais, não demore a poda. Nesse caso, a planta simplesmente não dará uma safra, ou haverá muitos frutos pequenos e pendentes nos galhos entrelaçados.
  • Ao cortar galhos, eles o fazem em ângulo. Se cortados em linha reta, os ramos novos crescerão para dentro, o que afetará negativamente a produtividade.
  • A poda excessiva é indesejável nos primeiros dois anos.... É o suficiente para encurtar o rebento recém-surgido pela metade.
  • É necessário verificar regularmente a plantação e certificar-se de que as estacas não enraízam sem autorização. Nesse caso, o arbusto-mãe se esgotará, o que novamente afetará negativamente a produção.
  • Durante uma temporada, você não deve cortar mais de um terço dos galhos, com um corte de cabelo mais radical, você pode prejudicar a perene.
  • No caso de uma pequena colheita, recomenda-se cortar o caule para o ramo lateral com brotos jovens.

Ao realizar trabalhos de jardinagem no local, é imprescindível recolher ramos secos e cortados, o que ajudará a reduzir o risco de doenças fúngicas.

Quais ferramentas preparar?

O trabalho de jardinagem é difícil sem ferramentas especiais. Por causa dos espinhos que as groselhas têm, ao cortar o arbusto é aconselhável usar luvas justas que protejam as mãos de arranhões. Você também deve preparar roupas que cubram as áreas expostas do corpo. Além disso, essas ferramentas serão úteis no trabalho.

  • Tesouras de podar... É usado para remover os topos das plantas jovens.
  • Lopper... Uma ferramenta para trabalhar com ramos de espessura média é adequada. Também é escolhida para regular plantações antigas engrossadas.
  • Serra... Escolha uma serra para remover nós e brotos duros.

Você também precisa estocar desinfetantes e agentes de cura necessários para o processamento das seções. Nem todas as ferramentas podem ser necessárias no trabalho, dada a idade das plantas e a estação do ano. Portanto, para processar um arbusto jovem, é necessário um podador. Ao escolher uma tesoura, você deve prestar atenção às ferramentas que possuem um ou dois lados de nitidez. Para que os caules cortem e não se partam, é importante que as lâminas estejam bem afiadas. Após o uso, as ferramentas de jardim devem ser esterilizadas. Qualidade e facilidade de uso são critérios importantes ao escolhê-los.

Um fator importante é a presença de cabos emborrachados confortáveis ​​nas ferramentas. A escolha de um bom acessório eliminará a necessidade de atualizá-lo e comprar um novo.

Visualizações

É possível distinguir certos tipos de mudas de groselha com diferentes esquemas e métodos de remoção de ramos. Isso inclui poda formativa, desbaste, higienização e rejuvenescimento.

  • Formativo... A poda formativa é usada em arbustos de um a 5 anos. A formação oportuna permitirá que você obtenha um arbusto completo no futuro. Normalmente, é feito esse tipo de poda, combinando-a com a higienização.
  • Desbaste... Guarnições de desbaste ou clareamento são usadas para lavouras que atingiram a idade de 5 a 10 anos. Durante este período, os arbustos de groselha já estão totalmente formados e estão produzindo frutos ativamente. Para manter o rendimento a um nível adequado e obter frutos úteis que se distinguem pelas elevadas características de sabor e apresentação, são retirados rebentos interferentes, rastejando ao longo do solo ou crescendo no interior do mato. Realize um trabalho semelhante depois de realizar a poda sanitária.
  • Sanitário... Com a poda sanitária, os ramos doentes, os rebentos danificados por pragas, os ramos secos são retirados dos arbustos. Essas manipulações podem ser realizadas no verão, se necessário, mas o período do outono é considerado o período ideal para o trabalho sanitário. Isso é feito somente após a colheita dos frutos.
  • Rejuvenescedor... As atividades anti-envelhecimento são realizadas para arbustos que começam a envelhecer. Para safras que dão frutos por mais de 10-12 anos, a produção começa a cair drasticamente.

Considerando que as groselhas frutificam em média até 25 anos, recomenda-se a realização de limpezas antienvelhecimento dos arbustos. Para fazer isso, os jardineiros removem os brotos para estimular a planta a formar novos brotos.

Como podar arbustos corretamente?

Os conselhos de especialistas irão ajudá-lo a cortar adequadamente os ramos velhos, aparar o arbusto e preparar a planta para o inverno. Eles ajudarão tanto os residentes de verão novatos quanto os jardineiros mais experientes. O tempo do trabalho de manutenção do jardim pode mudar dependendo das mudanças de temperatura, a presença de chuva e outros fatores. Em média, na região de Moscou, os arbustos são cortados em outubro. O principal é fazer o trabalho antes que apareçam as geadas e o frio, ou seja, antes do final de outubro ou início de novembro. A preparação para a poda dos arbustos ocorre de uma certa maneira. Dadas as diferentes idades das plantas, é necessário cortá-las de uma forma especial.

Existe um esquema que permite realizar esse trabalho.

  • Eles começam a trabalhar no jardim removendo brotos secos, doentes ou simplesmente danificados. É preciso fazer isso com cuidado, sem deixar tocos, cortando os galhos pela raiz.Faça isso com os brotos que atingiram 5 anos de idade. Os ramos mais frutíferos são aqueles que atingiram 2 anos ou mais. Eles diferem na casca. Os rebentos jovens têm a casca lisa e esverdeada, nos ramos mais velhos já é mais áspera, apresenta uma tonalidade cinzenta ou castanha acinzentada.
  • É aconselhável remover também as filiais localizadas abaixo, uma vez que são mais frequentemente a causa da propagação de doenças devido à luz solar insuficiente.
  • É necessário remover os ramos que crescem para dentroengrossando a coroa ou interferindo um no outro.
  • Depois disso, você precisa examinar os brotos deste ano e escolher alguns dos mais fortes, cortando-os sobre um grande botão. O resto do crescimento é cortado completamente.

A poda de outono permite remover pelo menos 30% do crescimento. Às vezes você tem que cortar até 70% se as condições do arbusto assim o exigirem. De acordo com especialistas experientes, pelo menos 18-20 brotos devem ser deixados, a idade dos quais é de 1 a 5 anos, e até cinco ramos este ano.

Novo

O trabalho oportuno realizado no local permitirá que você obtenha arbustos bem formados que proporcionam uma colheita completa... Para plantações jovens, a poda de modelagem é realizada. É realizado nos primeiros anos. Isso permitirá que o arbusto forme uma boa copa, o que facilitará muito o cuidado da lavoura nos anos subsequentes. As groselhas plantadas no ano em curso devem ser podadas, para isso os topos dos rebentos são podados em 2 ou 3 botões. Ele também remove galhos danificados ou brotos quebrados.

No 2º ano, é preciso decidir sobre os brotos mais fortes, eles mais tarde serão a base do arbusto, seu esqueleto. Eles precisam ser encurtados. O corte é feito 1-2 cm acima do rim selecionado, devendo ser direcionado para fora. O trabalho no terceiro e quarto ano de vida da planta é semelhante à poda dos anos anteriores. O jardineiro deve retirar os rebentos pela raiz e encurtar em um terço o topo dos rebentos escolhidos pelos principais.

Também é necessário verificar se há galhos podres ou doentes e removê-los se necessário.

Adultos

Após 5 anos, a mata já é considerada formada. A planta neste período necessita de clarificação e poda sanitária. Essas manipulações são realizadas por muito tempo. Com os devidos cuidados, a planta continuará a dar frutos por até 10-12 anos. As plantas adultas devem ter cerca de 20-22 ramos frutíferos. Nesse período, é necessário rejuvenescer o arbusto, retirando gradativamente os brotos velhos.

Velho

Após 10 ou mais anos, o rendimento da safra de frutas vermelhas começa a diminuir gradualmente. As bagas de groselha começam a ficar cada vez menores, seu sabor se deteriora... Todos esses fatores afetam a vida do arbusto. Para isso, é necessária a realização de podas antienvelhecimento com retirada dos brotos previamente frutíferos.

Freqüentemente, os jardineiros, tentando rejuvenescer a groselha, removem completamente os brotos, cortando-os pela raiz. Você deve saber que após tais ações, levará mais de um ano para restaurar a mata, e você pode obter a primeira colheita após 2 ou 3 anos. Ao mesmo tempo, é improvável que seja possível alcançar o resultado desejado na forma da colheita usual. Além disso, existe uma grande probabilidade de a planta morrer. É muito mais fácil tirar e cortar as hastes, usando-as para reprodução, ou plantar um arbusto.

Cuidados de acompanhamento

A cobertura é essencial para o funcionamento e crescimento normais das plantas. Mas mesmo com a poda adequada, os arbustos de groselha ficam estressados, por isso é importante cuidar deles após cada procedimento. Também é importante processá-los. Para fazer isso, use uréia em solução, piche de jardim ou carvão ativado triturado. Após a remoção dos galhos antigos e processamento, as plantas devem ser alimentadas. Jardineiros experientes recomendam o uso de uma mistura de húmus, superfosfato e potássio como fertilizante.

É aconselhável pulverizar plantas enfraquecidas com mistura de bordeaux... Essa manipulação protegerá os arbustos da invasão de pragas. Produtos fungicidas também ajudam nisso. As opções mais eficazes são os medicamentos Teldor, Infinito, Coronet e outros. Recomenda-se pulverizar com preparações não só o arbusto, mas também o solo ao seu redor.

Depois de cortadas as groselhas, é recomendável alimentar os arbustos com fertilizantes à base de potássio e fósforo. A terra deve ser desenterrada. É importante não prejudicar as raízes. Entre as linhas, a terra é cavada em baioneta, e sob o mato - por 5-6 cm. É necessário tratar a superfície com fungicidas, usá-la como isolamento para as raízes e no preparo do plantio para o frio, folha composto, cobertura morta ou turfa.

Antes das geadas, é melhor eliminar arbustos perenes, somando até 20 litros de água em cada espécime. Essa rega aumentará significativamente a resistência das raízes à onda de frio e à geada.

Embora a groselha seja considerada uma planta despretensiosa, não subestime as atividades realizadas na forma de poda, colheita de ramos velhos, fertilização. É necessário monitorar a copa, retirar galhos secos e brotos doentes a tempo, observar medidas preventivas. O rendimento das perenes dependerá diretamente do cumprimento desses requisitos.

Freqüentemente, jardineiros novatos, cultivando groselhas, cometem erros.

  • Colheitas ruins são frequentemente causadas por poda prematura do arbusto... Na primavera, as groselhas são cortadas apenas antes do aparecimento dos botões, enquanto no outono elas não o fazem após o início do frio, a geada.
  • Removendo galhos de árvores com os rebentos emergentes, os rebentos levarão a uma diminuição da frutificação.
  • Luta prematura contra doenças, pragas de insetos, oídio. A queda das folhas indica o aparecimento de oídio. Ao inspecionar o interior do folheto, uma borboleta mariposa prejudicial é encontrada. É necessário tratar imediatamente esse arbusto.

A formação de uma perene é um procedimento obrigatório. A regra principal neste caso é a presença de rebentos frutíferos de diferentes idades nos arbustos, onde a colheita irá amadurecer. Esses e outros fatores devem ser considerados no plantio desta cultura.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário