Cobertores para recém-nascidos

Cobertores para recém-nascidos
  1. Requisitos de manta
  2. Funções
  3. Visualizações
  4. Qual é melhor escolher?
  5. Como determinar o grau de calor?
  6. Sutilezas de cor (modelos abertos)
  7. Dimensões (editar)
  8. Materiais (editar)
  9. Acessórios
  10. Como cuidar?

Com o nascimento de um bebê, é importante cuidar da compra de uma manta, que sempre manterá um clima aconchegante para o recém-nascido. Na sua escolha, é importante levar em consideração uma série de nuances: tendo nascido, o bebê precisa de um calor, uma espécie de casulo que estará associado à mãe e, portanto, de paz. Cobertores para recém-nascidos são os primeiros cobertores para bebês. Eles têm características próprias e estão sujeitos a determinados requisitos.

Requisitos de manta

Um cobertor de bebê é um tópico especial. Na infância, os ossos do bebê ainda são moles e suscetíveis a qualquer impacto. Qualquer produto que entre em contato com o corpo da criança deve ser feito de acordo com determinados requisitos para não prejudicá-la.

Em nenhum caso deve cobrir o seu bebé com o seu cobertor: devido ao seu grande peso, pode causar dificuldades respiratórias e causar desconforto geral.

Para eliminar os riscos à saúde e garantir o máximo de benefícios, foram desenvolvidos requisitos especiais para cobertores de bebê.

Esses produtos devem:

  • obedecer sazonalidade (estar quente independentemente da estação do ano, tendo em conta a estação específica e a temperatura da divisão);
  • ter o tamanho ideal (um produto pequeno não é capaz de proporcionar aquecimento para todo o corpo, uma versão grande impede qualquer movimento do bebê);
  • tem troca de ar (a capacidade de aquecer o corpo, permitindo que a pele "respire" e excluindo a formação de calor espinhoso);
  • ser leve (um cobertor pesado pode atrapalhar a respiração natural do bebê, privando o sono de conforto e relaxamento);
  • tem boa higroscopicidade (a capacidade de absorver umidade e liberá-la no ar);
  • aquecer o corpo na quantidade certa (ao resfriar, a criança acorda constantemente, portanto, não se pode prescindir de uma temperatura interna ótima e constante para garantir um sono pleno e prolongado);
  • ser hipoalergênico (feito com matérias-primas de qualidade que não irritam a pele delicada e sensível do bebê);
  • realizado sem decoração excessivaque pode enredar os braços ou pernas do recém-nascido;
  • ser seguro (excluindo fibra de pêlo longo e de baixa qualidade, que é facilmente arrancada por esforço mecânico).

Além disso, o corante é importante: toxinas e impurezas perigosas da tinta são inaceitáveis, mesmo que seja para garantir a suavidade e o belo aspecto do produto.

Funções

Cobertores para bebês são miniaturas para adultos, porém, seu calor deve ser delicado. Eles são uma espécie de proteção para o bebê de fatores externos e, embora tais produtos não possam ser comparados ao calor da mãe, eles são capazes de realizar várias tarefas.

Cobertores para recém-nascidos:

  • são o primeiro cobertor infantil clássico usado da maneira usual;
  • são relevantes quando você recebe alta do hospital;
  • dependendo do tipo de enchimento, podem virar capa de colchão, variando o grau de dureza do colchão, conferindo conforto e comodidade ao dormitório;
  • fazer um excelente trabalho com a função do isolamento da fralda, cobrindo o bebê por todos os lados;
  • com base no modelo, pode ser uma manta que cobre o local de dormir e lhe dá arrumação;
  • se necessário, recoloque o envelope, "embalando" de forma confiável o recém-nascido em qualquer época do ano: salvo do frio e do vento (importante ao caminhar ao ar livre);
  • dependendo da densidade e do tipo de enchimento, podem se tornar o primeiro tapete, localizado na superfície do colchão ou no chão (após dois a três meses, quando o bebê começa a engatinhar e explorar o mundo ao seu redor).

Na maioria dos casos, os cobertores de bebê são embalados em uma capa de edredon têxtil de tecido natural: dessa forma, as propriedades de aquecimento são mais expressas e, além disso, é higiênica e não permite que o forro entre no trato respiratório do bebê.

Visualizações

As mantas para recém-nascidos são produzidas em dois tipos: abertas e fechadas. As variedades diferem em peso, camada de enchimento e composição. Alguns modelos são projetados para a estação fria (inverno quente), outros são relevantes para a baixa temporada e verão.

De acordo com o método de fabricação de cobertores, existem:

  1. tecido - feito de fios entrelaçados;
  2. não tecido - com uma base fibrosa volumosa.

Os primeiros modelos parecem mais finos, principalmente colchas de verão (tecidos densos). Este último pode ser em plano de pele (xadrez, transformador, manta casulo, modelo Velcro) ou acolchoado.

As opções de peles são divididas em unilateral (com base de algodão jacquard) e bilateral (com curativo dos dois lados da manta). Os produtos desta linha são acabados com um largo debrum tricotado. Eles aquecem bem, mas devido ao cochilo precisam de uma capa de edredom de algodão.

A principal linha de produtos para recém-nascidos é composta por mantas. Neles, a camada de acolchoamento é recoberta em ambos os lados por uma capa de tecido de algodão. Dependendo do modelo, o design da manta pode ser diferente:

  1. os têxteis são acolchoados na forma de um padrão simples;
  2. a capa é feita à mão a partir de fragmentos separados com posterior costura (técnica de patchwork).

Os cobertores de bebê para bebês são divididos em leve, cassete e meia temporada. Em produtos leves, a quantidade de material usado é menor, portanto, esses produtos aquecem menos.

As opções padrão incluem mais matérias-primas e, portanto, têm melhor desempenho térmico. Os mais quentes são aqueles em que o enchimento natural é utilizado em maior quantidade.

As malhas não são os primeiros cobertores das crianças. São mantas decorativas que não apresentam o efeito de aquecimento desejado e o grau de maciez requerido.

Qual é melhor escolher?

Ao escolher um cobertor de inverno quente ou leve de verão para um berço (para uma caminhada), você deve proceder a partir de uma série de fatores:

  • conformidade com os requisitos declarados;
  • indicações médicas (relevantes para quem sofre de alergias);
  • disponibilidade de certificado de qualidade e cumprimento das normas de higiene;
  • tamanho e espessura adequados;
  • custo aceitável;
  • Nível de calor;
  • facilidade de atendimento.

Se você escolher entre um produto de penugem e um de lã, você deve dar preferência às segundas opções.

Os benefícios dessas mantas são confirmados pelos médicos, pois os modelos são feitos de lã:

  • fortalecer a imunidade do bebê, mantendo sua saúde e resistência aos resfriados;
  • tem um efeito de massagem relaxante e leve, aliviando a tensão muscular e acalmando o sistema nervoso;
  • têm baixa condutividade térmica, não permitindo que o calor do corpo penetre para o exterior, mantêm as condições mais confortáveis ​​para dormir, evitam o congelamento;
  • melhorar os processos metabólicos, o fluxo sanguíneo;
  • tendo na composição uma lanolina anti-séptica natural, acalmam a pele;
  • tem um efeito antibacteriano.

Se houver risco de alergia, é melhor comprar um cobertor de algodão ou sintético.

Como determinar o grau de calor?

Para saber o grau de calor, você pode anotar as informações indicadas na embalagem do produto, indicadas por pontos:

  • um ponto indica que o cobertor só é adequado para o verão;
  • dois pontos indicam que o produto está incluído no grupo de cobertores leves padrão;
  • três pontos - este já é um modelo para o período outono-primavera;
  • quatro pontos enfatizam que a opção selecionada é quente o suficiente;
  • cinco pontos - o cobertor mais quente com o máximo conforto.

Sutilezas de cor (modelos abertos)

Curiosamente, a cor da manta é de grande importância: cores vivas e agressivas podem assustar um bebê, enquanto tons suaves do grupo pastel criam um ambiente acolhedor.

Além disso, é importante levar em consideração o "calor" da sombra: um tom selecionado incorretamente (principalmente o frio) pode afetar o humor, causando choro ou caprichos. Desenhos ensolarados e alegres desenvolvem uma atitude positiva em relação a tudo o que os cerca.

Dimensões (editar)

O tamanho do cobertor não deve ser muito pequeno, porque em um mês o bebê vai crescer visivelmente. Será visível a olho nu todos os meses.

Para facilitar o entendimento do tamanho a ser escolhido, vale começar pelo tamanho do berço, escolhendo uma manta por suas dimensões. A menor opção aceitável é 60x120 cm. Porém, não pode ser chamada de conveniente: não será possível envolver um bebê nela para passear. Na melhor das hipóteses, esse cobertor mais tarde se tornará um pequeno tapete.

É importante escolher uma opção maior que dure mais. Os tamanhos médios de cobertores para bebês são 100x80, 90x120, 105x115, 135x100 cm.Você pode adquirir um modelo espaçoso de 140x110 cm, que vai durar alguns anos.

Se você planeja usar o cobertor às vezes como cobertura de colchão, você deve medir o colchão e adicionar pequenas porções (para enrolar o cobertor sob o tapete).

Materiais (editar)

Dependendo do tipo de enchimento, as matérias-primas podem ser de origem natural ou artificial. É convencionalmente dividido em tipos de verão e inverno.

A linha de enchimento de inverno de qualidade para os primeiros cobertores para bebês inclui:

  • ovelha natural, camelo e lhama, lã de alpaca - material natural com calor "seco", que possui não só aquecimento, mas também propriedades úteis, porém, não é adequado para quem sofre de alergias;
  • baixo (ganso, cisne) - um filler que combina leveza e características térmicas, capaz de manter o nível de calor desejado sem superaquecimento (bom, mas não prático de cuidar, requer secagem regular e material problemático na lavagem, que os ácaros das penas adoram);
  • bambu - fibra antibacteriana ecológica com proteção UV, propriedades termo-isolantes e higroscópicas, resistente a múltiplas lavagens (excelente forro de seda, porém muito caro);
  • algodão (enchimento) - um filler natural corrido com bom volume e elevadas características térmicas (infelizmente é pesado para o bebé, durante a operação altera a densidade da estrutura, pelo que fica amontoado);
  • seda - fibra natural com excelente resistência ao desgaste, não cria efeito estufa (acolchoamento de alta qualidade e caro);
  • pele - curativo especial de fibra natural ou sintética, que possui uma base elástica, que garante uma forte fixação das próprias fibras (uma excelente opção é uma manta, uma manta transformadora para caminhar);
  • hollowfiber e hollofiber - materiais sintéticos leves sobre base não tecido de fibras de poliéster (100% poliéster) com estrutura oca de molas de fibra (enchimento de alta qualidade, mas com leve efeito estufa);
  • sintepon - um análogo barato de hollowfiber, que não é restaurado após a lavagem, quase sempre perde suas propriedades (bolos, se perde em montes separados).

A desvantagem das mantas sintéticas é a baixa permeabilidade ao ar, portanto a compra de tais produtos para recém-nascidos é indesejável.

Os cobertores de verão incluem os seguintes modelos:

  • flanela e flanela - produtos hipoalergênicos de algodão natural de textura macia, retenção de calor e boa ventilação, excluindo o aparecimento de assaduras e calor espinhoso (opções tradicionais para o verão, que toleram com calma a lavagem com sabão ou sabão em pó comum);
  • linho - produtos higroscópicos leves, adequados para os dias quentes de verão, protegendo a pele do sol;
  • - modelos macios e agradáveis ​​ao corpo, caracterizados pelo baixo peso e espessura (malhas sintéticas que não requerem cuidados especiais, porém, sujeitos ao acúmulo de poeira).

Ao comparar os indicadores de maciez, os mais macios e agradáveis ​​ao corpo do bebê são os cobertores de lã, lã, bambu, penugem e amassados. Baikovye, jacquard, produtos de algodão com malha são mais densos e, portanto, não envolvem o bebê, como as contrapartes volumosas.

Acessórios

Os acessórios para cobertores para recém-nascidos incluem fitas largas, laços redondos ou uma mistura deles (laço de cinto). Esses acréscimos acrescentam elegância ao cobertor, são especialmente solicitados ao sair do hospital para passear.

Além da decoração, as mantas são complementadas por um acessório funcional e prático - a capa de edredom. Dá a qualquer produto uma aparência elegante, protege-o da contaminação natural e, assim, prolonga sua vida útil. Além da funcionalidade, a capa de edredão torna o edredom mais quente e o ambiente interno aconchegante e convidativo para dormir.

Dependendo do sexo da criança, a cor dos acessórios pode ser azul (para menino) ou rosa (para menina). Embora os fabricantes geralmente ofereçam opções universais feitas em branco, amarelo, verde e outras cores pastel.

Como cuidar?

Um cobertor para recém-nascidos adora cuidados delicados. Se você cuidar do produto de maneira incorreta, ele perderá a maciez e poderá se tornar áspero ao toque.

Para estender as propriedades operacionais do produto, vale a pena observar uma série de nuances:

  • um cobertor não é suficiente (enquanto se seca após a lavagem, a criança precisa ser coberta com alguma coisa);
  • é necessário secar e arejar (isso exclui a aglomeração do material e a aparência de um ambiente para a formação de ácaros e poeira do linho);
  • uma manta de lã sobressalente deve ser armazenada exclusivamente em uma capa respirável e de livre acesso ao ar (exclui-se o polietileno - com tal armazenamento, a mariposa não se deixará esperar muito);
  • se o tempo permitir, é melhor lavar as mantas à mão (há menos deformação das fibras e violação da maciez de sua estrutura);
  • a lavagem na máquina é permitida apenas em modelos tecidos de algodão, linho, lã (modo suave a 30-40 graus e uso de sabonete infantil);
  • mantas de lã de ovelha, lã de camelo e caxemira não são laváveis ​​à máquina (a estrutura das fibras muda, diminuindo a distância entre elas);
  • é preferível lavar à mão produtos sintéticos volumosos;
  • a manta de bambu é aspirada e ventilada;
  • o edredom requer lavagem a seco, mas não pode ser lavado na máquina;
  • não é recomendável torcer as mantas (é preciso deixar a água escorrer, depois esprema suavemente o restante da água);
  • a secagem é feita de forma natural (não é necessário passar a ferro nem secar no aquecedor, não pode haver bateria: isto prejudica a estrutura das fibras).

Você aprenderá mais sobre um cobertor feito de pele de ovelha para bebês recém-nascidos no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário