Sedum cáustico: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Recursos e distribuição
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Uso em paisagismo

Usada em paisagismo, a planta com flores sedum (sedum) é capaz de decorar até mesmo uma superfície rochosa, adicionar cores vivas a ela e se tornar um destaque incomum no design da área local. A sua aparência invulgar torna-o muito decorativo.

A descrição da planta sedum indica diretamente seu pertencimento às suculentas que não requerem cuidados complexos. Do final da primavera até meados do verão, o uso de uma flor amarela no projeto paisagístico permite colocar corretamente os acentos e adicionar cores ao espaço. Mas o que se sabe sobre esta planta?

Como é feito o plantio e o cuidado com a colheita de pedra cáustica? Que métodos de reprodução esta perene rastejante suporta? Como é usado em paisagismo e com quais plantas o sedum funciona melhor? Essas questões devem ser consideradas com especial cuidado, porque com cuidado e posicionamento adequados, o sedum pode se tornar um verdadeiro tesouro para qualquer cultivador.

Recursos e distribuição

Sedum acre - é assim que o nome botânico da planta soa em latim. Na natureza, é encontrado em diferentes zonas climáticas. Sedum cresce no norte da África, oeste da Sibéria, em muitas regiões da Europa e da Ásia. Na Rússia, também pode ser encontrada em todos os lugares, basta prestar atenção à vegetação na região de relevo rochoso em áreas abertas.

Esta planta necessita de muita luz solar e solo seco e solto, não tolera locais úmidos, pantanosos ou sombreados.

A descrição do stonecrop cáustico é consistente com seu nome. Esta suculenta tem raízes fortemente ramificadas que se aprofundam no solo, a superfície do arbusto é compacta, com cerca de 10-20 cm de altura. Vários caules carnudos cobrem folhas ovóides espessas, o sedum floresce com flores amarelas brilhantes que lembram estrelas de cinco pontas. Sedum acre pertence à categoria das plantas medicinais que contêm alcalóides: tem um suco amargo e escaldante que, em contato com a pele e as mucosas, pode causar danos aos tecidos.

Na natureza, o sedum fica lotado, formando verdadeiras clareiras de cores vivas. Em um plantio cultural, pode ser colocado isoladamente ou como parte de composições. Na maior parte do ano, o stonecrop adorna a área com uma vegetação luxuriante, tem a capacidade de crescer rapidamente. A planta floresce do final de maio a julho, sedum pode ser usado como uma planta melífera devido à secreção abundante de néctar durante os meses de verão.

Ao cultivar sedum, é muito importante não plantá-lo à sombra de outras culturas herbáceas ou arbustivas. A planta é muito sensível à quantidade de luz que recebe e, quando sombreada, não recebe condições de crescimento suficientes para si. Vale a pena considerar que nos primeiros anos após o plantio, os arbustos jovens não surpreendem com a decoratividade, deixando passar a maior parte de sua força para o enraizamento. A frutificação e florescimento dos brotos adultos aos 3 anos de idade e mais velhos - nessa época, o sedum está suficientemente estendido em altura e o volume de sua massa decídua diminui.

As sementes de Stonecrop nos ovários amadurecem em agosto, quando os frutos se abrem, tornando-se como estrelas. O fruto do folheto tem uma tonalidade verde clara; ele pode ser encontrado mais frequentemente nas plantas na chuva ou depois dela. Sedum cáustico é bem adaptado para sobreviver em quase todos os ambientes - seu rizoma rastejante pode penetrar fundo no solo ou retirar umidade da superfície. A planta é considerada uma planta perene, capaz de hibernar sem abrigo, porém, em geadas severas, pode perder brotações individuais.

Como plantar?

Plantar sedum no local sempre começa com a escolha de um local adequado. Esta planta requer bastante luz, necessita de um local onde receba radiação ultravioleta suficiente durante o dia. No sol forte, o sedum cresce bem, demonstra o brilho da folhagem e forma botões abundantemente. Além disso, se você plantá-la à sombra, as flores perderão o aroma, motivo pelo qual muitos jardineiros as adoram.

Pelo contrário, esta espécie é despretensiosa para a escolha do solo e é capaz de se adaptar aos solos mais pobres em composição. Como outras suculentas, ela se desenvolve em áreas rochosas. É ideal se o solo estiver suficientemente solto. Argila arenosa ou argilosa é adequada, você pode enriquecer ligeiramente o solo introduzindo cinzas e húmus. Com essa mistura, o sedum crescerá bem e florescerá abundantemente durante o verão.

Nenhuma fertilização necessária durante o plantio. A exceção é uma pequena quantidade de substâncias do grupo potássio-fósforo. Mas você não deve ser zeloso com fertilizantes de nitrogênio - eles estimulam o crescimento, mas reduzem significativamente a resistência dos brotos às doenças.

O processo de plantio é simples, as raízes da planta se adaptam bem a qualquer estresse mecânico e não tem medo deles. Não há necessidade de temer que eles sejam danificados durante a manipulação. Ao transferir sedum de uma panela ou recipiente, é muito importante manter um caroço de terra com a microflora usual. Isso aumentará a taxa de sobrevivência, acelerará a adaptação da cultura a um novo lugar. A melhor época para plantar ou transferir sedum é a estação quente, meses de primavera-verão, quando os processos de vegetação são os mais intensos possíveis.

Ao plantar, deixe pelo menos 25 cm de espaço entre as plantas individuais - isso permitirá que a filha cresça bem. O buraco não precisa ser cavado fundo e seu diâmetro deve ser ligeiramente maior do que o torrão de terra. O fundo da cova é bem drenado, polvilhado com uma mistura especial de solo para cactos ou um substrato auto-preparado e, em seguida, uma muda é colocada sobre ele. O buraco está cheio de terra, regada.

Como cuidar bem dele?

Sedum cáustico não exige muito cuidado, mas precisa de atenção, especialmente para plantas jovens. Um regime especial de irrigação é estabelecido para eles - mais frequente e regular. A necessidade de água do sedum é determinada pelo grau de umidade do solo. Não deve estar muito úmido, mas a terra também não deve secar. Em um verão ameno, você só pode mudar as regras durante um longo período de ausência de chuva.

A remoção de ervas daninhas é uma parte indispensável do bom cuidado com a colheita de pedras cáusticas. Esta planta não gosta muito quando o espaço ao lado é ocupado por raízes de ervas daninhas. Sedum requer remoção frequente de ervas daninhas para permitir que suas raízes recebam a quantidade necessária de nutrientes do solo.

A poda de brotos desbotados é outro passo importante no cuidado com a colheita de pedras. Tais medidas são tomadas com o objetivo de rejuvenescer o arbusto, proporcionando-lhe estímulo adicional de crescimento e ramificação. Durante o período de dormência, recomenda-se cobrir a planta com uma película ou material não tecido, o que permite evitar o congelamento no frio do outono.

A cobertura de sedum não é feita com muita frequência - é suficiente 2 vezes por ano. Tal regime está associado ao fato de que, com a fertilização excessiva, a suculenta perde sua resistência natural aos fatores atmosféricos. Como resultado, mesmo pequenas mudanças climáticas podem prejudicá-lo seriamente. A primeira fertilização é feita antes do início da floração, a segunda após a floração. A composição de nutrientes ideal é a combinação de nitrogênio com estrume líquido, você também pode usar qualquer outro fertilizante orgânico e mineral.

Métodos de reprodução

Sedum cáustico pode ser propagado usando vários métodos ao mesmo tempo. Sementes pode ser semeado em 2 padrões. No primeiro caso, na terceira década de abril, o solo é preparado em campo aberto e, em seguida, são introduzidas sementes. Não é necessário aprofundá-los fortemente, basta semear sobre a parcela e polvilhar levemente com uma camada de areia.

Além disso, as sementes das mudas podem ser semeadas com antecedência. Para isso, a drenagem é colocada no recipiente, em cima dele é uma mistura de solo de 1 parte de solo de jardim, 1 parte de areia e 2 partes de húmus. Em seguida, o solo resultante é umedecido e as sementes são aplicadas sobre ele. Eles são mantidos sob filme ou vidro até que os brotos apareçam. Em seguida, é retirada a miniestufa, as plantas são mantidas em parapeito de janela bem iluminado, se necessário, prolongando as horas do dia com o auxílio de lâmpadas.

Mudas que já atingiram 7 cm de altura são plantadas no solo.

Estacas - Outro método comum de propagação de sedum cáustico. Qualquer arbusto de planta adulta é adequado para o procedimento de corte de brotos. Corte-se uma parte sã e forte do ramo, escolhendo-se um comprimento de 5 a 7 cm, colocada no solo com aprofundamento da base em 3 cm, o enraizamento levará pelo menos 30 dias. As estacas são cuidadas nesta altura como planta adulta.

Sedum precisa de um transplante periódico - a cada 5 anos ele é transferido para um novo local no local. O procedimento é realizado na primavera, no mês de abril, e caso se pretenda propagar a planta no local, durante este período pode-se dividir o mato. É executado com um podador ou uma faca de jardim. As áreas de separação dos cortes são polvilhadas com carvão ativado triturado. Os arbustos são secos por várias horas e depois colocados nos locais escolhidos para o plantio.

Doenças e pragas

Sedum, ao criar as condições de cultivo adequadas para ele, é bastante resistente ao desenvolvimento de doenças. Mas os insetos costumam causar sérios danos a ele. Entre os principais inimigos do sedum cáustico, podem ser notados os seguintes parasitas.

  • Nematóides. Eles infectam a raiz da planta e extraem seus sucos, interrompendo a vegetação normal. Os melhores vermes microscópicos são parasitas perigosos e, quando aparecem, devem ser tomadas medidas imediatamente. Se os brotos começaram a murchar, empalidecer sem motivo, e ao transplantar, inchaço e neoplasias são perceptíveis nas raízes, tal arbusto deve ser destruído imediatamente, e nada deve ser plantado no local de seu crescimento por vários anos.
  • Pulgões e tripes. Essas pragas de insetos estão principalmente interessadas na superfície das plantas. Após a detecção de deformação foliar, perfuração, tubérculos característicos em seu dorso, recomenda-se realizar um exame mais completo do sedum. Se houver insetos, tratamentos inseticidas devem ser realizados.

Até mesmo borrifar com uma solução comum de sabão em pó pode ser benéfico, proporcionando um efeito suficiente com contaminação mínima.

  • Weevil. Ele é atraído pelas folhas do stonecrop, que o inseto pode destruir quase completamente. No combate às pragas, a melhor medida seria utilizar a coleta manual em saco de papel e, em seguida, incinerar. Isso permitirá que você destrua rapidamente a população de gorgulho com dois processamentos da suculenta durante o dia.

Se as normas de irrigação não forem observadas, há uma alta probabilidade de desenvolvimento de sedum cáustico doenças fúngicas. Vários tipos de podridão radicular afetam a parte subterrânea da planta e levam rapidamente à sua morte. Para salvar a planta, você terá que preparar um novo local para ela e fazer um transplante, reduzindo temporariamente a quantidade de rega. Será útil tratar as raízes e locais de crescimento anterior com preparações fungicidas. Isso evitará a contaminação de outras plantas.

Uso em paisagismo

Os paisagistas apreciam as propriedades decorativas do sedum, notando sua aparência impressionante e excelente adaptabilidade. A planta é facilmente combinada com outras espécies em composições de baixo crescimento, mas plantações em cascata com plantações de jardim mais altas não são recomendadas para ela. Ao mesmo tempo, o próprio sedum é organizado em grupos de modo que durante a floração forme um tapete vivo completo, cobrindo densamente o centro do gramado, rochedos, colinas alpinas com flores de asterisco amarelo.

Esta suculenta também é muito valorizada como componente do projeto de um terraço ou varanda. Quando plantados em grandes vasos de flores, os recipientes podem ser usados ​​como decoração de varanda ou colocados em escadas. Nos canteiros perto da casa, costuma-se plantar arbustos sedum no centro, criando uma orla luminosa à sua volta que não viola a atratividade desta planta natural.

O sedum de cultivo ativo é uma boa solução para decorar as falhas do jardineiro. Freqüentemente, estão cobertos de defeitos de calçada, ocupam locais onde é difícil plantar outras plantas. Esta propriedade é especialmente valiosa, porque a planta é adequada para o cultivo mesmo para quem está apenas começando a dominar a decoração da paisagem do jardim.

O próximo vídeo falará sobre as variedades e complexidades do cuidado com a colheita de pedras.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário