Processamento de uva com sulfato de cobre

Contente
  1. Por que processar?
  2. Como diluir?
  3. Instruções de uso
  4. Regulamentos de segurança

A necessidade de usar sulfato de cobre para uvas é percebida por jardineiros experientes como uma boa alternativa ao uso de produtos químicos mais agressivos. O processamento nas proporções corretas na primavera, outono e verão protege a videira de doenças e pragas sem perturbar o seu crescimento. Vale a pena falar com mais detalhes sobre por que o sulfato de cobre é necessário, como diluí-lo para pulverizar um vinhedo.

Por que processar?

O processamento sazonal de uvas com sulfato de cobre está incluído na lista de medidas necessárias para manter uma videira saudável. Esta é uma das maneiras mais simples e acessíveis de proteger as plantas de doenças fúngicas e pragas que são destrutivas para elas. As plantas são pulverizadas com sulfato de cobre na horticultura, elas são regadas em solos arenosos e de argila pobres. As estacas ou hastes também se sentem melhor durante o armazenamento se forem primeiro mergulhados em uma solução a 4% desta substância.

Para uma vinha localizada não em solos de terra preta, o problema da escassez de cobre é sempre relevante. Pulverizando plantas com preparações à base dessa substância, pode-se facilmente resolver o problema de eliminar a deficiência que surgiu.

O sulfato de cobre pertence às formas solúveis em água, é bem absorvido, mas não penetra nas frutas. Na falta dela, as plantas retardam seu desenvolvimento, param de dar frutos e podem murchar.

O processamento do sulfato de cobre é necessário para as uvas, pois desempenha várias funções.

  1. Top dress. Ao compensar a falta de nutrientes, é possível garantir a manutenção de uma alta imunidade às plantas.
  2. Saneamento. O uso de sulfato de cobre permite tratar a videira de doenças fúngicas, infecções parasitárias.
  3. Prevenção de doença. O pré-tratamento pode proporcionar as melhores condições para o plantio e cultivo de vinhas jovens.
  4. Melhorando a fertilidade do solo. Neste caso, a solução é colocada sob a raiz ou o solo é tratado antes de plantar a videira.

O acabamento com sulfato de cobre é tradicionalmente necessário para solos com predominância de turfa ou areia e argila na composição. Ao usar esta substância, é imprescindível seguir à risca as recomendações para sua dosagem.

O sulfato de cobre é eficaz contra doenças das plantas, como sarna, oídio, micose, mancha branca ou marrom.

Como diluir?

É possível preparar adequadamente uma solução de sulfato de cobre para pulverização, observando-se estritamente as proporções e dosagem da substância. Uma suspensão aquosa não requer uma alta concentração de ingrediente ativo. Bastará diluir o produto na proporção de 5 g por 1 litro de líquido. Esta é a maior concentração possível, adequada exclusivamente para a reorganização outonal de vinhas velhas. Para a profilaxia da primavera, uma solução a 1% (1 g por 1 litro de água) é suficiente, uma suspensão com 3% de sulfato de cobre é adequada para a destruição de fungos e doenças.

Ao preparar o preparo para regar, é muito importante utilizar vasilhas de vidro não oxidantes. Ferro e plástico podem reagir com a droga. O pó azul cristalino dissolve-se melhor em água quente - isso deve ser levado em consideração.

É necessário preparar uma suspensão de sulfato de cobre imediatamente antes da pulverização ou aplicação radicular - em contato com o ar, a substância perde rapidamente sua eficácia.

Instruções de uso

Você pode processar a videira com sulfato de cobre nos meses de primavera, verão ou outono, dependendo da finalidade da fertilização. Vale a pena escolher com cuidado o período em que o impacto será realizado. Por exemplo, se você borrifar a solução nas folhas no calor do verão, é mais provável que queimem. Se houver necessidade urgente de higienização, a solução é simplesmente mais diluída - essa medida evita problemas, mas reduz a eficácia fungicida do medicamento.

O sulfato de cobre é melhor aplicado na forma de gotículas finas pulverizadas sobre as áreas afetadas da videira. Para isso, é utilizado um tanque especial de pulverização. Pulverizadores manuais são úteis para áreas pequenas. Em grandes vinhedos, os modelos de mochila com maior capacidade do tanque são mais eficazes.

Ao tratar com sulfato de cobre, é importante prestar atenção ao rigor da pulverização. Ao destruir o fungo e tratar doenças, é necessário pulverizar pelo menos 1,5 litro de suspensão em cada grande broto de uva. A bucha inteira exigirá 4 a 5 litros de uma solução a 3%. Na ausência de um pulverizador disponível, você pode aplicar sulfato de cobre na videira usando uma vassoura curta feita de galhos finos. Nesse caso, você deve se recusar a usar um regador - gotas muito grandes queimarão as folhas.

Se a cobertura da raiz for realizada, é recomendável isolar o solo sob o arbusto de um possível contato com o produto químico usado. Para isso, a superfície do solo é forrada com uma película, que depois é retirada.

É importante seguir o procedimento correto: comece a pulverizar do topo do arbusto, movendo-se gradualmente para os brotos da camada inferior. O tronco e as pernas são processados ​​por último. É necessário manter o pulverizador a uma distância de 20 cm durante a execução do trabalho, direcionando o bocal de baixo para cima.

No outono

O processamento de uvas no outono com sulfato de cobre é considerado um dos mais importantes e significativos do ano. Uma videira velha, antes de se abrigar no inverno, precisa de proteção total contra fungos e parasitas do solo, bem como de seus esporos que se espalham pelo ar. É realizada após o arbusto perder completamente as folhas. Para as regiões sul, esse período começa no final de novembro, na faixa do meio, a última pulverização com sulfato de cobre ocorre na terceira década de outubro.

Antes do processamento, a videira é cuidadosamente inspecionada. Se necessário, é realizada a poda das áreas secas e gravemente afetadas. Os restos de folhagem murcha são removidos dos galhos, arrancados do solo.

Se deixadas para trás, as larvas dos insetos podem aparecer facilmente na matéria orgânica em decomposição, procurando um local conveniente para o inverno.

Galhos nus são amarrados em cachos antes da pulverização no outono. Em seguida, uma solução de 5% de sulfato de cobre é pulverizada em cada uma dessas estruturas. Como as folhas sumiram no outono, a concentração pode ser bastante alta.

Antes de enviar as mudas para armazenamento, recomenda-se também pulverizá-las ou simplesmente mergulhar a parte da raiz em uma solução de sulfato de cobre. Essas medidas preventivas não são de forma alguma supérfluas, especialmente quando se considera que as pernas jovens são as mais suscetíveis a doenças fúngicas. A imunidade enfraquecida não lhes permite resistir com eficácia às ameaças externas. Negligenciar a higienização levará ao fato de que as plantas podem simplesmente morrer.

Na primavera

O tratamento preventivo da primavera deve ser feito o mais cedo possível. O momento ideal será quando a videira ainda não tiver lançado os botões. Nesse período, as medidas sanitárias tomadas são as mais eficazes. Após o florescimento dos botões, não é mais possível usar sulfato de cobre. Recomenda-se definir o tempo de processamento após esperar que a temperatura média diária seja estabelecida acima de +5 graus Celsius.

A primavera e qualquer outra pulverização sazonal devem ser feitas em tempo seco e claro. Se imediatamente após a aplicação do medicamento ele for lavado pela chuva, tais medidas não trarão benefícios.Todo o sulfato de cobre entrará no solo, supersaturação com produtos químicos.

Ao processar uvas na primavera, o procedimento correto deve ser seguido.

  1. O material de cobertura é removido da videira.
  2. Os galhos sobem acima da superfície do solo. Anexado à treliça pré-instalada ou remanescente da treliça do ano passado.
  3. A videira é deixada para secar ao sol por 2 a 3 dias. Isso permitirá que a planta se prepare para um novo despertar.
  4. Após o tempo especificado, uma solução de sulfato de cobre é preparada. 1% de concentração é suficiente. O medicamento é aplicado imediatamente, não pode ser armazenado.

Ao escolher a época do primeiro tratamento, é importante levar em consideração as características climáticas regionais. Na Rússia central, esse período começa na terceira década de março. No sul, a pulverização deve ser feita no final de fevereiro ou um pouco mais tarde. Para a Sibéria e os Urais, o tempo de processamento é adiado para o início de abril, mais cedo a videira simplesmente não pode ser libertada do abrigo devido aos elevados riscos de congelamento.

Se no início da primavera não foi possível pulverizar com sulfato de cobre, pode ser realizado mais tarde - antes da floração. Os principais objetivos do processamento, neste caso, serão proteger os caules de infecções fúngicas e apodrecimento, aumentar a imunidade da planta e sua resistência à infecção parasitária. A pulverização é realizada de acordo com o esquema padrão, de cima para baixo, os adereços também são cuidadosamente cobertos com a droga - eles freqüentemente se tornam fontes de disseminação de infecções bacterianas.

A primavera é uma boa época para enraizar as vinhas, se necessário. A falta de cobre será relatada pela palidez e coloração irregular das folhas, fraqueza e desbaste dos brotos. Para a alimentação das raízes, é utilizada uma suspensão de sulfato de cobre na concentração de 1%.

Verão

Durante o calor do verão, quaisquer tratamentos não são recomendados. Mas este momento é favorável para o desenvolvimento e disseminação de doenças da uva. Se o dano às vinhas for perceptível a olho nu, deve-se escolher um período de seca para a pulverização. Basicamente, para o tratamento de verão, utiliza-se uma solução na concentração de 0,5%, mas se for detectada a presença de oídio, líquenes, as proporções deverão ser aumentadas para 3 g de sulfato de cobre por 1 litro de água. A pulverização é realizada à noite, com tempo calmo e sem nuvens.

Se as datas da primavera para a introdução do adubo de raiz com preparações contendo cobre foram perdidas, você pode realizá-lo em julho. Após o aparecimento de indícios de deficiência deste elemento no solo, é necessário preparar uma solução na concentração de 0,2-0,3%.

Uma suspensão de sulfato de cobre é introduzida no solo por um método foliar para não prejudicar a planta.

Regulamentos de segurança

O sulfato de cobre é uma substância tóxica, com a qual requisitos bastante rígidos são impostos ao trabalho. É imprescindível observar a concentração exata das substâncias, sem alterar a dosagem a seu critério. Ao mesmo tempo, é importante não esquecer as regras de segurança pessoal.

  1. Ao trabalhar com um produto químicoseja preparando uma solução ou borrifando-a, deve-se ter o cuidado de proteger o corpo, as mãos e os pés. A roupa deve ser o mais fechada possível, é melhor calçar botas de borracha ou galochas nos pés e proteger o corpo com capa de chuva ou bata de trabalho.
  2. Luvas de borracha (molhadas) ou nitrílicas devem ser usadas nas mãos. Você não pode dosar sulfato de cobre sem equipamento de proteção. Após o trabalho, mesmo com luvas, as mãos devem ser lavadas com água e sabão.
  3. No processo de pulverização da planta, os cabelos devem ser protegidos com chapéu ou capuz, órgãos respiratórios - com respirador ou máscara individual que evita a inalação de pequenas gotas da solução. Os olhos são protegidos com óculos especiais.
  4. É proibido pulverizar sulfato de cobre e compostos à base dele em tempo de vento. Isso aumenta a probabilidade de contato com a dispersão aquosa da solução, o que pode ser perigoso para a saúde.
  5. Nas estações quentes, as primeiras horas da manhã ou da noite são escolhidas para a pulverização. Isso evitará a evaporação da solução até que ela penetre nos órgãos da planta. Além disso, durante o dia, você pode causar danos bruscos à planta - as folhas simplesmente queimarão.
  6. Contato com a pele O sulfato de cobre, especialmente em alta concentração, pode causar queimaduras porque contém ácido sulfúrico. Se ocorrer contato, lave bem a área do corpo com sabonete e um anti-séptico. Se houver irritação ou queimaduras, procure atendimento médico.
  7. Ao lavar a solução com chuva, não repita o tratamento antes de 4 semanas. Nesse caso, é impossível controlar a digestibilidade do cobre, e seu excesso no solo não é menos perigoso do que a escassez.

Considerando todas as regras de segurança, você pode usar sulfato de cobre ao processar vinhedos sem arriscar sua própria saúde e segurança da planta.

Para obter informações sobre como processar uvas com sulfato de cobre, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário