Como as groselhas podem ser propagadas?
A groselha é um arbusto pouco exigente que pode crescer e se desenvolver em muitas zonas climáticas da Rússia. É amado por seus frutos grandes de dar água na boca com um sabor doce e azedo refrescante. As groselhas são deliciosas como sobremesa independente, na forma de geleia, compotas e, às vezes, molhos para carne.
Uma das qualidades positivas desta planta é sua facilidade de reprodução. Existem vários métodos para criar novos arbustos a partir dos antigos. O material de plantio é obtido por estacas, divisão e estratificação. Como e em que momento propagar groselhas por vários métodos - consideraremos mais adiante.
Cronometragem
Para a criação de groselhas, tanto a primavera quanto o outono são adequados. Isso depende muito do método escolhido.
Os rebentos do mato são tirados no início da primavera. A operação pode muito bem ser programada para coincidir com a próxima poda. O principal é chegar a tempo até que a planta comece a fase de vegetação intensiva. Se os botões vegetativos se transformaram em "cones" verdes ou se abriram completamente, o tempo se perdeu. Eles só devem inchar um pouco.
Eles também são plantados cedo o suficiente. É necessário esperar até que o solo esteja completamente descongelado a uma profundidade de 8 a 10 centímetros, isso é o suficiente. Em zonas com condições climáticas amenas, isso geralmente acontece em meados de abril ou início de maio. Também existem sinais folclóricos comprovados que podem ser praticados como sugestão - abrindo as folhas das bétulas ou dentes-de-leão que começaram a florescer.
Estacas verdes são plantadas no solo ao longo de junho, lignificadas - em meados de outubro. Não é necessário colher as mudas com antecedência na primeira opção.
Você pode cortá-los no dia do desembarque ou 1-2 dias antes disso.
A divisão do arbusto pode ser feita tanto na primavera quanto no outono. O principal é que suas partes tenham tempo para se adaptar a um novo lugar. Portanto, para as regiões quentes do sul, o período do final de agosto ao início de outubro é bastante adequado. Nesses lugares, o inverno geralmente vem de acordo com o calendário, o que significa que você pode ter certeza de que faltam pelo menos 2 meses para o primeiro frio. Para dividir o arbusto no outono, certamente você deve esperar que as folhas caiam. Tendo caído em um "sono de inverno", a groselha será submetida à operação não tão dolorosa.
Na primavera, os arbustos de groselha são divididos em zonas com condições climáticas amenas. Durante o verão, eles serão capazes de se adaptar ao seu novo habitat e se preparar adequadamente para o inverno. Nessa opção, você precisa chegar a tempo antes que os rins comecem a inchar. Bush não totalmente "desperto" responde à operação de forma muito menos dolorosa.
Propagação por estacas
Um único arbusto, por mais prolífico que seja, não é capaz de fornecer frutos silvestres a uma grande família. Você não precisa ir ao centro de jardinagem para comprar mais alguns. Existem vários métodos para criar arbustos, e até mesmo um jardineiro amador novato é capaz de realizar todas as operações necessárias.
Verde
O método que leva aos resultados desejados para a formação de raízes e crescimento dos frutos é realizado na 2ª quinzena de junho. A muda inicial é de brotos jovens formados este ano, que têm 5 botões. O procedimento é executado no pedido existente:
- as estacas são cortadas em 7-12 cm cada;
- são tratados com substâncias que estimulam o crescimento;
- são plantadas em uma mistura que inclui turfa, terra e areia;
- após a formação da raiz, eles são plantados em um leito em um pequeno ângulo para que 2 botões fiquem livres na superfície;
- a terra ao redor do processo de plantação é compactada, umedecida e coberta com cobertura morta.
Para que a reprodução do arbusto dê o resultado desejado, é necessário garantir a irrigação e o cultivo constantes dos canteiros. Para acelerar a formação dos brotos, é necessário alimentá-los regularmente com fertilizantes nutritivos: nitrato de amônio, sal de potássio, cal fosfato. Na proporção de 40 × 20 × 30 gramas por 10 litros de água, sairá um excelente adubo de cobertura, contribuindo para o crescimento de boas mudas de um ano.
Atenção! Deve-se ter em mente que o cultivo de groselhas com estacas verdes não é adequado para todas as variedades.
Lignificado
Outono é uma época favorável para o cultivo de groselhas com estacas lignificadas. A época ideal é meados de outubro, quando ainda não há frio extremo. Isso é feito dessa maneira.
- Estacas de 15-25 cm de comprimento são cortadas de um arbusto adulto.
- Eles são cortados por cima e por baixo a uma distância de 2 cm do rim inferior.
- Enxágüe em permanganato de potássio ou outra solução bactericida para desinfecção, lave a composição e embrulhe em um pano ou coloque em um saco. Durante a estação fria, eles são mantidos em local fresco e escuro.
- Em fevereiro, a muda é enraizada colocando-a em água e cobrindo-a com um saco.
- Quando aparecem as primeiras raízes e folhas, o pacote é removido e o caule é plantado em uma mistura especialmente preparada, selando-o ao redor do caule. Furos são feitos na jarra para evitar a decomposição da raiz devido ao excesso de umidade durante a rega.
Um novo rebento é plantado em campo aberto no final de abril. Para o crescimento bem-sucedido de groselhas reprodutoras por meio de estacas no outono, é útil e necessário. As mudas se adaptam rapidamente às condições climáticas, lidam facilmente com as flutuações noturnas de temperatura, com os efeitos adversos do clima instável.
Primavera. Se o tempo já passou, você não teve tempo de reproduzir o arbusto no outono, você pode implementar o procedimento na primavera. O início de março é a época perfeita para fazer as coisas. Esquema de operações:
- cortar as mudas e colocá-las no refrigerador por 2 a 3 dias para se adaptarem aos diferentes parâmetros de temperatura da estação;
- preparar o material cortado para o plantio - este evento é realizado de forma semelhante à propagação da groselha no outono, excluindo o plantio em recipiente com terra;
- plante as estacas acabadas em solo aberto.
O trabalho preparatório levará um certo tempo, durante o qual reinará o tempo certo para o plantio das mudas.
Atenção! É preciso lembrar que o corte dos brotos na primavera deve ser feito na hora certa, até que comece o intenso fluxo de seiva da planta e os botões inchem.
Verão. Um bom efeito é dado por cortes neste momento. Para o procedimento de propagação de arbustos usando estacas verdes no verão, junho ou início de julho é a época ideal. Isto exige:
- cortar um rebento de 50 centímetros do arbusto;
- retire as folhas, ficando com as 2 de cima;
- plantar em local fértil e bem iluminado, em solo úmido com leve declive;
- cubra os brotos com latas para formar uma estufa.
Para o cultivo de arbustos por meio de estacas, o tempo quente decorreu sem dificuldades particulares, é necessário evitar o aquecimento excessivo, de vez em quando abrir os potes para ventilar a cultura.
Os processos hibernam sob um abrigo quente de folhas secas ou trapos. Eles são transplantados para um local permanente na primavera.
Combinado
Estacas combinadas são as mais corretas. Ao mesmo tempo, as estacas do caule da groselha dão os melhores resultados. As mudas criam raízes rapidamente e criam bem em um local permanente.
O método combinado envolve a utilização de material de plantio obtido de uma parte anual lignificada de até 3 cm de comprimento e de um broto verde deste ano.
O arbusto começa a se propagar pelo método combinado em maio e ao longo da estação de crescimento. Existem 3 tipos de material de plantio combinado.
- Com um salto. É obtido pela arrancada de uma estaca verde de forma que um pedaço de um ramo lignificado seja preservado em sua parte inferior.
- Shank com uma muleta. O broto verde é cortado com um fragmento do galho do ano anterior para que o corte corra ao longo do broto antigo.
- Com suporte. Corte os galhos que sobraram do ano passado de forma que os brotos verdes e lignificados fiquem ortogonalmente entre si.
Mudas prontas são embebidas por 24 horas em um estimulador de crescimento. Em seguida, são plantadas, aprofundando completamente o segmento lignificado e o rebento verde em 2-3 cm.
O solo ao redor das mudas é compactado e coberto com palha, depois irrigado com água morna.
Como espalhar com camadas?
Uma maneira confiável de cultivar groselhas em camadas tem 3 tipos, cada um com sua própria tecnologia.
Horizontal
Isso é feito em outubro. Se for impossível implementar o processo no outono, você pode transferi-lo para o início da primavera antes da formação dos botões, com solo bem umedecido. O procedimento é realizado de acordo com um algoritmo estrito:
- um arbusto de 5 ou 6 anos é selecionado;
- ramos jovens localizados próximos ao solo são cortados;
- os incrementos anuais são cortados em um terço;
- os ramos são dobrados ao solo e colocados nas ranhuras previamente feitas;
- fixado com ganchos especializados;
- polvilhado com terra, irrigado e coberto com cobertura morta.
Após o trabalho feito, eles devem ser capinados e fertilizados o tempo todo. Depois de algum tempo, os botões nos ramos atribuídos começarão a crescer e a formar processos verticais. A principal coisa a lembrar é que quando os brotos que romperam atingirem 8-10 cm de comprimento, eles começarão a necessitar de amontoamento, que deve ser repetido em 2 semanas.
Rebentos com raízes seguras no outono devem ser separados da base, cavados e cortados em segmentos em proporção ao número de estacas que criaram raízes. Plante as partes para crescer e plante-as em solo aberto na primavera. O método requer algum esforço e trabalho meticuloso.
A propósito, é mais adequado para espécies de plantas europeias.
Vertical
Ao rejuvenescer arbustos, o método de estratificação vertical é praticado. O arbusto na primavera, durante o crescimento ativo, deve ser cavado com uma fina camada de terra.
Irrigamos e borrifamos os ramos generosamente. No outono, muitos ramos jovens se formarão, que são cortados e transplantados para um novo local para o desenvolvimento de arbustos jovens.
Arqueado
A formação de raízes em processos arqueados geralmente ocorre sem intervenção humana. Certas variedades, tocando o solo, criam raízes por conta própria. Essa reprodução por camadas de arbustos é possível no verão. O processo terá mais sucesso se você ajudar o arbusto. É preciso encontrar as partes que caíram ao solo, cavar um buraco embaixo delas, fixar nele uma parte do galho que está pousado neste local e jogar a terra com esterco podre.
No outono, você pode cavar as mudas que criaram raízes. Está pronto para ser plantado em solo aberto. Surgem brotos fracos. Eles são enviados para cultivo e, na primavera, são plantados em um talhão pessoal.
Como plantar dividindo um arbusto?
Este método é praticado quando é necessário mudar o local de crescimento da groselha. Os ramos da planta, formando-se, enraízam-se perto do arbusto. Eles se transformam em material de plantio.
Para criar condições para a reprodução normal das groselhas por este método, é necessário no final do outono, quando o processo de vida da vegetação congela, ou no início da primavera, quando a formação de botões não é rastreada, desenterre um arbusto, divida-o,selecione segmentos mais fortes com raízes e plante-os em solo fertilizado solto.
Outros métodos
Enxerto
Às vezes, a propagação de arbustos é usada por enxertia. Os arbustos enxertados freqüentemente produzem juvenis selvagens. Com um resultado de vacinação bem-sucedido, uma geração mais jovem com características melhoradas pode ser criada. As groselhas são geralmente enxertadas em mudas de groselha dourada ou vermelha.
- Mudas de groselha cultivadas por estacas são plantadas em vasos no final da temporada de verão. Eles são deixados no porão durante o inverno.
- Em março, são levados para casa de vegetação e enxertados com a técnica de cópula, que consiste em conectar um corte em cunha em uma muda com uma fenda em forma de cone em um porta-enxerto e fixá-lo com matéria mole.
- No rebento da groselha nascem os rebentos, que se partem para obter uma copa densa. Brotos também aparecem no estoque de groselha, que deve ser removido.
- As plantas enxertadas são plantadas no solo saturado com cobertura.
Sementes
Dessa forma, buscam criar novos tipos de frutos silvestres. Possui uma sequência específica:
- as sementes são removidas dos frutos marrons verdes;
- polvilhe com areia crua e coloque em uma caixa;
- enterrado em um buraco durante o inverno;
- na primavera eles semeiam em uma estufa, polvilhe uma cama com uma fina camada de turfa;
- o aparecimento das primeiras folhas significa que a planta está pronta para ser transplantada para o jardim.
No verão, eles cuidam cuidadosamente da futura cultura de frutas silvestres: muitas vezes irrigam, fertilizam e soltam a terra. No outono, os arbustos que cresceram das sementes são plantados em um lugar permanente.
Finalmente
A escolha de um método específico para criar groselhas depende de muitas condições - a idade do arbusto de onde o material de plantio é retirado, a presença de brotos de 1 ou 2 anos de idade, o número necessário de futuras mudas .
Seja como for, a planta "doadora" deve estar absolutamente sã, sem os menores sintomas de danos por fungos patogênicos, microrganismos, vírus e insetos-praga.
O comentário foi enviado com sucesso.