Como escolher um cobertor?
Na maioria das vezes, ninguém pensa seriamente em comprar um cobertor; no entanto, a eficácia do sono e do descanso depende disso. Cada produto tem suas próprias características individuais que podem ser adequadas para alguns, mas contra-indicadas para outros.
Visualizações
Um dos principais critérios para a divisão em tipos está associado ao grau de calor. Os rótulos usam um sistema de designação diferente: palavras específicas ou pontos de um a cinco.
Separação de cobertores de acordo com o grau de calor:
- 5 pontos, um cobertor especialmente quente é um produto para o inverno e um apartamento onde o aquecimento é insuficiente ou para quem dorme com as janelas abertas. Esse modelo é necessariamente fofo, mas leve;
- 4 pontos (cobertor quente) e 2 pontos (manta leve) - indicadores intermediários, semi-temporada. O primeiro é adequado para o outono, quando ainda não está muito frio, e o segundo para quando começa a aquecer gradualmente;
- 3 pontos, normal ou para toda a temporada. O indicador de calor ideal e universal para quase todos. Este cobertor é adequado tanto para o inverno quanto para as estações mais quentes. Esse produto deve ter um nível elevado de termorregulação para não apenas aquecer, mas também para fornecer acesso de ar ao corpo.
Entre os modelos para todas as estações, os mais indicados são os duplos com botões, botões ou gravatas. Se necessário, as duas partes podem ser conectadas para isolar ou, ao contrário, para separar. Ao mesmo tempo, de acordo com suas características, são diferentes: uma parte é verão e a outra é isolada;
- 1 ponto, luz ou cobertor de verão. Ele absorve e evapora bem a umidade e fornece ventilação.
Forma de manta principalmente retangular e, mais raramente, quadrado. As linhas retas tornam o produto mais confortável de usar e mais uniforme na colocação na cama.
Produtos redondos ou ovais não são comuns, mas são os adequados para camas fora do padrão. A dificuldade reside no fato de terem dificuldade em escolher a cama. Os modelos originais incluem um casaco com mangas, que pode literalmente vestir para se aquecer.
Cobertores variam em espessura e peso. Ambas as características dependem diretamente do material de enchimento. A afirmação de que quanto mais espesso o produto, mais quente ele é, só é verdadeira se eles forem feitos do mesmo material.
E, no entanto, a espessura, de uma forma ou de outra, afeta: os cobertores de verão são finos e os de inverno são grossos. Os mais pesados são os cobertores de algodão amassado, bem como os cobertores de lã - cobertores de ovelhas e camelos. Apesar do peso, são lãs que podem ser chamadas de ortopédicas, pois têm efeito cicatrizante. Os mais leves são feitos de materiais sintéticos, penugem de cisne e edredom.
Os cobertores são separados de acordo com a tecnologia de costura, cada um dos quais é adequado para diferentes materiais. Os edredons são feitos em uma máquina especial que costura a capa e o enchimento. Este método é adequado para lã, algodão, fibras sintéticas, pois não se desintegram.
Uma das subespécies da tecnologia acolchoada é karostep. Os pontos não são quadrados, mas padronizados. Muitas vezes o custo dessas mantas é mais alto, já que o desenho é feito à mão. A desvantagem é que o enchimento pode começar a sangrar dos pontos com o tempo.
Tecnologia de cassete consiste em costurar umas às outras células cheias de penugem ou bolas de silicone. Assim, o material fica uniformemente distribuído sobre a manta, não rola.Alguns modelos são costurados em cluster, o que permite mover o enchimento para uma parte específica do produto e isolá-lo.
Um grupo separado pode ser distinguido cobertores de malha... Ambos são finos, por exemplo, feitos de fios de algodão, e grossos, feitos de lã. Para cobertores, tanto o tricô grande quanto o crochê fino são usados. Recentemente, os produtos da tecnologia patchwork tornaram-se populares. Consiste na confecção de uma colcha a partir de quadrados utilizando uma máquina de costura. Como regra, esses modelos são brilhantes e festivos.
Dimensões (editar)
No total, existem três categorias principais de tamanhos de manta:
- Solteiro... Ideal não só para quem dorme sozinho, mas também para casais que preferem dormir debaixo do seu próprio cobertor. A largura dos modelos individuais começa em 140 cm e o comprimento pode chegar a 205 cm.
- Um e meio dormindo... Indicado tanto para quem dorme sozinho como, por exemplo, para crianças e adolescentes que dormem na mesma cama. É esse tipo de cobertor que mais se vende em jogos de cama, pois, na verdade, é universal. Os tamanhos mais populares nesta categoria são 155 cm de largura e 215 cm de comprimento. Existem também opções menos comuns: 160x205 cm, 160x220 cm.
- Dobro... Esses modelos de cobertores são os maiores e, portanto, dois adultos podem caber facilmente sob eles. Existem dois tamanhos padronizados: 175x205 cm e 200x220 cm.
Além dos três tipos principais, existem vários outros, entre os quais, por exemplo, cobertores de bebê... Esses modelos variam em tamanho de 110-140 cm de largura e 140 cm de comprimento.
Digite "euro-maxi" inclui edredons que cabem em camas king-size de 2 m. Seu tamanho é de 220 cm de largura e 240 cm de comprimento.
Na lista GOST padrão, existem as seguintes posições: 75x100, 100x150, 150x200, 180x240, 200x240, 220x240, 280x240, 300x240 cm.
Cores
A cor da manta depende da capa, que na maioria das vezes é feita em tons de branco e cinza. Eles são os mais neutros e organizados. Algumas capas podem ser decoradas com desenhos, por exemplo, os pandas estão frequentemente presentes em cobertores de bambu. Opções coloridas são encontradas quando um tecido caro ou espetacular é usado como capa, por exemplo, jacquard e seda.
As colchas são muito mais variadas. Todos os tipos de tons são usados para eles: do vermelho a um padrão multicolorido complexo. Edredões com imagens e até fotografias são especialmente brilhantes.
Excipientes
Todos os enchimentos podem ser divididos em duas grandes categorias: naturais e sintéticos.
- Seda o filler é feito de seda de bicho-da-seda, ou seja, é um produto natural. É leve, mas ao mesmo tempo quente e também absorve e evapora bem a umidade. É bastante durável e pode durar até 12 anos. As vantagens indiscutíveis são a hipoalergenicidade, bem como a ausência de um ambiente propício ao aparecimento de parasitas.
Embora os cobertores de seda sejam geralmente para todas as estações, eles são mais adequados para um período quente. Entre as desvantagens estão o preço alto e a natureza extravagante do material. Requer um manuseio cuidadoso, armazenamento e cuidados delicados.
- Penugem ou penas os cobertores também são naturais. Eles são feitos de penugem de cisnes, gansos, patos e a penugem de edredom é considerada especialmente valiosa. Esses produtos são leves, fofos, retêm perfeitamente o calor e, portanto, são ideais para a estação fria. Eles têm excelente higroscopicidade e circulação de ar. Um cobertor como esse pode durar até 20 anos. Em alta umidade, este material pode ficar úmido.
A principal desvantagem é que cotão e, na maioria das vezes, carrapatos, piolhos e fungos que vivem nele podem causar alergias. Esses parasitas são capazes de se instalar em um edredom, mesmo que tenham sido originalmente tratados com meios especiais.
- Muitas vezes podem ser encontradas colchas de cisne para baixono entanto, nada mais é do que uma fibra de poliéster, ou seja, um material feito pelo homem. Como a penugem natural, é leve, aquece bem e o cuidado é muito mais fácil.Além disso, não causa alergia, não sobe, mas pode ficar eletrificado. O material absorve umidade pior do que o natural.
- Outro material natural - bambu, ou melhor, fios feitos de suas fibras. Entre suas vantagens: leve, hipoalergênico, boa absorção de umidade e retenção de calor. Além disso, não é eletrizante e repele a poeira. Esse cobertor serve por muito tempo, embora seja completamente despretensioso no cuidado. As desvantagens incluem o fato de que muitas vezes vendem uma falsificação sintética sob o disfarce de uma manta de bambu.
- Existem enchimentos "exóticos", que incluem fibras de eucalipto e algas marinhas... Muitas pessoas atribuem a eles propriedades quase curativas. Em geral, esses produtos são leves, ajudando a criar um microclima favorável para o sono. Dependendo da densidade do material, existem opções tanto para o verão quanto para o inverno. Uma vantagem separada é a facilidade de cuidar e lavar.
- Natural cobertores de algodão não causam alergias, absorvem bem a umidade e circulam o ar, a preços acessíveis. A capacidade de manter o calor neste material é média. O algodão é fácil de cuidar e pode até ser lavado na máquina, não acumula poeira, não eletrifica. Estas mantas de cavalo são ideais para a primavera e o verão e alguns modelos podem ser usados sem capa de edredão.
- Algodão inclui produtos amassados... Eles são baratos, mas muito mais pesados e servem mais para o inverno. Eles são pesados e têm tendência a umedecer e a se enrugar.
- Outro material natural é lã... Pode não ser apenas um enchimento de cobertor, mas também atuar como uma colcha e cobertor independentes. Esse produto é feito de lã de camelo, ovelha e caxemira, enquanto os dois primeiros são mais pesados. Este material é quente, absorve bem a umidade, o ar circula. Esse cobertor pode durar até 15 anos. As desvantagens incluem o fato de que a lã é um alérgeno. Além disso, requer lavagens frequentes.
Cobertores sintéticos são muito populares porque têm muitas vantagens. São hipoalergênicos, leves, quentes, seguros, pois não pegam parasitas. Os sintéticos são fáceis de cuidar e podem durar cerca de 10 anos. A desvantagem é que este material não absorve e evapora a umidade de maneira inadequada.
- Fibra - fibra sintética de silicone em forma de bolas. Essa forma do material permite que a manta permaneça intacta por muito tempo. A fibra é tão macia quanto a penugem, mas não é muito cara.
- Holofiber representa espirais ocas entrelaçadas. É um dos materiais mais comuns. Holofiber mantém sua forma bem, mas não absorve umidade.
- Ecofiber - Fibras retorcidas, 100% poliéster. Como outros materiais sintéticos, é leve, acessível e mantém sua forma. Graças ao tratamento de silicone, evapora rapidamente a umidade. Além disso, é um tipo de enchimento ortopédico, graças ao qual a manta ganha a forma do corpo.
- Sintepon fillers bastante populares, embora nem todos sejam de boa qualidade. Entre suas vantagens estão baixo preço, maciez e leveza, porém, tendem a rolar rapidamente, perdendo a forma. Outra desvantagem significativa é que o inverno sintético não é um material respirável.
- Microfibra macio e elástico, absorve bem a umidade, mas fornece má circulação de ar. É um material de fácil manutenção - basta lavá-lo à máquina de escrever. Alguns edredons são uma folha de tecido, sem enchimento e sem cobertura externa. Estas são colchas e cobertores comuns, sobre os quais você também pode colocar capas de edredom.
- Cobertor de lã muito macio, de textura felpuda, agradável ao toque. O próprio material é sintético. Em termos de qualidades de retenção de calor, é semelhante à lã, mas absorve mais a umidade. É fácil de guardar, transportar no carro, lavar e secar.
- Manta de flanela muitos se associam com crianças. Eles são feitos de materiais de algodão e lã. Esta colcha tem uma textura felpuda. O tecido é macio e agradável, retém bem a cor e absorve a umidade. As desvantagens da flanela são a formação de pellets e a longa secagem.
- Manta waffle feito de tecido de algodão. Uma característica especial é a textura, que é um relevo retangular. Essa manta tem um alto índice de higroscopicidade.
- Parece especialmente lindo cobertores de pele... Este é um verdadeiro luxo que poucos podem pagar. As colchas são feitas de pele de coelhos, sabres, raposas, coiotes, visons, guaxinins.
Têxteis e textura das capas
A qualidade de todo o produto, sua resistência e vida útil dependem em grande parte do revestimento externo. É muito importante que o material com o qual a capa é feita retenha o calor e também forneça ventilação adequada. Quanto mais fofa for a textura do filler, mais densa deve ser a capa, e vice-versa: pode ser macia se o filler for suave e homogêneo. É opcional, mas desejável, combinar a composição do enchimento e da tampa.
- Tecido de teca tecido de linho, algodão, fibra de cânhamo. Este é um material durável e resistente ao desgaste, e um cobertor feito dele mantém sua forma bem. Um cobertor de teca pode durar mais de dez anos.
- Cetim - fino e leve, com uma textura lisa agradável. Este tecido é feito de material de algodão e menos frequentemente de seda. O cetim proporciona a circulação do ar, assume facilmente a forma do corpo.
- Capas de cetim e seda são caros, mas parecem muito impressionantes. Eles resfriam a pele agradavelmente, portanto, este produto pode ser usado no verão.
- Sarja feito principalmente de algodão, menos frequentemente lã é misturada. É um tecido durável, denso e agradável ao toque. Tem uma textura mate. Os produtos feitos com esse material são confiáveis e duram muito tempo.
- Percal confeccionada em algodão, e sua peculiaridade não é o entrelaçamento de fios, mas a colagem com um composto especial. O tecido possui textura lisa, alta resistência e densidade. É muito durável.
- Escolha o material É caracterizada por uma trama intrincada, que forma um padrão geométrico. Este tecido é tricotado, embora seja o mais despretensioso desta categoria. O piqué é um material forte e durável que não tende a enrugar.
- Um dos mais luxuosos pode ser chamado de material jacquard, porque é famoso por seus padrões em relevo em sua superfície. O tecido pode conter algodão ou fibras sintéticas. Jacquard é um material denso e resistente ao desgaste com boa termorregulação.
- Cambraia feito de fios de algodão. Este tecido é arejado e leve. O edredão de cambraia é suave, agradável e adapta-se à forma do corpo.
Cetim, algodão, malhas, seda, jacquard, chita grossa são os mais usados como materiais para capas. Para edredons, onde as penas podem rastejar, escolha teca densa para que as penas fiquem dentro. Para enchimento de lã, são utilizadas capas de cambraia, cetim, teca, sarja e perquil. Para seda - a melhor opção é cetim e seda.
Avaliação de fabricantes
Os principais fabricantes de têxteis para o lar, incluindo cobertores, são Belashoff e Cleo.
A ComfortLine se dedica à fabricação de produtos à base de 100% algodão.
Os produtos da Primavelle e Verossa são diferenciados por sua compatibilidade ambiental e design original.
As mantas de seda podem ser encontradas nos representantes oficiais das fábricas chinesas, como por exemplo, a empresa "South Way".
Além disso, você deve prestar atenção aos produtos das seguintes empresas: Ecotex, Togas, Nature S, Dargez, Kariguz.
Como escolher o caminho certo para dormir?
Os edredons devem ser leves, macios e não devem ser picados por penas protuberantes. Para evitar que isso aconteça, a tampa deve ter alta densidade. Um cheiro desagradável do produto indica sua má qualidade, o que também se aplica aos produtos sintéticos.Um cobertor de lã de qualidade feito de material penteado. O enchimento deve ser bem embalado.
Os edredons de seda devem ter um zíper para que o enchimento possa ser verificado quanto à sua naturalidade. Esse produto recupera rapidamente sua forma após a deformação. Para seda, o método de costura acolchoado não é usado.
Qualquer cobertor deve ser feito com capricho: sem fios protuberantes, pontos de enchimento aparecendo. É melhor que a capa seja feita de tecidos respiráveis para fornecer melhor ventilação. Os mais adequados são cetim, linho, teca, chita grossa. Pessoas com alergias precisam escolher apenas produtos hipoalergênicos. Cobertores sintéticos, de seda e de bambu são adequados para eles. Cobertores de penas e de lã são mais adequados como cobertores de inverno, mas para o verão é melhor escolher algodão, seda e bambu.
Como cuidar?
É melhor lavar o edredom a seco, mas, quando isso não for possível, selecione o ajuste delicado na máquina de escrever. É necessário secar o produto na posição horizontal, sacudindo-o com freqüência e tomando cuidado para que os raios solares não incidam sobre ele. Para evitar que o enchimento se amasse, é necessário bater periodicamente na manta. Para evitar o aparecimento de organismos prejudiciais, você pode vaporizar o produto.
A lã não deve ser lavada em água quente e também deve evitar a exposição ao sol durante a secagem. Sacudir o cobertor com frequência é recomendado. Guarde-o em uma caixa solta e lembre-se de protegê-lo das traças.
Cobertores de bambu podem ser lavados na máquina, mas certifique-se de escolher um ambiente delicado e usar uma temperatura não superior a trinta graus. O produto precisa ser ventilado de vez em quando. É melhor guardá-lo desdobrado para que o enchimento não se deforme.
A seda é bastante extravagante, por isso não pode ser lavada na máquina de lavar. Você pode secar o produto ao sol, após colocar uma capa de edredon. Para manter o cobertor macio, você precisa batê-lo periodicamente. Os produtos sintéticos precisam de ventilação e agitação frequentes. Você pode lavar em uma máquina de escrever em um ciclo delicado. Quando aparecem caroços, eles devem ser quebrados e endireitados. Você pode secar o produto pendurando-o em uma corda ou tábua.
Veja abaixo como as mantas são testadas quanto à qualidade.
O comentário foi enviado com sucesso.