Sedum false: descrição e variedades, plantio e cuidados
Hoje, os floricultores e jardineiros têm a oportunidade de cultivar um grande número de plantas diferentes. Entre as atrativas culturas que se prestam ao cultivo em campo aberto, bem como em casa, vale destacar o sedum, que é muito procurado pelo seu apelo decorativo.
Peculiaridades
Essa cultura tem vários nomes comuns entre os jardineiros. Portanto, sedum false é algumas vezes referido como sedum caucasiano. Este nome dá uma compreensão de onde a planta vem. Na natureza, o sedum cresce na Geórgia, na parte oeste da Armênia, na Ciscaucásia. E também a cultura é encontrada na Turquia e no Irã. Pelas suas características, o sedum é uma cultura herbácea que prefere crescer tanto nas encostas como nos prados.
Como mostra a prática do cultivo de sedum, ela se adapta bem às características climáticas das regiões do norte da Rússia, uma vez que a planta tem propriedades inerentes para manter sua viabilidade mesmo em temperaturas negativas do ar.
De acordo com a descrição botânica, sedum é uma cobertura vegetal perene que aumenta de altura em não mais do que 25-30 centímetros. Entre as variedades individuais, há representantes da suculenta, que pode crescer em altura apenas até 5 centímetros. O sistema radicular é representado por numerosas raízes finas ramificadas, os caules da cultura de pedra, tendo em conta a variedade, são de dois tipos - rasteira ou ascendente.
Os rebentos infrutíferos são geralmente mais curtos do que os férteis em 3-5 centímetros, neste último, no processo de desenvolvimento da cultura, os frutos são formados. A massa verde é representada por folhas de cor saturada, que se desenvolvem de forma oposta. Como regra, o comprimento da placa é de 1 a 3 centímetros com uma largura de no máximo 1 centímetro. A folha é em forma de cunha com pubescência mínima.
As inflorescências de Sedum são guarda-chuvas que crescem entre os brotos retorcidos. As rosetas são representadas por um grande número de pequenas flores, que podem ser pintadas em branco, rosa, carmesim e outras cores, dependendo da variedade. A cultura entra na fase de floração no início do verão, mantendo o frescor das flores até agosto.
A planta poderá florescer já no segundo ano de vida, quando termina a formação do grosso dos brotos. Na natureza, a floração pode ser representada por um tapete verde com pequenas e atraentes rosetas multicoloridas no topo. No cultivo da pedra em casa, pode ser extremamente difícil conseguir a floração.
Os frutos de Sedum contêm um grande número de sementes empoeiradas, que são caracterizadas por altas taxas de vitalidade. No final do verão, a maioria das espécies de alecrim solta as folhas.
A cultura é perene, porém, quando cultivada para fins decorativos, exigirá renovação regular, o que terá um efeito positivo em sua atratividade. Recomenda-se recitar pelo menos uma vez a cada 5-6 anos.
Variedades
Dentre os representantes desta cultura disponíveis, vale destacar os mais procurados.
Sedum false crimson
Uma cultura que se desenvolve até 20-25 centímetros.Rebentos rastejantes, massa verde é pintada em um tom rico. Devido à sua estrutura, a planta cobre totalmente o solo. Algumas colheitas de pedras podem ter até 50 centímetros de diâmetro. As folhas são fortes, nas pontas podem apresentar entalhes de 4x6 centímetros.
As inflorescências crescem em forma de escudo, a cor das flores será vermelho-púrpura, também existem plantas com a cor rosa das pétalas. A floração dura cerca de 1,5-2 meses, começando em junho. No entanto, sedum pode entrar na fase de floração mais tarde, à luz das características climáticas da região onde cresce. No outono, a planta perene perde sua folhagem.
"Tricolor"
Uma variedade que cresce até 15 centímetros de altura. A folhagem é de tamanho médio, mas isso não impede que a planta forme um tapete florido atraente no solo durante o seu desenvolvimento. Sedum deve seu nome à cor das folhas, que são placas com listras verdes e brancas, e com a chegada do outono, o rosa se soma aos tons principais. A massa verde tem formato alongado, havendo entalhes nas pontas da folha. A cultura atinge o auge de sua atratividade decorativa nas áreas ensolaradas do jardim. As inflorescências são de cor branco-rosa.
Roseum
A suculenta tem hastes rastejantes que se alongam em 15-20 centímetros, brotos contendo hastes de flores geralmente crescem até 25 centímetros. A cultura pode crescer rapidamente. O sedum entra na fase de floração em junho, decorando o local até o final do verão. A floração é abundante, de modo que a massa verde entre as numerosas flores rosadas pode ser pouco visível.
"Koktsineum"
Sedum, com 20 centímetros de altura e folhas verdes ovais. Alguns representantes apresentam uma coloração avermelhada. A planta floresce com lindas flores rosa que parecem estrelas, com um diâmetro de não mais que 1 centímetro.
Durante o período de floração, a cultura exala um aroma agradável. Normalmente, o sedum é decorado com flores de julho a agosto.
"Manto verde"
Uma pequena planta suculenta que cresce até no máximo 10 centímetros. A folhagem é densa, apresenta uma cor esmeralda com uma placa arredondada. A flor será inicialmente branca, depois as inflorescências mudam de tonalidade para rosa.
Ainda entre as variedades populares, vale destacar:
- Fuldaglut;
- "Corar";
- Voodoo e outros.
Como plantar?
Para todas as suculentas, é importante que o local escolhido para o enraizamento seja de máximo acesso à cor ensolarada, já que a cultura perde sua atratividade na sombra. Se a iluminação no jardim ou em casa for forte, a floração e as sombras serão o mais saturadas possível.
Quanto à escolha de um tipo de solo adequado, a perene adapta-se perfeitamente a qualquer tipo de solo em termos de composição, o principal é que o jardineiro se preocupe com a presença de uma boa drenagem no furo. O plantio de sedum nas terras baixas deve ser abandonado, uma vez que a umidade pode estagnar no solo nessas áreas.
A planta pode ser enraizada em qualquer época do ano, porém, o período mais favorável para isso será a primavera, pois a planta jovem terá tempo para se adaptar às novas condições durante o verão, além de aumentar a massa verde.
O algoritmo de plantio pressupõe o aprofundamento das estacas da cultura com as folhas inferiores previamente removidas para o solo. Em seguida, o solo é compactado e umedecido. Para a reprodução caseira, costuma-se usar vasos largos ou outros recipientes, mas sua profundidade não deve ser grande, pois a cultura tem um sistema radicular rasteiro: não penetra fundo no solo, mas fica localizado próximo à superfície.
Como cuidar bem dele?
Uma vez que o sedum esteja enraizado, a cultura precisará ser devidamente cuidada para crescer. As medidas agrotécnicas não devem causar problemas mesmo para os iniciantes, no entanto, nas primeiras semanas após o plantio, sedum é recomendado para prestar a máxima atenção. O principal trabalho de cuidado envolve diversas atividades.
Capina
Durante o primeiro mês para uma planta enraizada no exterior, a remoção de ervas daninhas será importante, pois a erva daninha pode destruir o sedum, impedindo-o de enraizar. Até que o sedum forme um tapete verde denso no local, o jardineiro precisa remover todas as ervas daninhas próximas a ele.
Rega
Suculentas não precisam de hidratação frequente. Nos casos em que a cultura cresce em regiões com alta umidade e a temperatura do ar raramente sobe acima de + 22 ° C, não haverá necessidade de regar a planta perene. A introdução de umidade será exigida pela planta durante os meses quentes.
Esse trabalho é melhor realizado à noite, evitando a formação de uma crosta na superfície do solo.
Mudança de estações
As safras internas exigirão que o produtor forneça à planta uma mudança natural de estações. Para que a perene tenha a oportunidade de estar em uma fase dormente, que é substituída por um período ativo de crescimento e floração. No primeiro caso, para a cultura é necessário fornecer uma temperatura do ar entre + 8 ... 15 ° C, para a estação de crescimento será suficiente manter uma flor na faixa de temperatura de + 22 ... 25 ° С.
Fertilizante
Se a cultura foi plantada originalmente em solo fértil, não precisa ser alimentada. Se houver excesso de oligoelementos, isso pode levar a um acúmulo ativo de massa verde sem floração.
Em solos pobres ou em áreas com solo rochoso, o mais correto é alimentar a planta com um complexo mineral especial recomendado para suculentas antes da fase de floração.
Poda
Para manter a atratividade do cultivo de pedras, os brotos lenhosos são removidos. Esse trabalho pode ser combinado com a poda sanitária, quando são retiradas da cultura as folhas secas ou inflorescências.
Métodos de reprodução
O perene pode ser propagado de várias maneiras.
Estacas
Para obter material de plantio, é necessário separar os rebentos com raízes da mata-mãe. Ou escolha a parte superior do broto com cerca de 10 centímetros de comprimento, enraizando-o em um substrato úmido.
Método de semente
Para obter uma safra por conta própria, você também pode usar a opção de cultivar sedum a partir de sementes, que os criadores praticam para criar novas variedades. O material coletado ou adquirido é semeado na primavera em vasilhames, umedecendo regularmente o solo por meio de aspersão. Vidro ou filme são usados para criar um efeito estufa. Recomenda-se manter os recipientes a uma temperatura de + 5 ... 7 ° С para o endurecimento. Além disso, o surgimento dos brotos é aguardado dentro de casa em temperatura ambiente. Uma cultura com três folhas já pode ser transplantada para um recipiente separado para desenvolvimento.
Dividindo o mato
Variante que envolve a escavação de uma planta perene adulta, seguida de sua divisão em várias partes com raízes e 2 botões. Cada cultura, após o processamento dos locais cortados, é imediatamente enraizada no local selecionado.
Doenças e pragas
Em geral, a cultura se distingue pela imunidade a muitas doenças, mas com excesso de umidade pode sofrer com fungos. Os sinais da doença são manchas escuras na massa verde. O tratamento consiste na remoção das partes afetadas, bem como na normalização da frequência das regas.
Dentre os insetos que representam perigo para a colheita de pedras, vale destacar:
- tripes;
- pulgões;
- gorgulho.
Para destruir a praga, é recomendável usar uma solução de sabão para pulverizar ou inseticidas comprados em lojas com um grande número de insetos.
Uso em paisagismo
Uma planta perene pode ser cultivada com sucesso em um jardim com árvores decorativas baixas, formando um tapete verde florido sob elas.
Mesmo variedades em miniatura de suculentas podem se tornar uma decoração em um canteiro de flores devido ao seu apelo visual e floração brilhante.
O sedum funde-se na perfeição com as culturas do jardim, à luz das quais, com a ajuda de uma planta perene no jardim, será possível criar pitorescos arranjos de flores.
Como cultivar stonecrop, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.