Fibra de vidro para pintura: características do material

Fibra de vidro para pintura: características do material
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e características
  3. Compare com outras opções
  4. Dicas de Seleção
  5. Como pintar?
  6. Dicas úteis

O mercado de construção oferece diversos materiais para acabamento de tetos e paredes. Isso inclui papel de parede, azulejos e gesso decorativo. Mas recentemente, cada vez mais interesse entre os compradores russos é causado pela fibra de vidro, que já ganhou popularidade em todo o mundo. É necessário descobrir o que é e por que esse tipo de acabamento vale a pena prestar atenção no reparo.

Peculiaridades

A fibra de vidro é um material obtido pelo aquecimento do vidro a temperaturas muito altas (acima de 1000 graus). Após o aquecimento, fibras filamentosas de vários tamanhos são formadas, as quais são tecidas em teias simples. Para dar características de resistência aumentadas, a superfície é revestida com um adesivo de amido. Assim, a estrutura e a forma do papel de parede são fixas. Este material de vidro contém areia de sílica, calcário, dolomita e refrigerante.

Este tipo de acabamento pertence aos materiais em rolo. Na maioria das vezes, é usado papel de parede de vidro branco para pintura. As superfícies de fibra de vidro são mais bem pintadas com látex ou tintas à base de água.

Tipos e características

A maioria, ao pensar em papel de parede de fibra de vidro, imagine rolos brancos com um relevo incompreensível. Na verdade, existem dois tipos principais de papel de parede de fibra de vidro:

  • Suave as telas são feitas de material de folha de vidro translúcido. O nome mais comum é "teia de aranha", que caracteriza esta espécie. São principalmente utilizados para a decoração de tectos, uma vez que não apresentam elevada densidade.
  • Texturizado. Nesse caso, a densidade é alta, o relevo com vários padrões é expresso. Esse tipo pode ser colado com segurança nas paredes.

Os papéis de parede de alta qualidade geralmente têm uma densidade recomendada de 100 g / m². m. Dependendo deste indicador, o grau do produto é determinado:

  • Primeira série. Papel de parede de alta densidade de melhor qualidade. Eles podem ser usados ​​para acabamento de paredes e tetos. Os rolos para venda de papel de parede de qualidade premium devem ter revestimentos protetores contra danos durante o transporte.
  • Segunda série. Eles têm características de qualidade inferior. Vendido em filme plástico.
  • Terceira série. Nesse caso, é possível a presença de um casamento, que se manifesta em defeitos de padrões e fibras salientes.

A escala de cores do papel de parede de fibra de vidro determina sua finalidade:

  1. O primeiro grupo - papéis de parede leves (branco e bege), destinados à pintura.
  2. O segundo grupo é representado por diferentes tons de pinturas. Eles podem ser usados ​​como um acabamento fino.

Acredita-se que os tecidos de vidro tenham uma pequena seleção de padrões. Mas as tecnologias modernas não param. O tipo mais comum de materiais em rolo com um padrão pequeno. O padrão texturizado é repetido e padrão, portanto, é muito procurado na decoração de escritórios. Os padrões “matting”, “espinha de peixe”, “gaiola” e outros padrões típicos em combinação com tons pastel das paredes não irritam os olhos e não distraem durante o trabalho, dificultando a concentração.

O segundo tipo é feito em equipamentos jacquard especiais. Os padrões podem ser maiores, mais variados e visualmente esses papéis de parede são mais bonitos e espetaculares do que os normais. Mas o preço dessas telas é muito mais alto.

Uma característica importante na fase de escolha da fibra de vidro, como outros materiais de acabamento, é sua resistência à água.De acordo com este indicador, três tipos de materiais de fibra de vidro podem ser distinguidos.

Cada tipo é identificado por seu próprio rótulo no rolo:

  • Uma onda. Panos com estrutura solta, praticamente impossíveis de limpar. Você pode limpá-los com um pano macio sem água.
  • Duas ondas. Nesse caso, você pode usar um pano úmido ou uma esponja ao sair.
  • Três ondas. O papel de parede mais durável permite que você se limpe com qualquer detergente doméstico.

Características da fibra de vidro:

  • Índice de alta densidade - variando de 110 g / sq. m até 220 g / sq. m.
  • Longa vida útil (os fabricantes falam sobre o uso de papel de parede por 30 anos).
  • Ecologicamente correto e hipoalergênico. O método de fabricação e a composição permitem que você use com segurança esse tipo de acabamento tanto em quartos como em quartos de crianças.
  • Antiestático. A superfície das telas não é eletrificada, portanto, e não atrai poeira. Portanto, o papel de parede manterá sua aparência original por mais tempo.
  • Fácil de cuidar e limpar.
  • A fibra de vidro não é suscetível a microorganismos. Mofo e bolor com esse acabamento não serão assustadores, mesmo em condições de alta umidade.
  • Ausência de reação aos raios ultravioleta. A cor não muda com a exposição prolongada ao sol.
  • A estrutura densa permite pintar o papel de parede em qualquer cor sem medo de manchas de sangramento e defeitos visíveis.
  • Segurança contra incêndios. Nenhuma impureza tóxica é liberada durante a combustão.
  • A fibra de vidro pode ser usada sob a massa como uma malha de reforço para suavizar a ligeira curvatura das paredes.

Todas essas propriedades positivas do material determinam a consistência de seu uso. Ao mesmo tempo, o fator preço é importante, mas a maioria dos compradores pode comprar várias marcas de fibra de vidro.

À venda existem rolos de tamanho padrão com largura de 1 e comprimento de 25 metros. São bastante leves, por isso não causam problemas no transporte.

Compare com outras opções

Os principais concorrentes dos produtos de fibra de vidro no mercado de construção são papéis de parede não tecidos. Ambos os tipos de telas são usados ​​para pintura. Os produtos são unidos por muitas propriedades semelhantes: respeito ao meio ambiente, segurança contra incêndio, permeabilidade ao vapor e durabilidade. Mas as fibras de vidro têm suas vantagens: ao contrário dos não tecidos, não acumulam poeira, são mais resistentes a danos mecânicos e podem ser lavadas com água.

Seus contras são:

  • Dificuldades de desmontagem. Se você decidir alterar o acabamento, será necessário separar o papel de parede das paredes usando compostos especiais. Este processo é trabalhoso, longo e sujo. O forro não tecido de alta qualidade sai sem problemas.
  • Seleção de cola. A fibra de vidro pode ser colada apenas com meios especialmente concebidos.
  • Consumo de tinta. A estrutura das telas exige a aplicação de mais tinta, o que não é muito econômico.
  • Necessidade de corte limpo. As bordas podem desmoronar durante o corte, portanto, a pele e os olhos devem ser protegidos.

Em geral, ambos os acabamentos podem ser usados ​​igualmente bem, e qual deles escolher depende de suas preferências e finanças. (Tecidos não tecidos de alta qualidade são muito mais caros). Os revestimentos de fibra de vidro estão recebendo boas críticas de artesãos profissionais e clientes regulares. Os clientes notam a durabilidade, resistência e bela aparência das telas pintadas.

A única ressalva é que os finalistas desaconselham o uso de produtos de vidro em edifícios novos. O material pode ser danificado durante o encolhimento. Nesse aspecto, o papel de parede não tecido é mais confiável, pois pode esticar e não apresentar rachaduras e irregularidades.

Dicas de Seleção

Às vezes não é tão fácil escolher papéis de parede de vidro de alta qualidade. Às vezes é impossível distinguir visualmente um produto de alta qualidade de um produto abaixo do padrão. Os compradores às vezes são guiados pela densidade e espessura do material. Mas esse é o critério errado. Um fabricante sem escrúpulos pode aumentar o consumo de impregnação para aumentar a densidade do produto.Como resultado, isso levará ao fato de que após a colagem as telas ficam distorcidas, deformadas, podendo diminuir de tamanho e perder elasticidade. A clareza da estrutura da imagem também pode ser prejudicada.

Se você tiver a oportunidade de pré-testar a qualidade do papel de parede em uma pequena peça, vale a pena aproveitá-la. Cole a tela na base, espere secar, pinte com rolo, aplicando uma leve pressão. Se a superfície mudou de aparência ou está deformada, você não deve pegar esse papel de parede de vidro.

Se você tiver que escolher materiais de fibra de vidro na loja sem teste prévio, siga as diretrizes abaixo:

  • Verifique a qualidade embalagem de rolos e conformidade com o grau declarado.
  • Confie em marcas famosas. Os fabricantes populares conquistaram certa reputação e monitoram a qualidade de seus produtos. A escolha pode ser parada nos produtos da marca sueca Johns Manville com as linhas "Tassoglas", "Wellton" e a mais famosa na Rússia "Virtulan". O fabricante checo Vertex oferece todos os principais padrões de placas de vidro a preços acessíveis. A China também não se afastou da nova tendência. Os produtos da marca Nortex competem com os concorrentes europeus e possuem uma ampla variedade de desenhos.
  • Depois de determinar o consumo de fardo, preste atenção ao tamanho deles... O padrão nem sempre é seguido. Alguns fabricantes fabricam produtos com largura de 2 metros ou comprimento de 50 metros.
  • Texturas típicas "espinha de peixe", "esteira", "gotas" pode parecer muito chato decorar quartos ou salas de estar. Neste caso, para complementar o design dos seus quartos com telas modernas e bonitas, pode escolher padrões de design feitos em teares jacquard. Neste caso, você receberá um acabamento de alta qualidade e durabilidade e uma aparência espetacular.
  • Não se esqueça de pegar a cola, que é especialmente projetado para papéis de parede de fibra de vidro.

Como pintar?

Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre o tipo de tinta:

  • É melhor deixar de escolher as composições à base de água ou em dispersão aquosa, uma vez que são as mais amigas do ambiente para uso doméstico.
  • As tintas de estireno-butadieno são à prova d'água e se encaixam bem, mas podem desbotar ao sol, por isso não é aconselhável usá-las em qualquer lugar.
  • Os compostos de acetato de polivinila não são à prova d'água. Com seu baixo custo, a tinta é muito limitada no campo de aplicação.
  • Os corantes acrílicos são a melhor opção. O revestimento é resistente ao desbotamento, resistente ao desgaste, à água e muito durável. A cor ganha saturação e brilho. Facilidade no cuidado e rapidez na pintura resultam em alto preço do produto.

A escolha da tinta adequada depende do tipo de cômodo em que você fará a reforma.

  • Nas salas, deve-se dar preferência ao efeito decorativo da pintura. A carga nas paredes é mínima. Bastará ter uma composição à base de água ou látex no caso de um papel de parede de vidro texturizado.
  • Em banheiros e cozinhas, em primeiro lugar, é necessária resistência à água e resistência à limpeza. Os acrílicos são os mais adequados, embora caros.
  • Quartos infantis, corredores e corredores devem suportar cargas aumentadas, portanto, não economize na pintura e dê preferência ao acrílico.

A tecnologia de pintura em fibra de vidro não difere muito de outros tipos de revestimentos, mas vale a pena considerar algumas nuances:

  • Em primeiro lugar, é necessário esperar até que a cola com que o papel de parede é colado seque completamente. Os tempos de secagem são normalmente indicados na embalagem com a composição. Mas em qualquer caso, não comece a pintar antes de 24 horas após a colagem.
  • A preparação das instalações é uma etapa importante que o salvará de consequências indesejáveis. É melhor cobrir o chão com materiais de filme, bem como elementos fixos, você também pode colar pequenas peças com fita adesiva.
  • É melhor não omitir o estágio de preparação. Isso reduzirá o consumo de tinta e garantirá uma melhor aderência à superfície do papel de parede.Um adesivo de papel de parede altamente diluído pode ser usado como um primer.
  • Costuma-se pintar primeiro em áreas de difícil acesso: cantos, juntas. É melhor usar pincéis pequenos para isso.
  • Depois de processar as bordas, você pode pintar sobre a superfície principal das folhas com um rolo. Vale a pena recusar-se a trabalhar com pincéis mesmo de tamanhos grandes para conseguir uma aplicação uniforme da composição e ausência de estrias. Se você aplicou muita tinta, o excesso pode ser removido com um rolo de espuma.
  • Ao pintar, segure as folhas adjacentes e não deixe secar para evitar costuras visíveis. Acontece que você precisa concluir todo o processo de pintura em ambientes internos de uma só vez.
  • Os especialistas recomendam aplicar a tinta em duas camadas para obter a melhor cobertura e saturação da cor. Mas antes do reprocessamento, a superfície deve estar completamente seca.

Existem quatro métodos de pintura de papel de parede de vidro para obter diferentes efeitos visuais:

  • O uso de fronteiras. Uma excelente opção para os acabamentos em estilo clássico de quartos com tectos altos. A principal condição é que o padrão de cascas acima e abaixo do meio-fio coincida. O material é aplicado após a instalação das telas principais e com total prontidão para trabalhos posteriores. É importante prestar atenção à marcação para obter o resultado mais preciso possível.
  • Stencil. Permite obter desenhos originais e inusitados nas paredes. Perfeito para decorar um quarto ou berçário. Você pode usar blanks de lojas ou fazer um padrão usando fita adesiva.
  • Tecnologia de rodo. Dá um efeito cintilante ou cintilante único. Escolha um tom de base, de preferência profundo e brilhante. Em seguida, aplique um composto decorativo com efeito brilhante ou metálico (você pode escolher entre vernizes especiais). Em seguida, retire o corante com uma esponja de espuma. A composição decorativa ficará apenas dentro do relevo e dará um belo brilho.
  • Azure. No tom básico seco, é necessário aplicar linhas transversais curtas com azul com pincel chato. Após 15-20 minutos, espalhe a composição sobre toda a superfície com uma espátula de borracha. Visualmente, parece uma imagem borrada. Você obtém uma decoração única.

Dicas úteis

Ao trabalhar com fibra de vidro, podem surgir problemas se a técnica de trabalho for violada. E, claro, você deve saber o que fazer se estiver cansado de terminar.

Como repintar com uma cor diferente?

Para começar, é importante entender que será difícil transformar paredes escuras saturadas em branco ou pastel. Escolha cores que tenham brilho e sombras semelhantes. É melhor usar tinta acrílica porque cobrirá melhor a cor anterior. Você precisa pintar em duas passagens. Com uma camada, você corre o risco de embaçar e causar efeitos confusos na superfície. É importante escolher a ferramenta certa. Deve ser um borrifador ou rolo com uma grande penugem para que possa penetrar nas reentrâncias do desenho.

Se você planeja repintar posteriormente o papel de parede mais de uma vez, escolha tecidos de vidro com relevo profundo. Afinal, cada aplicação de tinta vai reduzi-lo e pode estragar o desenho.

E se eles saírem?

Se você descobrir que algumas das áreas pintadas do papel de parede começaram a descascar das paredes, isso provavelmente é o resultado de condições de colagem inadequadas. Pode haver correntes de ar, temperatura muito baixa ou umidade excessiva na sala. Além disso, o problema surge frequentemente na cozinha, porque sem os exaustores por cima do conjunto de cozinha, a circulação do ar e a troca de calor são prejudicadas. Só há uma saída - se possível, elimine as oscilações de temperatura, seque o ambiente, se necessário, aplique um primer nas áreas danificadas e volte a colar.

      O papel de parede pode sair se você esquecer de aplicar um primer, ou as paredes estiverem muito frias, ou o adesivo não é adequado para fibra de vidro.

      Em qualquer caso, a técnica deve ser seguida com rigor, pois é muito difícil remover totalmente as telas danificadas e existe um grande risco de danificar as telas adjacentes.

      Como remover bolhas?

      As bolhas são formadas com mais frequência após a colagem da fibra de vidro, como resultado da aplicação irregular de cola na parede ou da umidade. Esse defeito pode ser facilmente eliminado com suas próprias mãos. É necessário usar uma seringa comum e aplicar a cola na área problemática. Em seguida, alise cuidadosamente a superfície com um rolo macio.

      Para informações sobre as características do material do papel de parede de vidro para pintura, veja o seguinte vídeo:

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário