Tudo sobre a nêspera caucasiana

Contente
  1. Descrição
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Reprodução

A nêspera pertence a árvores subtropicais que podem ser facilmente cultivadas em seu quintal. Muitos não levam a sério esta árvore com frutas deliciosas, mas na Idade Média ela era especialmente popular, e Carlos Magno mandou plantá-la em todas as regiões conquistadas.

Descrição

Na aparência, os frutos e a própria árvore lembram um marmelo, mas na verdade existem poucas semelhanças. Em condições naturais, os frutos da nêspera caucasiana são semelhantes aos frutos da rosa silvestre. Ao cultivar em seu site, você pode obter bons resultados. Os frutos maduros são de cor marrom-avermelhada e, dentro, há 1 ou 2 sementes em uma caixa rígida.

A nêspera é particularmente resistente (até -30 graus), amadurece bem em solos ligeiramente ácidos e secos, iluminados pelo sol. A floração ocorre em maio e a colheita começa no início de novembro.

A fruta tem um sabor ligeiramente ácido, ligeiramente doce, com um sabor amargo característico e um retrogosto adstringente. Assim que ocorre a primeira geada, os frutos ficam mais saborosos e, na aparência, enrugados e espremidos. Pela consistência - sensação de pasta cremosa com sabor a compota de maçã.

Variedade alemã cresce no Cáucaso, no Daguestão, no Kuban, na República da Abcásia, bem como na Europa Ocidental, na península da Crimeia, na Ucrânia.

A variedade japonesa é cultivada por japoneses e chineses. Mas ela floresce no outono e dá frutos na primavera.

Como regra, as árvores maduras não excedem 2,2 m de altura. No início, a árvore tem folhas verde-escuras e, em seguida, flores brancas desabrocham. Em média, uma árvore vive cerca de 50 anos, dá frutos na terceira safra após o plantio.

Desde a Idade Média, os curandeiros usam frutas maduras para tratar distúrbios gastrointestinais.

E também a árvore frutífera se destaca pelo seu alto valor nutritivo, que hoje é relevante.

Não há muitas informações exatas sobre a árvore frutífera. Mas os cientistas dizem que nos tempos antigos ele cresceu na Ásia e na imensidão da Europa. Os antigos romanos e gregos ainda estavam engajados no cultivo. Até agora, na mesa dos turcos e iranianos, as frutas ocupam posição dominante. A planta é cultivada principalmente em jardins privados por jardineiros amadores, o cultivo para ganho industrial e monetário não é praticado. Isso ocorre porque o período de conservação de uma fruta madura é curto e, além disso, a aparência da fruta é feia.

Enquanto isso, os frutos do nispero têm um valor particular. Em primeiro lugar, é um excelente diurético, laxante de origem orgânica. Aqueles que apresentam queixas de doenças hepáticas e renais precisam ingerir a fruta continuamente. Ele remove toxinas, normaliza os níveis de colesterol. E também a fruta aumenta as defesas do organismo, fortalece o sistema respiratório. Diz-se que é um afrodisíaco maravilhoso.

A nêspera contém antioxidantes e flavonóides. A fruta tem excelente efeito antitumoral, previne problemas neurológicos, melhora a memória e a atenção. As frutas maduras regulam a quantidade de açúcar no sangue, previnem doenças cardiovasculares.

Aterrissagem

As variedades japonesas podem ser cultivadas na Rússia central, mas ao norte de Krasnodar, a nêspera cresce e dá frutos piores. No sul, é uma beleza de folhas exuberantes com excelente frutificação. Não pode ser cultivado na parte norte da Rússia. Mas você pode tentar cultivar variedades germânicas.

Nispero, ou nêspera, é plantada em terreno aberto no outono ou na primavera. Isso é influenciado pelas condições climáticas e meteorológicas.Se você planeja plantar um jardim, a distância entre os arbustos não deve ser inferior a 4 metros. Eriobotria (nêspera japonesa) é autopolinizada, portanto, sob condições apropriadas, a frutificação será amigável.

Esta é uma árvore ensolarada e amante da luz, por isso deve ser plantada em um local onde não haja obstáculos à luz solar. Não gosta de geadas, correntes de ar, ventos cortantes. A nêspera não é caprichosa para a composição do solo, mas prefere solos ligeiramente ácidos e neutros. A melhor opção é considerada franco-arenosa, grama e húmus com uma acidez de 6 unidades.

Uma área pré-selecionada é desenterrada, limpa de detritos, pedras e ervas daninhas, fertilizada com aditivos minerais e farinha de ossos.

Em seguida, retiramos um buraco com o dobro do tamanho da raiz da muda. Mandamos a estaca e a futura árvore para o buraco, enchemos com terra. Amarramos a muda a uma estaca para formar um arbusto uniforme. Derrame o furo com água. Um dia após o plantio, recomenda-se afrouxar o círculo do tronco, cobrir com estrume ou composto.

Cuidado

Eriobotria é frequentemente cultivada a partir de sementes no jardim. Jardineiros experientes recomendam marcar essa área de alguma forma para não cortar grama ou torrões de terra. Mudas ao ar livre só crescerão vigorosamente em áreas bem iluminadas. Para que a semente cresça mais rápido, é recomendável criar um efeito estufa ao seu redor, cobrindo-a com polietileno ou uma garrafa de plástico. Isso torna mais conveniente manter a umidade ideal e o calor necessário. Aconselhamos a levantar o filme ou lata diariamente para uma boa ventilação. As mudas podem ser esperadas não antes de 2 meses depois.

Em casa, em uma casa ou apartamento, você também pode cultivar uma árvore. Isso se aplica a áreas com invernos frios. Para isso, escolha um recipiente ou vaso raso, coloque argila expandida no fundo como drenagem, preencha com a mistura de terra pronta, plante uma semente, cubra com vidro ou filme. Estamos esperando mudas.

Depois que o broto crescer até o tamanho de uma estaca, ele deve ser plantado em um local permanente. Durante o plantio, enterramos a planta no solo até a altura das primeiras folhas. Formamos um círculo próximo ao tronco, cobrimos com turfa e regamos. Para a segunda temporada, é conveniente usar serragem ou feno recém-cortado como cobertura morta.

Jardineiros experientes dizem que é bom cultivar eriobotria com mudas de uma árvore de dois anos. Para fazer isso, prepare um buraco medindo 1x1,5 metros. O fundo é coberto com seixos ou argila expandida.

As árvores não são caprichosas em seus cuidados. As práticas agrícolas padrão incluem irrigação, entrincheiramento e poda. Se possível, eles são tratados com fungicidas contra infecções fúngicas. Se o solo for fértil, a fertilização não é necessária. Mas, em caso de dúvida, você pode adicionar fertilizantes com um grupo de fosfato ou potássio. Uma vez por estação, uma solução de verbasco é derramada nos círculos do tronco em uma proporção de 1:10.

Para as árvores jovens, a rega recomendada é uma vez a cada duas semanas, 10 litros para uma muda, mas sem muito encharcamento. A partir dos dois anos de idade, aconselhamo-lo a apertar a coroa.

A poda é necessária: você só deve se livrar dos galhos fracos. Com a chegada da primavera, é melhor cobrir os troncos com uma argamassa de cal para evitar o ataque de fungos e insetos.

A árvore tem uma imunidade bastante forte, raramente sofre de alguma doença. Mas para prevenir uma série de doenças, eles usam soluções de "Topázio", "Fitoverma", amônia, cinzas.

Reprodução

Na maioria das vezes, a reprodução ocorre de três maneiras: estacas, sementes, estratificação. É mais conveniente propagar por meio de uma semente, porque esta planta terá todas as qualidades inerentes à planta-mãe. Para fazer isso, remova cuidadosamente a semente da fruta madura, enxágue bem e deixe de molho por alguns dias em uma solução fraca de permanganato de potássio. Depois é plantado em solo preparado solto com profundidade de 2 centímetros. O plantio é coberto com polietileno.

Não é mau propagar-se em camadas: o galho dobra-se ao solo, borrifado com terra, depois do enraizamento corta-se o arbusto, planta-se em local provisório, cobre-se com recipiente adequado.

Para a divisão por estacas, são cortadas as brotações do ano passado com 15 centímetros de comprimento, plantadas no solo, aprofundando-se em 3 centímetros. Após dois meses, as raízes aparecerão.

Uma árvore frutífera exótica como a nêspera pode ser cultivada em quaisquer condições. É necessário seguir rigorosamente as técnicas de cultivo, selecionar o solo correto, observar o regime de temperatura.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário