Como fazer um purificador de ar DIY?
Os residentes de apartamentos nem sempre pensam em um purificador de ar, mas com o tempo percebem que é simplesmente necessário. Em primeiro lugar, torna o microclima da casa mais limpo, e também torna-se um auxiliar no combate às alergias e na prevenção de inúmeras doenças. A ecologia nas grandes cidades deixa muito a desejar e, além de poeira, bactérias e fumaça de cigarro correrem na atmosfera, fica difícil respirar, os moradores sofrem, mas nem todos percebem efeitos colaterais em si mesmos.
Qualquer forma um purificador de ar ajudará a lidar com substâncias nocivas, é ótimo para quem sofre de alergias... Como regra, esses aparelhos são vendidos em lojas especiais, mas com a ajuda de algumas manipulações, você mesmo pode fazer.
Vantagens e desvantagens
Existem, é claro, mais vantagens e, primeiro, falaremos sobre elas. As vantagens de um filtro de ar interno são óbvias - ele remove vários tipos de contaminantes do ar, passando-o por um sistema de filtro. Se o aparelho for feito sem ventilador, o limpador pode ser colocado no berçário, pois não faz barulho.
A desvantagem é que o purificador de ar não consegue limpar a sala do dióxido de carbono gerado pela respiração das pessoas... Tecnicamente, o ar em um apartamento ou casa será mais limpo, mas ao mesmo tempo será impossível eliminar seu envelhecimento junto com as consequências decorrentes - uma dor de cabeça, diminuição da capacidade de trabalho. A conclusão disso é a seguinte: um purificador é bom, mas você ainda precisa de ventilação de alta qualidade.
Condições climáticas
Antes de começar a trabalhar na criação de um filtro de ar com suas próprias mãos, é muito importante determinar o clima do apartamento ou casa onde ele será usado. Um dispositivo para medir a umidade do ar ajudará nisso.
Por exemplo, se a umidade do ar na sala é satisfatória, apenas a poeira está preocupada, então é perfeitamente possível usar um filtro de carro.
Mas se o ar da casa estiver seco, a tarefa torna-se um pouco mais complicada.
Sala seca
No ar seco, é mais aconselhável tentar umedecê-lo, pois tais condições climáticas não são adequadas para uma estada normal na sala. O ar seco afeta a saúde: a fadiga aumenta, a atenção e a concentração se deterioram e a imunidade diminui. A permanência prolongada em uma sala seca é perigosa para a pele - ela se torna seca, suscetível ao envelhecimento prematuro.
Observação: a umidade aceitável para uma pessoa é de 40-60%, e esses são os indicadores que precisam ser alcançados.
As instruções passo a passo ajudarão até mesmo um iniciante a construir um filtro de ar. O principal é seguir atentamente o guia e preparar os itens necessários.
- Preparamos as peças: um recipiente de plástico com tampa, um ventilador de laptop (chamado de cooler), parafusos auto-roscantes, tecido (microfibra é o melhor), linha de pesca.
- Pegamos o recipiente e fazemos um furo na tampa (para encaixar no cooler, deve ser bem apertado).
- Fixamos o ventilador na tampa do recipiente (para isso são necessários parafusos auto-roscantes).
- Despeje a água no recipiente para que não toque no refrigerador. Fechamos a tampa. Pegamos a fonte de alimentação e conectamos a ventoinha a ela: unidades de 12 V ou 5 V servem, mas a ventoinha de 12 volts não pode ser conectada diretamente a uma tomada doméstica.
- Colocamos o tecido dentro do recipiente de plástico (para colocá-lo facilmente dentro, usamos uma linha de pesca para isso - esticamos em várias fileiras ao longo do movimento do ar).
- Colocamos o tecido de forma que não toque nas paredes do container, e o ar possa passar pela saída. Toda a poeira permanecerá no tecido dessa forma.
Dica: Para tornar a limpeza mais eficaz, faça orifícios adicionais para colocar o tecido nas paredes laterais do recipiente acima do nível da água.
Se você colocar prata na água, o ar ficará saturado com íons de prata.
Quarto úmido
Com uma sala seca, tudo é claro - afeta negativamente uma pessoa. Mas um apartamento com alta umidade não é melhor. Os indicadores do dispositivo superiores a 70% afetam negativamente não só as pessoas, mas também os móveis. Um ambiente úmido é favorável ao crescimento de bactérias, fungos e bolores. Os micróbios liberam um grande número de esporos no meio ambiente e eles entram no corpo humano. Como resultado, doenças constantes e reclamações de bem-estar.
Atenção: para retirar o excesso de umidade é necessário ventilar o ambiente, pois pode causar confusão, convulsões e até desmaios.
Para combater a umidade elevada, é aconselhável fazer o dispositivo necessário que ajude a secar o ar.
- Na fabricação do purificador, aplicam-se as mesmas instruções do purificador de ar seco, a única diferença é o ventilador. Deve ser de 5V de potência.
- E também adicionamos um componente, como sal de cozinha, ao design. Pré-seque no forno. Despeje o sal no recipiente para que não toque no refrigerador.
- A água deve ser trocada para cada camada de sal de 3-4 cm.
Dica: o sal pode ser trocado por sílica gel (do tipo que você viu na caixa na hora da compra do calçado), absorve melhor a umidade, porém, se houver crianças em casa, não é recomendado o uso, pois pode ser envenenado.
Dispositivo de filtro de carvão
Um purificador de carvão é ótimo para uso interno - ajuda a manter a saúde e é o equipamento de purificação de ar mais barato do mercado. Tal dispositivo pode ser feito de forma independente - ele lidará perfeitamente com a eliminação de odores desagradáveis, por exemplo, tabaco.
Preparamos todos os elementos necessários. Você vai precisar de:
- tubo de esgoto - 2 peças de 1 metro cada com diâmetro de 200/210 mm e 150/160 mm (pode ser encomendado na loja online de construção);
- plugues (um dispositivo para fechar qualquer orifício hermeticamente) 210 e 160 mm;
- adaptador de ventilação (você pode comprar na loja) 150/200 mm de diâmetro;
- rede de pintura;
- agrofibra;
- braçadeiras;
- fita de alumínio (fita adesiva);
- broca com vários acessórios;
- carvão ativado - 2 kg;
- selante;
- agulha grande e fio de náilon.
Vamos analisar o processo de fabricação.
- Cortamos o tubo externo (200/210 mm de diâmetro) até 77 mm, e o tubo interno (150/160 mm) até 75 mm. Observe - todas as rebarbas devem ser removidas.
- Viramos um tubo de baixo para cima - o interno - para cortar a borda (assim ele se encaixará melhor no plugue). Depois disso, fazemos muitos furos com uma broca de 10 mm de diâmetro.
- Faça furos no tubo externo com uma broca de 30 mm. Deixe os círculos perfurados!
- Enrolamos dois cachimbos com fibra de fibra, depois costuramos com um fio de náilon.
- Em seguida, pegamos o tubo externo e o envolvemos com uma malha, em seguida, costuramos com 2 braçadeiras 190/210 mm para isso.
- Costuramos a malha com uma agulha ligeiramente curvada com uma linha enfiada nela (o principal é que ela é costurada em todo o comprimento). À medida que cosemos, movemos as pinças (servem para maior comodidade).
- O excesso de agrofibras e telas (salientes) são removidos com ferramentas adequadas - tela com alicate de corte e fibra com tesouras comuns.
- O principal é não esquecer que primeiro o cachimbo é enrolado em malha e depois em fibra.
- Fixamos as bordas com fita de alumínio.
- Inserimos o tubo interno no plugue de modo que fique bem no centro usando os espaçadores dos círculos que foram perfurados. Depois disso, fazemos a espuma.
- Colocamos o tubo interno no externo e, em seguida, o enchemos com carvão, previamente peneirado por uma peneira. Tomamos carvão com uma fração de 5,5 mm, grau AR-B. Você precisará de aproximadamente 2 kg.
- Nós o colocamos lentamente no cano. Periodicamente, você precisa bater no chão para que o carvão possa ser distribuído uniformemente.
- Quando o espaço está cheio, colocamos o adaptador como uma capa. Em seguida, usando um selante, cobrimos a lacuna que se forma entre o adaptador e o tubo interno.
O purificador de ar está pronto! Após a secagem do material, insira o ventilador do duto no adaptador.
Do filtro, ele deve puxar o ar para dentro de si e soprá-lo para o espaço. Se você construí-lo para fornecer ventilação (um sistema que fornece ar fresco e limpo para o ambiente), esse filtro pode ser usado em casa.
Para purificar o ar de sua casa, não é necessário comprar aparelhos caros e prontos para uso. Fazer um dos designs em casa não é nada difícil. O esforço despendido certamente será recompensado com um estado de saúde e bem-estar favorável.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.