Sedum: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Selecionando e preparando um local de pouso
  4. Como plantar em terreno aberto?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Cultivar uma casa em vasos
  7. Métodos de reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Uso em paisagismo

Sedum é uma planta bonita, muito despretensiosa em seu conteúdo. Devido à floração exuberante e à forma invulgar das placas de folha, ocupa um lugar digno entre as espécies decorativas e é activamente utilizada na concepção paisagística. O artigo discutirá as variedades da flor, as complexidades do plantio e do cuidado.

Peculiaridades

Sedum, ou sedum (do Lat. Sedum), é um membro da família da selva e pertence às suculentas. A palavra "sedum" veio do ucraniano para a língua russa, na qual soa como "limpeza" e significa um meio de limpar feridas. Entre as pessoas, sedum é freqüentemente chamado de repolho de lebre, grama estridente e febril. O nome científico - sedum - traduzido do latim significa "pacificar" (significando o efeito analgésico da flor) ou "sentar", o que provavelmente se deve ao fato de muitas variedades da flor literalmente se espalharem pelo solo e pelas pedras.

O sedum é uma planta perene, menos frequentemente bienal, herbácea, arbustiva ou semi-arbustiva que cresce em prados e encostas secas da América do Sul e do Norte, África e Eurásia. A marca registrada da flor são suas folhas carnudas sésseis. Não possuem pecíolos e são pintados em tons de cinza, verde, cinza acinzentado e até rosa.

Além disso, a cor das folhas depende não só do tipo de colmo, mas também das condições de crescimento. Portanto, em plantas que vivem na sombra, a cor das folhas não é tão saturada como em espécimes que crescem ao sol. Além disso, às vezes aparecem estrias avermelhadas na folhagem, o que está associado às peculiaridades da composição do solo e da água.

As folhas do sedum têm forma incomum e podem ser cilíndricas, em forma de disco, ovóides e ovais.

O pedúnculo é bem ramificado, tem uma estrutura carnuda e pode crescer rapidamente. Flores densas bissexuais formam inflorescências umbeladas e parecem muito impressionantes. A maioria das variedades começa a florescer na segunda metade do verão, e apenas algumas delas florescem no outono.

As flores amarelas, vermelhas, brancas e azuis claras têm pétalas ligeiramente dobradas e, se expandindo, formam um tubo estreito com numerosos estames e ovários aparecendo dele. As flores exalam um aroma agradável e persistente, que atrai muitos insetos.

A descrição do sedum seria incompleta sem mencionar as propriedades benéficas da flor. Devido ao alto teor de vitaminas, taninos, alcalóides, cumarinas, flavonóides, glicosídeos e saponinas, a planta é amplamente utilizada na medicina popular. Decocções, infusões e extratos de sedum são usados ​​como antiinflamatórios, cicatrizantes, laxantes, diuréticos, analgésicos e tônicos e são utilizados no tratamento de escorbuto, queimaduras, aterosclerose, malária, gota e choques nervosos.

Quase todas as variedades de flores são usadas como remédio, com exceção da pedra cáustica. Esta espécie pode ser utilizada com muito cuidado, no entanto, devido à sua elevada toxicidade, é mais sensato abandoná-la por completo.

As contra-indicações para obter fundos baseados em sedum são gravidez, crianças com menos de 18 anos de idade, hipertensão e irritabilidade nervosa.

Tipos e variedades

O gênero stonecrop possui mais de 500 espécies, muitas das quais não são cultivadas e crescem em seu ambiente natural. Abaixo estão várias variedades ornamentais que são frequentemente usadas para paisagismo e são cultivadas como flores de interior.

  • Sedum grande (de lat. Máximo), também conhecida como medicinal e comum, é muito difundida na Europa, onde cresce perto de pinhais e nas margens de rios. A planta se distingue por belas folhas densamente aderidas ao caule carnudo, pintadas de uma rica cor verde. A espécie é mais utilizada como planta de rua, pois por causa da seiva venenosa, nem todos os produtores querem cultivá-la.

No entanto, algumas variedades são bastante adequadas para o cultivo doméstico e são muito apreciadas pelos produtores de flores. Isso inclui a variedade "Matrona", que cresce até 60 cm e se distingue por belas folhas verde-azuladas com uma flor avermelhada. Durante o período de floração, o arbusto é coberto por inflorescências rosa claro e parece muito elegante. A variedade não é menos popular. Linda Windsor, que se distingue por fortes hastes cor de vinho, folhas vermelho-escuras e inflorescências hemisféricas com flores de rubi espetaculares.

  • Sedum de Morgan (do latim Morganianum) pertence à espécie termofílica e cresce no México. Na Rússia, ela é encontrada apenas como uma flor perene ampelosa de interior. A planta tem caules altos castanho-avermelhados (até 100 cm) e folhas cilíndricas ou oblongo-elípticas verde-claras, que caem rapidamente se manuseadas descuidadamente. A espécie é caracterizada por densas inflorescências em forma de guarda-chuva de 10-15 botões rosa-avermelhados e possui floração abundante.

A flor é bastante venenosa, por isso requer cuidados especiais na hora de crescer. Entre as variedades mais populares estão "Burrito" e Harry Butterfield... A primeira distingue-se pelas folhas esféricas recobertas por um revestimento ceroso azulado, apresenta caules de hospedagem até 30 cm de comprimento e flores desde o final da primavera até meados do verão.

O segundo é um híbrido de sedum e echeveria e se distingue pelas incomuns folhas verdes pontiagudas que se projetam em diferentes direções.

  • Sedum de Siebold (do lat. Sieboldii) cresce no Japão, na ilha de Shikoku, e é usada como flor de estufa. No interior, a espécie é cultivada como uma planta perene ampelosa, colocando-a em vasos suspensos, cestos e vasos. A planta se distingue por hastes avermelhadas e folhagem cinza-azulada ou verde-azulada com bordas recortadas.

A espécie não forma frutos e flores com flores rosa brilhante com uma tonalidade lilás com um centro carmesim escuro ou cereja. No inverno, a planta perde a folhagem e, com a chegada da primavera, cresce rapidamente de novo. A variedade mais popular entre os floristas é "Mediovariegatum" (do Lat. Mediovariegatum), que se distingue por belas flores vistosas e tem uma mancha amarelada em cada folha, que se torna vermelha no final da estação de crescimento.

  • Stonecrop Kamchatka é representado por uma planta perene de rizoma rastejante, graças ao qual a espécie se multiplica rapidamente e cobre o espaço que lhe é proporcionado com um belo tapete verde escuro. A espécie é caracterizada por flores amarelo-alaranjadas vistosas e folhas ovais. A floração começa em meados de junho e dura 3-4 semanas. A planta é usada ativamente na medicina popular para o tratamento de abcessos e tumores.

A espécie é comum no Extremo Oriente, Kamchatka e Sakhalin, onde cresce em colinas e encostas rochosas. É cultivado como espécie decorativa desde 1841.

  • Sedum cáustico difere em caules bem ramificados, não ultrapassando 10 cm de altura, e em folhas ovais de até 6 mm de comprimento com pequenos dentículos nas bordas. Os pedúnculos têm uma estrutura encurtada e consistem em inflorescências soltas de cor amarelo dourado. Uma das variedades mais populares é "Rainha Amarela" (do latim Yellow Queen). A flor é caracterizada por pequenas folhas de limão-limão e inflorescências amarelas venenosas, consistindo de pequenas flores parecidas com estrelas. A variedade distingue-se pela abundante floração, que ocorre em meados do verão.

Os frutos são formados no final de agosto - início de setembro e são representados por cápsulas com sementes.

  • Sedum espanhol (de Lat. Sedum hispanicum) cresce até 5-15 cm e pode ter folhas verdes claras, amarelas claras, cinza-rosadas ou roxas, dependendo da variedade. A floração começa em junho e dura cerca de um mês. Com o agravamento das condições de detenção, a espécie passa a ser anual, mas em solos férteis cresce muito rapidamente e captura grandes áreas.

A planta floresce com belas flores brancas ou rosa, reproduz-se bem por auto-semeadura. Entre as variedades populares da espécie pode-se destacar "Purpureum" (de Lat.Purpureum) e "Aureum" (do Lat. Aureum).

  • Rock sedum (do Lat. Sedum Rupestre) cobre o solo com um tapete contínuo de até 10 cm de altura, tem folhas verde-azuladas e flores amarelas brilhantes. A floração começa em junho e dura cerca de 4 semanas. A planta não tolera umidade excessiva, é bastante resistente ao inverno, fica bonita no paisagismo de telhados e paredes e é frequentemente usada como uma espécie de cobertura do solo. Entre as variedades populares estão "Angelina" (de Lat.Angelina) e "Monostrozum Kristatum" (do Lat. Monostrosum Cristatum).
  • Sedum seis fileiras (do Lat. Sedum sexangulare L) está listado no Livro Vermelho da região de Leningrado como uma planta ameaçada de extinção. A suculenta tem um rizoma ramificado, caules densamente frondosos e folhas carnudas cilíndricas com 36 mm de comprimento. As inflorescências são formadas por flores sésseis de 5 membros com uma corola amarelo pálido. A planta dá frutos abundantes e se multiplica facilmente com as sementes. A floração ocorre em julho.
  • Sedum false (do Lat. Sedum spurium) é resistente ao inverno, tem um rizoma rastejante e hastes se ramificando da base até 20-25 cm de comprimento. As folhas carnudas verde-escuras são opostas e crescem até 2,5 cm de comprimento e 1 cm de largura. A variedade é muito popular entre os residentes de verão. "Pinky Winky", que é um arbusto de até 20 cm de altura com uma bela folhagem verde brilhante e flores rosa. A planta é resistente à seca e fotófila, com falta de iluminação, estende-se fortemente e perde a atratividade.

A variedade é freqüentemente usada como planta de cobertura do solo em jardins.

Selecionando e preparando um local de pouso

Antes de plantar sedum em terreno aberto, você deve escolher o local certo. A planta pertence à categoria de amantes da luz e prefere locais ensolarados com pouco sombreamento natural durante o dia. Se a cultura for colocada na sombra, pode perder o brilho da cor e o efeito decorativo. Você também precisa prestar atenção ao solo. A melhor opção seriam solos soltos e bem drenados, sem estagnação de líquidos e com proporção significativa de areia de rio.

Uma característica distintiva do stonecrop é sua incrível capacidade de crescer em solos esgotados e solos rochosos. - isto é, nas condições em que cresce na natureza. No entanto, se você adicionar um pouco de húmus ao solo, o sedum se mostrará em toda a sua glória e surpreenderá os proprietários com flores excepcionalmente exuberantes e suculenta vegetação.

Devido à sua composição de solo pouco exigente e resistência geral, sedum pode crescer em um lugar por até 5 anos.

Como plantar em terreno aberto?

Sedum é plantado em terreno aberto com mudas, que são compradas na loja ou cultivadas de forma independente. Para isso, no início de março, despeja-se o solo em um pequeno recipiente, as sementes são dispostas, um pouco polvilhadas com substrato e levemente umedecidas. Em seguida, são cobertos com polietileno, colocados na bandeja de vegetais da geladeira e mantidos por 2 semanas.

Em seguida, o recipiente é colocado em um local aquecido e bem iluminado, de vez em quando borrifado com um borrifador, evitando que a terra resseque. Todos os dias durante 15-20 minutos o filme é retirado, permitindo que a plantação respire.

Depois que as primeiras filmagens aparecem, o filme é removido. Assim que aparecerem 2 folhas nas plantas jovens, elas serão mergulhadas em recipientes separados. Antes de desembarcar na rua, os brotos são regularmente umedecidos e levemente soltos. Uma semana antes do transplante, as mudas de sedum começam a endurecer. Para isso, os recipientes com brotos são levados para a rua e, a partir de 20 minutos, o tempo de permanência ao ar livre é aumentado diariamente.

Por volta da segunda quinzena de maio, quando a ameaça das geadas noturnas passou por completo, as mudas são transplantadas para o campo aberto. Por esta na área preparada, são cavadas covas de até 20 cm de profundidade e o fundo drenado de argila expandida, brita ou tijolo quebrado. Por cima é colocada uma mistura nutritiva de areia, turfa e húmus, tomadas em partes iguais, são feitas pequenas depressões no substrato e plantadas mudas.

A distância entre os buracos adjacentes não deve ser inferior a 20 cm, caso contrário as plantas ficarão muito lotadas. Em seguida, as plantações são regadas com água morna decantada e transferidas para um regime de cuidados gerais. As plantações de pedras jovens começam a florescer após 2 a 3 anos.

Como cuidar bem dele?

O sedum é uma planta pouco exigente e precisa de manutenção mínima, consistindo em regar, alimentar, podar e preparar para o inverno.

  • Sedum não gosta de umidade excessiva e requer irrigação moderada. As plantas novas e recém-plantadas são regadas com um pouco mais de frequência, e os arbustos maduros - apenas com seca prolongada. Ao regar as espécies domésticas, eles são guiados pelo teor de umidade do solo, evitando que ele seque e rache excessivamente.
  • O Stonecrop deve ser alimentado algumas vezes por ano. - pouco antes da floração e após o seu término, utilizando fertilizantes minerais complexos líquidos para as suculentas. O revestimento de cobertura só é aplicado após a rega, caso contrário existe o risco de queimar as raízes das plantas. Para o cultivo de solos de perenes, recomenda-se fertilizar o solo com uma solução de verbasco diluído em água na concentração de 1:10, ou com uma solução de fezes de pássaros diluída na proporção de 1:20. Isso deve ser feito no outono, após o desbotamento da planta. Você não pode fertilizar sedum com esterco fresco.
  • Sedum rapidamente acumula massa verde e requer poda regular., durante o qual velhos rebentos nus, inflorescências murchas e caules muito longos do arbusto são removidos. As plantas perenes de rua são podadas na segunda metade do outono, cortando os brotos próximos ao solo e deixando o "cânhamo" de até 4 cm de altura.
  • Com a chegada das geadas noturnas, o arbusto podado é coberto com matéria morta em forma de palha, agulhas ou ramos de abeto. Em regiões com invernos frios e sem neve, um material não tecido de cobertura é colocado no topo da cobertura morta. Em áreas onde há muita neve no inverno, a planta não precisa de abrigo adicional.

Cultivar uma casa em vasos

A planta sedum pode ser cultivada não apenas em campo aberto - ela provou ser uma planta de casa e cresce bem em casa. Só é importante escolher a variedade certa, bem como seguir as regras da tecnologia agrícola.

  • Para plantar uma flor você precisará de um recipiente raso com fundo perfurado, sobre o qual uma camada de drenagem de argila expandida ou seixos é colocada. A mistura de solo para sedum é comprada pronta ou feita de forma independente, misturando turfa, turfa e areia de rio em uma proporção de 2: 1: 1.
  • Substrato nutriente Despeje em uma panela e hidrate bem. Então, depressões do tamanho de um rizoma são formadas nele e as mudas são plantadas. Após o plantio, a planta fica levemente sombreada e tente não incomodar.
  • Depois de uma semana, a panela é movida para um local ensolarado e sem correntes de ar. No verão, a temperatura do ar na sala onde a flor está localizada deve ser de +24 ... 28 ° С.A sala é regularmente ventilada e em dias calmos levam a flor para a varanda ou jardim.
  • A rega é realizada quando a camada superior da terra seca em 1-2 cm. A partir de meados de setembro, a intensidade da rega vai diminuindo gradativamente, e durante o período de dormência invernal da flor, que vai de novembro a fevereiro, é totalmente reduzida ao mínimo.
  • Para o inverno, o sedum é removido para um local fresco com uma temperatura de +8 ... 12 ° С, já que em condições mais quentes continuará a crescer e não descansará. No final de fevereiro, a flor é levada ao calor, gradualmente ensinando a regar. Após o despertar completo, a planta é transferida para um regime de cuidados gerais.
  • O sedum é bem tolerado pelo ar ambiente seco. e não precisa de pulverização adicional. Este procedimento é realizado apenas para remover a poeira da folhagem e dar à flor um aspecto fresco.
  • Você pode transplantar um sedum jovem no máximo uma vez a cada 2 anos. Arbustos mais maduros - a cada 3-4 anos. Para transplantar o arbusto para um novo local, o solo ao redor é bem umedecido, esperam que a água seja absorvida e cuidadosamente escavam o rizoma junto com um pedaço de terra. Nesse caso, você deve agir com muito cuidado, procurando não danificar as folhas da flor.

Métodos de reprodução

O sedum é propagado por sementes, estacas, divisão do arbusto e camadas. Cada um dos métodos é bastante eficaz e pode ser usado com base na preferência pessoal.

  • Método de semente não garante a preservação de todas as características varietais do indivíduo materno e, portanto, não é usado com muita frequência. Antes do início da geada, as sementes são coletadas do sedum e colocadas em uma folha de papel limpa para secar. Uma semana depois, eles são colocados em um saco de papel e removidos até fevereiro. Recomenda-se armazenar o material da semente a uma temperatura de + 18 ... 24 ° C. Na primavera, as sementes são estratificadas na geladeira, após o que são plantadas em recipientes conforme descrito acima.
  • Estacas é um método muito eficaz e conveniente de propagação sedum. Um broto de qualquer tamanho é cortado de um arbusto adulto forte e colocado ao ar fresco por várias horas para intemperismo. Em seguida, é plantado em um recipiente com mistura de solo preparada com solo de jardim e areia, e levemente umedecido. Ao plantar as mudas, certifique-se de que pelo menos um nódulo está enterrado no solo. O enraizamento ocorre rapidamente e, após algumas semanas, o sistema radicular formado começa a crescer. Depois que algumas folhas novas aparecem, a planta pode ser retirada do recipiente e plantada em um canteiro de flores ou em um vaso.
  • Para dividir o arbusto grande sedum coberto de vegetação é cuidadosamente escavado do canteiro de flores e retirado do solo. Em seguida, com uma faca afiada e desinfetada, dividem-no no número necessário de partes, certificando-se de que cada uma delas tenha vários brotos e rins ativos. Os locais de corte são tratados com fungicidas, secos um pouco e a planta é plantada em local permanente.
  • Propagação Stonecrop com a ajuda de camadas permite obter até 10 novas plantas. Para isso, a superfície do solo próximo ao arbusto é limpa de ervas daninhas, umedecida e levemente desenterrada. Em seguida, um caule forte lateral é dobrado ao solo, fixado com alfinetes e polvilhado com substrato nutritivo de 1,5-2 cm de espessura, sendo as estacas bem umedecidas e deixadas no solo para a germinação.

Doenças e pragas

O sedum é uma planta forte e saudável. Os problemas surgem muito raramente e estão associados à violação das regras de cultivo para a criação em recinto fechado ou a verões frios e chuvosos no cultivo em campo aberto. Com o excesso de umidade, aumenta o risco de doenças fúngicas, o que leva ao aparecimento de vários tipos de podridões no solo e no subsolo da flor. Espécimes gravemente danificados são retirados do solo e destruídos, e as plantas recém-infectadas são tratadas com fungicidas e a irrigação é limitada.

Quanto às pragas, elas adoram os suculentos verdes do sedum e incomodam a planta durante o período de cultivo. Pulgões, lagartas falsas, moscas-serras e gorgulhos são especialmente atacados. Para combater o gorgulho, um pano branco é espalhado em volta do arbusto e à noite, à luz de uma lanterna, os insetos são sacudidos sobre ele. Em seguida, as pragas coletadas são destruídas e o arbusto é tratado com uma decocção de pimenta.

Para combater outros insetos, usam-se inseticidas ou acaricidas, como o Actellik e o Fitoverm, ou usam-se remédios populares. Bons resultados são obtidos tratando os arbustos com infusão de malmequeres, cebolas, tansy, urtiga, tabaco e dente-de-leão, bem como polvilhando-os com cinza de madeira e borrifando com decocção de ruibarbo, absinto ou água com sabão.

Uso em paisagismo

A planta sedum fica linda no jardim. Com sua ajuda, você pode organizar espaços bastante grandes, gastando o mínimo de esforço e dinheiro. A flor é altamente valorizada por paisagistas que incorporam as fantasias mais selvagens com ela:

  • uma combinação espetacular de cortador de pedras e hospedeiros é uma solução excelente para criar uma borda;
  • um jardim de flores sedum se tornará um destaque brilhante do jardim e acrescentará variedade à paisagem mais simples;
  • sedum como planta de cobertura do solo dá ao local uma aparência elegante e natural;
  • sedum parece ótimo contra o fundo de vegetação decorativa e árvores decíduas;
  • sedum na composição do arranjo de flores parece muito harmonioso.

O vídeo abaixo contará a você as variedades e complexidades do cuidado com a colheita de pedras.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário