Métodos de tratamento de água

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Determinação do grau de poluição
  3. Visão geral dos métodos mecânicos
  4. Descrição dos métodos químicos
  5. Métodos biológicos
  6. Outras opções
  7. Dicas para cuidar do lago

Qualquer reservatório artificial, mais cedo ou mais tarde, fica poluído - o fundo fica assoreado e a água fica turva. Para não pagar os dispendiosos serviços de especialistas, muitos procuram fazer a limpeza com as próprias mãos. Como fazer isso - falaremos sobre isso em nossa análise.

A necessidade de um procedimento

Um lago artificial geralmente está localizado no território de uma casa de verão ao ar livre. É por isso que está exposto à poluição de origem natural e mecânica. Entre as principais fontes de poluição estão:

  • soprado pelo vento folhas, ramos pequenos e grandes;
  • pequeno bio-resíduo - insetos, microrganismos e seus resíduos;
  • grande bio-resíduo - minhocas, trepadeiras e até roedores.

Pode haver muitas razões para a poluição da água em uma casa de verão. Os mais comuns são:

  • número excessivo de microorganismos vivendo no fundo da lagoa - a atividade ativa de bactérias e fungos leva a uma diminuição do oxigênio na coluna d'água, o que estimula o crescimento ativo e a floração da lentilha-d'água e provoca o aparecimento de uma película oleosa na superfície;
  • acúmulo de produtos residuais de peixes e animais aquáticos na água, assim como as substâncias resultantes da decomposição das plantas, isso leva ao aparecimento de lama, a água em tal reservatório é aquecida de forma desigual e isso aumenta o aparecimento de microflora patogênica.

É bastante problemático proteger um reservatório no país de fontes de poluição. É por isso que de vez em quando você deve recorrer a medidas para purificá-lo.

Determinação do grau de poluição

Certas alterações podem ser o motivo do trabalho de limpeza.

  • Perda da transparência da água e descoloração. Isso pode indicar o início da eutrofização ou pode indicar que grandes quantidades de suspensões inorgânicas entraram na lagoa, geralmente areia, terra ou argila. A mudança na cor do reservatório também está associada à atividade vital dos microrganismos, que passaram a se desenvolver ativamente devido ao grande volume de matéria orgânica acumulada no fundo.
  • Crescimento excessivo da lagoa com plantas. Isso acontece quando depósitos de lama se formam no fundo. Como resultado, o reservatório artificial se torna raso e aquece rapidamente.
  • A aparência de um cheiro podre... É uma consequência da atividade de fungos e bactérias, cuja colônia aumentou dramaticamente.

Normalmente, esses três sintomas são suficientes para limpar efetivamente um lago de jardim de tudo o que o torna não uma peça estética da natureza, mas um poço comum com água suja. A escolha da técnica de tratamento de um reservatório depende diretamente do grau de sua poluição.

Existem quatro estágios principais de poluição.

  • O primeiro - o reservatório está cheio de restos de plantas (fragmentos de caules, galhos, folhas, penugem ou pólen).
  • O segundo - a superfície do tanque começa a exalar um forte cheiro de podre e é coberta por uma fina película oleosa.
  • Terceiro - a vegetação se espalha na água, pode ser algas azul-esverdeadas, lentilha d'água ou taboa.
  • Quarto - o mais serio. Formação excessiva de gás na coluna d'água. Isso geralmente acontece se o esgoto cair na lagoa artificial.

Visão geral dos métodos mecânicos

A purificação mecânica de um reservatório envolve o uso dos filtros mais simples.Eles deixam a água passar por si mesmos, retendo todas as partículas de detritos, algas, grama e plâncton grande.

Limpeza manual

O método manual de limpeza do reservatório é eficaz apenas no primeiro estágio, quando grandes fragmentos de resíduos vegetais de diferentes tamanhos devem ser removidos da água. Em todos os outros casos, o trabalho é trabalhoso e ineficaz ao mesmo tempo. A limpeza manual é considerada apenas como medida profissional... A filtração manual periódica da água em uma lagoa artificial evita o problema, mas não o elimina de forma alguma.

Para fazer a limpeza, será necessária uma rede, uma bacia, além de um ancinho em leque e um dispositivo "gato". Uma rede, um ancinho e um gato da superfície do tanque recolhem cuidadosamente todo o lixo com lentilha d'água e são jogados em um balde.

A desvantagem deste trabalho é que permite limpar exclusivamente as camadas superficiais da água, enquanto a profundidade não é afetada.

Aspirador de água

O uso de um aspirador de água com sucção de lodo será mais eficaz. Você pode comprar esse dispositivo em qualquer loja especializada e, se desejar, fazer você mesmo. Esse dispositivo funciona com o mecanismo de um aspirador de pó - ele suga todo o líquido contaminado, filtra-o completamente e depois o devolve ao reservatório.

No entanto, o escopo de tal equipamento é limitado. O dispositivo não pode ser usado em lagos habitados por rãs ou peixes. Caso contrário, o equipamento elétrico destruirá uma proporção significativa de girinos e alevinos.

Skimmer

Outro dispositivo elétrico que ajuda a realizar uma limpeza eficaz é uma escumadeira (draga). Para limpar um reservatório coberto de vegetação, armadilhas especiais são colocadas em sua área mais poluída. Eles são conectados por meio de uma mangueira flexível a uma poderosa bomba localizada em terra.

A draga suga o líquido para purificação, a água passa pelos filtros, elimina os organismos em crescimento e depois retorna.

Este método não requer um investimento significativo de tempo e esforço. No entanto, não permite limpar o fundo do tanque e o fundo.... As desvantagens do equipamento também incluem a necessidade de conectá-lo à rede elétrica. Normalmente, essas técnicas são usadas em pequenos lagos artificiais, onde equipamentos maiores simplesmente não cabem.

Descrição dos métodos químicos

Uma boa alternativa aos métodos mecânicos de purificação da água em chalés de verão é o uso periódico de reagentes químicos. Eles têm um efeito positivo na qualidade e composição do fluido. A maioria dos produtos químicos à venda são absolutamente seguros para o ecossistema do lago, eles não causam nenhum dano aos peixes e gramíneas em crescimento.

O uso de produtos químicos resolve várias tarefas importantes de uma vez:

  • limpa o tanque de microorganismos prejudiciais, remove algas crescidas;
  • normaliza os níveis de acidez;
  • reduz o volume de emissões de sulfeto de hidrogênio e metano;
  • clarifica a água, aumenta sua transparência;
  • produz uma limpeza geral da água e a satura com oxigênio.

Para uma limpeza eficaz, é melhor dar preferência a medicamentos confiáveis. Residentes de verão experientes geralmente usam misturas de qualidade dos fabricantes Sera e Heissner.

Importante. Ao tratar a água, você deve seguir estritamente as instruções do fabricante. Uma overdose de produtos químicos pode prejudicar não só a flora e a fauna do lago, mas também a vegetação costeira e até as pessoas em caso de contato com essa água.

A purificação por sorção dá um bom efeito.... Envolve o uso de zeólitas ou outros minerais porosos. Essas substâncias permitem remover o amônio e o fósforo da água no menor tempo possível.

Para a limpeza, os sorventes são colocados em filtros de fluxo ou simplesmente espalhados sobre o fundo assoreado a uma taxa de 1 kg por 1.000 litros de água. Este volume é suficiente para manter a transparência e pureza do ecossistema por 1 ano.

É possível livrar a água de parasitas, bactérias patogênicas, acelerar a decomposição da matéria orgânica e aumentar a concentração de oxigênio. com limão - ambos extintos e quicklays servirão. A escolha de um produto depende diretamente do método de aplicação, da estrutura dos sedimentos de fundo, do nível de acidez do solo e da água. Assim, para o tratamento de uma pequena cabana de verão, utiliza-se cal virgem na proporção de 1 kg / m3. Cal apagada precisará de 1,3 vezes mais e calcário moído - 1,8 vezes.

A calagem pode ser usada como medida preventiva. Para isso, durante o mês de maio e a primeira quinzena de junho, a cal virgem é adicionada à água a cada 10-14 dias a uma taxa de 100 g / m3.

Dá um bom efeito uso de peróxido de hidrogênio.

Métodos biológicos

As técnicas de limpeza biológica combinam alta eficiência e segurança para o ecossistema de lagos artificiais. Esses métodos podem ajudar a reduzir o volume de algas e outros organismos aquáticos. O efeito desejado é alcançado por meio da criação de bioplato ou do uso de produtos biológicos.

Bioplato

Para criar um bioplato próximo a um lago artificial ou logo acima dele, você precisa cavar um buraco e, em seguida, povoá-lo com algas e crustáceos valiosos. Eles criam um poderoso sistema de autolimpeza. A limpeza de um reservatório usando esta técnica envolve várias etapas.

  1. O conteúdo do lago principal através de uma bomba elétrica em pequenas porções entra no bioplato.
  2. Crustáceos e algas crescidas purificam a água.
  3. Água purificada flui de volta para o reservatório por gravidade ao longo do aterro do filtro a partir da pedra triturada.
  4. O processo de tratamento é repetido até que a água esteja completamente purificada.

Um bom efeito é proporcionado pelo uso de fitófagos, ou seja, peixes que purificam reservatórios artificiais e naturais. As mais famosas são a carpa capim e a carpa prateada. A massa de resíduos vegetais comidos por eles corresponde ao peso do peixe, e às vezes até o excede. É esta característica que permite garantir uma elevada eficiência no tratamento da água.

Esses peixes não são muito pretensiosos com o ambiente em que vivem. Eles podem ser mantidos separadamente em um bioplato, ou podem ser adicionados a tanques de carpas. Eles são resistentes a doenças infecciosas, toleram bem as flutuações de temperatura e seus custos de manutenção são baixos. No entanto, deve-se ter em mente que esses produtos de limpeza absorvem não só os resíduos vegetais poluentes, mas também toda a vegetação do tanque artificial.

Isso pode causar sérios danos ao ecossistema, portanto, seu número deve ser limitado.

Drogas bacterianas

Contra o assoreamento do tanque, você pode usar produtos biológicos especiais que saturam o tanque com microorganismos benéficos. Essas bactérias têm a capacidade de reciclar restos de vida aquática e plantas, bem como esporos. Sua atividade neutraliza a microflora patogênica, limpa o reservatório de plâncton em decomposição, remove o sulfeto de hidrogênio e normaliza a acidez da água.

Para que a limpeza seja eficaz, é melhor usar medicamentos JBL FilterStart Pond, Starter-Bacterien, Algenkiller, bem como Aqua Balance, Prudochist e outros. Eles começam a trabalhar desde os primeiros minutos - eles destroem compostos tóxicos de nitrogênio, decompõem o lodo de fundo, inibem a fotossíntese e, portanto, destroem algas azul-esverdeadas.

Todos os produtos estão disponíveis na forma líquida ou em pó. O período de validade corresponde a 4-6 semanas.

As vantagens de tais produtos biológicos incluem alta eficiência, velocidade de ação e segurança. No entanto, também existem desvantagens. Esta é uma mudança na composição da água. O uso de produtos biológicos requer o uso paralelo de reagentes que reduzem o teor de metano e enriquecem a água com oxigênio. Considerando que esses medicamentos são caros, o trabalho de limpeza geral custará uma boa quantia.

Outras opções

Uma das formas mais eficazes de neutralizar o lodo acumulado no fundo do reservatório é a exposição à radiação ultravioleta.... Para fazer isso, use dispositivos especiais com elementos de iluminação montados nele. Eles são colocados diretamente na água e ativados por radiação ultravioleta. Ele destrói rapidamente as bactérias e alguns tipos de vírus.

As vantagens desse método são a ausência de produtos químicos e um efeito suave no biossistema. No entanto, só pode ser usado em um líquido turvo, não remove folhas e resíduos.

Se o reservatório estiver muito poluído, você deve primeiro limpá-lo mecanicamente de grandes resíduos de plantas e, em seguida, ativar o emissor ultravioleta.

Se nenhum dos métodos acima ajudou, faz sentido recorrer a uma mudança completa da água. Os especialistas aconselham renovar a água do tanque pelo menos uma vez por ano, de preferência duas vezes. Isso deve ser feito mesmo que filtros poderosos façam o trabalho ao máximo. O esquema de renovação de água ajudará a lidar com a tarefa.

  • Primeiro você precisa drenar todo o líquido do reservatório artificial. Se nele vivem peixes, sapos ou girinos, eles devem primeiro ser depositados em um aquário ou em qualquer outro recipiente. As plantas aquáticas são transferidas para uma tigela de plástico.
  • A superfície do reservatório limpo de lama e detritos mecanicamente.
  • O reservatório é abastecido com água doce e seus habitantes são devolvidos.... Muito provavelmente, o conteúdo da piscina ficará imediatamente coberto de turbidez - isso se deve ao trabalho ativo de microorganismos que habitam o novo ambiente. Mas não se preocupe, depois de alguns dias a água voltará a ser transparente.

Dicas para cuidar do lago

Lembre-se - se você estudar o lago uma vez por ano e no restante do tempo não prestar atenção às mudanças na água, ele manterá sua aparência estética por um período muito curto. A manutenção de um reservatório artificial deve ser regular, é importante não deixá-lo ficar muito sujo. Uma boa ajuda será a compra de um arejador, que garante a saturação da água com oxigênio. Como resultado, os microrganismos funcionam corretamente.

Existem três tipos de arejadores.

  1. Donny - este arejador é instalado no fundo do tanque e é responsável pela oxigenação da coluna d'água. O dispositivo evita o assoreamento e mantém a pureza da água. Mas é muito caro, então, na prática, raramente é usado.
  2. Injetor - o princípio de funcionamento de um tal dispositivo consiste em aspirar o ar e misturá-lo posteriormente com água. O aparelho oxigena a água de forma eficaz, mas é muito barulhento e consome muita eletricidade.
  3. Superfície - cria uma fonte de respingos e os espalha pela superfície do reservatório. Este é um tipo de equipamento simples e seus custos de manutenção são baixos. Por fora, parece uma fonte e pode ser uma decoração para qualquer lago de jardim.

É muito importante lidar regularmente com a lentilha-d'água. Se você não prestar atenção a isso, no menor tempo possível, ele encherá todo o reservatório do jardim e o fará parecer um pântano. Plantas flutuantes podem ajudar - elas também precisam de oxigênio com substâncias úteis, portanto, irão recapturar parte do reservatório da lentilha-d'água.

Você não deve povoar um lago artificial com representantes da flora e da fauna capturados em seu ambiente natural - com alto grau de probabilidade de que trarão lentilha d'água com eles.

Se um pequeno lago estiver ocupado por juncos, nem tente lidar com ele manualmente. As raízes da planta ainda permanecerão no solo e brotarão novamente. Você pode se livrar de tal bairro apenas com a ajuda de uma escavadeira.

Para manter a autolimpeza do lago das cabanas de verão, podem ser plantadas na zona costeira plantas como ninfa, elodea, fontinalis, ponta de flecha, cálamo, choupo, bem como íris do pântano ou taboa.

Um bom efeito é dado pelo assentamento do reservatório com dáfnias ou caracóis. Residentes de verão experientes mantêm um saco de malha com tabletes de turfa ou musgo esfagno na água.De vez em quando, recomenda-se colocar na água um punhado de ramos de salgueiro, sem folhagem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário