Sedum proeminente: variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Sedum spectabile tem várias centenas de variedades, cada uma delas ideal para decorar gramados e áreas circundantes. Suculenta tem vários nomes botânicos e populares: maravilhoso sedum, "repolho de lebre" ou "grama viva". Conhecendo alguns dos segredos de seu cultivo, o sedum florescerá até o final do outono.

Descrição

Sedum é uma suculenta perene, um tipo de planta com flor da família Tolstyankov. Várias variedades desta flor são comuns na Europa, no leste da China e no Japão. Na natureza, é encontrada em áreas montanhosas, em planícies e solos arenosos. O sedum é uma planta bastante grande, com até 80 cm de altura, embora também haja pequenos exemplares. Os botões são coletados em inflorescências de até 25 cm de diâmetro. As flores podem ter cores diferentes dependendo da variedade. Além disso, o início e a duração da floração dependem da variedade. As primeiras pétalas podem abrir em meados de maio, algumas espécies continuam a florescer até a geada.

As flores não têm apenas altas qualidades decorativas, mas também um efeito curativo. As propriedades medicinais do sedum tornaram a planta especialmente popular entre os praticantes da medicina alternativa. Algumas variedades de stonecrop têm efeitos sedativos e analgésicos. Decocções e infusões de flores aliviam a dor e acalmam o sistema nervoso. As folhas de Sedum são suculentas, carnudas, cobrindo bem os caules. A cor das folhas varia de verde claro a marrom com uma flor acinzentada clara. Mais perto do outono, os caules e flores da planta adquirem uma cor mais rica.

Perene tolera bem a vizinhança de outras plantas de jardim e mudanças de temperatura. Devido a esta característica, é utilizada para o paisagismo de grandes áreas, utilizando em plantios individuais e em grupo.

Variedades

Vários tipos e variedades de plantas são usados ​​para áreas de paisagismo. As flores com pétalas brancas, rosa e roxas são muito populares. Variedades ornamentais amplamente cultivadas e utilizadas em projetos paisagísticos.

  • "Brilhante" (Sedum espetacularmente brilhante). Esta variedade foi a primeira produzida por criadores em 1913. Arbusto alto de 15-10 caules eretos e densos. Durante o período de floração, lindas inflorescências exuberantes se formam em cada haste, cujo diâmetro pode chegar a 25 cm.

A cor dos botões é rosa escuro, mais perto do centro - quase vermelho. A planta tolera geadas bem abaixo de -8 ° C. A despretensiosa variedade tem um longo período de floração - de meados de agosto ao início de novembro.

  • "Karl" (Sedum espetacular Karl). A flor apresenta rebentos eretos com altura de 47-50 cm. Uma característica distintiva da variedade são as folhas densas e ovais, capazes de acumular umidade e nutrientes, e resistentes à geada. Graças a essas características, "Karl" pode ser cultivado em solos arenosos com águas subterrâneas profundas. Seu período de floração é de 80-90 dias, do início de agosto a meados de outubro. As pétalas têm uma cor rosa brilhante, que fica ainda mais saturada perto do outono.

Esta bela planta ornamental é usada por floristas para criar buquês e arranjos de flores. A planta prefere áreas bem iluminadas, mas não requer rega abundante regular.É usado para decorar slides alpinos, cultivados em mixborders, jardins ornamentais.

  • "Stardust" (Sedum Spectabile Star Dust). Um arbusto de 40-60 cm de altura adorna o jardim com flores brancas como a neve. A variedade resistente ao gelo cria raízes bem na sombra e em áreas ensolaradas. Pequenos botões florescem em meados de agosto e florescem até o final de setembro. Em condições favoráveis, o período de floração pode durar até meados do outono.
  • "Matrona" (Sedum espectável Matrona). A popularidade da cultivar está polarizada entre os jardineiros devido aos seus belos e grandes botões rosa-avermelhados e um longo período de floração. As inflorescências, localizadas em hastes altas (até 60 cm), florescem no final do verão e florescem antes do início da geada. Perene tolera bem a seca e não requer rega abundante.
  • "Frosty Morn" (Sedum espetacular Frosty Morn). O traço característico desta variedade são as flores exuberantes de um rosa pálido, quase branco. Devido à cor brilhante das folhas verdes grandes e densas com uma flor branca, a planta pode ser cultivada em plantações individuais. Arbustos compactos, com até 30-35 cm de altura, são usados ​​para decorar canteiros de flores, jardins rochosos e colinas alpinas.
  • "Iceberg" (Sedum espetacular iceberg). Botões brancos como a neve de até 15 cm de diâmetro são a marca registrada desta variedade. Iceberg prefere áreas bem iluminadas e pode ser cultivada como uma única planta ornamental. Os arbustos são compactos, a altura dos caules não ultrapassa os 35 cm. O período de floração é no final de agosto.
  • Sedum espectacular Glut de setembro. A chama de setembro é uma flor resistente à geada brilhante que adorna a paisagem até o inverno. Os caules altos e eretos formam um arbusto compacto de até 50 cm de altura, cuja cor verde das folhas com tonalidade azul clara se harmoniza bem com os botões rosa escuro. O período de floração de "Setembroglut" vai de meados de setembro ao final de novembro. Vai bem com flores silvestres e cereais.
  • Sedum espetacular Diamond Edge. Um pequeno arbusto compacto de 35-50 cm de altura com botões rosa claro floresce antes da primeira geada. Uma característica distintiva da variedade é a cor vermelha dos caules e as folhas carnudas de cor verde escura com tonalidade creme. Ele é usado para decorar terrenos pessoais e é usado em plantações de grupo.
  • "Variegata" (Sedum espectabile Variegata). Um arbusto curto (até 45 cm) com folhas variadas de verde claro e botões rosa-borgonha, coletado em pequenas inflorescências, adora boa iluminação e é resistente a um clima árido. Cuidados perenes pouco exigentes podem florescer por 90-100 dias, a partir de setembro . A cor original das inflorescências e a facilidade de cultivo tornaram a variedade muito apreciada pelos jardineiros.
  • "Imperador Púrpura" (Sedum espetacular Imperador Púrpura). Uma característica distintiva desta variedade são as belas folhas roxas densas. O "Imperador Roxo" é um arbusto grande e alto com hastes de até 80 cm de largura. As inflorescências grandes e maciças com botões rosa adquirem uma cor ainda mais rica quando cultivadas no lado ensolarado.

O período de floração começa no final de julho e vai até meados de outubro. Devido ao seu tamanho e bela cor harmoniosa, as flores são muito utilizadas para decorar jardins rochosos e colinas alpinas.

  • "Red Cowley" (Sedum espectabile Red Cauli). Variedade híbrida seletiva com botões vermelhos brilhantes. Os caules são duros, cobertos de folhas azuis com uma flor acinzentada. A flor prefere áreas ensolaradas, mas tolera bem a sombra e sombra parcial. O período de floração é de 75-80 dias, de julho ao final de setembro.
  • "Xenox" (Sedum espectável Xenox). Um pequeno arbusto de não mais que 35 cm de altura tem botões e folhas de cor púrpura-violeta brilhante. A planta compacta fica bem em canteiros de flores e em mixborders, pode ser cultivada na sombra.

Variedades populares para plantações em grupo e composições florísticas.

  • "Neo" (néon espetacular Sedum). Um arbusto esférico extenso de até 60 cm de altura. Flores de tonalidade lilás-rosa são coletadas em guarda-chuvas falsos.
  • "Carmen" (Sedum espectável Carmen). Um arbusto denso e baixo cresce até 30 cm de diâmetro. Devido às suas qualidades decorativas elevadas, é frequentemente utilizado para ajardinar grandes terrenos de jardim. Folhas grossas de vinho e delicados botões de flores rosa combinam bem com outras variedades.
  • "Fogo de outono" (Sedum espetacular fogo de outono). Um arbusto de 50-60 cm de altura com grandes inflorescências rosa-cobre tem um longo período de floração. A variedade mais resistente ao frio que você não pode cortar para o inverno.
  • Orgulho do carteiro espetacular de Sedum. Os caules com folhas roxas combinam bem com a delicada cor rosa dos botões. A altura do rebento normalmente não ultrapassa 60 cm, de modo que o arbusto pode ser plantado em plantações mistas e próximo a árvores.
  • "Rosneteller" (Sedum espetacular Rosneteller). A combinação clássica de delicadas folhas verdes e flores rosas brilhantes tornou esta variedade uma das mais populares entre os floristas. Pequenos arbustos com 40-60 cm de altura estão entre os primeiros a florescer no início de meados de maio. No final da floração, as vagens das sementes são formadas no lugar dos botões, que podem ser usadas para a propagação das flores.

Como plantar?

Ao escolher um local para cultivar sedum, deve-se lembrar que quase todas as suas variedades adoram áreas abertas e ensolaradas. A planta despretensiosa pode ser plantada em solos argilosos e arenosos, em planícies e em áreas montanhosas. Para que a perene não diminua suas qualidades decorativas com o tempo, recomenda-se drenar a partir de aparas de tijolos ou argila expandida. A planta não tolera umidade excessiva e água estagnada.

Na hora de escolher um local para seu cultivo, recomenda-se evitar baixadas e locais com grande ocorrência de lençol freático, caso contrário as raízes da flor podem apodrecer. Sedum é plantado em terreno aberto na primavera - nessa época, o crescimento ativo de todas as plantas começa. Em casa, a flor pode ser plantada no inverno e, na primavera, transplantada para a terra já aquecida. O local precisa ser limpo de ervas daninhas e a camada superficial do solo deve ser solta. A suculenta cresce bem em áreas rochosas, portanto, argila arenosa clara é a mais adequada para ela.

Os buracos das flores devem estar separados por pelo menos 20 cm, para variedades grandes o espaçamento deve ser de pelo menos 40 cm. No fundo da cova de plantio, você precisa colocar um punhado de areia ou argila expandida, adicionar húmus e um pouco de terra para aprofundar as raízes. Cubra o rizoma com terra, umedeça levemente e cubra com terra seca. Para regar a planta ao redor do colo da raiz, você precisa fazer uma vala rasa em um pequeno ângulo para drenar o excesso de água.

Uma flor pode crescer em um local por até 5 anos, após o qual pode ser transplantada ou rejuvenescida removendo os brotos velhos. Arbustos de baixo crescimento não são recomendados para serem plantados próximos a árvores e plantas que requerem rega abundante.

Como cuidar bem dele?

Sedum é uma planta despretensiosa, portanto, não requer fertilização e fertilização adicional. Cuidar de uma flor consiste na correta organização da rega e do preparo do arbusto para o inverno. Na ausência de precipitação por muito tempo, é necessário umedecer o sistema radicular da flor com água limpa e macia em temperatura ambiente. Programa de rega - não mais do que 1 vez por semana. Recomenda-se o transplante de sedum a cada 4-5 anos. Isso ajudará a manter as propriedades ornamentais da planta. O transplante é realizado na primavera. O arbusto é totalmente escavado no solo e dividido em várias partes. Os brotos velhos e doentes são removidos, após o que os brotos saudáveis ​​são plantados como plantas jovens.

O outono é a época de se preparar para o inverno. As variedades que não são resistentes à geada precisam ser rejuvenescidas. É necessário cortar todos os brotos velhos e adicionar solo fresco sob o rizoma. Os locais de corte são tratados com agentes antifúngicos.Se o inverno estiver frio, você pode desenterrar a flor e levá-la para uma sala sem aquecimento.

Métodos de reprodução

Sedum tolera bem o transplante e pode se reproduzir tanto dividindo o arbusto quanto de outras maneiras. Os métodos mais populares pelos quais uma flor pode ser propagada.

  • Sementes. A maneira mais difícil que requer as habilidades e experiência necessárias. As sementes são semeadas no início da primavera e colocadas em uma estufa até que apareçam 3 folhas verdadeiras. As mudas são plantadas em grandes vasos abertos e, por 2 anos, podem ser transplantadas para áreas abertas. Os botões de flores cultivadas a partir de sementes aparecem em 3-4 anos.
  • Estacas. As estacas são cortadas com tesoura de poda e colocadas na água até aparecerem as raízes. As estacas germinadas são plantadas em solo bem aquecido em maio-junho.
  • Divisão de uma raiz ou arbusto. Uma das maneiras mais fáceis de reproduzir uma planta adulta. A raiz é arrancada do solo e dividida em várias partes. Cada seção deve ter raízes fortes e saudáveis ​​e botões desenvolvidos. Nos locais de corte, os rebentos são tratados com fungicida e secos ao sol durante 5 a 6 horas, após o que são plantados numa cova preparada.
  • Corte as hastes. O método é totalmente idêntico ao das estacas.

Doenças e pragas

A planta sedum é resistente a doenças, mas pode ser infectada por uma infecção fúngica devido à água estagnada. A infecção também pode ocorrer em plantas vizinhas, que devem ser tratadas com fungicidas em tempo hábil. Se os botões ficarem pretos em um dos arbustos e manchas escuras aparecerem nas folhas e caules, isso é um sinal de infecção fúngica. Nesse caso, é necessário desenterrar a planta e queimá-la, caso contrário, todo o plantio no local pode ser prejudicado.

Os principais inimigos do sedum são lagartas, pulgões, gorgulhos e tripes. As pragas são destruídas com inseticidas sistêmicos. Os insetos podem ser colhidos manualmente em um pedaço de pano branco e depois incinerados. Para evitar o ataque de pragas, é necessário realizar ações preventivas em tempo hábil com a utilização de inseticidas sistêmicos e preparações fungicidas.

Uso em paisagismo

Perene é frequentemente usado em projetos paisagísticos para decorar colinas alpinas, jardins rochosos e canteiros de flores. A planta suculenta fica bem tanto em plantações individuais como em grupo. Variedades de baixo crescimento são usadas para decorar terrenos e bordas pessoais. Arbustos altos e exuberantes são adequados para zonear o local e decorar canteiros de flores.

Sedum não tolera estar perto de outras plantas ornamentais. Uma boa combinação é representada por várias variedades da mesma espécie, além de cereais, urze e coníferas. Para decorar a área local, arbustos pequenos e compactos que preferem sombra e sombra parcial são os mais adequados. Plantas grandes e altas são adequadas para o paisagismo de colinas alpinas e rochosas, jardins ornamentais e bordas decorativas.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do stonecrop, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário