Mirtilos no peitoril da janela: crescendo o ano todo

Contente
  1. Variedades
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar?
  4. Doenças e pragas

Os mirtilos têm características gustativas especiais e propriedades medicinais benéficas. Mais e mais pessoas estão cultivando essa vegetação no peitoril das janelas de suas casas. Hoje vamos falar sobre quais variedades são melhores escolher para isso, como cuidar adequadamente de tal cultura em casa.

Variedades

Para começar, analisaremos quais variedades de mirtilos podem ser adequadas para o cultivo em um apartamento no parapeito de uma janela.

  • Bluecrop. Esta espécie é considerada absolutamente despretensiosa de cuidar. Pode facilmente resistir a secas prolongadas. Além disso, Bluecrop é resistente a várias doenças e pragas. A variedade possui um sabor excelente.
  • Patriota. Esta espécie amadurece em meados ou no final de julho. Ele prefere lugares bem iluminados e deve ser cultivado em recipientes com solo leve. Mas mesmo em solos úmidos, ele será capaz de crescer completamente.
  • Nascer do sol. Esta variedade amadurece no final de julho - início de agosto. Deve ser cultivado em lados bem iluminados.
  • Elizabeth. Essa variedade é a sobremesa. Será perfeito para propagação por estacas.
  • Toro. A variedade começa a amadurecer no início de agosto. Toro é uma espécie resistente à geada.

Como plantar?

Agora veremos mais de perto como plantar mirtilos adequadamente em casa. Antes de proceder diretamente ao plantio, é necessário preparar o material seminal, a mistura do solo e os recipientes.

Para mirtilos, é melhor escolher vasos especiais para o cultivo de mudas. Todos esses recipientes devem ser pré-enxaguados com água corrente. Também é recomendado tratá-los com uma solução de refrigerante.

Uma camada de drenagem é colocada no fundo de cada vaso (pode ser feito de seixos, areia ou entulho). Sua espessura deve ser de pelo menos 5 a 7 centímetros. Simultaneamente com isso, você pode começar a preparar a mistura de solo. Para isso, retira-se terreno da horta (40%), acrescenta-se lascas e serragem (60%), podendo-se também acrescentar um pouco de casca de pinheiro triturada.

A maneira mais fácil de plantar mirtilos é como mudas. Mas ainda assim é recomendável plantar com sementes, pois este método permitirá que você cultive os frutos que você gosta, se a variedade for desconhecida. Além disso, será possível obter uma variedade completamente nova.

Para a seleção do material de semente, apenas os frutos maduros e saudáveis ​​são selecionados. Eles são suavemente amassados ​​com as mãos e depois lavados em água. As sementes que se fixam no fundo são retiradas e secas em uma toalha úmida ou em um guardanapo.

Depois disso, as sementes podem ser armazenadas em sacos de papel por mais 10 anos. Sementes frescas podem ser plantadas no mesmo verão. O material deve ser estratificado em três meses. Este procedimento aumentará a germinação e a vitalidade.

Na estratificação, as sementes devem ser colocadas sobre um pano úmido. Dessa forma, são acondicionados em sacos plásticos e encaminhados para a geladeira. A temperatura deve estar na faixa de 4 a 5 graus Celsius. Para proteger o material, ele deve ser pré-tratado com antifúngicos.

Durante todo o período de estratificação, o material da semente precisará ser ventilado e umedecido regularmente. Não deve secar.

Ao plantar, a mistura de solo previamente preparada é despejada em vasos. É perfeitamente nivelado em recipientes e, em seguida, bem umedecido. As sementes são distribuídas na superfície da terra, são ligeiramente pressionadas.

Tudo isso é polvilhado um pouco com uma camada de solo. De cima, o material é ligeiramente umedecido com um borrifador. Todos os potes são cobertos com uma película protetora especial. Você também pode usar vidro liso. Desta forma, os vasos com sementes são colocados no parapeito de uma janela ou varanda no lado ensolarado.

Como cuidar?

Depois de plantados em vasos, os mirtilos precisam de rega regular. Ao mesmo tempo, você só deve usar água decantada e morna para isso. Após a germinação das sementes e remoção do material de cobertura, as lavouras são irrigadas 2 a 3 vezes por semana. Nesse caso, a quantidade de líquido dependerá do volume dos vasos em que a vegetação é cultivada.

Lembre-se de que, ao regar, apenas a camada superior do solo deve ser molhada.

Se, durante o calor persistente, as placas das folhas murcharem um pouco, é melhor borrifá-las com um borrifador. Jardineiros recomendam colocar serragem e cobertura morta de agulhas de pinheiro na camada superior do solo. A vegetação das ervas daninhas não será capaz de rompê-los, portanto, não haverá necessidade de remover as ervas daninhas.

Além disso, os mirtilos precisam de alimentação variada.

É melhor usar fertilizantes minerais complexos para essa cultura. Neste caso, não é recomendado o uso de fezes e esterco de aves.

Você pode alimentar mirtilos 2-3 semanas após o plantio em recipientes. Durante a estação, devem ser aplicados três curativos adicionais (no início da estação de crescimento, durante a formação dos ovários e após a frutificação). Após cada aplicação desse fertilizante, é necessário lavar todos os resíduos das folhas e caules.

Se os curativos forem na forma de grânulos, eles podem simplesmente ser espalhados por cima do solo ao redor da vegetação. Você também pode irrigar com fertilizantes dissolvidos. Nesse caso, o líquido não deve entrar nas placas das folhas e nos caules.

Se as plantas forem cultivadas no lado ensolarado, não precisarão de iluminação adicional. Caso contrário, é melhor usar fitolampos especiais.

É importante controlar o nível de acidez da terra. Para esses fins, é melhor usar um indicador de teste especial. Se você não observar o nível ideal de acidez, a cultura simplesmente não dará frutos.

Você pode cultivar mirtilos em casa o ano todo.

Mas, ao mesmo tempo, não deve colocar vasos com plantas para o inverno nas varandas, é melhor deixá-los dentro de casa no parapeito da janela.

Lembre-se de que esta cultura é considerada a mais resistente à geada. A maioria dos jardineiros não usa material de cobertura para ela durante o inverno.

Doenças e pragas

Os mirtilos podem sofrer de várias doenças fúngicas (podridão, câncer). Em caso de danos, manchas, flor marrom podem aparecer nas folhas. Então, gradualmente, começarão a secar e cair, as plantas não serão capazes de dar uma colheita completa.

Nesse caso, todas as partes afetadas são imediatamente cortadas da vegetação. Depois disso, o processamento é realizado. É melhor usar produtos químicos imediatamente. A melhor opção serão os fundos "Topsin", "Fundazol".

Além disso, esses tratamentos terão de ser realizados várias vezes em intervalos curtos para obter o efeito.

Às vezes, mirtilos de interior também são afetados pelo oídio. Neste caso, as folhas serão cobertas por uma flor branca. Com o tempo, eles começarão a ficar pretos. Para curar as plantas, deve-se usar o medicamento "Sulfarina".

Quando cultivada em casa, a cultura raramente é exposta aos efeitos negativos das pragas. Mas, no entanto, parasitas como pulgões, ácaros da aranha podem aparecer nele. Eles rapidamente sugam todos os sucos dos mirtilos, comem os botões jovens. Para se livrar desses parasitas, você pode usar uma solução de sulfato de cobre. Também é usado para profilaxia.

Lembre-se de verificar sua vegetação regularmente para ver se há danos e pragas.

Na primavera, como medida preventiva, você pode tratar a cultura com o líquido bordalês. Pulverize com fungicidas após cada colheita.Remova todas as folhas caídas e doentes em tempo hábil.

Para dicas ainda mais úteis sobre como cultivar mirtilos em casa, assista ao vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário