Bactéria da lagoa
Por muito tempo, a limpeza de reservatórios tem sido um grande problema, tanto física quanto materialmente. Para isso, era necessário escoar toda a água, movimentar os peixes, retirar toda a camada lamacenta do fundo com as próprias mãos ou com o auxílio de equipamentos especiais, e só depois repor a água, devolver os peixes. Hoje, foram criados preparos biológicos que facilitam muito a luta pela limpeza dos tanques.
Peculiaridades
Limpar tanques com bactérias é uma maneira segura de limpar o tanque e criar um ambiente confortável para peixes e outros animais aquáticos. Microrganismos benéficos ativam processos de autopurificação e restauram o equilíbrio ecológico natural.
A necessidade do uso de bactérias é indicada por: supercrescimento e florescimento da água, o aparecimento de insetos sugadores de sangue, a morte maciça de peixes, o aparecimento de um odor forte e desagradável, bem como uma mudança na cor da água e excessiva assoreamento do fundo.
Claro, o tanque pode ser limpo com produtos químicos. Mas isso pode levar à sua contaminação com sais de metais pesados e outras toxinas. As bactérias são habitantes naturais de qualquer origem, portanto, podem ser combinadas com todos os tipos de ecossistemas. O uso deste método de limpeza permite:
- conseguir a remoção de impurezas e aumentar a transparência da água;
- controlar o crescimento de algas e outra vegetação aquática;
- prevenir a propagação de infecções;
- reduzir o volume de sedimentos de fundo;
- remover imediatamente os resíduos de peixes poluentes;
- decompor os restos de peixes mortos.
Visão geral da droga
Preparados biológicos são usados para a limpeza inicial do reservatório - eles são especialmente eficazes para desinfetar a água após o inverno e para prevenir doenças de peixes. A indústria moderna oferece uma ampla variedade de formulações eficazes.
"Taih Aquatop":
- acelera o processo de biodegradação de orgânicos aquáticos;
- promove a autolimpeza do reservatório;
- suporta processos microbiológicos saudáveis;
- reduz a formação de gases tóxicos;
- reduz a formação de lamas.
Koi Aquatop:
- melhora a qualidade da água do tanque;
- reduz o volume do sedimento de fundo;
- combate as algas;
- efetivamente decompõe excrementos de peixes;
- destrói amônia, amônia e outros compostos tóxicos;
- enriquece a água com oxigênio.
A droga tem efeito de longo prazo.
"Limpador de lagoa":
- purifica a água, aumenta sua transparência;
- destrói algas em camadas e fibrosas;
- elimina odores desagradáveis;
- decompõe proteínas, gorduras e celulose;
- normaliza a acidez do reservatório;
- decompõe produtos residuais de habitantes aquáticos.
As composições MACRO-ZYME, Chlorella, Chisty Prud apresentam boa eficiência.
Como usar?
Todas as recomendações para o uso de bactérias em tanques podem ser encontradas nas instruções de preparação. Normalmente, as bactérias são usadas nos seguintes casos:
- quando um novo reservatório é lançado;
- no início da estação quente;
- após tratamento de peixes e tratamento de água com medicamentos;
- após qualquer mudança de fluido.
Na maioria dos casos, os agentes de purificação biológica são simplesmente diluídos em água e uniformemente distribuídos por toda a espessura.
Outra opção para organizar uma biofiltração eficaz é o equipamento próximo à lagoa de um pequeno bioplato (lagoa). O nível da água nele deve ser ligeiramente mais alto do que no reservatório principal, e o limite entre os reservatórios deve ser formado por pedras. Neste caso, as bactérias são alimentadas no tanque. O líquido sujo é bombeado da lagoa para o bioplatô.Limpando-se, ela retorna ao corpo de água principal sobre as pedras.
É permitido o uso de bactérias em instalações especiais - filtros de purificação biológica. Ao passar pelos filtros, toda a matéria orgânica fica retida nas esponjas de espuma e é destruída pelos microrganismos que aqui vivem.
Qual é melhor escolher?
Dependendo das metas e objetivos da limpeza, vários grupos de produtos biológicos são distinguidos:
- para manter o bioequilíbrio - refrescar a água, eliminar a poluição, estimular o crescimento de algas;
- enriquecer água com ar - tais composições são responsáveis por saturar a água com oxigênio, neutralizar gases tóxicos, aumentar a transparência da água e iniciar processos de autopurificação;
- preparações para purificação de água - contêm um grupo de microorganismos que garantem o processo de autolimpeza natural do tanque, tais bactérias em pouco tempo decompõem resíduos alimentares e vestígios de atividade de peixes, reduzem a concentração de fósforo e nitrogênio, evitam o aparecimento de algas;
- contra a vegetação aquática - atuam como biocatalisadores, evitando o crescimento de algas verde-azuladas.
Para obter informações sobre como limpar um lago com bactérias Pond Treat, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.