Como você pode plantar uma ameixa?
Para enobrecer as ameixas, melhorar a variedade e o rendimento, bem como aumentar a resistência à geada e a pragas, muitos jardineiros enxertam árvores. Embora este trabalho não seja muito difícil, requer algum conhecimento. As habilidades adquiridas permitirão que a manipulação seja realizada de forma correta, o que levará ao resultado desejado.
A necessidade de um procedimento
A enxertia em espécie semelhante ou próxima à cultura é considerada um método eficaz e descomplicado que permite propagar árvores frutíferas com características adequadas, melhorar o sabor dos frutos, aumentar a produtividade e aumentar o tempo de frutificação. Iniciantes, e mesmo jardineiros experientes, precisam entender a essência do procedimento em si e executar todas as ações passo a passo usando uma ferramenta adequada. Os iniciantes neste negócio serão auxiliados por instruções sequenciais para realizar o trabalho.
A enxertia é considerada um dos métodos de propagação vegetativa das plantas. Nesse caso, as mudas de ameixa são implantadas no ramo materno, que será responsável pela posterior vegetação e nutrição do rebento.
As vantagens de tais manipulações incluem:
- realizando o cultivo de auto-semeadura;
- a possibilidade de criação de variedades (raras, valiosas ou favoritas);
- adaptação das ameixas ao amadurecimento mais rápido sob certas condições climáticas;
- a probabilidade de trazer uma velha árvore de volta à vida;
- a capacidade de crescer rebentos frutíferos.
Freqüentemente, enxertar uma árvore na primavera é a única maneira de salvar uma cultura ou tipo de variedade de danos causados por geadas, roedores ou outros fatores desfavoráveis.
Não é segredo para muitos jardineiros que às vezes não é tão fácil conseguir uma boa colheita completa. É necessário realizar o trabalho preventivo, aplicar fertilizantes minerais, matéria orgânica, livrar-se de ervas daninhas, desbastar ramos, processar colheitas de pragas. Se você quiser atualizar a árvore, muitos jardineiros são vacinados.
Graças a essas ações:
- uma cultura superdesenvolvida está sendo renovada;
- a palatabilidade da fruta melhora;
- o prazo de sua frutificação é estendido;
- a cura de ramos após o dano mecânico ser acelerada;
- aumenta a imunidade das plantas;
- o antigo pomar abandonado está sendo restaurado.
Se você deseja obter uma colheita completa no futuro e renovar a árvore, a ameixa é enxertada em plantações que pertencem à família rosa. É melhor comprar um rebento de fazendas de jardinagem, de jardineiros experientes ou deixá-lo após uma poda planejada. Vários enxertos de diferentes variedades podem ser realizados em uma árvore, o que permite diversificar a safra cultivada. Em alguns casos, pelo menos 4 variedades diferentes podem ser cultivadas em uma árvore.
Cronometragem
Para plantar uma ameixa que cresce a partir da raiz, é preciso descobrir qual é o procedimento, entender suas características. A melhor época para esse trabalho é considerada o início da primavera, no início do fluxo de seiva. Nesse momento, ocorre um conjunto de força e um aumento no volume dos ramos. A vacinação na primavera é melhor para jardineiros novatos e inexperientes, pois pode ser feita de maneira simples. Durante este período, a taxa de sobrevivência da cultura é de cerca de 95%. O procedimento de mola é executado dependendo das regiões. Eles só fazem isso após o recuo de fortes geadas noturnas. A época mais adequada para isso é de março a maio.O enxerto de primavera permitirá que você realize testes e determine a necessidade de criar uma certa variedade e atualizar o terreno do jardim. Nesse caso, a primeira safra pode ser retirada por 2 ou 3 anos.
A porcentagem da taxa de sobrevivência das ameixas no verão será menor, é um pouco mais de 80-85%. Ao realizar o procedimento neste momento, um defeito cosmético é menos visível no local da fusão. Junho e julho são considerados a época ideal para o procedimento de verão. Com o início do outono, as lavouras são enxertadas de 10 de setembro até a última semana de outubro. É em outubro que a intensidade do fluxo de seiva diminui, mas para um procedimento bem-sucedido ainda há uma quantidade suficiente de nutrientes necessários para a nutrição. Os principais riscos são as geadas de outono ou ondas de frio repentinas. Para um porta-enxerto não muito forte, eles podem ser desastrosos. Esses termos se aplicam na região de Moscou, na faixa do meio e em outras regiões.
Um fator importante é a recomendação de vacinar na lua crescente. Também é aconselhável evitar fazer manipulações na lua minguante ou cheia.
Seleção e armazenamento de descendentes
A obtenção de um resultado positivo depende muito da preparação do material. Durante o armazenamento, o herdeiro está protegido:
- de congelamento;
- secando;
- danos por roedores;
- inchaço dos rins.
A criação de condições ideais de armazenamento permitirá que você obtenha um material completo e saudável para a travessia.
Você mesmo pode adquirir o material.
- Para a colheita das estacas, escolhe-se uma árvore sã que dê uma boa colheita. É desejável que sua idade fosse de 3 a 10 anos.
- Para o herdeiro, vale a pena escolher brotos anuais fortes e saudáveis. Eles devem ter entrenós curtos. Seu diâmetro deve ser de até 7 mm.
- É importante que o rebento contenha pelo menos 4-5 botões.
- Ao cortar as mudas, é aconselhável mantê-las pesadas, tomando cuidado para não tocar na área cortada.
Depois de preparadas as estacas, são amarradas com barbante, colando-se uma etiqueta com o nome da variedade de cultura.
Para não perder o período de fluxo de seiva, as estacas para enxertia de ameixa devem ser colhidas no outono. Assim que a folha cair acabar e até a geada, você pode cortá-la. Um podador é mais adequado para isso. Com a ferramenta, é realizada a separação dos brotos saudáveis anuais. O jardineiro deve escolher brotos lisos com botões de crescimento de cerca de 1 cm de diâmetro e até 40 cm de comprimento. Na opinião de especialistas experientes, para melhor enxerto na primavera, é melhor cortar uma árvore do sul ou do oeste lado. É importante não escolher ramos com botões de fruto formados.
Um galpão ou adega com isolamento pode ser adequado como local de armazenamento. A temperatura ideal para isso é considerada 8-14 graus Celsius. O enxerto é colocado em recipientes com areia umedecida ou com uma mistura de areia e turfa. É necessário cobrir os recipientes, protegendo-os da luz, caso contrário podem surgir nos ramos botões ou raízes. Com a colheita da primavera, a poda é feita apenas antes do início do fluxo de seiva. Cortes recém-cortados são embrulhados em filme plástico e deixados sob a neve. Quando a neve derreter, você pode armazená-los na geladeira sob o freezer. Neste local pode-se guardar o corte da muda no outono, mas nem sempre é conveniente, pois ocupa muito espaço.
Ao remover os cortes para armazenamento, verifique-os quanto à vitalidade, dobrando-os. Os galhos que não quebraram ao mesmo tempo são deixados.
Sobre o que você pode vacinar?
A ameixa pode ser plantada em diferentes estações, exceto no inverno. Neste caso, é imprescindível levar em consideração os indicadores de temperatura. Os fatores adversos incluem geadas repentinas, chuvas fortes ou calor. A taxa de sobrevivência é mais influenciada pela saúde do próprio porta-enxerto. Em caso de doença, a árvore é alimentada com fertilizantes orgânicos, tratada com pragas e deixada sozinha até que seja restaurada.
Você pode plantar uma ameixa em uma árvore semelhante, bem como em culturas relacionadas:
- para cerejas (variedades regulares e feltro);
- em ameixa cereja;
- Damasco;
- espinho (ameixa espinhosa);
- cinzas da montanha.
Neste caso, é aconselhável utilizar para isso, silvestre ou semicultura de cereja ou ameixa cereja. Uma opção mais correta é a enxertia em uma espécie, enquanto os porta-enxertos serão capazes de reter totalmente as características da variedade selecionada.
Métodos de vacinação
Em viveiros ou em seu próprio jardim, vários métodos de enxertia são usados. Alguns deles são mais adequados para jardineiros inexperientes, outros métodos podem ser dominados por profissionais mais experientes. Basicamente, os jardineiros têm certas preferências, escolhendo uma ou outra opção que seja adequada para uma determinada pessoa. Para quem estava longe de criar antes, é melhor começar a fazer o trabalho por métodos simples.
É possível inocular uma fruteira por diferentes técnicas, mas antes do procedimento em si é imprescindível preparar estacas e porta-enxertos, estudar como as fatias se combinam, como se processam os sítios de implantação. Com a enxertia padrão, o caule, ou seja, o rebento, é colocado na fenda de um galho, cânhamo ou tronco de tipo selvagem. Depois que este lugar é lacrado e lacrado.
Nesse caso, o estoque pode ser silvestre ou ameixeira, que apresenta boa imunidade.
Na fenda
A inoculação da fenda pode ser feita a qualquer momento, exceto no inverno. Este método é um dos mais simples e acessíveis.
Para fazer tudo certo, você deve seguir as instruções detalhadas com orientações.
- É necessário cortar o caldo, tornando o corte reto. Um podador pode ser usado como ferramenta, uma faca afiada também é adequada.
- Divida-o ao meio a uma profundidade de cerca de 5-7 cm.
- O enxerto é inserido na divisão.
- Usando piche de jardim, cera, plasticina ou cola PVA, feche a ferida.
Para selar a aderência do câmbio, é necessário apertar a incisão, envolvendo-a com fita isolante, fita adesiva, barbante, gesso ou fita adesiva FUM também é adequado.
Cópula
Uma característica especial desse método é o uso de uma copa de porta-enxerto de diâmetro semelhante. Existem várias opções de tecnologia. Com a cópula simples, é feito um corte simétrico no cabo e na base. Ao mesmo tempo, é importante que esses elementos sejam fixados com segurança. A cópula é considerada a única tecnologia que permite o plantio de ameixas no inverno.
Para a casca
Para residentes de verão, o método de enxerto para a casca pode ser adequado. Este método é semelhante em tecnologia de clivagem. A única diferença é que o estoque permanece intacto. Este método consiste não em partir ao meio, mas sim em efectuar meios-cortes verticais da casca ao longo do bordo, nos quais se implantam estacas-cunhas. Depois disso, é selado com um selo.
Corte lateral
Os métodos mais populares escolhidos por residentes de verão novatos são o corte lateral e a divisão. Este método é adequado para rejuvenescer mudas perenes adultas. Após o preparo das estacas, é feito um corte frente e verso, não só a casca é cortada no porta-enxerto, mas a madeira também é capturada.
As manipulações são feitas inserindo um instrumento pontiagudo em um ângulo de 30 graus. Depois disso, é necessário inserir o pedúnculo na incisão em 2 a 3 centímetros, combinando as camadas de um lado. O local é arrumado e coberto com verniz de jardim com posterior aquecimento com filme.
Brotando
O brotamento é uma inoculação nos rins. Nesse caso, o olho mágico está envolvido, não a alça. O olho é um botão de base lenhosa. É inserido na incisão preparada em forma de "T" no porta-enxerto. Este método é usado com mais frequência durante o trabalho de verão com fluxo de seiva ativo. Outro método pode ser praticado com um botão adormecido: é realizado no início da primavera.
Pela ponte
Este método é adequado para realizar manipulações após danos causados por lebres ou ratos.Feito isso, é necessário inspecionar o tronco e cobrir as áreas danificadas com verniz de jardim ou tinta a óleo. É preciso tentar de tudo para que o fluxo de seiva seja restaurado, isso levará ao fornecimento de substâncias necessárias à nutrição da coroa.
Para a realização do procedimento, é necessário limpar a área e retirar o var utilizado anteriormente em forma de ambulância, fazer cortes no formato da letra “T” de até 4 cm de comprimento. Além disso, nas estacas é necessário fazer cortes (oblíquos) em ambos os lados, inserir nos locais previamente preparados, pressionando levemente. A ponte, neste caso, deve dobrar em arco.
Cuidados de acompanhamento
Após realizar tais manipulações, a ameixa deve ser cuidada. É importante verificar o estado do local da vacinação. Os primeiros resultados podem ser vistos em poucas semanas. Se uma protuberância se formou na junção, enquanto o ramo permaneceu elástico, isso significa que o rebento foi capaz de criar raízes bem. O aparecimento de folhas do botão também pode dizer sobre isso. O arnês está solto ou completamente removido. Caso tenham sido confeccionados vários porta-enxertos, escolhe-se os melhores, retirando os que sobram, cobrindo a incisão com piche.
Depois de tal operação na primavera, as plantas enfraquecem, por isso no verão é aconselhável beliscar as pontas das mudas. E também realizar a remoção do excesso de crescimento, excesso de frutos e inflorescências. Tais procedimentos permitirão no futuro fortalecer a planta, acelerar sua frutificação e suportar bem o frio do inverno. No outono é realizada a fertilização com potássio-fósforo, na primavera são introduzidos matéria orgânica e nitrogênio.
Dicas úteis
Muitos jardineiros recomendam usar um método mais simples, plantar a ameixa com uma broca. Realizar tais ações permitirá que você rejuvenesça árvores antigas adicionando galhos que faltam.
Para fazer isso, você precisa realizar uma série de ações.
- Eles limpam a casca de poeira e sujeira.
- Um cavaleiro é escolhido e uma broca com o diâmetro necessário é selecionada para ele. Seu diâmetro deve ser 2 mm menor que o do corte.
- O corte é limpo levando-se em consideração a profundidade do furo feito na árvore.
- Depois de perfurado o tronco e limpo o talo, é martelado no buraco, após o que é amarrado com material com piche.
Use uma furadeira ou chave de fenda para isso. A fita isolante é tida como um limitador, não permitirá fazer o recesso mais profundo do que o necessário.
O comentário foi enviado com sucesso.