Cobertura do solo Sedum: variedades, plantio e cuidados
Uma tendência da moda em paisagismo é a criação de escorregadores alpinos ou o arranjo de jardins de pedra. O pitoresco amontoado de pedras, densamente coberto de vegetação luxuriante, parece espetacular e agrada aos olhos. No entanto, nem todo mundo sabe quais plantas escolher para plantar nesses elementos exóticos da paisagem. Afinal, eles deveriam ser despretensiosos e se dar bem com quaisquer representantes do mundo vegetal. Essas plantas devem realçar a beleza áspera da pedra, acentuar e decorar o jardim, mesmo na estação fria. A Stonecrop, que é uma das plantas mais procuradas para jardins de pedra, corresponde a estas características. Vale a pena dar uma olhada mais de perto em seus recursos.
Descrição
Do ponto de vista da botânica, sedum (sedum) é uma planta perene baixa suculenta. Seus galhos emaranhados se assemelham a um arbusto raquítico em muitos aspectos. O nome científico da planta vem do latim sedare - "pacificar" ou "sentar". No primeiro caso, o nome está associado ao efeito analgésico das folhas de stonecrop. No segundo - com seu crescimento na superfície da terra. A versão russa de "sedum" originou-se da "purificação" ucraniana, já que a planta há muito é usada para tratar problemas intestinais. Entre as pessoas, sedum recebeu vários nomes. É conhecida como erva estridente, lebre ou hérnia.
Seu habitat é muito amplo. O sedum cresce nos campos e encostas secas de quatro continentes ao mesmo tempo: Eurásia, África, América do Norte e América do Sul. A planta sedum é reconhecida por folhas grossas que ficam firmes em caules retos e baixos (até 25 cm), rastejando ao longo do solo. As folhas podem ser dispostas de maneira oposta ou espiralada (mosaico). A cor das folhas depende da iluminação da área. Se a planta "assentou" em uma encosta ensolarada, terá folhas vermelhas brilhantes. E se "viver" em uma sombra densa, as folhas serão da cor verde usual.
Plantas resistentes ao inverno cultivadas são plantadas em canteiros e canteiros de flores, são usadas para decorar gramados e complementar várias soluções de design. As espécies de sedum amantes do calor podem ser cultivadas em casa. No total, mais de 600 tipos de sedum de cobertura do solo são distinguidos. No entanto, os jardineiros destacam apenas algumas das variedades disponíveis, que se deliciam com a floração durante todo o verão ou outono.
Variedades e tipos
Existem dois tipos de alvenaria: "Matrona" e "Linda Windsor"... O primeiro tem caule alto - até 60 cm, e folhas verde-azuladas com floração avermelhada. Durante o período de floração, sedum é coberto com flores rosa claro, que externamente se assemelham a erva de São João. O segundo apaixonou-se pelos jardineiros pela cor vermelho-escura dos caules e folhas. As flores desta planta são de cor rubi. Esta é uma decoração muito incomum tanto para um jardim de pedras quanto para um jardim de flores mais familiar. Essas plantas perenes são despretensiosas para cuidar, elas podem resistir ao frio do inverno e à seca do verão da mesma forma.
O sedum branco é considerado uma das espécies mais agressivas, pois cresce instantaneamente e captura literalmente o território da cabana de verão.
Esta planta baixa atinge apenas 10-20 cm de altura. Suas folhas são verdes, mas no outono adquirem uma bela cor vermelha. As flores pequenas são de cor branca ou rosa. Ao longo da temporada de chalés de verão, esta planta demonstra uma incrível mudança de cor, o que a torna indispensável para a concretização de qualquer ideia de design. Sai Atropurpureum e tapete de coral ficam vermelhos com o início dos dias de outono.
Sai Murale também muda a cor de verde brilhante para bronze avermelhado. Cada variedade cresce rapidamente. O resultado é um denso tapete de folhas, e as flores de junho ou julho adicionam leveza a qualquer composição.
O falso sedum distingue-se pelos rebentos rasteiros ou ligeiramente levantados, cuja altura não ultrapassa os 20 cm. As folhas grossas podem ser côncavas, em forma de coração ou em cunhas. As flores de diferentes variedades têm sua própria cor. Purpureum é roxo, Fuldaglut e Schorbuser Blut são rosa escuro, Purpurteppich é vermelho escuro, Roseum é rosa pálido.
O falso sedum se dá bem com qualquer planta, mas suas características de cor fazem com que você escolha suas vizinhas com mais cuidado para que a composição pareça orgânica. Todas as variedades florescem em julho ou no início dos dias de agosto, e cada uma delas é caracterizada por folhas verdes exuberantes com bordas roxas ou violeta-avermelhadas nas bordas.
No outono, a folhagem adquire uma bela tonalidade carmesim.
A espátula Sedum recebeu esse nome por causa de suas folhas oleosas em forma de escapular. As pequenas flores amarelas desta espécie deliciam-se com o seu aparecimento durante os primeiros dois meses de verão. Este tipo de sedum cresce bem, mas cresce lentamente. Também é dividido em vários tipos. Cabo branco tem uma cor cinza esbranquiçada. Purpureum difere em folhas azuis com bordas roxas e uma flor prateada. Eles parecem interessantes em combinação com as flores brilhantes das plantas plantadas na vizinhança. Ambas as variedades não toleram invernos frios e sem neve. Portanto, no frio severo, eles devem ser envolvidos em palha ou feno.
Uma variedade interessante de stonecrop é o sedum cáustico. Sua altura não ultrapassa 5 a 10 centímetros. Mas as folhas amarelas de suas variedades permitem colocar acentos interessantes ou criar um jogo de contrastes. além disso cultivar Aureum difere em pequenas folhas amarelas brilhantes, e Rainha amarela - verde limão. O sedum Lydian tem propriedades semelhantes. Só a cor das folhas agrada aos olhos com um verde agradável, que muda de cor conforme a estação.
Como plantar?
A época de plantio da cobertura sedum depende da região em que o jardineiro mora. Por exemplo, nas regiões do sul do nosso país, esta planta é plantada por volta de meados de setembro, antes do início das primeiras geadas.... Esse tempo é suficiente para a muda se adaptar, criar raízes e crescer rapidamente.
Na zona de cultivo de risco, sedum é plantado em terreno aberto quando a temperatura para de cair abaixo de 10-15 graus. Via de regra, condições favoráveis ocorrem na última década de maio.
Você deve encontrar um local adequado para o plantio de colheitas de pedras. Deve ser ensolarado ou sombra parcial moderada. Se você plantar uma planta em uma área densamente sombreada, seus caules tenderão a clarear. A altura natural do sedum mudará acentuadamente, o que afetará negativamente as propriedades decorativas da planta.
Imediatamente antes do plantio, deve-se cavar o solo e aplicar fertilizante orgânico.
Em seguida, você precisa fazer um pequeno furo e despejá-lo abundantemente com água morna e sedimentada. Depois disso, brotos suculentos podem ser plantados no solo e polvilhados com solo. Imediatamente após o plantio, o sedum não é regado. Pela primeira vez após o plantio, a planta deve ser "regada" somente depois de uma semana. É muito fácil plantar esta planta despretensiosa, e para o normal crescimento da cultura é necessário cuidá-la integralmente.
Como cuidar bem dele?
Todas as variedades e tipos de sementes de pedra são despretensiosas e resistentes aos caprichos do clima. É suficiente para o jardineiro seguir uma série de procedimentos padrão para cuidar das plantas de jardim. Por exemplo, eles devem ser regados apenas em verões quentes e secos. Ao mesmo tempo, basta umedecer o solo - essas plantas não gostam do excesso de umidade. Se o tempo frio e chuvoso for estabelecido, as colheitas de pedras não precisam ser regadas.Isso evitará que as raízes se deteriorem.
Sedum é alimentado se eles se recusarem a florescer no devido tempo ou se os arbustos forem caracterizados por folhas esparsas. No primeiro caso, aplica-se a fertilização, visando a ativação da floração, no segundo - fertilizantes nitrogenados, que estimulam o crescimento das folhas. No entanto, na maioria dos casos, os sedums lidam com a floração e o crescimento das folhas por conta própria.
Outro ponto importante é a poda. Este procedimento é realizado se um sedum coberto de vegetação preencheu áreas que não eram destinadas a ele. Para aparar o sedum, é necessário pegar uma faca ou pá afiada, cavar com cuidado o excesso de talos, recolhê-los em um balde e retirá-los do local.
É importante não deixar cair os arbustos escavados algures no caminho do jardim, porque este “invasor” enraíza-se simplesmente agarrando-se ao solo.
Pouco antes da primeira geada, a planta deve ser preparada para o inverno. No sul da Rússia, eles se limitam a podar brotos altos e secos. Nas regiões do norte, as colheitas de pedras são isoladas com folhagem seca ou material de cobertura (o lutrasil é mais adequado para esses fins). E depois disso, a cultura do caroço é plantada com galhos e deixada até a primavera.
Se o sedum for introduzido como uma planta doméstica, será útil para o proprietário conhecer algumas nuances. Por exemplo, o pote com ele deve ser colocado em parapeitos de janela bem iluminados. A luz solar direta ou a luz difusa brilhante são incentivadas. O solo deve ser respirável, a rega deve ser moderada. Se a sala não estiver quente, o stonecrop pode ser regado apenas uma vez por mês. O transplante é realizado na primavera. As plantas jovens são movidas para um novo vaso a cada ano, adultos - uma vez a cada 5 anos. Sedum deve ser alimentado apenas se for absolutamente necessário e cortado se a planta tiver claramente perdido sua forma.
Métodos de reprodução
Plantas sedum de jardim e de interior podem ser cultivadas a partir de sementes. Mas este é um método muito problemático que requer conformidade com muitas condições. Portanto, experiente os jardineiros são aconselhados a propagar as colheitas de pedras por meio de estacas. Isso é feito de forma muito simples. Uma planta forte e saudável é escolhida como espécime-mãe.
Partes dos brotos são separadas dela, dispostas em bandeja, levadas para a varanda, sombreadas e deixadas a secar por 2 a 3 horas. Em seguida, a muda é plantada em campo aberto (ou em vaso de flores). Não é necessário regar após o plantio. Se a planta for plantada em canteiro de flores em tempo chuvoso, vale a pena borrifar a estaca com cinza de madeira para que não apodreça em solo úmido.
Doenças e pragas
O sedum tem forte imunidade. Via de regra, essas plantas adoecem se o jardineiro violar as regras de cuidado. Por exemplo, a rega excessiva no verão frio leva à ocorrência de doenças fúngicas... Livrar-se deles não é fácil, mas é real. Para isso, as partes doentes das plantas são cortadas com uma faca afiada e os cortes borrifados com cinza de madeira. Em casos avançados, você deve usar drogas desinfetantes especiais.
Se sedum se apaixonou por um ácaro, a planta deve ser tratada com Aktellik. Esta ferramenta irá livrar-se da praga em pouco tempo. Da mesma forma, eles lutam contra tripes e pulgões. No entanto, qualquer problema é mais fácil de prevenir do que remediar. Portanto, periodicamente vale a pena borrifar as folhas de stonecrop com uma solução de sabão em pó ou infusão de tabaco.
Tipos de sedum e cuidados com eles no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.