Qual deve ser o solo para o plantio de mirtilos?

Contente
  1. Composição ótima do solo
  2. Qual é a acidez necessária e como determiná-la?
  3. Existem várias maneiras de determinar a acidez.
  4. Você pode aumentar a acidez do solo usando os métodos descritos abaixo.
  5. Turfa adequada
  6. Preparação do solo durante o plantio

O artigo apresenta material valioso relacionado ao cultivo de mirtilos de jardim em solo especialmente preparado. Recomendações valiosas são dadas sobre a seleção de solos favoráveis ​​para o crescimento, técnica de plantio, formação de substrato, drenagem e a acidez do solo necessária.

Composição ótima do solo

Os mirtilos de jardim são apreciados pelo seu sabor e propriedades curativas. Tem a capacidade de melhorar a visão graças aos carotenóides e também de remover substâncias tóxicas e radionuclídeos do corpo. Também confere à área uma aparência estética decorativa. Graças a isso, o cultivo desta cultura está ganhando grande popularidade entre os jardineiros. Com muito cuidado, até 7 kg de frutos maduros podem ser colhidos de um arbusto nos anos subsequentes. Para obter bons resultados, você precisa criar as condições certas. É importante preparar bem o solo: para formar uma composição, para atingir uma certa acidez. Antes do plantio, o solo deve ser afrouxado e umedecido.

Certos requisitos de solo contribuem para o pleno crescimento do arbusto e uma boa colheita.

A condição mais importante para o cultivo de mirtilos é a composição correta do solo. Para obter os melhores resultados, o substrato deve ser o mais natural possível. Na natureza, a baga cresce na periferia de pântanos e em florestas úmidas, prefere umidade moderada. Os mirtilos adoram solos de turfa, floresta, argiloso e argiloso. No caso de solos argilosos pesados, chernozem, é necessária a substituição total ou parcial do terreno por outro mais adequado. Isso se deve ao fato de que tais solos impedem que o sistema radicular se desenvolva livremente, fique excessivamente umedecido e compactado. A melhor opção seria solo oxigenado e solto, que inclui: turfa, agulhas podres, solo de florestas de coníferas, serragem de madeira de coníferas, lascas (restos de madeira decídua: bordo, amieiro, bétula), areia.

Qual é a acidez necessária e como determiná-la?

Os mirtilos requerem um substrato ácido (o pH deve estar em torno de 3,5–5). A alta acidez é importante para esta cultura devido às características do sistema radicular. As funções vitais necessárias da planta são fornecidas por fungos especiais que entram em simbiose com as raízes. Para este processo, a alta acidez do solo é de suma importância. Essa interação da raiz com o micélio é chamada de micorriza. Neste caso, estamos falando de micorriza ericoide - uma variedade para esta cultura de bagas. Os fungos existem na casca do sistema radicular, criam condições para a assimilação dos microelementos necessários, ao mesmo tempo que se obtém matéria orgânica.

A redução da acidez do solo tem um efeito depressor sobre o estado da micorriza, que se manifesta pelo amarelecimento das folhas, murcha completa da planta. Portanto, é muito importante monitorar o nível de acidez.

Existem várias maneiras de determinar a acidez.

A primeira delas são as plantas indicadoras. O método mais simples é identificar as plantas que crescem nesta área. Sorrel e cavalinha são indicadores de acidez.

O segundo método é medir o pH com um testador especial. à base de papel de tornassol, que muda de cor conforme o ambiente: rosa - levemente ácido, vermelho - ácido, azul ou verde - alcalino.

O terceiro método é aplicar vinagre e bicarbonato de sódio. Uma terra umedecida é colocada no copo, é misturada primeiro com vinagre e depois com refrigerante. O solo ácido não reage ao ácido acético, mas espuma e chia quando interage com o refrigerante. Solo alcalino, ao contrário, forma espuma com vinagre, quando exposto ao refrigerante, não há reação. O solo neutro é inativo em ambos os casos.

Você pode aumentar a acidez do solo usando os métodos descritos abaixo.

  • Usar fertilizantes orgânicos é o método mais seguro e duradouro. Você pode usar estrume, musgo esfagno, composto, serragem podre, agulhas de pinheiro.
  • Compostos minerais - enxofre coloidal e sulfato ferroso. Eles permitem que você alcance resultados rápidos. Em primeiro lugar, deve ser aplicado em solos argilosos.
  • A acidez pode ser aumentada rapidamente com o uso de ácidos. Limão, vinagre e oxálico bastam. É importante observar e não exceder a dose para não prejudicar o solo, as plantas e a saúde. Na hora de prepará-los, é importante lembrar dos equipamentos de proteção individual: use luvas de borracha, óculos, máscara.
  • O uso de adubo verde - plantas especiais. Esta é uma das formas mais lentas, mas bastante eficazes. É importante cultivar as plantas necessárias para esse fim. Colza, aveia, estupro e mostarda branca bastam.

Turfa adequada

Para formar o ambiente de solo mais favorável e reduzir as manifestações negativas do solo principal, mirtilos de jardim são plantados em cavidades preparadas na forma de covas, valas preenchidas com uma composição de turfa com a adição dos componentes necessários na quantidade necessária (serragem de espécies coníferas e caducas, areia, agulhas). Solo comum inadequado no local de plantio deve ser substituído por um ótimo, isto é, turfa.

O principal elo acidificante aqui é a turfa alta com um pH não superior a 4,5.

Existem vários tipos de turfa: de charneca alta, baixa, de transição. O primeiro é mais adequado para o cultivo de mirtilos. Ela pode ser encontrada na superfície de pântanos, em florestas úmidas, em prados, em várzeas de rios. É formada em áreas com alta umidade, representadas por húmus, restos de plantas, musgo. Pode ser vermelho, castanho ou marrom. A turfa baixa é formada pela decomposição de resíduos de plantas, musgo sob a influência das águas subterrâneas superiores. De cor preta. Tem uma acidez elevada.

As características do musgo são: estrutura porosa solta, ambiente ácido, baixo teor de minerais, baixo nível de decomposição das plantas, boa permeabilidade ao ar.

Preparação do solo durante o plantio

É melhor preparar o solo para os mirtilos e começar a plantá-los na primavera ou no outono. Ao mesmo tempo, as mudas têm tempo para se adaptar com calma e transferir o gelo. Na primavera, a cultura deve ser plantada antes que os primeiros botões apareçam. Na primavera e no verão, é aconselhável evitar as pragas de insetos. Você pode preparar o terreno e organizar o plantio de mudas com as próprias mãos.

As bagas devem ser plantadas em covas ou trincheiras especialmente preparadas, conforme mencionado acima. Elas precisam ser largas - de 60 cm a 1 m, mas não tão profundas - 30–40 cm, uma vez que o sistema radicular é pequeno. O tamanho das covas de plantação varia de acordo com o tipo de solo da horta. Em solos leves, os buracos devem ser feitos com 50 cm de largura e 80 cm de profundidade. Solos argilosos pesados ​​requerem buracos de 80 cm de largura e 30 cm de profundidade. Em um substrato de argila, a profundidade é de apenas cerca de 20 cm. Os buracos devem ser cavados duas semanas antes plantar as mudas. Além disso, suas paredes devem ser vedadas com pranchas para manter as condições do solo e a microflora do substrato preenchido.

Para fortalecer o sistema radicular e proteger contra o encharcamento e a decomposição das raízes, é importante preparar uma drenagem de alta qualidade. No fundo, é colocada uma composição pedregosa (brita, argila expandida, tijolo partido, casca de árvore). A espessura de drenagem aceitável é de 15 cm.Em cima dele, um substrato preparado é derramado de uma mistura de turfa e terra conífera ou serragem (em uma proporção de 1: 1), areia (15-20%), outros aditivos: lascas de madeira, cinzas, fertilizantes minerais (a Pequena quantidade). A alimentação com compostos minerais pode ser feita no próximo ano.

A alimentação complexa inclui a adição de superfosfatos, sulfato de potássio, sulfato de amônio.

A fertilização pode ser dividida em etapas. A primeira alimentação deve ser feita durante o inchaço dos rins - sulfato de potássio com fertilizantes de fósforo e nitrogênio. A segunda é realizada durante o período de floração ativa, inchaço das folhas - deve ser fertilizada de forma complexa (por exemplo, com um preparo de fertika). A terceira alimentação é realizada durante o período de avermelhamento das folhas, a fim de preparar para o inverno e lançar as bases para os botões florais - misturas de potássio-fósforo (superfosfato e sulfato de potássio).

A fim de estabelecer um equilíbrio entre acidez e troca de ar, a cobertura morta é realizada de cima. Para este propósito, serragem conífera, agulhas e um pouco de sulfato de amônio são adequados. O mirtilo de jardim adora regar abundantemente de vez em quando, mas você não deve umedecer demais o solo. É importante monitorar o nível de umidade nele. Se o lençol freático for baixo, os mirtilos devem ser plantados em uma pequena elevação acima da superfície.

Uma abordagem sistemática para cuidar de uma colheita tão delicada como o mirtilo de jardim proporcionará uma colheita generosa de frutas saborosas e saudáveis ​​- um depósito de oligoelementos e vitaminas. Além disso, os mirtilos vão decorar a sua área de jardim e dar-lhe um aspecto pitoresco e sofisticado. Vale a pena ouvir jardineiros experientes para não cometer erros.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário