Descrição da nêspera japonesa e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Espalhando
  3. Variedades populares
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado crescente
  6. Doenças e pragas

A planta nêspera é um membro da subfamília da maçã ou rosácea. Esta fruta tem vários nomes - Eriobotria, Lokva, nêspera japonesa ou alemã (dependendo da espécie). E também em alguns países da Europa e da Ásia existem outros nomes.

Turistas da Rússia que vão de férias para países do sul e quentes costumam encontrar os frutos desta árvore nos mercados locais. As frutas chamam a atenção pela cor viva e surpreendem pelo sabor original. Apesar de se tratar de uma cultura exótica, pode ser cultivada no seu jardim, criando as condições necessárias.

descrição geral

A medlar japonica é uma árvore ou arbusto subtropical, frequentemente encontrada nas áreas florestais da Índia, Israel, China e Japão (A terra do sol nascente é o berço da planta). A nêspera ocupa grandes territórios. Em condições confortáveis, as árvores chegam a atingir 12 metros de altura. O porta-malas não é largo.

As árvores baixas podem ser identificadas pela copa volumosa em forma de bola. A massa da planta é perene. As folhas são muito grandes e chegam a 25 centímetros de comprimento. A cor é verde escura. Eles crescem em pecíolos curtos. A forma é oval, curva. A superfície é coberta por veias pronunciadas. Os rebentos e inflorescências são densos, conferem ao arbusto uma cor cinzenta com uma tonalidade vermelha. E também uma tonalidade marrom é perceptível.

As qualidades ornamentais atingem seu pico durante a época de floração, que ocorre entre outubro e novembro. Nesse horário, há uma diminuição do horário diurno. Nas fronteiras da costa do Mar Negro, as árvores florescem mais tarde, de novembro a dezembro.

As flores em forma de corola são pequenas e agrupadas em inflorescências. Cor - branco e amarelo. Até 30 botões podem crescer em uma inflorescência ao mesmo tempo, mas algumas variedades são capazes de formar até 80 flores. O aroma é agradável, com ligeiro amargor de amêndoa.

Uma característica dessa cultura é o fato de que a colheita se forma no inverno, e amadurece de abril a junho do ano seguinte. A colheita começa em julho. Em seguida, os frutos se tornam brilhantes, doces e suculentos. Sua consistência muda para perder.

A casca dos bagos é densa, mas não vai conseguir armazenar a colheita madura por muito tempo. As frutas só podem ser armazenadas na geladeira, onde permanecem frescas por um mês e meio.

Visto que em condições naturais esta cultura cresce em clima quente e húmido, a nêspera não apresenta elevada resistência às geadas. Dentro dos limites das regiões do norte e no centro da Rússia, os arbustos são cultivados em estufas ou estufas.

Outras características de uma colheita de frutas exóticas.

  • A nêspera começa a dar frutos aos 3-4 anos de idade. No Azerbaijão e na Geórgia, as primeiras flores abrem entre setembro e outubro.

  • Pedúnculos com grande número de processos são fortes e maciços. O diâmetro das flores é de cerca de um centímetro. A floração continua por três meses.

  • Grandes sementes marrons são formadas dentro de cada fruta. Sua forma pode ser triangular ou redonda. Eles não são comestíveis, mas funcionam bem como ingrediente de tinturas.

A primeira colheita pode ser vista no início da primavera ou em abril, mas os frutos amadurecem apenas no inverno. A duração do período de frutificação chega a dois meses. Os frutos que crescem nos ramos inferiores amadurecem primeiro. Externamente, a fruta se parece com pequenos damascos amarelos ou ameixas. Diâmetro - 5 centímetros.

A polpa é brilhante e suculenta, e a pele é recoberta por pequenas fibras, portanto, é removida antes do uso.Nota-se o sabor agridoce único da fruta, que lembra peras, morangos e cerejas. Alguns falam sobre um agradável aroma de maçã. Recomenda-se a colheita verde.

A variedade é frequentemente cultivada no território das ex-colônias francesas devido às suas altas qualidades decorativas. Na Rússia, as árvores da nêspera alemã são encontradas na costa sul ou no Cáucaso. Devido às sépalas abertas, os frutos aparecem ocos.

A planta é considerada uma cultura hortícola de autopolinização e polinização cruzada. Para obter uma colheita rica, 2-3 mudas devem ser plantadas em uma área, mantendo uma distância de 3-4 metros entre elas. Ao plantar nêspera como decoração viva, o intervalo é reduzido para 1,5-2 metros.

Nota: uma variedade chamada nêspera germânica também é comum. Esta cultura prefere invernos quentes, verões frios e climas secos. As principais diferenças estão no tamanho e no sabor da fruta - o diâmetro varia de 2,1 a 3,3 cm, são frutas ácidas e densas.

Espalhando

A Eriobotria japonesa ocupa grandes áreas nos países asiáticos. Nas regiões quentes da Rússia, sempre haverá um lugar para esta planta frutífera: Abkhazia, Sochi e outras áreas de clima subtropical e invernos amenos. Se as condições climáticas não forem adequadas para uma cultura exótica, ela deve ser plantada dentro de casa. Em uma estufa, você pode facilmente criar um clima especial no qual as árvores não apenas floresçam, mas também frutifiquem.

Alguns jardineiros cultivam plantas em casa. Pelo fato de nunca perderem sua folhagem, a nêspera pode ser usada como decoração perene. O sabor das frutas cultivadas nessas condições será excelente.

Variedades populares

Os especialistas identificam uma lista completa de variedades de nêspera japonesa, que têm requisitos mínimos para cultivo e cuidado. As seguintes variedades podem ser cultivadas mesmo no país: "Sayles", "Komun", "Premier", "Early red", "Champagne", "Takana", "Morozko". Todas essas variedades podem ser usadas como decoração viva do jardim, e as frutas suculentas, agridoces, diversificam a dieta habitual.

Aterrissagem

Se as condições climáticas permitirem, safras de frutas exóticas podem ser plantadas diretamente em terreno aberto. As mudas são transferidas para o solo na primavera e, durante a estação quente, os arbustos jovens terão tempo de se desenvolver, formando um poderoso sistema radicular e uma copa maciça. O plantio na primavera é considerado o mais adequado, pois quando as plantas são transplantadas no outono, podem morrer devido às mudanças bruscas de temperatura.

A nêspera japonesa é plantada em áreas cuidadosamente iluminadas pelo sol. Escolha locais protegidos de correntes de ar e vento. Ao colocar uma horta mista, você precisa levar em consideração a vizinhança com outras culturas. Árvores exóticas crescem bem ao lado de macieiras, espinheiros, pêras ou marmelos. Não plante arbustos próximos a damascos ou nozes.

Nota: você mesmo pode cultivar uma muda, a partir de uma semente. E também a nêspera se propaga por meio de estacas ou mudas. Jardineiros enxertam mudas em outras safras de frutas. A Eriobotria cria raízes facilmente em todas as árvores com as quais convive confortavelmente.

Lokva não tem requisitos especiais para a composição do solo, mas para tornar o processo de cultivo o mais simples possível, vale a pena optar por um solo com acidez neutra. O pH ideal deve estar entre 5 e 5,6. E também a terra deve ser nutritiva e as águas subterrâneas devem ser mantidas longe das raízes.

Se a composição ou estrutura do terreno não for adequada para o cultivo de plantas exóticas, você precisará usar uma mistura de solo especial. Não é difícil prepará-lo. A composição é a seguinte: húmus e terra preta são misturados na proporção de 1: 1. E também é usada uma receita em que terra preta, turfa e areia são misturadas na proporção de 2: 1: 1. A cova de plantio é feita com o dobro dos parâmetros recomendados, e a terra retirada é enriquecida com composto ou húmus.

A mistura de solo acabada é alimentada com nitrofoskoy ou "Kemira" (80-100 gramas por cova). O fertilizante deve ser bem misturado ao solo. Uma drenagem de 20-25 centímetros de espessura é colocada no fundo da cova de plantio. Pedra triturada, argila expandida ou outros materiais semelhantes servem.

Metade da mistura de solo é despejada em um cone e, em seguida, um balde de água é despejado no poço. Uma muda é colocada no topo do cone, borrifando-o com o substrato restante. A planta é colocada de forma que o colo da raiz permaneça nivelado com o solo após a compactação da terra. Um pouco mais de terra é despejado ao redor do tronco e a rega é repetida.

Assim que a água é absorvida, a área ao redor da árvore é coberta com palha orgânica: palha, serragem, turfa, húmus, aparas de madeira. As mudas são presas ao suporte com barbante ou fita adesiva usando uma almofada macia.

Cuidado crescente

É necessário cuidar da nêspera japonesa corretamente com o cumprimento de todos os requisitos necessários. Para conseguir uma floração e frutificação regulares, você precisa aderir a um certo esquema de fertilização e rega. Se você dedicar tempo suficiente para cuidar da colheita, após 3-4 anos você pode colher a primeira colheita de frutas saborosas e brilhantes.

Rega

A Eriobotria cresce em climas quentes e precisa de irrigação sistemática. A maior parte das raízes cresce nas camadas superiores do solo (40-60 centímetros de profundidade). Regue a cultura uma vez por 15-25 dias. Use água decantada ou morna aquecida a 20 graus Celsius.

A umidificação deve ser moderada, pois quantidades excessivas de água afetarão negativamente o desenvolvimento das árvores. Eles podem até morrer.

Top curativo

Fertilize a cultura antes de regar. Durante os primeiros dois anos, a regularidade da cobertura é uma vez a cada 30-45 dias, usando fertilizantes minerais de fácil digestão. A cada 2-3 semanas eles são alternados com orgânicos.

Assim que a idade das plantas atinge os três anos, elas passam para a alimentação de duas ou três vezes, que são aplicadas de acordo com o seguinte esquema.

  • Os excrementos de pássaros ou verbasco são úteis no outono, antes da floração. Proporções - 1 parte para 10-12 litros de água ou 1 parte para 8-9 litros de água, respectivamente. Em vez disso, você pode usar "Kemira", nitrofosky ou nitroammophos.

  • Fertilizantes com oligoelementos serão necessários durante a fase de formação do ovário. Pode ser freixo de madeira ou Kemira. Durante este período, os jardineiros recomendam realizar o curativo foliar com uma solução que contém extratos de cinzas e outros componentes.

  • Quando os frutos estão apenas começando a amadurecer (na primavera), mude para fertilizantes de fósforo-potássio ou nitrofosfato.

Se você superalimentar a cultura, começará a formação de uma copa exuberante, devido à qual a floração e a frutificação sofrem.

Doenças e pragas

Quando cultivado em casa, o lokva praticamente não adoece e não é atacado por insetos nocivos. Quando plantadas em terreno aberto, as árvores podem sofrer de ferrugem ou fuligem. E também flores e frutos atraem a atenção de cochonilhas e pulgões.

As violações da temperatura ou do regime de irrigação têm um efeito negativo na saúde das plantas jovens. Eles são afetados por fungos. É indesejável o uso de preparações químicas com composições agressivas para proteger a nêspera de doenças e pragas. Recomenda-se o uso de bioinseticidas ou biofungicidas. Eles são totalmente seguros para humanos, animais, pássaros e insetos.

Nota: com os devidos cuidados, esta cultura exótica pode desenvolver-se em áreas com climas diferentes, seja uma região da zona média, Território Krasnodar ou a Península da Crimeia.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário