Características do material refratário fibroso
Os materiais fibrosos refratários são procurados na construção, na indústria e em outras áreas. Os refratários incluem produtos especiais de isolamento térmico que contêm fibras. Vale a pena considerar mais detalhadamente o que é esse material, onde é utilizado.
O que é isso?
O material refratário é um produto industrial especial baseado em matérias-primas minerais. Uma característica distintiva desses refratários é a capacidade de operar o material em temperaturas elevadas, o que torna possível o uso de refratários para a construção de várias estruturas e revestimentos de proteção.
As matérias-primas são principalmente:
- óxidos complexos;
- compostos livres de oxigênio;
- oxinitretos;
- sialons;
- oxicarbetos.
Para a produção de refratários, são utilizadas diferentes tecnologias e etapas, entre as quais a mais importante é o tratamento térmico do produto. Além disso, o futuro produto está exposto a:
- esmagar os componentes da composição;
- a criação de carga;
- moldagem;
- pressionando.
A última etapa é realizada em prensas mecânicas e hidráulicas especiais. O material é freqüentemente submetido a extrusão seguida por prensagem adicional.
Com menos frequência, os refratários são feitos em fornos de câmara de gás para obter certas propriedades. No processo de fabricação dos produtos, os fabricantes podem adicionar diversos minerais e outros aditivos à composição do futuro refratário, o que pode aumentar suas propriedades operacionais.
A principal característica de um material de fibra refratária é a refratariedade. Em outras palavras, o material é capaz de resistir à operação em altas temperaturas sem perder sua aparência ou derreter.
O índice refratário é determinado por meio de testes em amostras especialmente preparadas: pirâmides truncadas de até 30 mm de altura, com dimensões básicas de 8 e 2 mm. Esse padrão é chamado de cone Zeger. Durante o teste, o molde é amolecido e deformado a tal ponto que o topo do cone pode tocar a base. O resultado é a determinação da temperatura na qual o refratário pode ser usado.
Os produtos refratários são fabricados para fins específicos e para uso geral. As propriedades e características do material estão prescritas no passaporte ou documentação regulamentar, bem como as opções para o possível funcionamento dos refratários.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem do material de fibra refratária é sua maior resistência ao fogo. Vantagens adicionais do refratário:
- baixo coeficiente de condutividade térmica;
- resistência a ambientes agressivos.
Além disso, os materiais refratários são caracterizados por maior resistência, o que torna possível utilizá-los como revestimento protetor para diversos equipamentos. A única desvantagem é o preço alto, o que se explica por uma tecnologia especial para a produção de refratários. No entanto, esse sinal de menos não impede que os proprietários de várias empresas comprem produtos resistentes a altas temperaturas e ao fogo aberto.
Formulários
O material fibroso refratário é exigido em muitas áreas, e o campo de uso de tais produtos continua a se expandir.
- Fornos de coque. O refratário é utilizado para o acabamento de moldes em escotilhas de fornos de coque, a fim de aumentar o isolamento.A baixa condutividade térmica contribui para um rápido aumento da temperatura da superfície refratária e a eliminação de depósitos de produtos resinosos. O resultado é uma redução nas perdas de calor durante a operação do forno. Além disso, os materiais feitos de fibras refratárias são famosos por sua boa compressibilidade e elasticidade, o que permite que sejam usados como um meio de vedação entre os elementos do forno.
- Plantas de aglomeração. Basicamente, o material é necessário para garantir o isolamento externo da estrutura. Com a sua ajuda, é realizado o revestimento refratário das coifas de exaustão das instalações consideradas. A vantagem de usar tal material é reduzir o consumo de combustível e economizar no resfriamento de água.
- Produção de ferro. Materiais fibrosos fornecem isolamento de superfície quente para equipamentos de fabricação de ferro. No processo de utilização de refratários, é possível em pouco tempo elevar a temperatura da tubulação aos parâmetros exigidos, para evitar a ocorrência de perdas de calor.
- Produção de aço. Refratários são usados para cobrir fornos de lareira onde as juntas de expansão são necessárias. Quando se trata de siderurgia de conversor, os materiais fibrosos são montados em torneiras de calor para garantir os valores de isolamento exigidos. Além disso, as tampas de fibra garantem a operação confiável de termopares e instrumentos necessários para determinar a composição do aço.
- Aço de fundição. Os materiais fibrosos, neste caso, desempenham o papel de vedantes. Eles são instalados entre a placa de base do equipamento e o molde para evitar vazamento de óleo. Além disso, os liners são feitos de refratários, por meio dos quais é possível organizar um isolamento térmico confiável da parte superior do forno para a fundição de aços caros.
Materiais fibrosos refratários são usados em muitas aplicações industriais e de construção. Com a ajuda deles, é possível reduzir os custos de produção e melhorar as propriedades de isolamento térmico da maioria dos processos. Além disso, os refratários evitam a perda de calor e fornecem proteção confiável de vários elementos em caso de operação em altas temperaturas.
O uso de revestimento de fibra pode estender a vida útil de vários equipamentos em até 4 anos ou mais. Os refratários são caracterizados por características de alto desempenho e resistência a altas temperaturas, o que os torna tão populares.
O comentário foi enviado com sucesso.