Por que as folhas do espinheiro-mar ficam amarelas e o que fazer a respeito?

Contente
  1. Causas
  2. Tratamento
  3. Profilaxia

Ao cultivar espinheiro-mar, muitos jardineiros enfrentam o problema do amarelecimento prematuro da folhagem. Com o material deste artigo, você aprenderá a que isso pode ocorrer e também como corrigir o problema.

Causas

Se as folhas do espinheiro-mar ficarem amarelas e caírem no meio do verão, isso indica mudanças negativas no crescimento e desenvolvimento da planta. Esta situação não é de forma alguma um beco sem saída. A árvore não pertence a colheitas caprichosas. Pode haver várias razões para o fenômeno desagradável. Basicamente, estão associados a doenças, pragas, violação do metabolismo mineral.

Falta de nitrogênio

O espinheiro-mar precisa de compostos nitrogenados para a síntese de clorofila. Se houver elemento suficiente no solo, o crescimento ativo da massa foliar é garantido. Junto com isso, a deficiência de nitrogênio leva a uma desaceleração no crescimento da fitomassa. As placas das folhas do espinheiro-mar começam a perder a cor verde em junho e julho. Freqüentemente, um fator concomitante é a incapacidade de assimilar compostos nitro.

A falta de umidade, solo franco-arenoso com baixa capacidade de umidade pode provocar a condição. Sem aderir ao regime de rega e aplicar curativo de cobertura, não será possível resolver o problema.

Murcha vertical

Uma das razões mais comuns pelas quais o espinheiro-mar fica amarelo é infecção fúngica chamada murcha ou verticilose. Por causa disso, os vasos dos tecidos condutores ficam obstruídos. Como resultado, a folhagem da árvore murcha, fica amarela e depois cai. Não é difícil encontrar a causa: os fatores concomitantes da doença são letargia do fruto, aparecimento de inchaço no tronco, aparecimento de rachaduras na casca.

Se você ignorar o problema, a árvore morrerá em alguns anos. Ao mesmo tempo, as plantas com cinco ou mais anos de idade adoecem com mais freqüência do que outras. Para interromper o processo patológico, você precisa tomar medidas oportunas.

Otário de espinheiro-mar

A terceira razão para as folhas de espinheiro-mar caírem é ataque a uma árvore por insetos perigosos e nocivos. As fêmeas da praga, voando para as árvores, colocam ovos nos botões. Cada embreagem contém 5-12 peças. Na primavera, quando os botões se abrem, as larvas se espalham pelas folhas. Eles se movem para o fundo da folhagem, alimentando-se de seiva.

Por causa disso, as folhas afetadas começam a amarelar e depois secar.

Por si só, o problema não pode ser resolvido. É necessário livrar-se dos parasitas realizando um tratamento inseticida.

Sarna

Sarna - uma doença causada por um ataque a uma árvore por um fungo patogênico microscópico... Além da folhagem, infecta troncos e frutas. No estágio inicial, a folhagem é coberta por manchas de tonalidade amarelo-acastanhada. Em seguida, eles ficam amarelos, ficam pretos, ressecam, os ovários são mumificados. A árvore precisa de processamento global. Caso contrário, os agentes causadores da doença hibernarão calmamente em folhas caídas e frutos murchados.

Na primavera, eles lidarão com a destruição do espinheiro-mar com renovado vigor. Isso é especialmente perigoso se o clima úmido prevalecer na região.

Fusarium

Com o fusarium murchando, a massa verde da árvore seca em julho-agosto. Junto com o amarelecimento das placas das folhas, o murchamento de ramos individuais é observado. Fusarium é uma das doenças mais perigosas. Com ele, as folhas não só ficam amarelas, mas também caem. Ocorre amarelecimento prematuro das frutas. Normalmente, uma planta doente não se recupera, mas morre na próxima temporada.

A doença de Fusarium causa a morte de mudas e plantas adultas. É quase impossível curá-lo. Resta remover e queimar os galhos afetados.

Tratamento

A solução para o problema depende de sua causa. Em primeiro lugar, é necessário um exame visual, que dará uma avaliação mais detalhada, excluirá uma doença ou indicará falta de fertilizantes. Se não for possível determinar a causa, isso pode indicar danos mecânicos às raízes ou partes da planta.

É importante atentar para a falta de água, que também é um fator provocador.

Se for revelado que as folhas da árvore amarelaram devido à falta de nitrogênio, o regime de irrigação é analisado e o fertilizante é selecionado. A cobertura é aplicada durante a estação de crescimento. A cobertura pode ser diferente. Se for escolhido o método de fertilização do solo, adiciona-se nitrato de amônio (20 g por balde de água) ou uréia (120 g por balde de água).

Você também pode pulverizar a planta com uma solução de ureia (30 g por 10 litros). Se antes desse composto ou estrume podre foi introduzido sob a árvore, a quantidade de cobertura é reduzida em 2 vezes para evitar a sobrealimentação. Uma medida preventiva será o tratamento de outono do círculo próximo ao caule com ureia na quantidade de 100 g, o que é preferível após a colheita.

Se o espinheiro-mar ficar amarelo no verão devido à verticilose, é urgente se livrar das partes afetadas da planta. Os caules e brotos devem ser removidos e queimados sem piedade. Eles não estão sujeitos a tratamento. Depois disso, eles se dedicam à poda sanitária, desbastando as plantas. Na etapa final do processamento, a massa verde é borrifada com uma preparação fungicida.

Uma medida preventiva de outono e primavera será o uso do líquido bordalês... Se for impossível salvar a árvore, é urgente arrancá-la e queimá-la. Novas árvores não devem ser plantadas neste local por vários anos. Isso se deve à capacidade do fungo de sobreviver por até 5 anos no solo, restos de plantas e sementes.

Se a árvore secar devido ao cobre, você precisa usar a droga "Karbofos" (30 g por balde de água) ou enxofre coloidal (0,1 kg por 10 litros). O inseticida é usado na primavera, em maio, assim que aparecem as folhas novas. Uma solução alternativa pode ser o medicamento Confidor. Se a planta tiver sido atacada por pulgões-do-mar e ficar amarelada por esse motivo, é feito um tratamento com inseticida.

A árvore deve ser pulverizada com qualquer agente inseticida adequado. É criado de acordo com as instruções da embalagem. O inseticida deve estar sempre pronto. Para o processamento, você também pode usar uma infusão de cinzas ou caldo. Para fazer isso, pegue cinzas, tabaco, cascas de cebola, pontas de tomate e batata, folhas de dente de leão. Uma solução de sabão de alcatrão e água é adicionada a eles (30 g por balde).

Se o amarelecimento das folhas é causado por crosta, após a destruição das partes afetadas, a árvore é borrifada com uma solução de cobre-sabão. Dilua sulfato de cobre (10 g), sabão em pó (2 colheres de sopa) em um balde de água. Você pode tratar o espinheiro-mar uma vez com a preparação "Akvisil". É dissolvido em um balde de água no valor de 30 g.

Profilaxia

A melhor prevenção do problema é garantir as regras da tecnologia agrícola. É necessário monitorar o cultivo correto e o cuidado das culturas hortícolas.

  • Para reduzir o risco de doença fusarium em uma árvore, várias recomendações devem ser seguidas. Inicialmente, você não pode plantar uma planta em uma área onde os morangos foram cultivados anteriormente. Essa cultura tem o mesmo tipo de doença.
  • O plantio de mudas de um ano de idade deve ser espaçado em um intervalo de pelo menos 2 m... Ao plantar no solo, você precisa adicionar húmus com areia. Se durante o desenvolvimento e o crescimento não foi possível evitar a doença, você deve se livrar impiedosamente dos brotos infectados.
  • É importante arrancar as ervas daninhas junto com os brotos das raízes, soltar o solo e fazer pulverizações preventivas em tempo hábil. É necessário criar condições ambientais favoráveis.
  • A determinação oportuna da causa e das medidas tomadas permitirão que o espinheiro-mar volte ao normal. Porém, se o motivo do mau estado das folhas e da árvore for um verão frio e chuvoso, é mais difícil ajudar a árvore.Tudo o que se pode fazer nessa situação é seguir as regras da tecnologia agrícola, evitando erros. Deve ser aplicada uma quantidade mínima de fertilizante de raiz.
  • As regras principais são escolher o local de plantio certo, aprofundar as raízes, afrouxar e remover ervas daninhas. Uma pequena colheita e folhagem amarelada são características ao plantar mudas na sombra.
  • A planta requer luz, um local para ela deve ser selecionado bem iluminado. O aprofundamento das raízes não deve ser superficial. Isso leva à secagem em dias quentes, amarelecimento e murcha.
  • Além disso, você precisa monitorar o nível de umidade.... Com a umidade excessiva, é criado um ambiente favorável para a formação de um fungo que destrói as árvores.
  • Às vezes, um simples desbaste das plantas é suficiente. Se já forem grandes, vale a pena podar os galhos. A pulverização deve ser feita na primavera e no outono. Você também não precisa ser preguiçoso e verificar constantemente a folhagem para a detecção de pragas.

As medidas preventivas são tomadas estritamente pelo motivo identificado. Você não pode fazer tudo de uma vez, acreditando que é bom para a árvore. Essa decisão pode ser desastrosa para o espinheiro-mar.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário