Tudo sobre espinheiro

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Como distinguir um homem de uma mulher?
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado crescente
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Colhendo frutas
  9. Aplicação em paisagismo

Nos tempos soviéticos, o espinheiro-mar era considerado uma das bagas mais populares. Então o interesse por ela diminuiu um pouco. E agora, com o aparecimento de um grande número de admiradores de um estilo de vida saudável, ela voltou com mais força. Isso não é coincidência, já que o espinheiro-mar contém, na verdade, uma grande quantidade de vitaminas e outras substâncias que são benéficas para o corpo. É perfeitamente possível cultivar uma árvore de espinheiro-mar no seu próprio terreno. Para obter uma colheita realmente boa, você precisa entender as nuances dos cuidados com a colheita.

descrição geral

O espinheiro-mar é uma pequena árvore ou arbusto, cujos caules são cobertos por espinhos, folhas cinzentas e bagas amarelas-alaranjadas. A árvore ganhou este nome devido ao fato dos frutos literalmente grudarem nos galhos, se acomodando em pequenos cachos. Às vezes a cultura também é chamada de abacaxi do norte, pois há notas semelhantes no aroma da fruta.

O espinheiro-mar é nativo da Ásia Oriental. As bagas eram conhecidas na Grécia e Roma antigas e também eram usadas ativamente para a preparação de vários meios na medicina tradicional chinesa. Houve momentos em que as pessoas destruíram ativamente arbustos de espinheiro-mar. Esse comportamento se deve ao fato da planta produzir muitos brotos, que gradativamente ocupam novas áreas. Isso continuou até o século XIX. Em seguida, eles começaram a crescer espinheiro-mar novamente, mas usaram a planta exclusivamente como uma sebe.

Já no início do século seguinte, as pessoas apreciaram novamente os benefícios dos frutos do espinheiro-mar e começaram a usá-los ativamente como alimento.

O espinheiro marítimo é realmente muito útil para o corpo. O efeito positivo é o seguinte:

  • a composição contém muitas vitaminas e oligoelementos e, mesmo após tratamento térmico, as bagas retêm vitamina C;
  • O espinheiro-mar tem efeito anti-séptico, antiinflamatório e regenerador;
  • bagas são capazes de estimular o sistema imunológico.

Mas o espinheiro-mar não deve ser consumido por pessoas que sofrem de diarreia ou têm tendência a desenvolver esta doença.

Arbustos e árvores podem ser encontrados em quase toda a Rússia. O espinheiro-mar pertence à família Lokhovye, a descrição botânica é a seguinte:

  • atinge uma altura de 6 m, em alguns casos cresce até 15 m;
  • as folhas são estreitas e compridas, verde-escuras, cobertas por uma flor azulada (isto é especialmente verdadeiro para os machos);
  • floração imperceptível, flores em meados de abril;
  • assim que floresce, aparecem frutos.

Ela cresce ao longo das margens dos reservatórios e também é cultivada ativamente em áreas particulares.

Espécies e variedades populares

A ciência conhece três tipos principais de espinheiro-mar:

  • espinheiro;
  • Tibetano;
  • salgueiro.

Buckthorn é mais frequentemente encontrado no território de países europeus, na Ásia, no Norte do Cáucaso e na Crimeia.

As características distintivas são pequenas folhas e frutos redondos.

O tibetano cresce no Nepal, Índia, China. As árvores desta espécie são muito espinhosas. Uma característica distintiva são os frutos incrivelmente grandes, que podem atingir 1 cm de comprimento.

A folha de salgueiro também é encontrada nas terras altas da Índia, China e Nepal. As árvores diferem em altura, os frutos são amarelos, de tamanho médio.

Essas três espécies têm um número bastante grande de variedades, cada uma com um conjunto de características específicas. Os mais populares deles são os seguintes.

  • "Openwork", "Augustine", "Leikora", "Caprice". Distinguem-se por frutos grandes e de excelente sabor. Eles também são resistentes a doenças e pragas.
  • "Chuiskaya", "Favorita" e "Beleza de Moscou" - variedades resistentes à geada, que contêm uma grande quantidade de vitamina E. Adequadas para a região de Moscou e crescendo nas regiões do norte.
  • "Gift of Katun", "Botanical Ordinary" também têm um alto rendimento.
  • "Gnome", "Giant", "Nugget" e "Zyryanka" dão um alto rendimento, são resistentes a temperaturas extremas.

O espinheiro-mar selvagem é encontrado nas áreas costeiras de rios e lagos. Existe um equívoco de que algumas variedades de espinheiro-marinho são autopolinizadas. Na verdade, não é esse o caso, uma vez que o processo de polinização requer machos e fêmeas.

Como distinguir um homem de uma mulher?

Para estabelecer o processo de polinização e posterior colheita, é necessário ter no local uma fêmea e pelo menos um macho.

Neste caso, este último pode estar a uma distância de até 50 m, mas é melhor plantar mais próximo.

Se você comprar mudas pequenas em viveiros, o sexo delas já será determinado lá no nível inicial. Em uma idade mais avançada, você pode determinar o sexo de uma árvore ou arbusto por sinais visuais:

  • as folhas femininas são côncavas, verde-escuras e as masculinas cinza;
  • tamanho dos rins - as mulheres são menores que os homens;
  • as inflorescências contêm pistilos ou estames, dependendo do gênero.

Os machos não dão frutos.

Aterrissagem

Antes de plantar espinheiro-mar, é necessário escolher um local adequado no local. Os seguintes requisitos são impostos a ele:

  • deve ser bem iluminada, pois à sombra o espinheiro-mar dará frutos muito piores;
  • protegido de correntes de ar;
  • O espinheiro se sente melhor em solo franco-arenoso, a acidez deve ser neutra.

No outono, o local pode ser preparado escavando-o com a adição de húmus. Deve ser plantada logo no início da primavera, mas depois de um tempo relativamente bom ter resolvido sem geadas. O guia passo a passo é o seguinte.

  1. Um buraco de profundidade suficiente é cavado na área selecionada (dependendo do tamanho da própria muda). Uma camada de drenagem é colocada na parte inferior. Pedra britada ou aparas de tijolo podem ser usadas como material.
  2. Na muda, é preciso endireitar as raízes, tentar fazer para não danificá-las. É necessário colocá-la no buraco o mais uniformemente possível, pois no futuro, com uma disposição curva, a árvore não terá um aspecto particularmente atraente.
  3. Após a instalação, polvilhe com terra, aprofundando o colo da raiz em cerca de 7 cm.
  4. Para fortalecer a muda, ela deve ser amarrada a um suporte de sustentação.
  5. Precisa ser bem regado. Idealmente, forme um orifício de irrigação especial.
  6. Pode ser adicionalmente coberto com adubo.

Não deve haver nenhuma outra plantação a uma distância de 2-3 metros da árvore do espinheiro-mar, uma vez que as culturas irão interferir no desenvolvimento normal umas das outras.

Cuidado crescente

Para se obter uma boa colheita, é necessário cuidar adequadamente da árvore que cresce a céu aberto. Precisamos de um atendimento integral, que inclui várias etapas: rega, alimentação e formação da copa.

Rega

O espinheiro-mar, mesmo em tempo seco prolongado, pode passar sem regar. Mas não é recomendável abusar dessa condição, já que a falta de umidade afeta negativamente o rendimento, assim como o sistema imunológico da planta.

Especialmente as plantas jovens precisam de ser regadas. Então você pode regar cerca de 5-6 vezes por temporada.

Mas cada rega é de cerca de 8 baldes. É melhor fazer isso durante os seguintes períodos:

  • antes e depois da floração;
  • durante o período de formação do fruto;
  • no outono, no final de setembro ou início de outubro (antes do início do frio).

Ao replantar, a umidade adicional do solo também é necessária.

Top curativo

Para o espinheiro-mar, a alimentação não desempenha um papel decisivo, mas ainda é um evento necessário. Na primavera, é aplicado fertilizante de nitrogênio sob a árvore, necessário para a formação de um número suficiente de inflorescências.

Após a floração, após cerca de 7 a 10 dias, você pode alimentar adicionalmente com uma solução chamada Effectin.

Para preparar 15 g da substância, ela deve ser diluída em 10 litros de água. Não é necessária mais fertilização no verão.

Depois que a colheita é feita, a planta precisa restaurar a força perdida. Para isso, são alimentados com superfosfato, além de potássio. No outono, também é recomendado o uso de compostos orgânicos como fertilizantes. Mas isso não deve ser feito mais do que uma vez a cada 3 anos.

Poda

O espinheiro marítimo deve ser aparado em dois casos: para formação de copas e para fins sanitários. É melhor realizar este procedimento na primavera, antes do início da estação de crescimento, e no outono, enquanto o tempo está quente. O processo deve obedecer às regras:

  • a poda é feita com poda de jardim, a ferramenta deve ser afiada, pois a má qualidade prejudica a árvore;
  • ramos secos e doentes devem ser removidos;
  • se grandes ramos forem removidos, recomenda-se que as seções sejam tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Se necessário, a árvore pode ser transplantada para um novo local. Isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível para não danificar o sistema raiz.

Reprodução

O espinheiro-mar reproduz-se vegetativamente ou por semente. Se falarmos sobre a segunda opção, a qualidade da semente desempenha um papel especialmente importante aqui. O processo é bastante trabalhoso e consiste em várias etapas sucessivas.

  1. As sementes devem ser envolvidas em um pano úmido e colocadas na areia por cerca de 10-12 dias. Isso é feito no outono. Em seguida, são transferidas para um local frio e, na primavera, no início de março, são plantadas como mudas.
  2. Com o início do calor, as mudas podem ser transferidas para o terreno aberto.
  3. Cave buracos, plante mudas e regue bem. Se necessário, você pode construir uma mini-estufa (relevante para a faixa do meio, bem como para as regiões do norte).

Vale ressaltar que cerca de metade das mudas são machos. Só é possível determinar o sexo a partir dos quatro anos.

Para preservar as características varietais, a propagação vegetativa é mais adequada. Para tanto, é permitido o uso do seguinte material:

  • brotos lenhosos ou cortes verdes;
  • camadas;
  • brotos de raiz.

Jardineiros experientes preferem as mudas, já que esse procedimento quase sempre dá um resultado garantido. As estacas devem ser cozidas na primavera. Os rebentos anuais são ideais para este fim. Você precisa fazer o seguinte:

  • os brotos são divididos em segmentos de 15 cm de comprimento;
  • algumas horas antes do plantio, mergulhe em qualquer estimulante de crescimento selecionado;
  • depois plantado em solo fértil e solto;
  • para melhorar o crescimento, recomenda-se a criação de uma estufa;
  • no ano seguinte, as mudas podem ser transferidas com segurança para o campo aberto para o local principal.

Se já houver uma árvore de espinheiro-mar no local, você pode propagá-la usando brotos de raiz. Desenterre camadas jovens e transfira para um novo lugar.

Se por algum motivo não estiverem lá, recomenda-se cavar um pequeno buraco oblongo, colocar ali o corte extremo, sem separá-lo da árvore principal, fixar e regar.

Depois de um tempo, novos rebentos aparecerão. Eles podem ser removidos e movidos para o local principal.

Doenças e pragas

As doenças mais comuns de que o espinheiro-marinho sofre são septoria e endomicose. No caso da primeira doença, o principal sintoma é o ressecamento das folhas. Além disso, a casca da árvore muda de cor: torna-se marrom e até preta.A endomicose afeta as frutas: manchas aparecem nelas e a polpa escorre.

Em ambos os casos, o controle da rega deve ser reforçado. No caso de septoria, antes mesmo de os botões incharem, a árvore deve ser tratada com solução de Oxicoma, e após a colheita com líquido bordalês na concentração de 1%.

Na endomicose, o tratamento com uma solução de "Nitrafen" a 2% pode ajudar.

Às vezes, a árvore é atacada por pragas. O mais comum deles são os seguintes insetos.

  • Espinheiro-mar voar. Esta é uma praga bastante perigosa que pode destruir quase toda a colheita. Os adultos perfuram a casca da baga e colocam suas larvas ali. A polpa é usada diretamente como alimento. Para combater a praga, recomenda-se tratar a planta com clorofos antes do aparecimento das folhas. Após o período de floração, pulverize adicionalmente com Metaphos.
  • Pulgão verde. Alimenta-se do suco e da polpa das folhas, por isso elas ficam amarelas e caem gradualmente. Os brotos afetados devem ser cortados e queimados o mais rápido possível. O componente auxiliar para pulverização é o "Agravertin".
  • Verruga. Ela afeta o tronco de uma árvore, colocando as larvas diretamente sob a casca. A fim de prevenir ataques, é necessário pulverizar com solução de Metaphos 3% antes de abrir os botões.

Para reduzir o ataque de insetos, devem ser observadas as condições da tecnologia agrícola, não devendo ser permitido o enfraquecimento da imunidade.

Colhendo frutas

A colheita é necessária em tempo hábil. Meados de agosto é ideal para o centro e sul da Rússia. Nas regiões do norte, é melhor começar a colher frutos no início de setembro.

Além disso, a maturidade pode ser determinada pelas seguintes características:

  • os frutos são amarelos ou laranja;
  • os frutos são macios ao toque, mas ao mesmo tempo não estouram nas mãos;
  • eles se separam dos talos com bastante facilidade.

Se colhidas verdes, as bagas terão um sabor azedo ou mesmo amargo. Estouros excessivamente maduros nas mãos.

Aplicação em paisagismo

O espinheiro-mar tem muitas propriedades úteis e, ao mesmo tempo, a aparência das árvores é muito atraente. A cultura é freqüentemente usada como uma sebe. As árvores são lindas e são populares entre os paisagistas. Os exemplos de maior sucesso são mostrados na foto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário