Dragas para limpeza de corpos d'água

Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição das espécies
  3. Fabricantes populares
  4. Termos de uso

Umas férias de verão confortáveis ​​em uma casa de campo estão intimamente ligadas à oportunidade de mergulhar em seu próprio reservatório. Infelizmente, mais cedo ou mais tarde, todos os corpos d'água ficam obstruídos e, portanto, precisam de limpeza especial e aprofundamento do fundo. Uma solução prática e eficaz para este problema será o uso de uma draga.

O que é isso?

Uma draga é um veículo flutuante cujo objetivo principal é bombear solo assoreado do fundo de um reservatório até a costa. Este é um ambiente popular para a remoção rápida e eficiente de todos os depósitos de lodo. Tais sistemas têm se difundido na realização de trabalhos de limpeza de reservatórios naturais ou artificiais, instalações de esgoto e um pequeno aprofundamento do fundo.

O mecanismo de qualquer draga tem duas unidades funcionais:

  • unidade principal - mecanismo de amostragem de solo, dutos, bomba potente e instalação para transporte de polpa de lodo;
  • unidade auxiliar - bombas secundárias, um mecanismo de elevação e descida, um sistema de alimentação elétrica, um módulo de segurança, um mecanismo de controle, dispositivos de medição e monitoramento, um sistema de combate a incêndio, dispositivos de aquecimento e ventilação, dispositivos de comunicação.

Descrição das espécies

As dragas são apresentadas numa grande variedade de modelos, sendo classificadas de acordo com diferentes características.

De acordo com os parâmetros de desempenho, existem:

  • especialmente pequeno - menos de 50 m³ / h;
  • pequeno - 50-200 m³ / h;
  • médio - 200-500 m³ / h;
  • grande - 500-1000 m³ / h;
  • extragrande - mais de 1000 m³ / h.

Por parâmetros de design:

  • monolítico;
  • dobrável.

Por tipo de controle:

  • controle remoto;
  • no controle eletrônico;
  • no controle manual.

Além disso, cada tipo de draga pode ter seu próprio sistema de alimentação, parâmetro de colocação do equipamento, características de transporte e número de bombas para coleta de polpa de lodo. Os modelos podem fornecer cabines para o usuário.

As mais difundidas são as dragas a diesel. Eles são usados ​​quando o reservatório está transbordando de poluentes ou se os cursos de água se tornaram intransitáveis. Esses sistemas são usados ​​para limpar lagoas agrícolas, lagoas de armazenamento de plantas de tratamento e qualquer lagoa comercial. As unidades a diesel são apresentadas em uma variedade de modificações, permitindo a amostragem do solo a uma profundidade de 5-6 m. A potência da escavadeira varia de 75 a 325 hp. com., e a potência das bombas permite bombear de 30 a 120 metros cúbicos de poluição por hora.

Para condições de trabalho difíceis, é melhor dar preferência dragas elétricas. Eles são ideais para a coleta de sedimentos de fundo em lagoas de precipitação, bem como outros reservatórios técnicos. As dragas-escavadoras multifuncionais são utilizadas para realizar trabalhos fundamentais.

Essas instalações são especializadas não apenas na limpeza, mas também na reabilitação costeira, manutenção de barragens e diques.

Para coletar detritos flutuantes da superfície da água é indispensável escumadeira... Este dispositivo pode recolher uma grande quantidade de lixo com um diâmetro de até 100 cm, estes produtos são móveis na água, são facilmente transportados ao longo da costa e o funcionamento da instalação baseia-se na utilização de tecnologias amigas do ambiente. Além disso, imediatamente após a ligação, a unidade atinge seu desempenho máximo.

Para limpar lagoas privadas, eles costumam usar mini-instalações... As vantagens desse equipamento são que podem ser usados ​​nessas águas, onde o acesso de equipamentos maiores é difícil. Devido ao seu tamanho compacto e produtividade suficiente, é utilizado em lagoas e lagos com uma extensão de vários hectares. Essas instalações são freqüentemente usadas para restaurar praias abandonadas e criar áreas de recreação confortáveis.

Fabricantes populares

  • "Caranguejo". O equipamento é fabricado em Vologda. Este é um dos modelos mais compactos com pequenas dimensões dobradas, é facilmente transportado numa "Gazela" normal. Possui produtividade que varia de 15 a 30 m³ / h. O custo é de cerca de 200 mil rublos.
  • A draga tem características semelhantes "Netuno".
  • "Gudgeon". Equipamento produzido em Yaroslavl. Difere em base de pontão, por isso é mais utilizado para a limpeza industrial de tanques. O peso da instalação é de quase 1,5 toneladas, portanto, é necessário um equipamento especializado para movê-la. O mais difundido "Gudgeon" recebido na limpeza de reservatórios, nos quais possui estacionamento próprio. A produtividade por hora é alta - até 200 m³. O preço é de 750-850 mil rublos.
  • "Piranha". Essa draga é fabricada nos EUA, foi lá que moradores de pequenos assentamentos começaram a usá-la para se livrar da areia e do lodo de fundo causados ​​pela corrente. A base da draga é um catamarã, onde se encontram todos os equipamentos de trabalho necessários. A unidade é equipada com motor a gasolina para livre circulação no reservatório. A Piranha é reconhecida como a melhor solução para proprietários de lagos e lagoas particulares. A capacidade é de 15 m³ / h - o suficiente para limpar completamente uma pequena área próxima ao píer ou para lavar uma pequena praia em poucas horas. Custo de instalação - 600 mil rublos.

Termos de uso

É necessário recorrer à limpeza do reservatório nos seguintes casos.

  • Quando a tonalidade e o grau de transparência da água mudam - geralmente torna-se uma consequência da supersaturação com microrganismos biogênicos. Além disso, uma quantidade significativa de suspensão de argila e areia fina leva à turbidez.
  • Crescimento excessivo de algas ou juncos - o acúmulo de brotos torna o reservatório raso, fazendo com que a água nele se aqueça rapidamente, o que estimula o crescimento ativo de todos os tipos de vegetação.
  • Cheiro forte torna-se uma consequência da reprodução ativa de fungos e bactérias patogênicas em corpos d'água.

O melhor é fazer a limpeza em maio, época em que o florescimento da vegetação do açude está apenas começando. A frequência ideal de manipulações é de 1 ano. Para a autolimpeza de pequenos lagos e lagoas privadas, geralmente são utilizadas minidragas.

Apesar de seu tamanho compacto, eles são equipados com uma bomba bastante potente, de modo que são capazes de coletar de forma rápida e eficiente quaisquer sedimentos do fundo.

O processo de operação de todos os tipos de dragas é baseado em um único princípio:

  • primeiro, são realizados cálculos, que levam em consideração a taxa de alimentação da mistura de fundo, bem como os parâmetros gerais da passabilidade do tubo;
  • em seguida, a bomba é baixada até o fundo do tanque, bombeando água para ele;
  • em seguida, ligue o motor e bombeie todo o ar do tubo de sucção;
  • devido ao vácuo formado, a água e o lodo são puxados para dentro;
  • a mistura coletada é bombeada para a costa ou coletada no porão.

Depois de concluir o procedimento de limpeza, levará mais 3-4 meses para a lama assentar. Quando a água volta à sua transparência, os peixes podem ser lançados no tanque, se desejado. A limpeza da lagoa é o procedimento recomendado. Com a poluição excessiva, o ecossistema é perturbado.

Além disso, a necessidade de limpeza se deve à necessidade de manter o aspecto estético do tanque. Concordo, todos acharão muito mais agradável relaxar na margem de um corpo de água limpa, e não sentar perto de uma fossa de esgoto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário