Características da poda de groselha
Todos os arbustos e árvores são podados. Eles fazem isso para rejuvenescer a planta, dar-lhe uma aparência limpa, otimizar o rendimento e proteger contra pragas. Isso estende a vida útil de arbustos e árvores e permite que novos galhos se formem em lugares onde não teriam crescido por conta própria. Neste artigo, consideraremos as características da poda de groselha.
A necessidade de um procedimento
As groselhas não são exceção às regras básicas para atualizar qualquer arbusto. A poda é realizada durante um período em que o fluxo de seiva já foi interrompido, ou ainda não começou, mas não em condições de gelo. É necessário fazer isso por vários motivos.
- As plantas cresceram de forma que toda a colheita se concentra não no meio do mato, mas nas pontas dos ramos mais novos. As flores e os frutos silvestres não aparecem onde há pouca luz e ar insuficiente. A parte central do arbusto, onde as bagas devem ser amarradas, não é apenas sombreada, mas em sombra densa. Você notou mais de uma vez que, por exemplo, em árvores frutíferas como o damasco, a cultura principal está localizada apenas a uma altura de 4,5-6 m, quando já atingiu esses 6 metros. Torna-se difícil obter a maior parte das frutas. É por esta razão que copas muito altas de árvores negligenciadas são podadas, digamos, a uma altura de 3-4 m, de modo que seja possível retirá-las de uma escada, e não sacudir a árvore e não mostrar as maravilhas da acrobacia .
Todas as safras de frutas silvestres se comportam da mesma maneira, e groselhas não são exceção.
- Os arbustos, cujos ramos cresceram densamente e em quantidades significativas, são mais facilmente afetados por pragas. Esses, por sua vez, gostam de se esconder no silêncio, protegidos dos lugares do vento, incluindo áreas próximas ao caule e galhos grossos.
- A produtividade também diminui porque há poucas flores no meio, onde há uma sombra espessa. Isso significa que existem poucas abelhas, pois elas são atraídas principalmente pelo néctar formado nas inflorescências. Se não houver flores, as abelhas não terão nada para fazer lá. E se não houver inflorescências, não há colheita.
- Para evitar o surgimento de pragas, a planta deve ser bem ventilada. Em locais onde o vento está completamente ausente, pragas, mofo, fungo se multiplicam, que infectam a planta nos galhos principais, fazendo com que o arbusto morra completamente.
Se a doença também afetou a raiz, novos brotos não crescerão.
A diferença entre arbustos e árvores frutíferas é que a raiz principal vive por décadas, enquanto cresce em todas as direções. E nos locais onde chega perto da superfície do solo, brotam ramos jovens. Esse recurso é usado para dividir o arbusto-mãe de acordo com seus processos em partes: os brotos cortados com raízes adventícias, ramificadas na raiz principal, juntamente com as raízes laterais, são desenterrados e transplantados para outro local. O transplante é realizado com um pedaço de terra colocado em um buraco previamente cavado. A melhor maneira de fazer isso é outubro, quando as folhas caem e a planta está pronta para o inverno. Se você não permitir que novos brotos se formem, o velho arbusto envelhece rapidamente e acaba morrendo.
Visualizações
Para aparar os arbustos de groselha, como qualquer outra cultura do tipo baga do mato, usa-se uma poda rejuvenescedora, sanitária e formativa. Cada um deles difere em sazonalidade e frequência.
Sanitário
As normas sanitárias pressupõem que o arbusto seja mantido em boas condições - não deve ter mofo, fungo, não é permitido o desenvolvimento de colônias de micróbios, o arbusto não deve ser danificado por pragas (insetos, aranhas, roedores). Se algum dos galhos secou acidentalmente ou sofreu de pragas, deve ser removido imediatamente, independentemente da estação do ano e do clima. O ponto cortado para um local de vida é processado com verniz de jardim, cera ou parafina - desta forma a umidade e as pragas não entrarão no corte no futuro, o galho não continuará a morrer, o que significa que o arbusto estará totalmente preservado.
Formativo
A poda formativa é feita no final de outubro ou início de novembro, dependendo da estação. Espere a folhagem cair: nesses momentos o mato se prepara para o inverno. Você pode começar a poda e com a queda ativa das folhas - todas as folhas ficarão amarelas e ficarão sem vida, o que significa que a planta "adormece" até a primavera. A poda formativa envolve um atraso no desenvolvimento de arbustos na mesma altura. Por exemplo, os proprietários querem que os ramos da groselha não ultrapassem 1,5 m, caso contrário, será difícil colher de grande altura, especialmente em matagais densos, onde uma pessoa não consegue passar sem pisar algumas das plantas. A poda formativa ajuda a delimitar os arbustos em fileiras ordenadas, facilitando a abordagem de cada um deles. Não é recomendável realizá-la no verão: o mato está em fase de crescimento ativo. Galhos podados durante o fluxo de seiva ativa, mesmo com tratamento adequado das pontas da poda com um revestimento impermeável (por exemplo, cera), podem levar à perda de alguma umidade e nutrientes da planta, o que a enfraquece.
Rejuvenescedor
Este tipo de poda é semelhante à poda formativa devido à sazonalidade. Não há muita diferença entre eles - exceto que os ramos antigos são cortados ou cortados quase até a base, apenas alguns botões do nível do solo permanecerão neles.
Como podar um arbusto corretamente?
No plantio e em diferentes anos de vida dos arbustos, a poda das groselhas é realizada de acordo com instruções passo a passo ligeiramente diferentes.
Ao pousar
O plantio de um caule lateral separado previamente cortado, juntamente com suas raízes adventícias e parte da raiz do arbusto-mãe, que é a principal para o mesmo caule, ocorre por escavação em um torrão de terra, de onde esse caule foi nascido. Virando a pá no solo, com a ajuda dela, corte um processo com um pedaço de raiz. Em seguida, o torrão de terra separado é colocado em um buraco previamente cavado, que é cuidadosamente pisoteado. Regue imediatamente os rebentos recém-transplantados com uma solução fraca de "Kornevin". Depois de concluído o trabalho principal de transplante da parte separada do arbusto-mãe, com um podador, corte o ramo do sobrecrescimento até ao 4º ou 5º (a contar do nível do solo) botões. Cubra o corte com grama.
Se a parte cortada do galho estiver sã, você pode tentar germiná-la em um vaso com uma mistura de turfa e terra preta, não esquecendo de cuidar dela, como uma flor adulta, em casa, em casa de vegetação. O arbusto transplantado criará raízes no inverno, e o topo cortado também dará raízes se tudo for feito corretamente. Como resultado, na primavera, um arbusto plantado em campo aberto começará a crescer abundantemente, e ao mesmo tempo você vai transplantar o topo enraizado do galho (uma estaca com ponta não cortada), tendo recebido dois arbustos crescidos . No outono, você pode cortar o arbusto "pot" - ambos crescem totalmente em campo aberto.
Nos anos seguintes, a poda é feita de acordo com o esquema próprio dos arbustos jovens com idade a partir de um ano.
Novo
Os arbustos jovens que passaram do estágio de sobrevivência (sobrevivência) durante o plantio são cortados de acordo com um determinado esquema. No segundo ano, os ramos de rebentos previamente transplantados e já enraizados crescem ativamente. Durante a primavera, verão e parte do outono, esses ramos ganham "poder" - eles crescem e se tornam lenhosos. A poda é realizada na 3ª, 4ª ou 5ª gemas, como no caso anterior. Assim, de ano para ano, uma coroa de arbusto se espalhando é formada.Os brotos lignificados podem ser podados livremente, não esquecendo de processá-los com piche, cera ou parafina, sem medo de morrerem após a poda. Um arbusto que tem galhos muito longos, dobrando-se sob o peso dos brotos filhos, ou se houver muitos desses brotos, dá frutos piores. A poda de jovens arbustos de groselha, neste caso, assemelha-se à poda de arbustos ornamentais, como uma rosa trepadeira. Os arbustos jovens são formados em março e novembro. Não tenha medo de cortar todos os desnecessários, bem como doentes e secos - groselhas, como amoras, framboesas ou groselhas, são extremamente tenazes e começarão novos brotos na primeira oportunidade.
Se no primeiro ano, durante o plantio, o corte do material de plantio for fortemente limitado, então, no segundo ano, siga o seguinte esquema:
-
Corte 6-7 dos maiores brotos de modo que o comprimento dos segmentos vivos restantes não exceda 30 cm;
-
encurte todos os outros brotos lignificados para 20 cm.
No terceiro ano, você precisa desbastar as groselhas de acordo com as instruções a seguir.
-
Corte qualquer galho subdesenvolvido, moribundo ou seco. O arbusto deve conter 16-18 ramos jovens de diferentes idades (1-2 anos).
-
Corte 15 cm de vegetação do topo (não da base).
Isso vai estimular o crescimento das ramificações. Ao mesmo tempo, será excluído o espessamento do arbusto, que atrapalha os cuidados posteriores e a colheita.
velho
Se a groselha é velha e os anos de cuidado com ela não são contados a partir do momento em que a nova sarça foi plantada, mas a partir do momento em que a poda começou uma vez (e por alguém antes de você) plantada, no quarto ano de partida, todos os ramos com mais de 6 anos são cortados. O fato é que a frutificação após 6 anos diminui drasticamente. É melhor não deixar galhos improdutivos em excesso - eles tiram os nutrientes dos novos e jovens que substituíram os velhos.
O princípio geral é potenciar a formação de ramos exclusivamente frutíferos, cortando atempadamente tudo o que é velho e inútil. O trabalho no fruto do mato é sistemático e a poda deve ser feita pelo menos duas vezes por ano: na primavera e no outono, rejuvenesça os arbustos.
Os arbustos de groselha que foram iniciados por vários anos no cuidado são podados de acordo com um esquema simples.
-
Escolha os ramos mais saudáveis e bem preservados, encurte cada ramo até o quinto botão do alvéolo da raiz. Tudo o mais, que cresceu em desordem, é cortado.
-
Se um arbusto que foi negligenciado por muitos anos se multiplicou por camadas - os galhos pesados dobrados até o solo, criam raízes no ponto de contato com o solo, corte-as das partes principais (arbusto velho). Após essa poda, você terá virtualmente terminado novos arbustos que não precisam ser replantados. Recomenda-se alinhá-los com os suportes das barras verticais, apontando para cima.
-
Todas as outras vegetações, incluindo ervas daninhas, eliminam, arrancam, proporcionando livre acesso a novos arbustos. Crie condições para um maior crescimento deste último.
Faça uma auditoria completa em velhos arbustos de groselha. A abundância de ramos é prejudicial: o rendimento aqui permanecerá extremamente baixo. Para isso, é necessário desbastar os arbustos - além de grandes benefícios práticos, eles vão adquirir uma aparência bem cuidada e bonita.
Os rizomas dos arbustos velhos com mais de 30 anos são totalmente arrancados do solo. Porém, antes de destruir os antigos, durante a temporada, providencie o cuidado de novos brotos, plante parte deles em outro local do local, livre de árvores frutíferas e quaisquer arbustos, um jardim de flores. Talvez alguns dos ramos jovens, se quiser reviver as plantações de groselha no mesmo volume ou até maior, prepare e germine para uma nova plantação. Depois disso, livre-se do que sobrou dos arbustos velhos: seu rendimento e vitalidade são extremamente baixos, e essas raízes não podem ser salvas, seu ciclo de vida simplesmente termina.
As nuances da poda levando em consideração o termo
Siga estas orientações para cuidar de arbustos de groselha.
- Não podar ramos quando os botões já estouraram e novos rebentos começaram a crescer. Isso está repleto de enfraquecimento e deterioração da saúde do mato.O fato é que esse tipo de vegetação desperta muito rápido: ontem os galhos estavam nus, hoje os botões estouraram, os galhos rudimentares eclodiram.
Isso se aplica a arbustos de qualquer idade.
- Não podar no início do outono. Os ramos novos, nascendo imediatamente da parte cortada dos velhos, não têm tempo de se tornar lignificados com o inverno e também morrer. E isso, novamente, vai enfraquecer o arbusto já crescido.
- Não faça nenhuma poda além da poda higiênica no verão. Uma exceção também é o corte de galhos verdes, que criam um espessamento do arbusto, o que atrapalha a colheita. Esta poda é feita na colheita ou após a colheita. Os rebentos espessos germinam, por exemplo, num copo de uma solução fraca de estimulante de raiz. Após o enraizamento, são plantadas em vasos separados, uma caixa ou, por exemplo, potes de plástico de creme de leite: o material de plantio resultante é adequado para posterior propagação vegetativa.
Lembre-se da regra principal: na primavera, verão e outono, quando a estação de crescimento já começou e ainda não terminou, é melhor não tocar nos arbustos. Se já estiverem saudáveis, não se apresse em podar imediatamente, de uma só vez (por exemplo, apenas na primavera).
As groselhas exigem atenção e cuidados regulares. Como qualquer cultura, não pode ser deixada por sua própria conta. Se você cultiva um jardim à sombra, com abundância de vegetação e frescor no verão, então use árvores e arbustos ornamentais, e não frutas e frutos silvestres - você não pode cortá-los de forma alguma, transformando a cabana de verão em uma espécie de parque florestal .
O comentário foi enviado com sucesso.