Tudo sobre agrião e seu cultivo
O agrião é uma erva popular para dietas e estilos de vida saudáveis.... Não só as folhas novas são comidas, mas também brotos inteiros. Outro nome popular é agrião. O Irã é considerado o berço da cultura e atualmente é cultivada em todo o mundo. O agrião cresce bem em áreas externas e internas.
A cultura é conhecida desde a antiguidade na África e na Ásia, e com o tempo ganhou popularidade entre os europeus devido ao seu fácil tratamento e rico conteúdo em vitaminas.
Descrição
O agrião pode crescer até 50-60 cm de altura. Mas raramente atinge essa altura, pois é recomendável comer apenas brotos jovens. A planta interessa não só aos jardineiros, mas também aos especialistas culinários. As folhas novas, de formato interessante, são frequentemente utilizadas pelos chefs como microgreens. Os pratos decorados com verde parecem leves e frescos na primavera. As folhas com a forma original e os rebentos jovens enriquecem os alimentos com importantes micronutrientes e fibras. Os brotos só devem ser comidos frescos quando a planta contém o número máximo de elementos valiosos. Na forma seca, perdem todas as propriedades úteis e adquirem um cheiro peculiar. O agrião (outros nomes são agrião de jardim, lagarta, tertizak) é uma cultura despretensiosa, pode ser cultivada em uma horta, em uma estufa ou em um vaso no parapeito de uma janela.
A cultura convive bem com outras plantas em campo aberto e próximo às flores da casa... Num ambiente favorável, cresce durante todo o ano e agrada com verdura fresca. As folhas novas com sabor picante podem ser consumidas já na segunda semana após os primeiros rebentos. Os caules da planta parecem muito finos e fracos, rosetas com folhas verdes claras são formadas neles. A camada inferior das folhas é mais dura, raramente é comida e apenas a roseta superior e parte do caule são cortadas. O tamanho da roseta depende da variedade da planta. Após florescer com pequenas flores brancas, as plantas formam sementes. Caules e folhas começam a perder vitaminas e maciez, não podem mais ser comidos. As sementes de agrião também são utilizadas na culinária e na medicina tradicional. Eles fazem infusões e espremem o óleo.
Tipos e variedades
Existem muitas variedades de agrião. Eles diferem no formato das folhas e na cor, existem variedades com folhas roxas, brancas, vermelhas e até pretas. As plantas podem ser com folhas da forma usual ou crespas, retorcidas, perfuradas. Na maioria das vezes cultivadas espécies clássicas com um sabor amargo agradável das folhas. Espécies encaracoladas, de folhas inteiras e semeadoras crescem muito rapidamente. Eles pertencem ao início e ao meio da temporada. O agrião encaracolado costuma cortar folhas, o que se reflete no nome. E a variedade de folhas inteiras tem folhas maiores. Na segunda semana, os jardineiros começam a colher. As folhas têm um agradável sabor picante com ligeiro amargor. Estas variedades são mais adequadas para pratos de vegetais, saladas ou sanduíches, refrescando agradavelmente o sabor geral e conferindo crocância.
Popular entre jardineiros variedade de agrião de jardim "dansky". A planta desta variedade não necessita de cuidados especiais. A variedade é resistente ao frio, por isso prospera ao ar livre e continua a crescer até o outono. E em casa, o agrião "dinamarquês" cresce o ano todo. A espécie de folhas largas distingue-se por uma grande roseta com folhas inteiras.O diâmetro da roseta atinge os 15-20 cm. As primeiras folhas e rebentos podem ser colhidos quando o arbusto atinge os 5-6 cm. Esta variedade sente-se melhor em climas quentes e com maturação tardia. Para plantar em terreno aberto, o solo deve aquecer um pouco melhor. Mas no cuidado ele é tão despretensioso quanto os outros.
Aterrissagem
Embora esta planta seja despretensiosa no cuidado, é melhor preparar o solo no local com antecedência. Você precisa cavar o solo, remover todas as ervas daninhas, adicionar fertilizantes se necessário (superfosfatos ou húmus comum bastam). Você também pode adicionar cloreto de cálcio. Imediatamente antes do plantio, o solo deve ser afrouxado para que não fique muito compactado. Você pode plantar uma safra diretamente em terreno aberto. A primeira semeadura é melhor feita em abril - início de maio, quando o solo já está aquecido. Uma opção de semeadura de outono também é possível, então as sementes são lançadas no solo no final de outubro, antes das primeiras geadas.
A época de semeadura em campo aberto depende diretamente das características climáticas da região. As principais condições para a semeadura no local: a camada superficial do solo (cerca de 4-5 cm) descongelou e aqueceu um pouco, a temperatura diurna não desce abaixo de +10 graus e as geadas noturnas já acabaram. A sementeira mais cedo pode desencadear o crescimento precoce dos rebentos, que pode congelar quando as temperaturas nocturnas caem e não se desenvolverá o suficiente.
É melhor escolher um local para plantar em sombra parcial, a abundância de luz solar tem um efeito prejudicial sobre as folhas jovens e delicadas. É melhor se a luz solar direta atingir o jardim pela manhã ou à noite, e não o dia todo. É melhor plantar uma safra em lugares depois da beterraba, batata, cebola e outras raízes. Mas depois de seus parentes (repolho e outras plantas crucíferas), o agrião não cresce da melhor maneira. É melhor semear a planta em fileiras, a uma distância de pelo menos 10 cm uma da outra. Você precisa deixar espaço livre suficiente para a formação e desenvolvimento da folhagem. Quando plantadas de forma mais densa, as plantas ficam desconfortáveis, as folhas permanecem pequenas e a planta não se desenvolve.
O plantio próximo também torna a cultura vulnerável a doenças, pragas e fungos. Antes de plantar, recomenda-se encher as sementes com água pura e deixar por 3-5 minutos. Cada semente será coberta com uma película de água e separada das demais. Isso tornará mais fácil semear as sementes no solo (ou substrato). Água com sementes é simplesmente derramada uniformemente no canteiro do jardim e nivelada ao longo dos sulcos. As sementes podem ser polvilhadas por cima com uma pequena camada de terra. Na primavera, as sementes do percevejo são colocadas no solo a uma profundidade de 0,5-1 cm, e durante a semeadura de outono, faz-se uma camada superficial do solo mais espessa, cerca de 2 cm, ligeiramente compactada.
Os canteiros não precisam ser cobertos com o perigo das geadas noturnas, a planta é bastante resistente à geada.
Cuidado
A cultura não requer cuidados especiais. Até o jardineiro mais inexperiente pode cultivá-lo em um canteiro ou em um vaso. A planta não gosta de luz solar direta e de altas temperaturas, com muito sol ela se estende e dá flechas, e o sabor se deteriora. Portanto, a planta precisa fornecer sombra adequada e proteção solar. Ao sair, o agrião requer apenas regas regulares e afrouxamento do solo, bem como a remoção de ervas daninhas. A cultura não requer alimentação especial. Não devem surgir problemas crescentes.
O agrião é cultivado mesmo sem terra. Em vez de terra, usam-se fibras de coco, algodão, serragem ou guardanapos de papel. O agrião tem caules delgados com muitas folhas, variando na cor do quase branco ao verde escuro. As flores da planta são roxas claras ou brancas. Após a floração, a planta torna-se dura e perde o sabor picante.
Depois que as flores aparecem, você pode deixar alguns arbustos maduros para formar sementes e remover o restante pela raiz.
Em campo aberto
Nos canteiros, o agrião prospera durante todo o verão, desde que haja rega suficiente e solte o solo.
- Afrouxar a planta precisa estar bem cuidada, tem raízes pequenas muito delicadas que requerem uma boa troca de ar.
- Necessário remova todas as ervas daninhas.
- Necessidades de agrião em rega abundante regular, mas não permite a estagnação da umidade no solo. Durante os períodos de seca, o agrião requer rega diária e afrouxamento do solo. A cultura gosta muito de umidade. Com a falta de umidade, as plantas só dão flechas com flores e deixam de formar rosetas com folhas. É necessário estabelecer um regime de irrigação e observá-lo, e durante a estação das chuvas, pode-se recusar a rega ou torná-la rara.
- Qualquer solo é adequado, é bom se for moderadamente ácido ou neutro. Se houver fertilidade insuficiente, fertilizantes orgânicos podem ser adicionados antes do plantio no jardim. Durante o processo vegetativo não é recomendável fertilizar o solo, caso contrário o agrião pode alterar o sabor e o cheiro, acumulando nitratos nas folhas e caules.
- Quando os primeiros brotos aparecem, o agrião pode ser diluído um pouco, para cada arbusto deve haver cerca de 10 metros quadrados. cm. Então as plantas formarão grandes rosetas com folhas e os caules ficarão mais fortes. Com falta de espaço, as folhas são pequenas e insípidas.
Em casa
Os jardineiros cultivam agrião em casa continuamente.
- É melhor colocar a panela na janela, onde a luz do sol atinge apenas uma fração do dia. A planta não gosta de superabundância de luz. No outono no inverno, fontes de luz artificiais podem ser adicionadas se necessário, mas esta medida é totalmente opcional.
- O agrião também é cultivado em solo comum, e usando o substrato... A escolha do solo não afeta a palatabilidade da planta.
- Para pousar, é melhor escolher recipiente raso, gaveta ou pote. Terá bastante 10-12 cm de profundidade.
- Turfa, fibra de coco ou aparas de madeira (e qualquer outro substrato orgânico) devem ser bem derramar com água fervente, isso excluirá a possibilidade de crescimento de fungos no substrato e nas raízes.
- Após a semeadura, o recipiente é coberto com papel alumínio... Deixe a caixa (panela) no parapeito da janela, mas não no lado ensolarado. Quando as primeiras filmagens aparecem (2-3 dias), o filme é removido. Os rebentos jovens podem ser pulverizados e regados regularmente de manhã.
- Ao cultivar o agrião, não seque demais o solo, pois isso leva ao desbaste dos caules e ao seu alongamento, e as folhas perdem o sabor. Uma vez a cada 2-3 dias, vire o recipiente (vaso) com o outro lado para a luz, para que os brotos formem folhas brilhantes por igual, e não flechas.
Doenças e pragas
Doenças e pragas raramente perturbam esta cultura. O principal perigo é o encharcamento do solo e a umidade estagnada. Isso pode causar canela preta ou podridão. É impossível livrar-se dessas doenças e a única saída é uma nova safra. É impossível tratar a planta com fungicidas, é perigoso para a saúde. É muito difícil remover as substâncias nocivas das folhas delicadas, pois elas podem entrar no corpo humano e prejudicá-lo.
De pragas em plantas podem se estabelecer pulga crucífera. Nesse caso, os caules devem ser tratados com caldo de fumo ou polvilhados com pó de fumo. A pulga crucífera não tolera baixas temperaturas, por isso recomenda-se borrifar as plantas com água gelada, os parasitas morrerão e este procedimento não danificará o agrião resistente ao frio. Ao cultivar agrião em casa, os jardineiros raramente encontram doenças. Isso só pode acontecer se o solo do quintal foi usado durante o plantio.
Nesse caso, é melhor tirar toda a cultura, trocar o solo e semear novamente.
Cortar
A primeira colheita após a semeadura pode ser cortada já na 2ª semana, quando a planta atinge 10-12 cm de altura. Colha verduras picantes durante todo o verão e início do outono até a primeira geada. Os arbustos que atingiram 15 cm são removidos completamente junto com as raízes.As folhas cortadas são armazenadas apenas por um dia, depois ficam amarelas e desbotam rapidamente. O agrião não é colhido para uso futuro, corte as folhas antes de comer.
Após o corte, a planta para de crescer. Para obter uma safra consistente de agrião, ele deve ser semeado repetidamente. Com o corte diário, a semeadura deve ser feita a cada 10-12 dias. É melhor comer plantas cujas folhas apareceram há 5 a 7 dias. Este agrião é considerado o mais saboroso e rico em microelementos e vitaminas úteis.
Você pode cortar as hastes delicadas com uma tesoura comum. As folhas de baixo podem ser deixadas, são praticamente insípidas e mais grossas.
O comentário foi enviado com sucesso.