Como podar mirtilos?
O mirtilo é um arbusto compacto, mas com ramificações ativas. Bagas deliciosas aparecem apenas em galhos fortes do ano passado. É por isso em qualquer caso, será necessário saber podar mirtilos, seja qual for a variedade.
A necessidade de um procedimento
Os arbustos de mirtilo ficam muito densos sem poda. A colheita fica rasa e perde o sabor. A planta torna-se suscetível a doenças devido à massa de rebentos ressecados e obsoletos. A poda também prolonga a vida ativa do arbusto. Se você abordar a questão corretamente, pode obter altos rendimentos de um arbusto de até 30 anos.
A poda é igualmente importante para variedades altas compactas e modernas, que podem atingir 2,2 m de altura.
A planta está produzindo ativamente zero brotos. Esses galhos crescem próximos ao arbusto, diretamente do solo. Eles são capazes de esgotar gravemente o arbusto. Eles são removidos regularmente. A poda pode ser feita na primavera e no outono a partir do primeiro ano de vida. Na primavera - em abril-março, mas antes do início do fluxo de seiva. No outono, os mirtilos do jardim são podados em meados de outubro - final de novembro, após a cessação do fluxo de seiva, mas 1 mês antes da geada. Em regiões quentes, a poda também é realizada no inverno.
A coisa mais importante a saber sobre o desenvolvimento do mirtilo antes da poda.
- O arbusto consiste em brotos de diferentes idades. Ramos jovens sem ramos, com casca brilhante e lisa, os 2-3 anos têm ramos e casca lignificada.
- As bagas crescem apenas em novos rebentos de ramos com mais de 2 anos. Os botões das frutas são encontrados apenas nas extremidades dos brotos, não ao longo do comprimento.
- Os brotos de reposição crescem a cada ano, ou seja, a planta se renova. A tarefa do jardineiro é regular esse processo.
- A produção de galhos diminui com a idade. Aos 4-5 anos, o ramo é considerado antigo. Terá brotos encurtados e frutos menores. Nos ramos jovens, os rebentos frutíferos são poderosos, longos, com bagas enormes.
As bagas são amarradas apenas a uma altura de 30-40 cm acima do solo, abaixo delas quase nunca. Muito raramente é necessário reduzir a bucha a zero. Isso se aplica apenas a plantas abandonadas, nas quais, ao longo dos anos sem tratamento, se formaram muitos caules inúteis, e não há mais sentido em desbastá-los.
E também a poda completa ajudará a salvar um arbusto atingido pela seca. Todos os brotos são removidos, a rega é reiniciada - em 2-3 anos um arbusto crescido crescerá neste lugar.
Ferramentas e materiais
Um bom podador é necessário para aparar arbustos de pombas. As lâminas devem ser o mais afiadas possível para minimizar os danos. As melhores tesouras de podar danificam as plantas apenas nos locais do corte, as ruins esmagam, mastigam a casca, tais feridas cicatrizam mais e podem até ser a causa da morte do arbusto.
Os arbustos de mirtilo são bastante compactos, então o cortador de cabo longo raramente é necessário. Para a remoção de pequenas plantas, brotos e botões, tesouras de jardim com pontas rombas são convenientes. Uma serra ou serra só é necessária para podar arbustos muito antigos. Para selar os cortes em ramos com mais de 1,5 cm de diâmetro, é aconselhável preparar uma massa especial.
Visão geral da espécie
Imediatamente após ou durante o plantio, a poda é necessária para equilibrar as partes acima do solo e no subsolo. Então, apenas os botões de flores são removidos. É muito cedo para boas colheitas, a planta só vai desperdiçar energia. A poda mais importante é formativa. Acredita-se que no primeiro ano seja necessária a formação de uma planta, deixando 2 brotos verticais e vários laterais.Em condições industriais, os arbustos são cortados com bastante força de acordo com o seguinte esquema: não restam mais do que 10 brotos frutíferos e 3-4 brotos de reposição de um ano. Mas a formação pode ser feita no terceiro ano. Tudo depende da variedade específica e das capacidades do jardineiro. A poda formativa pode ser desanimadora para iniciantes, mas com a experiência vem o talento e a facilidade para alcançar o equilíbrio - você pode ver imediatamente o que remover do arbusto para torná-lo mais leve e, ao mesmo tempo, não se esgota com a privação excessiva de massa verde. Além disso, a modelagem industrial dá arbustos "calvos" não muito decorativos, o que pode ser indesejável em lotes domésticos comuns.
A segunda poda de um arbusto jovem ativo será necessária já no mesmo ano, no outono, se tiver sido plantada na primavera. Remova zero brotos, galhos em excesso nos brotos principais a uma altura de 40 cm do nível do solo. Os caules do arbusto a uma altura de até 40 cm devem ser completamente lisos, ainda não haverá bagas aqui e o pequeno crescimento prejudica a ventilação e pode tornar-se um terreno fértil para doenças. A planta dá frutos no segundo ano após o plantio. Os rebentos que já deram frutos deixarão de ser produtivos, são removidos no outono. Para crescer frutos grandes, rebentos velhos são pinçados após a mudança de cinco botões de frutos, o procedimento é realizado todos os anos na primavera.
Importante. A poda pode ser feita em anel ou toco de árvore. Os ramos laterais devem ser removidos adequadamente apenas em um coto. Caso contrário, todo o ramo em que eles estão localizados morrerá.
Rejuvenescedor
A poda rejuvenescedora de outono é realizada em arbustos com mais de 2 anos, geralmente a partir do 3º ano de vida. Os brotos caídos são removidos até o nível de crescimento vertical, topos danificados, galhos lignificados com casca rachada, bem como brotos muito curtos - até 30 cm do nível do solo. Em arbustos muito antigos que atingiram 7 anos, são removidos ramos de 4 anos ou mais, bem como ramos da camada inferior. Você não precisa deixar mais do que 9 ramos perenes e 5 a 6 dos anuais mais fortes.
Um esquema médio de poda rejuvenescedora para um arbusto de 5 anos com brotos laterais encurtados abundantemente ramificados.
- Se o galho antigo tiver galhos verticais fortes, então o galho é cortado em um deles, substituindo o galho antigo por um mais novo.
- Se o galho antigo não tiver bons brotos verticais, ele é removido completamente para o fundo.
- Pela poda, o tamanho e a quantidade dos bagos variam. Se precisar de frutas abundantes, mas menores, deixe galhos até os 7 anos de idade; se precisar de frutas grandes, remova todos os galhos com mais de 5 anos.
Às vezes, a poda é chamada de rejuvenescimento apenas de arbustos com mais de 10 anos, de crescimento deficiente, com crescimento reduzido de brotos e floração fraca.
Desbaste
O desbaste visa a formação de rebentos fortes, capazes de produzir frutos grandes. Em arbustos jovens, os brotos finos das camadas inferiores são removidos. A intensidade da poda é aumentada em 3-4 anos de vida vegetal.
Sanitário
Todos os galhos que caíram no inverno, apodrecidos, danificados, com vestígios de doenças, são removidos. A poda sanitária geralmente é realizada na primavera, mas esse tipo de poda não se limita à estação. É melhor remover o ramo doente a tempo do que esperar até que a doença invada outras áreas.
Os ramos doentes são cortados sem tocar o tecido afetado, capturando pelo menos 2 cm de um ramo saudável. As tesouras de podar devem estar em perfeito estado, após cada bucha é aconselhável desinfetar o instrumento, em casos especialmente difíceis - após cada corte. Todos os ramos doentes são queimados, em nenhum caso são colocados em composto e não são deixados no solo.
Como aparar para a temporada?
Na primavera realiza-se o desbaste, a modelagem, a poda sanitária e rejuvenescedora. A poda da primavera é melhor do que outros tipos, porque os botões das flores são claramente visíveis (são roliços, não estreitos), você pode atualizar a planta para o ano atual. Se houver erros, a planta compensa parcialmente, pois é na primavera que está em fase de crescimento ativo.
Um esquema aproximado de poda de primavera na região de Moscou.
- Inspeção do arbusto e remoção de todos os brotos mortos ou danificados.
- Diluir o arbusto para torná-lo mais leve e respirável. Para isso, são retirados do centro do arbusto ramos sem brotos novos ou com brotos curtos de até 4-5 cm, que são retirados em anel.
- Os ramos improdutivos são aqueles que não têm botões frutíferos ou são muito longos. Você pode excluir todos eles.
No outono, devem fazer podas preventivas para o inverno: por exemplo, retiram as copas verdes, porque no inverno ainda congelam, abrindo caminho para infecções. Todos os outros tipos de poda de outono são executados conforme necessário.
Se houver ramos danificados ou feridos, eles também são removidos. E também corte os rebentos que já deram fruto - no ano que vem não vão servir para nada.
Poda de variedades diferentes
Os arbustos de mirtilo têm um hábito diferente, que é levado em consideração na poda.
- Variedades de baixo crescimento, como Northblue, atingindo apenas 90 cm de altura, é podada "na largura", não para cima. O crescimento de espessamento é removido. O mesmo se aplica a variedades de qualquer altura que são propensas a se espalhar. Por exemplo, a cultivar Dixie atinge uma altura de quase 2 m, e produz regularmente pequenos brotos e brotos na base. Eles são levados embora, eles são improdutivos.
- Variedades altas ("Divnaya", "Nectarnaya", "Eliot") encurte ativamente, removendo todos os ramos "carecas" antigos ou muito longos.
- Variedades com brotos de crescimento ativo muitas vezes jogam fora galhos que caem no chão. Os mais longos e alojados são removidos.
Certas variedades, geralmente variedades de alto rendimento, requerem um desbaste mais intensivo da copa. Remova os galhos que interferem com os mais fortes.
Cuidados de acompanhamento
Após a poda, a planta pode ser alimentada e pulverizada contra doenças ao mesmo tempo. Para isso, o próprio arbusto e o solo ao redor são tratados com uma solução de ureia ou nitrato de cálcio. É dada atenção especial a este procedimento na primavera. Na primavera e ao longo do ano, as pulverizações com estimulantes de crescimento e produtos biológicos que previnem doenças ("Zircão", "Epin", "Fitosporina") também são úteis.
A cobertura morta do arbusto é feita apenas com material fresco: palha limpa, serragem. Se a cobertura for velha e densa, troque-a. Todas as grandes feridas após o corte devem ser cobertas. Garden var causa descontentamento entre muitos jardineiros, porque inclui um produto refinado de parafina. Para tanto, utilizam pastas industriais (RanNet, Blagosad), argila talkers (diluir um pouco a argila com água até que vire uma pasta). No entanto, em uma área muito chuvosa, não há melhores opções para um verniz de jardim. Uma mistura à base de breu, cera de abelha e gordura sela bem as feridas e as protege da umidade e do rubor. Garden var não é muito adequado para a estação fria, congela no frio, então se a poda teve que ser feita quando já está fresco, pode-se usar a pomada de Reshetnikov (10 partes de resina de abeto + 1 parte de cera + 1 parte de álcool vínico).
Não há nenhum ponto ou oportunidade para processar pequenas seções em arbustos de mirtilo. Para compensar o perigo de infecção que penetra através de pequenas feridas, os arbustos são imediatamente pulverizados com sulfato de cobre, outras drogas contendo cobre ou agentes antifúngicos (Fundazol, Fitosporin, Topsin). É dada especial atenção à poda quando se trata de variedades tardias de mirtilos. Arbustos magros e densos podem esticar a frutificação por vários meses, em vez de várias semanas. Nesses casos, você pode até ficar sem uma cultura. A poda do mirtilo é um dos cuidados mais importantes.
O comentário foi enviado com sucesso.