Como e como alimentar mirtilos na primavera?

Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Fertilizantes necessários
  3. Esquema

O mirtilo é uma baga super saudável, pois contém vitaminas dos grupos A, B, C, E, K, P, PP, além de aminoácidos, antioxidantes, fibras, flavonóides e outros microelementos úteis. A adição desta baga à sua dieta ajuda a diminuir o colesterol no sangue, melhora o funcionamento dos sistemas visual, cardiovascular e digestivo. Concordo, este é um bom motivo para começar a cultivá-lo em seu jardim. E para que a colheita não decepcione, siga os conselhos deste artigo, com o qual você aprenderá de acordo com o esquema e como fertilizar os mirtilos na primavera.

Regras fundamentais

A alimentação de mirtilos na primavera é uma parte importante do cuidado com esta baga. A seleção incorreta ou proporção incorreta de certos microelementos na composição do fertilizante pode levar à inibição no desenvolvimento e crescimento da planta, além de afetar negativamente a quantidade e a qualidade da própria colheita.

Existem duas maneiras de aplicar fertilizante: no solo pelas raízes e diretamente na própria planta (folhas, flores, galhos). Ambas as opções devem ser realizadas de manhã ou à noite, quando a luz solar direta não incide sobre o mato. Na cobertura da raiz, fertilizantes, tanto secos quanto líquidos, são aplicados ao solo a uma distância de 15–20 cm do tronco da planta em vários pequenos orifícios de até 5 cm de profundidade, que são então cobertos com terra. É importante garantir que o fertilizante de raiz não caia no próprio arbusto - se isso acontecer, a área da planta deve ser enxaguada com água limpa. Vale a pena aplicar fertilizante 40-60 minutos após regar abundantemente o arbusto com água limpa e pura.

Não se esqueça de que os mirtilos adoram solos ácidos, portanto, é necessário monitorar o nível de pH do solo (a norma é 3,5–58).

Fertilizantes necessários

Antes de começar a fertilizar arbustos de mirtilo, é importante preparar o próprio solo - areia de rio e turfa são os mais adequados para isso (com cobertura morta de coníferas - uma camada de 10 a 15 cm). Graças a esses componentes, o nível necessário de acidez e umidade será mantido no solo.

Para uma colheita grande e boa, os especialistas recomendam o uso dos seguintes fertilizantes como cobertura.

Mineral

Para alimentar mirtilos na primavera, o sulfato de amônio é uma excelente escolha como fonte adicional de enxofre e nitrogênio no primeiro estágio. Deve ser usado como parte de qualquer fertilizante mineral NPK se o solo em que o arbusto cresce tiver um nível de pH superior a 4,8. Se o crescimento anual dos ramos do arbusto for superior a meio metro e o nível de pH do solo variar de 3,2 a 4,5, então este fertilizante não é necessário. Além disso, substâncias como nitrato de amônio e ureia (carbamida) são adequadas para alimentar mirtilos de jardim.

Para a segunda alimentação, você pode usar sulfato de potássio, nitrato de potássio, magnésio potássio e enxofre coloidal, que incluem as seguintes substâncias:

  • cálcio (aumenta o nível de resistência a doenças, a vida útil dos frutos maduros, a concentração de açúcares neles; a norma é 30–40 g por ano);
  • fósforo (aumenta a taxa de crescimento do sistema radicular; a norma é 30-50 g por ano);
  • magnésio (apoia a saúde da planta, fornece as reações e processos necessários dentro dela);
  • nitrogênio (promove aumento da massa vegetativa e formação de bagos; a norma é 50-60 g por ano);
  • enxofre (acidifica o solo, mantém um nível de pH ideal no solo).

Para aumentar a taxa de crescimento e amadurecimento do arbusto, são adequados vinagre de maçã, suco de limão ou ácido cítrico e outros remédios populares que ajudam a manter o nível de pH necessário para mirtilos no solo. Eles são usados ​​de acordo com o seguinte esquema:

  • 100 ml de vinagre de maçã (nove por cento), diluído em 10 litros de água;
  • 20-30 g de ácido cítrico, diluído em 10 litros de água;
  • suco de três limões, diluído em 10 litros de água.

Para aumentar a eficiência, você pode adicionar vitríolo de ferro ou quelato de ferro ao vinagre de maçã ou ácido cítrico - cerca de 2 g por 10 litros da solução acabada. Você também pode usar uma tintura de três a quatro dias de ervas ácidas picadas, como azeda, ruibarbo e oxalis.

Se durante a irrigação normal for usada água com uma acidez de 5,5, o solo acabará por adquirir o mesmo nível de pH. Para evitar isso, você deve substituir a água comum pelas soluções propostas acima a cada duas semanas.

Complexo

Os fertilizantes complexos incluem monofosfato de potássio, cujos principais componentes são potássio (33%) e fosfato (52%). Sua aplicação leva aos seguintes resultados:

  • alta taxa de arbustos frutíferos;
  • maior doçura de frutas silvestres;
  • longa vida útil de mirtilos já colhidos;
  • resistência do arbusto a várias doenças, flutuações de temperatura e condições climáticas adversas.

Este fertilizante deve ser aplicado no solo em abril ou maio - jardineiros experientes desaconselham o uso mais de uma ou duas vezes por ano.

Orgânico

Os fertilizantes orgânicos são categoricamente contra-indicados para mirtilos. Esses incluem:

  • estrume;
  • composto;
  • cinza;
  • excrementos de frango.

Essas substâncias, além de contribuírem para o aumento do teor de álcalis no solo, impedem que a planta receba nutrição adequada do solo, e também afetam negativamente a condição das raízes do mato devido ao aumento da concentração de nitrogênio no solo. sua composição.

Esquema

A alimentação dos arbustos de mirtilo após o inverno é realizada em duas etapas: de abril a maio e de maio a junho. Abaixo estão as taxas de aplicação de fertilizantes minerais no solo, sendo também indicado como aplicá-los corretamente em diferentes períodos da vida da planta.

Durante o período de inchaço dos rins

A maturação ativa dos rins ocorre em abril. Neste mês, os fertilizantes devem ser aplicados secos no solo solto, a partir da idade da planta:

  • arbusto de dois anos - um terço de uma colher de sopa;
  • arbusto de três anos - uma colher de sopa;
  • arbusto de quatro anos - duas colheres de sopa;
  • arbusto de cinco anos - três colheres de sopa;
  • arbusto de seis anos - 6 colheres de sopa.

Para não queimar as raízes da planta, após a aplicação do fertilizante seco, os arbustos devem ser regados em abundância.

Se a primavera vier cedo, eles começam a alimentar os mirtilos a partir do final de março - o principal é que a terra não esteja congelada, já que a introdução de fertilizantes em solos não aquecidos leva a um aumento do teor de nitratos em isto.

Quando floresce

Em maio, quando os arbustos começam a florir, pode-se fertilizar a terra da mesma forma. Se o solo estiver seco, você precisa regar a planta com água pura com antecedência e, em seguida, despeje o fertilizante diluído sob cada arbusto de acordo com o seguinte esquema:

  • nos primeiros dois anos após o plantio de um arbusto - um terço de uma colher de sopa;
  • para um arbusto de três anos - meia colher de sopa;
  • para um arbusto de quatro anos - uma colher de sopa;
  • para um arbusto de cinco anos - duas colheres e meia de sopa;
  • para um arbusto de seis anos ou mais - 5 colheres de sopa.

A terceira cobertura (verão) é realizada em junho-julho - durante o período de maturação dos bagos. Neste momento, a quantidade de fertilizante aplicada também depende da idade da planta. No total, a quantidade de fertilizante seco por ano varia de 1 a 16 colheres.

É importante lembrar que uma superabundância de minerais e outros aditivos, assim como sua escassez, afeta negativamente a saúde do arbusto e sua capacidade de frutificar.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário