Formas de processar groselhas na primavera

Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Cronometragem
  3. Pulverizar com água fervente
  4. O uso de produtos químicos
  5. Remédios populares

A groselha é uma das primeiras safras de verão. Ela ganha vida primeiro, o que significa que a atenção das pragas e doenças estará voltada para ela. Para evitar situações desagradáveis, é necessário realizar tratamentos preventivos de primavera.

Regras fundamentais

O processamento da primavera é muito importante para as groselhas. Permite prevenir o aparecimento de doenças como esferoteca, mancha branca, antracnose, ferrugem.

Ele também ajudará contra carrapatos, rolos de folhas, pulgões, copperheads e outros parasitas.

Mas, para que o processamento seja eficaz, é necessário lembrar uma série de regras para sua implementação.

  • Se um produto químico for usado, você precisa cuidar da sua própria segurança. Não deixe as soluções atingirem a pele ou o sistema respiratório.
  • A pulverização é realizada nos dias em que não há vento. Também não deve haver sol, caso contrário, a solução secará muito rapidamente. O tempo nublado é ideal, mas não antes ou depois da chuva. O procedimento é recomendado para ser realizado nas primeiras horas da manhã ou à noite.
  • Qualquer pulverização é realizada somente após a poda sanitária do arbusto. Então, eles também ajudarão a curar as feridas.
  • Tratamentos químicos não podem ser realizados durante o período de floração da cultura e na formação dos frutos.
  • Tente soluções alternativas, já que os patógenos se adaptam rapidamente a uma coisa.
  • As soluções devem ser completamente filtradas antes do uso. Além disso, para reprodução, deve-se levar água em temperatura ambiente e sedentada.
  • Para realizar o procedimento, é necessário aplicar o produto não só no caule e nas folhas, mas também no círculo do tronco da groselha. Se começar a chover logo após o tratamento, no dia seguinte terá que repetir tudo (isso não se aplica aos medicamentos sistêmicos).

Cronometragem

O processamento de primavera de groselhas pode ter datas diferentes, uma vez que a cultura cresce em climas muito diferentes. É preciso focar nas condições da região, bem como na época de cultivo da própria cultura.

  1. O primeiro tratamento é realizado imediatamente após o inverno, assim que a neve derreter. O primeiro passo é inspecionar a planta, retirando os botões deformados. Em seguida, eles realizam a poda sanitária e cobrem o círculo do tronco. Depois disso, o solo e as groselhas são tratados com fungicidas.
  2. O próximo tratamento é realizado quando os botões começam a inchar, antes de florescer. Isso é por volta de meados ou final de março, mas depende da região. Fungicidas e acaricidas são usados.
  3. O terceiro tratamento profilático é realizado no momento em que os botões se abrem, mas antes que se transformem em botões. Reaplicar agentes anti-carrapatos. Você também precisará pulverizar com inseticidas contra lagartas e borboletas. Uma medida adicional são os fungicidas, que protegem contra o oídio.
  4. A quarta vez é processada no início da formação dos ovários. O objetivo do procedimento é prevenir o aparecimento de pulgões e oídio.
  5. Todos os tratamentos subsequentes são realizados sem o uso de produtos químicos. Os biológicos são um caso extremo, mas também são indesejáveis. O intervalo entre os tratamentos é de aproximadamente 10-14 dias.

Pulverizar com água fervente

No início da primavera, você pode escaldar as plantas com piche. Esta é uma ótima maneira de se livrar de pragas transmissoras de doenças. Na maioria dos casos, estamos falando de carrapatos. Além disso, o encharcamento protege contra muitas doenças, desperta a planta.

Você pode regar groselhas no final de fevereiro, início de março, final de março. É difícil falar, é preciso levar em consideração a região. É bom se houver neve lá fora.A planta não deve dar sinais de vida, caso contrário o procedimento será traumático para ela. O arbusto deve ser regado após a primeira poda sanitária e retirada dos botões incomuns.

Os galhos estão amarrados - assim o procedimento será mais eficaz.

Em seguida, a água é fervida e resfriada a uma temperatura de 70-80 graus. Recolher em um regador e começar a regar a planta. É importante tentar colocar água quente em cada galho. Neste caso, você não pode atuar no mesmo por mais de 5 segundos. Se a rega for feita desta forma, 10 litros são suficientes para vários arbustos.

O uso de produtos químicos

Você também pode tratar arbustos de doenças com a ajuda de produtos químicos. Eles são eficazes e eficientes e são amplamente utilizados por jardineiros. Aqui estão os três remédios mais populares.

Vitríolo

As plantas podem ser pulverizadas com sulfato de cobre e ferro. Ambos os tipos ajudam bem contra líquenes, sarna, antracnose, flor branca que se forma com o oídio. Se for tomar sulfato de cobre, é preciso observar a concentração de 1% (isto é 100 gramas do produto para 10 litros de água), e se for ferro, 3% (300 gramas). É necessário preparar soluções corretamente.

Não use utensílios de metal, pois eles reagem com o agente.

O fungicida é dissolvido em água morna e usado imediatamente. Este remédio não durará muito tempo. Recomenda-se a pulverização no início da primavera, durante a floração, bem como após a floração. É importante que a temperatura externa não ultrapasse 30 graus Celsius. Caso contrário, você não vai esperar o resultado do procedimento.

Líquido bordeaux

É outro fungicida popular que tem sido usado por jardineiros há mais de um século. Protege contra manchas, oídio, ferrugem. Evita o aparecimento de crostas. Você precisa processar groselhas com ele três vezes na primavera. Você pode preparar a solução em casa.

Para isso, é necessário levar dois vasilhames de 5 litros cada e um copo de água morna. 100 gramas de vitríolo são misturados em um copo e, em seguida, despejados no primeiro recipiente, que é preenchido com água previamente fervida. No segundo recipiente, 150 gramas de cal apagada são combinados com água fria. Depois disso, o líquido com vitríolo é lentamente despejado em água com cal. Assim, você deve obter 10 litros da mistura. Não se gasta mais do que dois litros de solução em cada arbusto.

Uréia

Outro nome para essa droga é uréia. Este é um fungicida e fertilização com nitrogênio, o que permitirá que as plantas cresçam rapidamente.

Se a uréia for usada como fungicida, a concentração será bastante alta. Para 10 litros, use no mínimo 500 gramas do produto. Pode queimar as folhas instantaneamente, mas é inofensivo para os galhos. Os tratamentos são realizados até que os rins se dissolvam. Para que o procedimento traga resultados ainda melhores, pode-se adicionar cerca de 100 gramas de sulfato de cobre.

200 gramas de sabonete líquido também melhoram a qualidade da solução. Isso ajudará a mistura a se estabelecer melhor na cultura.

Além desses agentes, outros fungicidas podem ser usados. O principal é não ultrapassar a dosagem, para não queimar as plantas.

  • "Topázio". Ajudará contra o oídio, ferrugem, antracnose. Pulverizado na primavera a qualquer momento.
  • Fundazol. Um bom remédio contra a requeima, ferrugem, mosaico. Aplicar uma vez na primavera.
  • "Oxyhom". Este fungicida protege contra a requeima e manchas. É usado em meados de março e depois mais 2 vezes. O intervalo entre os dois últimos procedimentos é de 14 dias.
  • Fitosporin. Uma droga popular que pode salvar da requeima, manchas, ferrugem e oídio. Você pode usá-lo a qualquer momento.
  • Topsin-M. Protege contra oídio, antracnose, ferrugem. Aplicar aos primeiros sinais de doença em qualquer época da primavera.

Além disso, você deverá atender ao tratamento contra insetos-praga. Aqui estão alguns bons remédios.

  • "Profilactina". Previne o aparecimento de carrapatos, rolos de folhas, pulgões, mata parasitas que hibernam no solo e nas folhas. O processamento é realizado em março, antes do início do fluxo de seiva.
  • Aktara. Destrói pulgões, aplicado antes da floração do arbusto.
  • "Fagulha". Mata pulgões, rolos de folhas e outros parasitas semelhantes. Melhor aplicado antes da floração.
  • Fitoverm. A ferramenta destruirá qualquer praga. Aplicar imediatamente após o aparecimento, repetir 2 vezes em intervalos de uma semana.
  • "Decis Profi". Permite que você se livre de pulgões e vidro. 1 tratamento de primavera é suficiente a qualquer momento.

Remédios populares

Jardineiros que não confiam em produtos químicos podem usar alguns dos métodos tradicionais. Eles não são tão eficazes, mas o dano causado por eles é muito menor.

  • Solução de refrigerante. Água com refrigerante será uma excelente prevenção do oídio. Dissolva 50 gramas do produto em um balde de água (é melhor dissolver em um copo de água quente de antemão) e misture com uma pequena quantidade de sabão ralado ou líquido.
  • Solução de cinzas e sabão. Este também é um bom remédio para a prevenção e o tratamento do oídio. 2 kg de cinzas são despejados em um recipiente com um volume de 15 litros, onde são adicionados 100 gramas de sabão. Depois de um dia, o complexo pode ser usado.
  • Kefir. Uma ótima maneira de prevenir doenças fúngicas. Para fazer uma solução, você precisa tomar kefir (1 parte) e água morna (8 partes). Deve ser usado imediatamente, repetindo o tratamento a cada 2 semanas.
  • Infusão de alho. O cheiro pungente manterá os pulgões e outros insetos longe. Pegue o alho verde fresco, todas as partes e, em seguida, triture até virar mingau. Em seguida, despeje um balde de água aquecida, deixe por um dia. Antes de usar, complemente com 10 gramas de iodo.
  • Querosene. Se a cochonilha frequentemente parasita as plantas, você pode se livrar dela com a ajuda de querosene. Um litro de água é ligeiramente aquecido, 70-80 gramas de sabão ralado são despejados nele e, em seguida, meia colher de chá de querosene é despejada. Deve ser aplicado imediatamente.

Além das descritas, as seguintes ferramentas também são populares:

  • infusão de tabaco;
  • infusão de celandine;
  • uma decocção de tomate ou tansy.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário