Respiradores: recursos, modelos, seleção, instalação
Infelizmente, o ar nos apartamentos da cidade hoje em dia deixa muito a desejar. No entanto, para aquelas pessoas que estão preocupadas com sua saúde e a condição de seus entes queridos, há uma saída - hoje a indústria oferece uma grande seleção de dispositivos "inteligentes" que são responsáveis por criar um clima interno favorável. Um deles é o respirador.
Objetivo e princípio de operação
Breezer é um tipo de equipamento climático, ele é responsável pela captação do fluxo de ar da rua, sua umidificação, limpeza e saída para o ambiente residencial. Assim, mesmo com as janelas fechadas, procedem-se arejando, lavando o ar, retirando cotão, pelos de animais domésticos e odores desagradáveis.
Seu design consiste em vários elementos:
- válvula externa - quando o dispositivo é desativado, ele fecha e, assim, evita que o ar externo entre no apartamento;
- sistema de filtragem, cuja principal função é reter poeira, bem como detritos e microorganismos patogênicos;
- ventilador - é responsável pelo fluxo de ar da rua para a casa;
- tipo de controle que garante a funcionalidade de todo o respirador como um todo;
- aquecedor - ajuda a aquecer o ar externo para que entre no apartamento já aquecido;
- o controle remoto é um dispositivo conveniente que permite controlar a estrutura de qualquer lugar da sala.
O mecanismo de respiro não é nada difícil. Primeiramente, pela entrada de ar com o auxílio de um ventilador, as massas de ar entram na unidade, depois passam pelo sistema de filtragem e pelo umidificador, onde são limpas. Em seguida, o fluxo de ar entra no aquecedor, onde é levado a uma temperatura confortável para uma pessoa e, de lá, é liberado para o ambiente.
É difícil superestimar a relevância dos respiradores. Qualquer ser vivo, incluindo uma pessoa, inala oxigênio e exala dióxido de carbono, assim, mais cedo ou mais tarde, a concentração de dióxido de carbono é excedida em uma sala fechada. A inalação desse ar tem o efeito mais adverso no corpo, causa uma diminuição da imunidade, leva ao enfraquecimento da atividade física e mental, causa depressão e sonolência.
A maneira mais fácil de conseguir ar fresco é sempre manter uma janela aberta para o exterior. No entanto, esse método não é muito eficaz. Em primeiro lugar, para atingir o resultado, a janela deve estar sempre aberta e, se for para a rua, o apartamento será bastante barulhento. Em segundo lugar, na estação fria, as correntes de ar causam resfriados, além disso, devido à troca de ar não regulamentada, as residências congelam. Além disso, o ar fresco está longe de ser sempre limpo: substâncias tóxicas (gases de escapamento de automóveis, emissões de fábricas e fábricas) entram no apartamento junto com ele.
A melhor opção para um apartamento citadino seria a instalação de um sistema de ventilação completo, mas o problema é que só pode ser instalado na fase de uma grande reforma do apartamento, uma vez que a obra exige o abaixamento do pé direito. Usualmente, a instalação de tais estruturas é bastante cara... Tais despesas são justificadas apenas nos casos em que a área das instalações tratadas seja superior a 100 m2. m. Em todos os outros casos, é melhor usar ventilação forçada.Para fazer isso, um respirador deve ser instalado em cada espaço de vida.
Diferenças de recuperador e ar condicionado
Muitos usuários acreditam que um sistema split ou ar condicionado pode substituir um ventilador, pois é capaz de aquecer e resfriar o fluxo de ar, portanto, no verão, garante que o interior do apartamento permaneça fresco, e no inverno, pelo contrário, um fundo de temperatura quente é estabelecido. Mas, ao comparar os mecanismos de funcionamento desses dispositivos, torna-se claro que suas funções diferem em muitos aspectos... Assim, o respirador lança ar fresco da rua para a sala, e o ar condicionado usa apenas as massas de ar que já estão lá dentro - você deve concordar, essa é uma diferença bastante significativa. Apesar de os condicionadores de ar e os sistemas split possuírem uma unidade externa, sua função não inclui o fornecimento de ar dentro da casa. Como resultado, a temperatura das massas de ar na casa pode diminuir ou aumentar, mas esse ar não pode ser chamado de fresco.
O ar condicionado não resolve o problema de renovar as massas de ar, e o respirador não permite entupimento, mas ao mesmo tempo não poderá baixar a temperatura do ar - sua função é exclusivamente aquecê-lo. Acontece que não é totalmente correto escolher entre um sistema de divisão e um respirador - estes dispositivos não duplicam tarefas e funções, mas ao mesmo tempo complementam-se harmoniosamente - um lança ar puro e fresco para a divisão, enquanto o segundo o leva ao nível de temperatura pretendido.
Os recuperadores são caracterizados por um princípio de operação semelhante. Eles são dispositivos de ventilação doméstica que fornecem aquecimento do ar fornecido usando a energia térmica do fluxo de exaustão.
O princípio de operação de tais estruturas é que os fluxos de ar passam por um trocador de calor. Movendo-se através de suas placas, o ar de exaustão aquecido contribui para seu aquecimento, e eles transferem energia térmica para o fluxo de abastecimento de frio. Como resultado, o ar limpo e quente entra na sala.
Os criadores dos recuperadores posicionam-nos como a solução ideal para a casa, mas na prática a situação é muito mais complicada, visto que a temperatura de funcionamento é limitada a -15 graus. Além disso, para alguns modelos o mínimo admissível é de +5 graus, e nas condições da esmagadora maioria das regiões russas, isso significa que na maior parte do inverno o recuperador trabalhará no limite de suas capacidades ou ficará completamente ocioso. Além do mais, comentários de usuários indicam que em uma residência urbana em prédios de apartamentos, o equipamento é ineficazporque não consegue suportar a pressão das condutas de ventilação.
Assim, recuperadores não criam um efeito benéfico perceptível, portanto, para o proprietário do espaço residencial, não há outra escolha a não ser comprar um respirador com parâmetros técnicos ideais.
Avaliação das melhores modelos
Ao escolher um respirador, é melhor dar preferência a fabricantes de confiança. Até o momento, as instalações das seguintes empresas são consideradas da mais alta qualidade.
- Tion. Fabricante nacional que se dedica à produção de equipamentos climáticos que contribuem para a criação de um microclima favorável em instalações residenciais. Os respiros Tion são muito procurados, juntamente com os lavadores de ar desta marca.
- 2VV. A empresa iniciou seus trabalhos na década de 90. Durante sua operação, essas unidades de ventilação ganharam popularidade em muitos países europeus devido à mais alta qualidade e ao uso das mais recentes tecnologias de produção. Todos os produtos fabricados atendem aos padrões internacionais vigentes.
- Ballu. Um dos mais famosos fabricantes de equipamentos de controle de temperatura do mundo, e fabrica todos os seus produtos para uso doméstico e industrial.Especialmente para o nosso país, a empresa produz respiradores adaptados ao clima rigoroso das regiões russas.
- Daikin. Fabricante japonês de equipamentos de purificação de ar, que é considerado um dos líderes na produção de equipamentos de HVAC no mundo. A produção é baseada em nossos próprios desenvolvimentos tecnológicos. Todos os equipamentos possuem garantia de três anos.
Como escolher?
Ao escolher um respiradouro, antes de mais, é necessário orientar-se pelas características da habitação, pelo número de residentes permanentes nela, bem como pelas condições climáticas da região e pela situação ecológica da área. Preste muita atenção a uma série de fatores fundamentais.
- O ventilador mais simples, ou seja, um respirador sem aquecimento e filtros, é ideal apenas para aqueles apartamentos e residências onde moram no máximo 2 pessoas.
- Para uma família de 3 ou mais pessoas, essa válvula não será mais suficiente. Neste caso, é melhor prestar atenção a um respirador mais potente com uma capacidade de 90-120 m3 / h.
- Se você planeja usar o respirador no inverno, o melhor é homenagear os modelos aquecidos.
- Certifique-se de avaliar a qualidade do ar em sua casa antes de escolher. Quer você more ao longo de rodovias, no movimentado centro de uma cidade ou em uma área industrial, faz sentido optar pelos modelos de maior potência.
- Para uso fora da cidade, um ou dois filtros embutidos serão suficientes. Na cidade, assim como nas casas onde vivem pessoas alérgicas, respiradores com filtro HEPA de alta eficiência serão a melhor solução.
Regras de instalação
Ao instalar o respiro, é muito importante determinar o local correto para sua localização. A melhor opção seria a parede externa da sala ou varanda. Em todos os outros casos, dutos adicionais serão necessários, e esta já será uma solução não padronizada que exigirá um projeto de design individual. Se o seu apartamento já possui um orifício feito pelo desenvolvedor para a válvula KIV, ou você mesmo o fez antes, o local para o seu respiro já foi determinado. Nesse caso, você precisa avaliar se tem espaço suficiente para instalar o equipamento. Como regra, as aberturas sob o KIV estão localizadas quase sob o teto, portanto, é importante que uma distância de pelo menos 50-60 cm seja mantida da grade de respiro à superfície do teto.
Se não houver furo acabado, a furação é indispensável. Primeiro você precisa medir a largura da parede, ou seja, aquela seção da parede que separa o canto da inclinação da janela. Se o valor obtido permitir, o respirador pode ser instalado em qualquer lugar, mas deve estar localizado a não menos de 50 cm do teto e a 5 a 6 cm do chão.
Esta é uma regra muito importante, porque se o ar sai e imediatamente se aproxima de qualquer outra superfície, ele imediatamente começa a se arrastar ao longo dela e, assim, algumas áreas da sala permanecem sem o movimento das massas de ar. Conseqüentemente, o ar será mal renovado.
Se você planeja colocar o respiro atrás do gabinete, deve-se deixar pelo menos 20 cm da extremidade até a tampa superior do aparelho, caso contrário o gabinete irá impedir a manutenção eficiente do aparelho. A opção ideal seria montar o respirador no meio da parede a uma altura de 140-160 cm do chão. Nesse caso, o ar que sai do bocal se mistura com as massas de ar que já estão na sala.
Como alternativa, você pode tentar pendurar o respirador sob o parapeito da janela perto da bateria. Porém, neste caso, é necessário certificar-se de que o peitoril da janela não impeça a saída de ar do aparelho.
Visão geral da revisão
Depois de analisar as avaliações dos consumidores sobre respiradores, deixadas em uma variedade de fontes, pode-se notar que elas são em sua maioria positivas.
Os usuários observam as seguintes vantagens desses dispositivos:
- sistema automático para aquecimento de massas de ar;
- sistema de filtragem multinível altamente eficiente;
- manter um suprimento constante de ar fresco na casa;
- ergonomia e compacidade;
- facilidade de instalação e uso do dispositivo;
- modo silencioso de operação;
- a utilidade da purificação do ar para idosos, crianças, bem como pessoas que sofrem de doenças alérgicas e patologias do sistema respiratório.
Existem também algumas desvantagens. O principal deles é o alto custo do aparelho. Além disso, não há opção de resfriamento de ar nos respiradores.
Para obter informações sobre como instalar o respirador Tion, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.